Streaming: Software Livre e Padrões Abertos são inseparáveis!

Ricardo Poppi

to thackday, metarec...@lists.riseup.net, Projeto Software Livre Distrito Federal
Galera, preciso de um help para especificar uma solução completa de streaming 100% em software livre e 100% em padrões abertos que possa ser lida por 99% dos browsers modernos (incluindo mobile!).

1- Para geração

PC Intel i5
Placa de captura firewire (2 portas)
Câmeras HD Firewire
GNU/Linux
GStreamer
Landell (SLTV)
(tem alguma solução de hardware embarcado com essas características?)

2- Para distribuição

Icecast2
Suporte a WebM
(quais codecs são necessários para garantir compatibilidade com os browsers modernos?)
(mais algum sistema além do Icecast2?)

3- Para recepção e interação

HTML5
JavaScript
(debateaberto.org é um exemplo > Deploy: http://bsm.debateaberto.org/ | Code: https://github.com/marcosmlopes/debateaberto)

Obs: Me ajudem pitacando aqui no corpo do email mesmo, caoticamente, melhor do que levar todo mundo comportadinho pra um pad rs

Felipe Cabral

to thac...@googlegroups.com, metarec...@lists.riseup.net, Projeto Software Livre Distrito Federal, Daniel Roviriego, djahjah bonorandi
Poppi, há um tempo escrevi isso: http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Streaming_de_V%C3%ADdeo

Mas já está um pouco desatualizado.

Esses equipamentos que vc listou funcionam, mas não são tecnologias atuais (em partes são, mas jájá deixarão de ser), nem tão pouco dá pra apostar em firewire para o presente-futuro pq essa tecnologia está desaparecendo das câmeras. =(

Mesmo para transmissão no ambito do streaming server, acho que tem coisas mais atuais. O djadja e o D2 estão usando WebM e outras coisas pra replicar o fluxo.

Felipe Cabral

________________________________
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
Coletivo Digital  |  Conexão Brasil  |

Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com, metarec...@lists.riseup.net, Projeto Software Livre Distrito Federal, Daniel Roviriego, djahjah bonorandi
super, valeu, vou botar isso na lista. No lugar do firewire entra o que? HDMI?

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com, metarec...@lists.riseup.net, Projeto Software Livre Distrito Federal, Daniel Roviriego, djahjah bonorandi
Poppi,

eu ia falar que o Felipe é um dos melhores caras para responder sobre isso. =)

Eu acho que talvez a própria USB, principalmente se considerarmos que logo logo USB 3.0 será algo corriqueiro nas máquinas e que a velocidade de transferência da mesma é gigantesca. Mas estou falando de achismo, não de tendências!

Mas eu tenho um super interesse nesse assunto Poppi, tentei algumas vezes fazer streamming com SL e não tive muito sucesso .... vou ver se descubro algo!

Abraços,

Diego

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Poppi,

Uma questão muito importante é a preocupação com qualidade da geração das imagens, e  de que forma os usuários recebem o conteúdo.

Vejo muito streaming sem a captação do som direto, que dificulta o entendimento e em transmissões longas cansa o usuário tentando entender o que estão falando.  Outra questão (por falta de operador) as cameras ficam quase sempre em plano aberto e muitas das vezes não identificam quem está fazendo as perguntas e nem sempre mostram as apresentações multimídia.

Sei que esse não é o foco desse email, mas uma boa transmissão potencializa o resultado e não representa muito custo dependendo do organizador, local e importancia do tema.

Luiz Carlos

Alexandre Haguiar

to Ricardo Poppi, thac...@googlegroups.com, djahjah bonorandi, metarec...@lists.riseup.net, Daniel Roviriego, Projeto Software Livre Distrito Federal
Caros,

O icecast2 tem suporte ao webm? Até onde sei o pessoal esta migrando para o flumotion para conseguir realizar stream com este codec.

Atenciosamente

Em 14 de agosto de 2012 10:34, Ricardo Poppi <rica...@gmail.com> escreveu:

Alexandre Haguiar

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Opa,

Poppi, vou bastante nessa linha do Luiz.

É melhor você investir em um sistema de captação decente do que fritar muito em como vai converter o sinal pro digital...

o Pixel usa um sistema que embora meio burro tecnicamente, funciona que é uma maravilha...

Ele usa câmeras boas X (mais de uma) e ou puxa o áudio direto da mesa ou usa um captador externo pro áudio e joga tudo num mixer através na maioria das vezes da própria saída vga da câmera. A saída do mixer vai direto no computador e em um monitor de controle.

No pc vc pode usar uma plaquinha de captura USB mesmo. Tem várias que funcionam ok no linux.

Pra transmitir precisaria dar uma testada mesmo... ando meio enferrujado. pelo que vi o Icecast agora suporta webm, né?

abs,
Pedro Markun

Lucas Alberto

to thac...@googlegroups.com, Projeto Software Livre Distrito Federal

Poppi,

Algumas webcams HD são baratas e possuem uma qualidade muito boa para streamging (auto foco), mas não possuem controle de zoom. Estas podem ser úteis para transmissões em salas pequenas. Um exemplo é a:  Microsoft LifeCam Cinema 720HD

Um servidor de streaming bem completo é o Flumotion, tem suporte a inúmeros codecs e mobile, mas é muito mais complexo de configurar do que o Icecast.

Solução de hardware com sistema embarcado: http://entropywave.com/video-streaming/

lucasa

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com, Projeto Software Livre Distrito Federal
Poppi,

para não-simplificar, ia ser massa se a gente descolasse um jeito de juntar uma turminha em um encontro com a proposta de montar e documentar o processo desse sistema, hein?

Não sei se tem por onde... mas ia ser duca.

abs,
Pedro Markun

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com, Projeto Software Livre Distrito Federal
Acho a ideia genial Pedro!!

Inclusive juntando a galera do Garoa para pensar em montar um "embarcado" para streamming!!!

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com, Projeto Software Livre Distrito Federal
Ahh.... E já que é pra viajar nas ideias, porque não pensar num "embarcado" que brinque também com o Ginga (TV Digital Br)....

Abraços,

Diego.... pensando alto... rs

Graffos

to thac...@googlegroups.com, Projeto Software Livre Distrito Federal
Estou montando um estúdio para umparceiro e desenhando a estrutura de streaming com icecast mesmo.

Não pensei nem em flumotion e nem no entropy.

Estamos nos baseando na experiência da Rio+20 e usando o icecast para garantir a autonomia do parceiro e formar uma rede de prestadores de serviço no Brasil. Além de ter a possiblidade de transmitir seja qual for o canal de saída - de link dedicada a 3G passando por adsl/cabo.

Aqui no DF, o SERPRO é uma boa ajuda, eles tem experiência para implementar isso aí Poppi. Eles participaram da plataforma de stream da Rio+20 e fazem milhares de transmissões, inclusive com videoconferência.

Tem uma parada, que ai vai mais de css/hmtl, que é identificar o cliente. O Player do giss.tv - http://giss.tv/uniplay/osmplayer/index.php, fiz uns testes quando estava no Ipea e foi o único que rolou legal nos tablets.

Isso é outro fator.

Para captura usaremos para o sindicato as placas usb da Pixelview - PixelView XCapture USB http://www.pixelview.com.br/xcapture_usb.asp - rola de boa com USB2.0

Com um landell, desenvovido pelo pessoal do SLTV e colegas, que permite captar o áudio de uma mesa de som, você consegue inclusive fazer os famigerados CGs, e textos complementares para aparecerem na transmissão.

Sugiro manter essa linha mais para garantir a recepção do que a transmissão, que inclusive permite trasnmissões com 3G em lugares onde não há link ou burocracia demais para acessar a rede.

Se a câmera terá firewire ou não já não importa, precisa ter sim uma saida para RCA.

Abraços,

Fred Vázquez

Ricardo Poppi

to thackday, metarec...@lists.riseup.net, Projeto Software Livre Distrito Federal
Galera, mto legal todas as contribuições, Luiz, concordo plenamente com essas preocupações na transmissão, tb não abro mão de um canal na mesa, qdo não tinha eu botei um microfone circulando na galera.

Lucasa, valeu pela dica do appliance!

Fred, você está usando icecast com theora? Isso não vai dar pau nos browsers modernos?

Pedro, duca mesmo a idéia de oficinar com a galera, dependendo das minhas vitórias por aqui vamos tentar desenrolar isso.

vamo que vamo

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Fred,

Legal priorizar mais a recepção, mas minha preocupação é com o conteúdo quando o mesmo está com todas as condições de transmitir/gravar com a melhor qualidade possível. Sabemos o que realmente importa é transmitir conhecimento ao vivo.

Outro ponto importante é a indexação e disponibilização do conteúdo.

Acompanhei todo alvoroço  pré Rio+20, e depois o que me passaram é que o resultado foi frustrante quanto as propostas e resultados globais, mas lógicamente teve excelentes debates, trocas de conhecimentos avanços, mas cadê essa mídia gravada e disponibilizada.

Lógicamente muitos dos que gravaram divulgaram em seus coletivos, e essa mídia deve estar espalhada por aí.

Da mesma forma que a organização divulgou toda a programação, porque não disponibilizou e divulgou todas essas gravações.

Acho que deve ter uma estância que se preocupe com isso,divulgando atividades de interesse da comunidade independentemente de interesses políticos.

Mais uma vez sei que não é essa a preocupação do Poppi, mas não custa nada aproveitar e pensar!! Se possível: fazer a barba, cabelo e bigode!

Luiz Carlos

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com, metarec...@lists.riseup.net
Ai galera, com a colaboração de vcs fiz um pequeno texto guia, publiquei no blog e boto aqui tb pras considerações de vcs. Avisaê se eu cometi alguma gafe rs

O presente texto busca fornecer subsídios para análise de solução de transmissão de vídeo e áudio pela rede mundial, facultando livre acesso aos conteúdos dos eventos de participação social pelo conjunto dos cidadãos e cidadãs Brasileiras. Grande parte das transformações sociais trazidas pelas TICs e a presença ubíqua da Internet no planeta se deve ao fortalecimento de uma lógica baseada na colaboração e na construção conjunta de conceitos, processos e produtos. Inspirados por esse movimento e na crença de que as tecnologias nas quais são baseados os sistemas e ambientes de participação social e mediação governo/sociedade precisam seguir e fomentar essa lógica colaborativa, é que proponho a especificação inicial para um sistema de transmissão e mediação de eventos de participação social baseado em software livre e padrões abertos. Apresento os elementos para especificação, divididos em três partes: Geração, Distribuição e Visualização com interação.

1- Geração

A geração do vídeo para transmissão deve atender ao objetivo de gravar vídeo e áudio em boa qualidade, para fins de registro e publicação posterior, mas com bastante flexibilidade para diminuir a qualidade de transmissão ao servidor de streaming quando a ação estiver sendo executada em rede lenta (wifi compartilhado, 3G etc). É fundamental também realizar a captação do som diretamente da mesa (ou conectar um pequeno sistema de som onde não houver) e que o operador do Kit possa comandar o sistema de zoom da câmera de modo a fechar o quadro em quem está com a palavra e exibir, na medida do possível, a imagem da apresentação (slides), quando houver.

a) Opção 1: Integração de PC com software (Kit):

  • Hardware de última geração compacto (utilizar notebook com bom suporte de drivers para GNU/Linux);
  • Placas de captura: Como a interface firewire está caindo em desuso, é possível optar por utilização de hardwares de captura em USB que está atingindo velocidades satisfatórias. Há opções analógicas como PixelView XCapture USB ou mais genéricas como a Conexant CX-231023, ambas com bom suporte a GNU/Linux;
  • 2 Câmeras de Vídeo HD 1080p (com zoom) com saída HDMI (Qualidade na captação é importante para gravar o vídeo que será disponibilizado como registro);
  • Mini mesas de som (ex: CSR 401M) e 4 microfones (para ambientes sem estrutura de som).
  • Landell: Software Livre desenvolvido no Brasil, com suporte a Theora e WebM e permite o uso de duas câmeras e a inclusão, em tempo real, de imagens, marca d’água e legendas de texto;

b) Opção 2: Hardware “appliance”

  • EntropyWave C1000 Capture Encoder: Solução de hardware para captura baseada em software livre;
  • 2 Câmeras de Vídeo HD 1080p (com zoom) com saída HDMI (Qualidade na captação é importante para gerar o vídeo que será disponibilizado como registro);
  • Mini mesas de som (ex: CSR 401M) e 4 microfones (para ambientes sem estrutura de som).

2- Distribuição

A distribuição do vídeo e áudio deve ser feita de forma a garantir a transmissão em vários codecs, incluindo WebM, e em vários padrões de qualidade. Isso é importante para garantir compatibilidade com os navegadores e também a qualidade do vídeo em redes mais lentas (3G, GSAC etc).

a) Opção 1:

b) Opçao 2:

  • Icecast, um dos Servidores de Streaming mais utilizados no mundo livre, suporte ao projeto WebM (VP8) apenas na versão beta.

c) Opção 3:

3- Visualização com interação:

O ambiente de visualização e interação é a cara do evento para a rede. É nesse ambiente que os interagentes vão poder visualizar o vídeo, participar do chat e acessar demais informações sobre o evento ou processo (documentos incorporados, programação etc). É fundamental que o código da interface seja livre para garantir o desenvolvimento de plugins por parceiros ou hackers cívicos. Um exemplo desse desenvolvimento seria um plugin para facilitar a publicação dos vídeos, após os eventos, em repositórios online como iTeia e YouTube. É importante que a solução escolhida implemente ou permita o desenvolvimento de ambiente de chat (com cadastro mínimo e simplificado e opção para moderação de conteúdos e usuários sempre posterior à postagem), permita a incorporação de documentos online, programação e conteúdos produzidos em redes sociais (twitter, facebook etc).

a) Opção 1:

  • Solução DebateAberto.org > Essa solução incorpora o vídeo gerado pela solução de distribuição numa tag HTML5 com fallback para Java Cortado, incorporando uma solução de chat em rails.

b) Opção 2:

c) Opção 3:

d) Opção 4:

  • Jplayer > Um player jQuery para ser incorporado em soluções de visualização com interação.

Fernanda Campagnucci

to thac...@googlegroups.com
Olá, carxs,

Poppi, muuuuito bacana esse guia. Veio a calhar num momento em que estamos buscando autonomia para fazer as transmissões de debates (sempre uma dificuldade viabilizar o streaming)! Vamos ver se conseguimos desenvolver essa solução SL + Padrões abertos por aqui :)

Eu tenho uma dúvida um tanto urgente que foge um pouco da proposta, mas é o que temos por ora...

A solução que usamos para fazer interação é incorporar no ambiente uma janela de chat do "Cover it Live". É bacana porque ele puxa hashtags do Twitter, também. O problema é que esse aplicativo começou a ser pago (grrrr), e só agora percebemos isso - o debate é depois de amanhã! Não temos como desenvolver uma estrutura parecida com essa do DebateAberto.org até amanhã e não estou encontrando alternativas a este aplicativo...

Vocês conhecem algum nesses moldes (free, que gere um código para embutir e ser visualizado no ambiente da transmissão?).

Abraços e obrigada,
Fernanda

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com