Barras redondas de 5/16 lisas de Aço Inox

Paulo Fernandes

to RepRapBR
Olá pessoal,

As peças do Henrique chegaram, muito boas, por sinal!!

Portanto, comecei a montar a Prusa, uma coisa que faltava, eram as
barras lisas de 8mm, depois de muito ler sobre o problema da ferrugem
nessas barras, comprei hoje barras de inox, medida, 5/16, não achei
nada aqui em São Paulo/SP de 8mm, com o rolamento linear de 8mm no
bolso, testei, da para notar uma minima folga, não foi caro, vale
arriscar, afinal, creio que elas não enferrujam, mas tenho algumas
duvidas?

O que vocês acham de usar aço inox?

Alguém já usou 5/16 com rolamento de 8mm, teve problemas?

Anderson Cunha

to RepRapBR
quanto custaram as barras?

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Como disse anteriormente, tenho as guias cilíndricas de 8 mm.

Acabei de testar com os rolamentos que recebi ainda hoje.

PERFEITO.

Abraços.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
o Inox é mole...
Veja o orçamento que eu mandei das barras cromadas de 8mm, já vem
cortadas, as 6 por R$70

ALain
PS: o orçamento não é meu, eu só copiei...

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Henrique Muringa

to RepRapBR
Alain tem certeza que vc vai insistir que o inox é mole?

Sério, não tenho nem o que comentar, sei lá vc deve vir de Kripton só
pode ser...

Uma barra de 45 cm dessa, com quase 8mm de diâmetro, ainda se fosse
uns 5 metros e os esforços fossem maiores...

Paguei aqui em São Carlos R$12,00 o metro, comprei 2,5 metros e deu
tranquilo...

Acho que minha próxima impressora vai ser de Adamantium, aí eu quero
ver alguém falar que é mole, que enferruja....

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
É bom mesmo o esclarecimento do material eu tbm acho o inox material duro.

Tanto é que o pessoal compra pregos de inox em depósitos para pregar material duro.

Roberto [RJ]

to repr...@googlegroups.com
Essa ddo Inox entortar acho que quem colocou na lista foi eu.

Comprei uma barra roscada pra minha cnc e rapidinho ficou cheia de curvas.
Voltei pro galvanizado
Roberto(RJ)
22795-380

to repr...@googlegroups.com
Alain, eu considerei esse valor,  um bom valor.

Vou começar a montar a minha! :)

Sandman
Cel: (11) 9773-0828

Diogenes

to repr...@googlegroups.com
Como saber se não comprou gato por lebre.
Será que era Inóx mesmo?

Anderson Cunha

to RepRapBR
Aço inox dobra até um certo limite, que é muuuuuuuito pequeno, por
isso que falam que não dobra, da pra empenar, mais do que isso não.
Usamos em obra o prego de aço, pois o mesmo é o único que entra no
concreto com resistência superior a 20mpa.

Se dobrou pode ser aço com teor de carbono mais baixo, o aço de
construção que parece ferro, possui alta resistência, mas dobra. (zona
elastica).

Temos 2 tipos de Aço:

Resistência natural e Resistência Artificial.
O de resistência natural, deforma um pouco e quebra. Ex Aço CA50
O de resistência artificial nem avisa, aguenta muito mais carga, mas
no limite simplesmente rompe. Aço CA60, inox.

Henrique Muringa

to RepRapBR
Valeu pela aula Anderson, mas a gente deve ter irritado o Alain que
ele nem voltou aqui pra praguejar rsrs

Insisto... Adamantium...

Paulo Fernandes

to RepRapBR
Paguei R$ 25,00 já cortadas, em um casa que só trabalha com Inox !

Praticamente o mesmo valor que o Henrique pagou.

Segue contato abaixo:

http://www.moreirainox.com.br/empresa.htm

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Boa aula mesmo mais uma para aprender.

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
sim com certeza é MAIS mole...
para um eixo Y de 25cm, precisa avaliar se faz diferença, mas não temos
ferramentas para isso...

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Desisto, montem de chocolate se quiserem

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
e não esperem mais esse tipo de esforço de minha parte.

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Eu sei que foi, mas o povo aqui é formado em mecanica espacial.

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Boas caro Eduardo.

Tenho disponíveis guias de 8 mm, 16 mm e 20 mm, todas retificadas.

Caso tenha interesse é só gritar:

rar...@terra.com.br.

Abraços.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Não que eu entenda muito dessas coisas, mas acho que o ideal seria uma
barra de aço cromado, não necessariamente inox.
O inox é um aço de baixo carbono, e quanto menos carbono, mais "mole"a
barra. Porém, o inox não oxida por uns longos anos (uns 5 fácil), e é
resistente ao desgaste.
Além da cromagem na barra, eu faria de aço 1045 cementado e
retificado, pegaria uma barra de 1045 com diametro maior, usinaria pra
8mm, faria o tratamento térmico, cromaria e retificaria, mas só deus
sabe o quanto custa isso.
Dá pra fazer tratamento térmico também na barra de aço inox, um aço
inox martensítico (inox 410, 430) com cementação fica impecável pois
não risca e também não é mole.

Outra coisa, e aquelas barras de aço cromo retificadas da marvitubos?
Eu vi que alguém aqui falou em fazer com elas, será que é uma boa?

--
Lincoln Paulichei
Equipe eX-Goose - Aerodesign UFPR

Albuquerque

to repr...@googlegroups.com
Rubens,

Coloque os seus pre�os, isto interessa a todos.

Por exemplo qual o pre�o das guias 8 mm e 16 mm nos seguintes comprimentos;

420, 406, e 350 mm.

Qual cidade vc est�?

Albuquerque

to repr...@googlegroups.com
Usem de chocolate! !!

Alain
-------
Nossa lista: <http://groups.google.com/group/microsdiy-br/about?hl=pt-BR>

Lincoln Paulichei <lincolnp...@gmail.com> escreveu:
> [...]
 �o é
meu, eu só copiei...

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com

Alain, voce ta passando bem? :oD

---
Enviado do meu Motorola PT550
Meu site: http://www.tabalabs.com.br

> [...]
>
> Outra coisa, e aquelas barras de aço cromo retificadas da marvitubos?

> Eu vi que alguém aqui falou em fazer com elas, será que é uma boa?

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
 Tá, ele só ficou bravo pq eu chamei ele de Kriptoniano...

Devia ter ficado lisonjeado né, mas rsrs

Alain, relaxa... =]

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Cansei de tentar ajudar, gastar tempo e esforço explicando o como e o porque e os problemas que vao acontecer...

Agora so vou dar conselhos àqueles que respeitam a minha opinião, cois que eu vi não é generalizada.
Alexandre Souza <alexandre...@gmail.com> escreveu:

Alain, voce ta passando bem? :oD

---
Enviado do meu Motorola PT550
Meu site: http://www.tabalabs.com.br
to repr...@googlegroups.com
Eu respeito! E tenho mais dúvidas!!!

Andei fuçando em umas lojas de modelismo pela internet e encontrei uns tubos de fibra de carbono.

Eles são mais caros que o aço, mas seriam mais resistentes a flexão?

O motivo da dúvida é que estudo a possibilidade de diminuir os pesos das barras ao máximo.

[]s
 ¡
vem

Rodrigo Alexandre Dias Damasceno

to repr...@googlegroups.com
Eu vendo tubos d fibra d carbono 5mm, mais meu distribuidor tem se nao me engano 8mm!
A questao de diminuir, so se for o peso, pois o preco d 1m d tubo 8mm deve ficar proximo dos R$25

abs
Rodrigo Damasceno

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Você tem idéia de como que ela se comporta em termos de flexão?

Sempre ouvi falar da resistência superior para o mesmo peso, mas isso não implica em rigidez, assim como deve variar muito com a espessura da parede. Se esse tubo é otimizado para aeromodelismo talvez tenha parede muito fina (só achômetro...)

Aliás, Alexandre, porque esse desejo pelo menor peso?

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Esse é um desejo para projetos futuros. Mas isso me interessa agora porque a Ultimaker tem dois eixos que são móveis.

No futuro, o que eu puder fazer para diminuir inércia, bem como aumentar a precisão e resolução, vou tentar fazer.

[]s

Rodrigo Alexandre Dias Damasceno

to repr...@googlegroups.com
Entao, Dependendo do tamanho ela tem uma flexao sim!
Qual tamanho q seria as pecas?
Olhei no meu distribuidor e o q ele tem é com 8mm d diametro externo por 6mm d diametro interno! Isso é uma parede de 2mm!
Procurei aki e achei uma desses tubos! Um pedaco ai d uns 30 cm, acho aguentaria legal, mais os testando pra saber!

abs
Rodrigo Damasceno

Rodrigo Alexandre Dias Damasceno

to repr...@googlegroups.com
CORRECAO, parede de 1mm

Rodrigo Damasceno

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Ah Alain larga a mão de ser cabeça dura vai... Com todo respeito, vc sinceramente acha que Inox é mole demais?

Vamos fazer o seguinte então, dia 17/03 minha impressora vai estar no encontro em Campinas, se vc estiver por la, eu deixo vc entorar as barras de inox da minha impressora usando suas mãos, se vc conseguir fazer isso SEM QUEBRAR UMA PEÇA DE PLÁSTICO, eu nunca mais dou um pio nesse fórum, troco as barras e coloco de cromo, de aço reforçado endurecido retificado corrigido e abençoado...

Sério o inox é infinitamente mais resistente que qualquer porrinha de peça de plástico, que é a estrutura da impressora, vc não vai entortar uma barra de inox numa porcaria duma RepRap, vc vai quebrar a impressora muito antes do inox sentir cócegas... Agora se vc quiser questionar a resistência da impressora aí são outros 500, e eu sei da opinião da gangue da masmorra quanto a isso, e continuo com opinião diferente, é um lixo a estrutura, mas imprime, funciona, a qualidade é boa e ta lá no blog a prova...

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
galera se empolgou em discutir :p

Outra coisa, conheço fibra de carbono, e cara, só barra maciça pra não
flexionar. Mesmo as barras maciças são uma puta diferen;ca no peso,
maaaaas n preço então nem se fala.
Uma barra de 8mm maciça, além de difícil de achar, custa lá seus 60 a
80 reais com 750mm de comprimento.
Ela é mais elástica do que o aço mesmo assim, a maior vantagem mesmo é
a massa delas. Só que como o muringa disse, quero ver uma paradinha
dessa flexionar uma barra assim.

Eu acredito no inox, seja la qual for e como for!
Caras, já teve algum caso de barras realmente flexionadas em alguma
reprap que usassem barras de 8 mm?

Em 29 de fevereiro de 2012 13:45, Henrique Muringa
<murin...@gmail.com> escreveu:

> [...]

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
a informação veio do Roberto...
mas se está funcionando para você, coisa que eu não sabia, então acredito :)

o problema não é quebrar, é deformar/fletir. A vibração da impressora é grande, se a barra fletir vai gerar deformação nas peças... fora isso nada!

MAS, nunca deixe de participar por causa de alguma besteira que eu fale... não mereço tanto. Tuas colaborações também são importantes :)

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Ok.

Já havia passado os valores para as guias de 08 mm = Kit com 06 barras = R$
50,00.

As guias de 16 mm custam R$ 35,00 o metro linear.

Estou em SP Capital - rar...@terra.com.br

Abraços.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Se conseguirmos juntar 10 kits de uma única vez para venda, o valor cai para
R$ 43,00 - R$ 40,00, mas preciso dos 10 de uma vez (evidente que dividido
por mais de um interessado - ehehehe)

lembrando que essa é a "enferrujável"...

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Rodrigo Reis

to repr...@googlegroups.com
Eu to nessa por mais um kit :D

2012/2/29 Rubens <rar...@terra.com.br>

--
Abraços
Rodrigo Reis

Eduardo Perdomo

to repr...@googlegroups.com
Como assim enferrujável?

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
enferrujável, daquela que se pegar na mão fica preta... barra de aço
1045 sem camada de proteção.

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Eduardo Perdomo

to repr...@googlegroups.com
Pensei que inox não enferrujava...
Será que vai dar problemas futuros com os rolamentos lineares?

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
inox teoricamente não enferruja, mas se passar muito muito tempo capaz
de enferrujar sim, tipo anos MESMO, ele perde a proteção de cromo

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
é simples, essa não é de inox

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Carlos

to repr...@googlegroups.com

Aspectos Técnicos

1. Qual é a diferença entre os aços inoxidáveis das séries 300 e 400?

A série 300 é a dos aços inoxidáveis austeníticos, que são não
magnéticos.
A série 400 é a dos aços inoxidáveis ferríticos, que são magnéticos.
Os aços inoxidáveis da série 400 podem ser divididos em dois grupos:
os ferríticos propriamente ditos, que geralmente têm cromo mais alto e
carbono mais baixo e os martensíticos, nos quais predomina um cromo mais
baixo e um carbono mais alto ( comparado com os ferríticos ).

2. As propriedades mecânicas dos aços inox mudam em altas
temperaturas?

Tanto os aços carbono como os inoxidáveis sofrem uma redução nos
valores de suas propriedades mecânicas quando trabalham em altas
temperaturas. Esta é, na realidade, uma caraterística dos metais e das
diversas ligas metálicas.
Nos aços comuns a perda nas propriedades mecânicas é mais
significativa que nos aços inoxidáveis austeníticos, o que explica a
preferência pela seleção destes materiais para aplicações em altas
temperaturas.
Os projetos de equipamentos devem considerar este aspecto, que não
pode ser esquecido no momento da especificação do material.
Por outra parte, em altas temperaturas, a resistencia à oxidação é,
normalmente o fator mais importante na seleção do material. Os aços
inoxidáveis são superiores ao aço carbono em altas temperaturas tanto ao
considerar a resistencia à oxidação como as propriedades mecânicas.

3. Quais são as diferenças básicas entre os aços 304 e 430?

O aço 304 é um aço austenítico não magnético com pelo menos 18% de
Cromo e 8% de Níquel.
O aço 430 é um aço ferrítico magnético com 16% de Cromo na sua
composição.
Os aços austeníticos e ferríticos apresentam diferenças no
comportamento:
O 304 tem boa conformabilidade, boa soldabilidade e muito boa
resistência à corrosão.
O 430 apresenta fragilidade nas regiões soldadas, tem boa
conformabilidade mas inferior à do 304, boa resistência à corrosão porém
inferior a do 304.
Embora de forma geral apresente propriedades inferiores ao 304, o aço
430 pode ser perfeitamente utilizado num grande número de aplicações, como
por exemplo, cestos de máquinas de lavar roupa, gabinetes de lavadoras de
louça, pias e cubas com cavidades não muito profundas, fornos elétricos,
etc.

4. Que cuidados devem ser adotados ao soldar aços inoxidáveis?

Alguns cuidados básicos a ser seguidos no processo de soldagem de aços
inox:

1. Usar material de adição com composição química o mais próximo
possível do material a ser soldado.

2. Evitar poças de fusão muito grandes para evitar trincas de
solidificação na solda.

3. As juntas devem ser limpas, por processo de escovamento,
esmerilhamento, decapagem química (Álccol isopropílico ou acetona).

4.Utilizar apenas escovas e picadeiras de aço inox.

5. Não utilizar as ferramentas usadas no aço inox, nas operações com
aço carbono.

6. Acabamento:

a) Remover o excesso de material do cordão de solda.
b) Corrigir os riscos da remoção empregando uma correia de lixa que
gera riscos retos.
c) Para dar o passe final de acabamento, onde será igualado o
acabamento da região da solda com o resto do material, recomenda-se o uso de
Correia de Scotch-Brite SCM A-Grosso + Roda para Metal A2-M + Correia 3M
441D ou 3M 441W # 120 ou similares quando se desejar o acabamento nº3 e
Correia de Scotch-Brite SCM A - Médio + Roda para Metal A2-F + Correia 3M
441D ou 3M 441W # 150 ou similares para obter acabamento nº 4.

5. Como efetuar o curvamento de tubos de aço inox?

Na operação de curvamento de tubos é importante considerar que poderá
ocorrer uma redução na seção do tubo conformado. Durante o processo, o raio
externo da curva sofre um esforço de tração, enquanto que o raio interno
sofre um esforço de compressão. Este diferencial de tensões entre a parte
distendida e a parte comprimida é responsável pela redução da seção do tubo
conformado.
Esta deformação depende do diâmetro do tubo, da espessura da parede e
do raio de curvatura. Quanto maior o diâmetro do tubo e menor o raio de
curvatura, maior será o diferencial de tensão e maior a deformação sofrida
ao se curvar um tubo.
Tubos de paredes finas podem trincar na operação de dobramento.

Recomenda-se preencher o tubo a ser curvado com areia, chumbo ou
qualquer outro material de enchimento como forma de minimizar os efeitos da
deformação. Esta prática pode viabilizar o dobramento de tubos de paredes
finas e de pequenos raios de curvatura. Os dispositivos de curvamento de
tubos mais modernos, são dotados de mandril que substitui o material de
enchimento.

Para tubos de diâmetro compreendidos entre 1” e 2” e raio de curvatura
de aproximadamente duas vezes o diâmetro, a redução da seção pela operação
de curvamento é da ordem de 2,5 a 3,0%.

6. Por que o aço inox 416 tem uma melhor usinabilidade em relação ao
304?

Apesar de ambos os aço, ABNT 416 (Inox 416) e o ABNT 304 (Inox 304)
serem da família dos aços inoxidáveis, eles pertencem a grupos diferentes. O
aço 416 é do grupo dos aços inoxidáveis martensíticos e o aço 304 é do grupo
dos inoxidáveis austeníticos. Adicionalmente, o aço 416 é geralmente
trabalhável por usinagem quando se encontra na condição recozida de
tratamento térmico. Nesta condição a microestrutura é composta de ferrita
mais carbonetos esferoidizados. Por outro lado, a microestrutura do aço 304
é "permanentemente" austenita. Esta diferença de microestrutura entre os
aços por si só já confere ao aço 416 uma melhor usinabilidade.

Porém, a grande parcela da diferença de usinabilidade entre eles fica
por conta do teor de enxofre. O aço inox 416 é uma aço ressulfurado ( mínimo
0,15 % de enxofre), já o aço inox 304 não é ressulfurado ( máximo 0,03 % de
enxofre).

Em resumo, o inox 416 é um aço ressulfurado, portanto projetado para
apresentar boa (alta) usinabilidade, enquanto que o aço inox 304 não foi
projetado com esta característica.

7. Gostaria de saber quais os inconvenientes em ligar por soldadura
chapas de diferentes qualidades. Ex: aisi 304 a rst 37.2 ou construção naval
a st 44.2. Onde poderei ler sobre este assunto?

De forma geral, não é recomendável ligar o aço inoxidável a materiais
que poderão promover o processo de corrosão galvânica, quando na presença de
um eletrólito. Este poderia ser o caso ao se unir por soldadura o aço inox
304 aos aços ST 37.2 ou ST 44.2.
Uma forma de evitar a corrosão galvânica, caso haja a presença do
eletrólito, poderia ser pintar o aço carbono ou inoxidável após a solda.

8. Como evitar a oxidação da região soldada em aços inoxidáveis?

A recomendação é utilizar um gel decapante (ou pasta decapante) e
deixar que o mesmo aja por um tempo adequado para remover os óxidos e a
contaminação provocada durante o proceso de soldagem, fazendo imediatamente
uma boa lavagem com água. Desta forma serão evitados problemas de oxidação
na região soldada. É preciso lembrar no entanto que a solda deverá ser feita
sempre com o eletrodo adequado para cada tipo de aço inoxidável.

9. Qual o melhor adesivo para fixar inox com inox (chapas)?

Existe no mercado uma fita adesiva dupla face, produzida pela 3M que
pode atender sua necessidade, dependendo naturalmente, da carga a que
estarão submetidas as chapas a serem fixadas.

10. Tipos de aços inox para solda. Tipos de soldas no inox. Processo
de solda no inox. Problemas na soldagem inox.

Introdução aos Processos de Soldagem dos Aços Inoxidáveis:

Existem diversos modos de se unir duas partes metálicas. Entre elas
está a soldagem, que é um processo de união, utilizando uma fonte de calor,
com ou sem aplicação de pressão.

Características do Processo de Soldagem:
- Produzir energia para unir dois metais.
- Evitar o contato da região aquecida com o ar atmosférico.
- Remover contaminações das superfícies que estão sendo unidas.
- Controlar as transformações de fase na junta soldada.

Os processos de soldagem podem ser classificados de acordo com o tipo
de fonte de energia ou de acordo com a natureza da união. Industrialmente,
os processos de soldagem mais empregados são os que utilizam a eletricidade
como geração de energia para realizar a união.

A soldagem por resistência envolve as seguintes variantes de processo:
soldagem a ponto, soldagem com costura, soldagem topo-a-topo e soldagem com
ressalto. Já a soldagem com arco elétrico pode ser subdividida entre
soldagem com eletrodo consumível e soldagem com eletrodo não consumível. No
primeiro caso estão englobados os processos de soldagem com eletrodo
revestido, processo de soldagem MIG/MAG, processo de soldagem com eletrodo
tubular e processo de soldagem com arco submerso. Os processos que utilizam
eletrodo não consumível são soldagem TIG e soldagem com plasma.
Todos os processos citados podem ser utilizados para soldagem dos aços
inoxidáveis. A escolha vai depender de diversos fatores que são abordados a
seguir.

A escolha do processo de soldagem envolve basicamente quatro fatores:
- O projeto da junta (tipo, posição etc.).
- A espessura do material.
- A natureza do material a ser soldado.
- O custo de fabricação (produtividade, qualidade da junta,
durabilidade do produto, etc.).

Soldagem com eletrodo revestido:

Processo a arco elétrico produzido entre um eletrodo revestido e a
peça a ser soldada.
Eletrodo: alma metálica + revestimento.

Funções do revestimento:

Estabilizar o arco elétrico.
Gerar gases de proteção da poça de fusão.
Produzir escória que evita contaminação pelo ar atmosférico da poça de
fusão e do cordão de solda.
Adicionar elementos de liga na poça de fusão.
Facilitar a soldagem fora de posição.
Facilitar a fabricação dos eletrodos revestidos.

Vantagens:
- Baixo custo do equipamento.
- Versatilidade.
- Soldagem em locais de difícil acesso.
- Disponibilidade de consumíveis no mercado.

Limitações:
- Baixa produtividade devido a taxa de deposição.
- Necessidade de remoção de escória.
- Dependente da habilidade do soldador.
- Produção de fumos e respingos.
- Qualidade do cordão inferior aos processos TIG, Plasma e MIG.
- Posição de soldagem restrita.
- Não automatizável.

Soldagem TIG:

O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é definido como o
processo de soldagem a arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não
consumível a base de tungstênio e a peça a ser soldada.
A poça de fusão é protegida por um fluxo de gás inerte.

Vantagens:
- Soldas de excelente qualidade.
- Acabamento do cordão de solda.
- Menor aquecimento da peça soldada.
- Baixa sensibilização à corrosão intergranular.
- Ausência de respingos.
- Pode ser automatizado.

Limitações:
- Dificuldade de utilização em presença de corrente de ar.
- Inadequado para soldagem de chapas de mais de 6 mm.
- Produtividade baixa devido à taxa de deposição.
- Custo do equipamento.
- Processo depende da habilidade do soldador, quando não automatizado.

Gases de proteção:

Soldagem MIG:

No processo de soldagem MIG (Metal Inert Gas) o arco elétrico é aberto
entre um arame alimentado continuamente e o metal de base. A região fundida
é protegida por um gás inerte ou mistura de gases (argônio, CO 2, Hélio ou
O2).

Vantagens:
- Facilidade de operação.
- Alta produtividade.
- Processo automatizável.
- Baixo custo.
- Não forma escória.
- Cordão de solda com bom acabamento.
- Gera pouca quantidade de fumos.
- Soldas de excelente qualidade.

Limitações:
- Regulagem do processo bastante complexa.
- Não deve ser utilizado em presença de corrente de ar.
- Posição de soldagem limitada.
- Probabilidade elevada de gerar porosidade no cordão de solda.
- Produção de respingos.
- Manutenção mais trabalhosa.

Soldagem por resistência:

Ao contrário dos outros processos, a soldagem por resistência elétrica
utiliza o aquecimento por efeito Joule para realizar a fusão da face comum
entre as duas peças.
O efeito Joule ocorre pela geração de calor através da passagem de
corrente elétrica em uma resistência.No caso da soldagem de chapas, a maior
resistência está localizada exatamente na superfície interna das chapas,
utilizando-se as condições corretas de soldagem. Com aplicação da pressão
pelos eletrodos de cobre e a posterior passagem de corrente, ocorre a fusão
desta face em comum, formando o ponto.

Vantagens:
- Soldagem de chapas muito finas.
- Facilidade de operação.
- Velocidade do processo elevada.
- Facilidade para manutenção.
- Não depende da habilidade do soldador.

Limitações:
- Não aceita peças com formatos muito complexos e pesadas.
- Custo elevado do equipamento e da manutenção.
- Demanda de energia elétrica durante a soldagem.

11. Como é temperado o aço inox? E qual o gráfico de tratamento
utilizado em quais temperaturas?

A família de aços inoxidáveis temperáveis é conhecida como aços
inoxidáveis martensíticos. Igualmente aos demais aços temperáveis, eles
devem ser aquecidos a altas temperaturas, chamadas de temperaturas de
austenitização, a partir das quais se submetem as peças a um resfriamento
rápido até a temperatura próxima da ambiente, denominando-se essa operação
de têmpera. O meio de têmpera pode ser líquido (água,óleo ou soluções
poliméricas) ou gasoso (ar ou gases neutros). O diagrama que orienta o
tratamento de têmpera é a chamada curva de transformação, que pode ser
isotérmica (TTT) ou de resfriamento contínuo (TRC), mais usada.
Trata-se de um mapa das fases ou microestruturas (p.ex: perlita,
bainita ou martensita) previstas em função da temperatura e da velocidade de
resfriamento da peça. Como esta curva depende fundamentalmente da composição
química, existe um diagrama para cada tipo de aço. Assim para responder
exatamente a sua pergunta, precisamos saber qual aço (grau) se quer tratar.
Além das condições de têmpera deve-se também utilizar o gráfico chamado
curva de revenimento para determinar qual temperatura utilizar para se
obtera dureza desejada após o revenimento.

12. Eu gostaria de saber mais do Aço Inox 429. Como eu faço para
conseguir? Vocês poderiam me dizer as características desse aço?

Sabemos que tem 14% a 16% de Cromo e as seguintes propriedades
típicas:
Dureza - 156 HB max.
RT - 490 N/mm2
Limite escoamento- 310 N/mm2
Alongamento - 30%

13. Gostaria de ter informações sobre o aço inox 303 S.S. Ou seja, se
eu comprar aço inox 304 será a mesma coisa?

Não, não será a mesma coisa do ponto de vista de usinabilidade , isto
é a facilidade de se fabricar uma peça por processos que envolvam a remoção
de metal por corte( serra, torneamento, fresagem, etc). Do ponto de vista de
resistência a corrosão será muito superior, especialmente a corrosão
localizada, chamada de corrosão por pites ( formação de pequenos furos
localizados) que é extremamente perigosa e danosa ao componente. Na condição
normal de entrega no estado solubilizado, as propriedades mecânicas do 304
são superiores ao 303.
Normalmente os aços inoxidáveis de corte livre contém enxofre (S),
como no aço inox tipo 303. Entretanto o enxofre causa uma deterioração da
resistência a corrosão, restringindo sua aplicação a meios não agressivos,
além de poder alterar o sabor de alimentos e bebidas devido ao enxofre.
Neste caso a aplicação do inox 303 fica restrita a aplicações sem muita
responsabilidade do ponto de vista de agressividade do meio onde irá operar.
Do ponto de vista de usinabilidade o 303 é insuperável .

14. Pretendemos fabricar roldanas para o uso esportivo em escalada e
rappel, também para resgate. Gostaria de saber sobre qual o tipo de inox que
possui maior resistência mecânica, como cisalhamento, tração etc.

Os aços inoxidáveis austeníticos comuns não possuem alta resistência
mecânica, apesar de boa resistência a corrosão. Em aplicações onde se
necessita de boas propriedades mecânicas de resistência e tenacidade e,
simultaneamente de boa resistência a corrosão, deve-se utilizar os aços
inoxidáveis endurecíveis por precipitação como o UNS 630 , também conhecido
como 17-4 PH.
Este aço, após tratamento térmico de envelhecimento, apresenta
resistência a tração acima de 1000 MPa, dependendo do ciclo empregado. Este
aço é amplamente empregado na indústria aeronáutica, naval e na fabricação
de componentes de responsabilidade, como eixos.

15. Gostaria de saber quais os inconvenientes em ligar por soldadura
[...]

16. A fixação com parafusos em aço inoxidável AISI-304 e AISI 420
(temperado/revenido) são recomendadas para aplicação em que temperaturas
(mín. e máx.)? Eles serão aplicados num vagão do METRÔ que estará sujeito a
temperaturas 0 a 50 graus C.

Não vejo razões para maiores preocupações com a faixa de temperatura
estimada para a aplicação em questão.

Baixa temperatura: mesmo o AISI 420 (que apresenta uma mais alta
temperatura de transição dútil-frágil, comparado ao AISI 304) não teria
contra-indicações para trabalhar a 0 grau Celsius.

Alta temperatura: Para 100 graus Celsius, portanto 50 acima da máxima
estimada o AISI 420 tem aumentada a sua tenacidade ao impacto, enquanto que
para o AISI 304 o efeito mais crítico é a diminuição do LE em 20%.

Baseado nestes dados, eu aconselharia simplesmente a utilização dos
costumeiros fatores de segurança de projeto, os quais certamente já englobam
os efeitos desta estreita faixa de temperatura sobre as propriedades
mecânicas dos materiais em geral.

17. Estou fazendo um trabalho e preciso do coeficiente de expansão
cubica do aço inox.

O coeficiente de expansão térmica cúbica "CETC" do aço inox 304 é
aproximadamente três vezes o valor do coeficiente de expansão térmica linear
"CETL".

Assim temos:
0 °C a 100 °C o coef. de expansão térmica linear é 17,2 X 10 -6 / °C,
ou seja, 0,0000172 / °C, portanto 0 °C a 100 °C o coef. de expansão térmica
cúbica será aproximadamente 51,6 X 10 -6 / °C, ou seja, 0,0000516 / °C.

Cabe lembrar que:
(V - Vo) / Vo = "CETC" x (T - To) ; (V - Vo) / Vo = 0,0000516 x (T - >
To) , no intervalo de 0°C a 100 °C
onde, V é o volume na temperatura T e Vo é o volume original (inicial)
na temperatura To, original (inicial).
Coeficiente médio de expansão térmica cúbica (volumétrica):
de 0 °C a 100 °C.......... CETC = 0,0000516 / °C
de 0 °C a 300 °C.......... CETC = 0,0000531 / °C
de 0 °C a 500 °C.......... CETC = 0,0000549 / °C
de 0 °C a 650 °C.......... CETC = 0,0000561 / °C

18. Qual o peso especifico dos aço inox 304 e 409?

Os pesos específicos dos aços 304 e 409 são os seguintes:

Densidade em g/cm³ ou kg/dm³ :
Aço 304: 8,0
Aço 409: 7,8

19. Nosso cliente está com dificuldades durante a aplicação de
parafusos auto-brocantes em AISI 420 temperados e revenidos (acredita-se que
a dureza obtida de 43 a 45RC seja o problema). Qual a dureza máx. que se
pode obter para os AISI-410 e 420?

Durezas máximas para os aços AISI 410 e AISI 420 tratados nas
condições "standard":

Aço AISI 410
* Temperado em óleo de 1010 °C : típico 45,0 HRc
* Temperado como acima + revenido a 300 °C : típico 43,5 HRc
* Temperado como acima + revenido a 400 °C : típico 43,0 HRc

Aço AISI 420
* Temperado em óleo de 1040 °C : típico 52,0 HRc
* Temperado como acima + revenido a 300 °C : típico 50,0 HRc
* Temperado como acima + revenido a 400 °C : típico 49,0 HRc

Durezas um pouco superiores (um ou dois pontos na escala HRc) podem
eventualmente ser conseguidas nestes aços nas suas condições de temperado,
porém, isto implicaria em temperaturas de têmpera superiores as temperaturas
"standard". Temperaturas superiores de têmpera não são recomendáveis pois
acarretam em perda de tenacidade devido a crescimento de grão.

20. Gostaria de saber se é possível saber a temperatura do aço inox
420, sem o uso de termômetro para têmpera em facas artesanais e qual seria o
melhor procedimento para se conseguir uma boa têmpera?

Gostaríamos de lhe adiantar algumas informações sobre
forjamento/recozimento/têmpera e revenimento desse aço.

Forjamento

Aquecer lentamente até 760oC e esperar que todo a material atinja essa
temperatura. Continuar então o aquecimento uniformemente até 1100 a
1200ºC, manter o tempo suficiente para completa homogeneização , lembrando
que tempos excessivos em altas temperaturas levam a uma maior oxidação do
material e eventual descarbonetação. Iniciar o forjamento. Não forjar abaixo
de 900ºC. Após o forjamento resfriar a peça em um forno aquecido a 840ºC ,
se disponível. Caso não, resfriar em cinzas ou cal seca aquecidas. Se
resfriadas ao ar podem ocorrer trincas nas peças. Recoza após resfriamento
até a temperatura ambiente.

Recozimento

Sugerimos no seu caso realizar um recozimento sub-crítico para
minimizar a descarbonetação. Aqueça as peças uniformemente até 760oC e
resfrie no forno ou ar calmo.

Têmpera

Aquecer até 980-1040oC manter o suficiente para homogeneizar a
temperatura e resfriar em óleo. Eventualmente podemos pensar em resfriar com
ar soprado dada as suas espessuras serem pequenas.

Para controle da temperatura de têmpera sugerimos a utilização de
termometria por termopar de contacto tipo K. Pode-se na sua falta usar um
pirômetro óptico ou infra-vermelho. Uma técnica antiga de controle de
temperatura sem uso de equipamentos poderia ser a tabela de cores.Devido a
estreita faixa de temperaturas de têmpera, a utilização de cores para acerto
da temperatura pode se demonstrar imprecisa.

Revenimento

Revenir logo após a têmpera , isto é tão logo as peças atinjam a
temperatura ambiente. Para manter a máxima dureza ( cerca de 52 HRC) e
resistência a corrosão, revenir entre 150 e 200oC por uma hora. Resfriar ao
ar.

A variação dimensional após têmpera a 1040oC e revenimento a 200oC
está entre +0,0002 e + 0,0005 ( m/m).

21. O inox 430 pode ser soldado?

Sim, o aço 430 pode ser soldado, entretanto a sua soldabilidade é
inferior à dos aços inoxidáveis austeníticos (304, 316).

Texto extraído de
http://www.elinox.com.br/perguntas-frequentes/aspectos-tecnicos

Fonte: Núcleo Inox - www.nucleoinox.com.br

Carlos R B Romais
msn: rro...@hotmail.com

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Rubens, tem como descolar cromada?

Ou inox polido?

[]os

Alexandre
http://rpgista.com.br

Em 29/02/2012, às 16:59, Alain Mouette <amlis...@fastmail.fm> escreveu:

> enferrujável, daquela que se pegar na mão fica preta... barra de aço
> 1045 sem camada de proteção.
>
> Alain
>

> -- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Sacanagem.
Isso foi meia lua pra frente e soco forte.

[]os

Alexandre
http://rpgista.com.br

Paulo Fernandes

to RepRapBR
Pessoal,

Só um observação, existem armas de aço inox, eu comprei as 15 anos
atras um pistola Tauros PT380, ela. Nunca apresentou nenhum ponto de
ferrugem e eh duro o suficiente para alguentar os tirou, porém existem
vários tipos de inox, mais duros e mais moles.

Outra coisa, eu achei barra de aço cromo de 8mm, mas custa 52,00 o
metro, muito caro!

On 29 fev, 17:21, Alain Mouette <amlista...@fastmail.fm> wrote:
> é simples, essa não é de inox
>
> -- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
então deve ser isso a discrepancia sobre as diferentes versões e
histórias...

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Desculpe o pitaco, não sou expert como disse anteriormente.

Mas qualquer material FERROSO - oxida (enferruja).

Quanto maior o teor de ferro, mais visível essa OXIDAÇÃO..

Nós, Seres Humanos - Oxidamos, isso é uma regra Universal.

Com os metais não haveria de ser diferente.

Mas lendo esta última msg do amigo Lincoln, PARA MIM É UMA NOVIDADE QUE O
INOX TENHA UMA "CAMADA DE CROMO PROTETORA"....

A não ser que se aplique através de um banho específico.

Imagino que seja uma informação corroborada tecnicamente?

Se for, ...... UMA GRANDE NOVIDADE PARA MIM E IMAGINO QUE PARA MUITOS OUTROS
que conheço.

Abração a todos.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Boas nobre Alexandre..

Com certeza, neste Mundo conseguimos de tudo um pouco. Ehehehehe

Mas evidente que precisamos saber de quantos metros estamos falando, pois
quanto mais precisar, mais fácil de se conseguir.

Por enquanto, com capital próprio, não tenho interesse em adquirir cromada.

Mas, dependendo do retorno do pessoal posso tentar ver como ficaria.

Abraços.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Eita.....

Tá mesmo difícil de "confortar" o nobre amigo Ailan.

Hora o inox é uma m...., hora as minhas barras são "enferrujáveis".
Ehehehehehe

Vou precisar DISCORDAR DESTA VEZ MEU CARO AMIGO.....

AS MINHAS BARRAS, AS QUE OFEREÇO, ............. NÃO FICAM PRETAS QUANDO SE
COLOCAM AS MÃOS............

Com certeza, NÃO SÃO AS BARRAS QUE ESTOU OFERECENDO essas que ficam pretas
como o Ailan menciona em outra MSG devem ser outras.

POR FAVOR, NÃO confundam.

As minhas são de Aço 1045 retificadas, e oxidam SIM, mas enferrujarem á
ponto de ficarem pretas, e isso só com o contato das mãos, isso é coisa do
Ailan.... Rsrsrsr

Bom, como disse anteriormente, assim que o Muringa entregar o meu Kit, vou
montar a minha estrutura e daí colocar á prova.

Daí sim, poderei "crucificar" ou não as guias (com certeza será essa opção),
que sei que são ESPETACULARES (relação custo benefício).

Abração a todos.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Oba....

Vamos ver se aparecem mais uns 8, pois conto eu mesmo uma vez para facilitar a empreitada.

to repr...@googlegroups.com
Então, essa coisa da camada protetora é assim, aços comuns tentem a
oxidar formando Fe2O3 ou Fe3O4 ou qualquer óxido de ferro. No inox,
tem muito, muito cromo, e ele tem uma tendencia gigantemente maior do
que o ferro de oxidar, então ao invés de se formar óxido de ferro,
forma-se óxido de cromo, Cr23O6, e esse forma uma "pelicula"" na
superfície, não deixando ocorrer a oxidação do ferro. O óxido de
cromo, por sua vez, é um composto muito resistente, que melhora mais
ainda as propriedades do aço.
Aqui, no inox, o carbono não serve pra muita coisa, as vezes até
atrapalha. Já em aços comuns, tipo 1020 ou 1045, é o carbono que dá a
resistëncia e dureza do material, ou seja, quanto mais carbono melhor,
mas isso até um certo ponto, não adianta comprar um aço intupido de
carbono (que vira um ferro fundido) e querer que ele aguente, pois ele
fica frágil a impactos e coisas do tipo, partindo NA HORA.

Resumindo, melhor inox mesmo, funciona, e não enferruja quando coloca
mão, nem se for uma RepRap submarina dentro dos proximos sei la, 10
anos.

Faço engenharia mecânica, agora minahs aulas de materiais prestam pra
alguma coisa oasheouasehouasehos

Em 29 de fevereiro de 2012 21:07, Alain Mouette
<amlis...@fastmail.fm> escreveu:

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
e essa do alain que ele falou de oxidar com o toque, ocorre mesmo, pos
a mão e não limpou onde pos, enferruja

Em 29 de fevereiro de 2012 22:37, Lincoln Paulichei

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
O que exatamente precisamos saber sobre o inox? pasijeoasjeiasej
Ta virando briga de foice ja!

Em 29 de fevereiro de 2012 19:20, Alexandre Guimarães
<aguim...@gmail.com> escreveu:

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
O que é relevante a esta conversa é a rigidez das ligas das barras
utilizadas, visando determinar a deformação com força transversal. No
caso da Prusa, o pior são os picos de aceleração, mas o princínio é o
mesmo...

Mas tenho duas curiosidades pessoais relacionadas ao inox (agora que
você explicou como finciona a não-oxidação)

1) lembro que na faculdade falaram sobre molibdenio (W), procede? ou
misturei as bolas?

2) nos yatchs de luxo em agua salgada existe uma misteriosa "doença do
inox"... os cabos devem ser trocados a cada 3 anos, senão eles partem
repentinamente. O fato é altamente comprovado e conhecido...

Vê se algum professor aí descobre a resposta :)

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
Cara agora vc me pegou asoiheouashe
achei isso na net, é bem explicativo quanto à corrosão pela água do mar.
http://www.carbinox.com.br/noticias.asp?rg=12

E sim, tem aço ao molibdenio, custa o olho da cara, e na pratica nao
faz merda nenhuma a mais pra usar em guias lineares, apenas tem uma
resistencia maior ao desgaste, mas oxida igual as comuns.

O inox é livre disso mesmo. Vou dar uma pesquisada por aqui na minha
cidade quanto fica uma barra de inox endurecida, e repasso a vocês o
valor e o processo.

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
>S� um observa��o, existem armas de a�o inox, eu comprei as 15 anos

>atras um pistola Tauros PT380, ela. Nunca apresentou nenhum ponto de
>ferrugem e eh duro o suficiente para alguentar os tirou, por�m existem
>v�rios tipos de inox, mais duros e mais moles.

Offtopiczinho rapidinho:

O que voce fala, sau duas coisas diferentes. A composicao do material
externo da pistola nao precisa sequer ser de metal, vide por exemplo as
Glock. O que � duro o suficiente pra aguentar os tiros � o cano. O resto
pode (e muitas vezes �) plastico ou ceramica.

E � uma excelente pistola, mas eu ainda prefiro a versao "oxidada" pra
uso diario. Chama menos a aten��o.

(e depois das Glock, o resto virou..."o resto" :oD)

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
>O que exatamente precisamos saber sobre o inox? pasijeoasjeiasej

O que � isso apos o ponto de interrogacao? :oO

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Até onde eu sei, o endurecimento é superficial e nao reduzz a flambagem. Numa reprap usando rolmento linear, o desgaste é tão pequeno que material endurecido não trará vantagem nenhuma...

O artigo sobre baarcos não explic muito, e acho que ele esta falando de problemas de superficie e não de cabos partindo sem aviso...

Alain
-------
Nossa lista: <http://groups.google.com/group/microsdiy-br/about?hl=pt-BR>

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
Não, o link que mandei fala sobre corrosão dos aços inox em agua do
mar devido ao cloreto presente.
E isso depois do interrogação é uma risada estranha.
O inox endurecido completamente faz diferença :)

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Assino embaixo rsrs, as minhas nem precisava por a mão, era o gasparzinho que punha a mão....

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Legal. É que acho que vou precisar das 3 medidas.

[]s

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Desculpe, mas não entendi.

Você disse que só barra maciça pra não entortar. Mas tubos não são mais difíceis de fletar que barras maciças?
Depois, termina o e-mail dizendo que quer ver alguém flexionar uma barra dessas.

Para o uso em uma reprap, considerando tubos de 8mm ou 6mm, 400mm de comprimento, flexionam ou não?

Andei pesquisando e parece que a fibra de carbono flexiona menos que o aço. Procede?

[]s

Alexandre
www.rpgista.com.br

<murin...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> quanto a isso, e continuo com opinião diferente, é um lixo a estrutura, mas
> imprime, funciona, a qualidade é boa e ta lá no blog a prova...

Eduardo Montanaro

to repr...@googlegroups.com
O pessoal,... fala sério

Prusa, reprap, etc  não é router ou fresadora.

Acho que os esforços são minimos.

Paulo Fernandes

to RepRapBR
Pessoal,

Quando eu abri esse tópico, não imaginava que iria causar tanta
discussão, mas aprendi muito sobre o assunto.

Minhas principais duvidas eram:

1- O que vocês acham de usar aço inox?
2- Alguém já usou 5/16 com rolamento de 8mm, teve problemas? (sendo
esta a principal)

1-Quanto a resistência do aço inox, eu acho que não vai ter problemas
nas Repraps, pois não existem grandes esforços, ela não é um router ou
fresadora como disse o Eduardo Montanaro, ela apenas ejeta plastico
derretido.
Acho que o mais importante é fazer um alinhamento muito preciso, para
que as barras fiquem extremamente paralelas, dessa forma os três eixos
deslizam que é uma beleza.

2-O Henrique usa essa barras de 5/16 de inox com rolamentos lineares
de 8mm e a peças impressas por ele dele ficaram perfeitas, a folga
depois de montada nem aparece, sério quando vc coloca um rolamento com
a mão e mexe, até sente a folga, mas depois de montada-das duas barras
em paralelo com os 4 rolamentos, no casa da mesa, não tem como sentira
a folga lateral, e basta um empurramzinho com o dedo para a mesa
percorrer o trilho todo, a unica coisa que eu fiz foi passar com um
pincel um pouco de óleo nas barras.

Levando em conta o baixo custo do aço inox (R$ 12,00/m), ter a
resistencia necessária e o fato de não enferrujar com facilmente, eu
acho que é um excelente custo beneficio para esses projetos das
Repraps.

obrigado a todos pelas informações que foram postadas aqui.

On 1 mar, 09:10, Eduardo Montanaro <eduardo.montan...@gmail.com>
wrote:
> [...]
> *
> *
> *Prusa, reprap, etc  não é router ou fresadora.*

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
Então, fibra de carbono flexiona mais que o aço.
Barras maciças flexionam menos que tubos pois tem momento de inércia
maior portanto resistência maior.
A não ser que o tubo compense no diametro, por exemplo, comparar um
maciço de 4 mm e um tubo de sei la, 10 mm.
Depende muito, tem que calcular mesmo pra ver.
Normalmente tubos de carbono são com 1mm de parede, seja lá qual for o diâmetro.
Mas cara, não compensa pelo valor, não mesmo.

E falei que quero ver a barra de inox flexionar com o esforço normal
de uma RepRap, acho que deixei muito confuso mesmo, mal ae ;p

Em 1 de março de 2012 09:50, Paulo Fernandes
<paulocpf...@gmail.com> escreveu:

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
:)
Obrigado!

[]s

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
>E isso depois do interroga��o � uma risada estranha.

Povo estranho, heim? ;o)

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
=/

Em 1 de março de 2012 13:15, Alexandre Souza

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Oi Lincoln,

Falei agora à pouco com http://www.moreirainox.com.br

a barras de inox que ele fornece como 8mm na verdade é 5/16" (até aí, tudo bem),

é feita com Inox 304 que segundo ele é "mais duro que o aço 1045", mas ele nem sabe que parametro que isso tem !!!

Você consegue informação objetiva sobre isso? Deve ter como calcular a flexão desse material e do aço 1045...

O preço é R$ 10,40/metro, me parece muito barato :)

Alain
-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Fui hoje visitar um amigo, encontrei isto em cima da mesa dele, da máquina que ele nem chegou a montar... o pior é que nos pontos oxidados o material cresceu (aumentou de diametro)

Alain - lutando contra a ferrugem.

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
os tubos são mais resistentes que que barra maciça sim, mas PARA O MESMO PESO DE MATERIAL!!!

pense na barra como um tubo que tem outro tubo dentro e mais uma barra por entro do último :)

ALain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
mas as acelerações são estupidamente maiores que numa CNC, isso produz deformação e vibração...

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
Mas a transferencia de esforços às barras lisas não deveria ocorrer
devido ao rolamento linear. Já a vibração não tem como mesmo, só se o
movimento for o mais alinhado possível e os próprios motores não
provocarem vibração.
Mas levando em conta o tamanho da RepRap, essa vibração é mesmo tão importante?

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Agora fechou.

[]s
1E3.gif

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
da um certo trabalhinho, mas dá pra calcular sim a deflexão nas barras
considerando os materiais.
É preciso achar o módulo de elasticidade de cada material, o do inox é
ligeiramente diferente do aço 1045, agora não sei ao certo mesmo qual
é mais resistente e qual é mais dura.
E também achar todos os esforços gerados em cada barra, como o peso
das peças em cima, as acelerações geradas pelo movimento da mesa para
cima, etc.

Mas de qualquer jeito, no final das contas a flexão vai ser baixa..
Aspectos como vibração dependem muito mais da folga no eixo do que da
resistencia por si própria, e é esse problema, a meu ver, que
atrapalha uma impressão.

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Você consegue descobrir como se calcula a flexão de uma barra redonda?
E quanto é o parametro usado para esses dois materiais (aço 1045 e inox
304)?

Opinião todos têm, e nesse caso são divergentes. Para aparta só serve o
cálculo matemático que então se torna indiscutível...

ALain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Eduardo Montanaro

to repr...@googlegroups.com
Estou sentindo falta do Jorge Lourenço

Diogenes

to repr...@googlegroups.com
Ue, ele não tá mais na lista ?

Em 1 de março de 2012 15:13, Eduardo Montanaro

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
pois é... eu também :)

Alain
-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Ele está de mudanças, terá que mudar para o Rio :(

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Diogenes

to repr...@googlegroups.com
:(((((((

Eduardo Montanaro

to repr...@googlegroups.com
Depois que você chegarem a uma conclusão sobre , flexão, caracteristicas etc.

Acho que deveriam comprar o  ""Material com certificado" senão não vai ter graça, e aí não vale.

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
O módulo de elasticidade que encontrei aqui pro inox 304: E=193GPa
módulo para aço 1045: E=205GPa
Quanto maior o módulo, maior a rigidez e menor a flexão.
Logo, sim, o inox flexiona mais.
Porém, tem o fator de durabilidade, que eu acho que foi o que mais
criou discussão aqui. Inox não enferruja, todos os outros enferrujam.
Ah, e outra coisa, se acharem inox 430, ou qualquer inox 400 e alguma
coisa, ele é muito melhor, é mais rigido.

No final das contas, acho que cada um escolhe a sua barra pelo que
pode pagar e pelo que quer em seu equipamento.

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
Para calcular a flexão da barra por número, faz o seguinte, usa a equação:

f=F*(L^3)/(1930*E)

onde F é a massa de todas as peças em cima das barras mais a massa das
barras, L é o comprimento delas e f é a deflexão.
o E nessa equação para o inox é 193000, e para o 1045 é 205000
A massa é em kg, L é em milímetros e f em milímetros.

Pode estar errada a equacão, porém, jogando um valor de 2kg de massa,
e um comprimento de 400mm, deu aproximadamente 0,35mm de deflexao

ah, isso é pra barra de 8mm, que na verdade é 5/16 (7,93mm se nao me engano)

Em 1 de março de 2012 15:36, Lincoln Paulichei

Carlos Eduardo "Mascote" Garcia de Carvalho

to repr...@googlegroups.com
Uhauha Show o jorge vindo pro Rio vão aparecer mais impressoras por aqui.

---
Carlos Eduardo "Mascote" Garcia de Carvalho
"Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3.6
(21) 8125-1737
Skype: carloseduardo.gc

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Bom se o peso das coisas em cima do meu x carriage fosse 2kg, nem um Massey Fergusson movia o X... Minha mesa do Y pesa 500g no máx... Em aluminio...

De qualquer forma, o link com as características dos inox é esse né Lincoln?

São 2 barras paralelas, isso muda alguma coisa??

Paulo Fernandes

to repr...@googlegroups.com
Eu não sou engenheiro sou apenas um analista de sistemas, mas me diga,
essa diferença não eh mínima? 193 contra 205 ? Ou isso eh uma
diferença grande?

Paulo Fernandes

Em 01/03/2012, às 15:36, Lincoln Paulichei
<lincolnp...@gmail.com> escreveu:

> O módulo de elasticidade que encontrei aqui pro inox 304: E=193GPa

Samuel

to RepRapBR
Bah, nunca fiz mas estou com vontade de jogar tudo isso no SolidWorks
pra ver como se comportam os mateiais...
vou ter que importar as bibliotecas de materiais que nao tenho, mas se
for para ajudar..

Samuel

On 1 mar, 15:57, Henrique Muringa <muringa...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> São 2 barras paralelas, isso muda alguma coisa??
>
> Em quinta-feira, 1 de março de 2012 15h47min11s UTC-3, Lincoln Paulichei

esign UFPR

Eduardo Montanaro

to repr...@googlegroups.com
Já sei que a maioria vai usar aço inox QMS.

Pedro Cardozo de Mello

to repr...@googlegroups.com
Gente é certeza que vibração não tem influência alguma na reprap. A frequência de ressonância da barra é alta, muito alta!!!! Assim a amplitude da vibração é muito baixa.

Enfim.... Vou cálcular... Barra bi-apoiada com as pontas não esgastadas de 250 mm de comprimento e 8 mm de diâmetro, o primeiro modo de oscilação é:

f=sqrt(E*I/(m*d^3))*pi/2

Onde:

E = módulo de elasticidade do metal (aço qualquer 20e10 N/m²  -->> 1.96e12 Kg/s²/m)
I = momento de inércia da seção ( Icircular = pi*r^4/4 = 2.01e-10 m^4)
m = massa ( aço ? ro=7850Kg/m³ -->> 0,0986 Kg)
d = distância ( 0,25m)

f = 795 Hz

Não sei se esta certo. Alguêm que possa dê uma verificada.

Pedro

2012/3/1 Alexandre Guimarães <aguim...@gmail.com>
1E3.gif

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Boa :)

O Anderson lembra como que calcula isso (ele é eng. civil praticante),
vamos ver o que dá. Eu também tenho os dados de aceleração default do
firmware Marlin...

Ah, e não é só o Inox que não oxida, existe a barra de aço cromada que
também não oxida, pelomenos in-door...

Eu estou achando que a diferença dos parametros é muito pequena...

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
esse calculo de frequencia é lindo! :O

E sim faz toda a diferença ser apoiado por 2 barras, mas já dividi a equação toda por 2 Muringa :)
E a diferença é de nada pra nada, e a deflexão é nada :)
Duvido que alguém não use inox qms, eu nem montei a minha ainda, mas vo usar o que tiver em mãos, ferrugi ou inocs.

De qualquer modo, tá feito o cálculo.

Aaah, é dessa tabela sim tamb';em muringa.

E não vale a pena fazer tudo isso no solidworks só pra ver que não faz diferença, ja pararam pra pensar que quem decidiu usar barras de 8 mm foi pq ele manjava alguma coisa? E mesmo com a mudança de materiais não faria diferença, e até hoje kits sao vendidos com inox?

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
Então alain, é aquele esquema, o que faz o inox não oxidar é o cromo
em sua composição, a cromagem consiste em inserir o cromo na
superfície do material "inoxidando" a barra.

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
o cálculo que estou tentando fazer é o seguinte:

o carro com extruder deve pesar 1/2kg, isso acelerando a 5000mm/s² dá
f=0,5*5=2,5N
isso dividido em duas barras deve dar muito pouquinho

já descobri que a deformação é inversamente proporcional ao coeficiente (sem expoente) e portanto a diferença entre os dois materiais será muito pequena, apenas 6%

Portanto questão resolvida, mas ainda assim é interessante quanto será a deformação no pico de aceleração (Sem o Marlim, a aceleração não é controlada e parece que dá bem mais, quanto ninguém saberia dizer...)

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Paulo Fernandes

to repr...@googlegroups.com
Sim, o problema e a diferença de custo, aço cromo + de 50 reais o
metro, aço inox, - de 13 reais o metro.

Paulo Fernandes

Em 01/03/2012, às 16:59, Alain Mouette <amlis...@fastmail.fm> escreveu:

> [...]
>

> Alain
>
> -- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Devo na segunda ter mais um tempinho, que vou "gastar" para ver a
possibilidade de conseguir guias de aço 1045 com tratamento superficial.

Se tiver notícias, "grito" por aqui.