[off topic] Qual é a última versão do ARM?

Guilherme Carvalho

to repr...@googlegroups.com
Necessito muito da ajuda de vcs!

Eu sei que tem muita gente aqui que trabalha com o ARM e já ví alguns descendo a lenha em um ou outro microcontrolador. Mas eu preciso saber o seguinte: preciso desenvolver um aplicativo que rodará visualização em 3D, eu gostaria de saber qual é o ARM (cortex alguma coisa) mais recente? Pra mim não interessa o que os celulares usam, pois é uma coisa bem específica, que precisa rodar android e o nosso aplicativo...

Eu vi no aliexpress isso aqui:

CPU

 Samsung Exynos, com base em Quad Cortex A9, de frequência de 1,5 GHz
      Mali-400 MP     motor gráfico de alta performance
 2 aceleração D / 3 D gráficos
 Suporte MAX 1080 p / i @ 30 FPS hardware de decodificação de reprodução suave de vídeo, formato de MPEG4, h. 263, h. 264, etc

Eu nunca ouvi falar desse tal Mali-400MP

meu medo é que ocorra igual ao cortex A7 qdo vc abre o Waze ele trava.

Josenivaldo Benito Junior

to repr...@googlegroups.com
GC,

Falar em último é muito difícil porque ultimamente a árvore de possibilidades tem sido muito aberta dependendo do foco da aplicação. Um exemplo na área de celular é Moto X vs Nexus 5. Ambos usam processador ARM da Qualcom, ambos quadcore, o MotoX tem o clock levemente mais baixo que o outro, mas por outro lado tem, no ARM, uma tecnologia de reconhecimento de voz implementada pela Qualcom que o Nexus 5 não tem.

Para o pouco que você descreveu um Exynos QuadCore (Cortex A9) deve ser suficiente. Existem ainda os Cortex A15 com big.LITTLE que são, na verdade, um conjunto (geralmente de 4) de Cortex A7 e outro conjunto (também 4) Cortex A9 trabalhando em conjunto para economia de bateria e performance. Apesar de serem 8 cores, eles são cores heterogêneos (4 são A7 e 4 são A9).

Para sua aplicação não recomendo ARM11 como RPi, prefira a linha Cortex A (de 9 para cima se o budget permitir ou pelo menos o A8 como  nas Beagle)

Boa sorte.

Abraço,

--
Josenivaldo Benito Jr.

PU2LBD

*Por Aurélio Buarque de Hollanda,  elite, do francês élite, significa “o que há de melhor em uma sociedade, minoria prestigiada, constituída pelos indivíduos mais aptos”.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/reprapbr

Josenivaldo Benito Junior

to repr...@googlegroups.com
Ahhh, esqueci de comentar

Como você vai rodar visualização em 3D seria interessante verificar a GPU disponível nesses ARM (seja ela qual for). Você vai tirar o máximo proveito do 3D se aproveitar os recursos da GPU. Só que aí a comparação se amplia mais ainda pois os Cortex A9 Samsung usam uma GPU, os Texas usam outra, os Qualcomm outra ainda. Se vai rodar android verifique o suporte do SoC no Kernel linnux para facilitar sua vida. Geralmente os Texas tem bom suporte, os Qualcomm e Samsung também por conta dos celulares.

boa sorte.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
[...]

Josenivaldo, você deu uma viajada boa aí. Os Cortex-A15 não são Cortex-A9 + Cortex A7; o big.LITTLE que é uma estratégia que envolve processadores bons de desempenho (Cortex-A15 ou Cortex-A57) conjugados com processadores não tão bons de desempenho mas muito eficientes (Cortex-A7 ou Cortex-A53). O Cortex-A7 tem a vantagem de ser justamente 100% idêntico ao Cortex-A15 em termos de registradores e instruções, portanto a possibilidade de conjugação e transferência do thread de forma transparente vem daí - e isso não vale pro Cortex-A9.

Em nenhum momento numa estratégia big.LITTLE um Cortex-A9 vai conseguir participar. Ele não foi projetado pra isto.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa

Josenivaldo Benito Junior

Guilherme Carvalho

to repr...@googlegroups.com
Primeiramente muito obrigado pelas respostas, como o budget é pra comprar os equipamentos aqui no BR, temos uma folguinha pra comprar mais de um circuito desses da china pra experimentarmos.

Basicamente o que isso vai ser é um painel de carro (o carro é um protótipo tbem, que outra equipe já desenvolveu e agora eu estou envolvido no desenvolvimento do interior, funcionalidades, etc) então, nesse momento eu só preciso fazer um 3D simples, onde vai mostrar no centro da arte do conta giro em funcionamento um mapinha em 3D da rua etc.., tem que carregar músicas inseridas pelo USB, sintonizar o rádio, mostrar o nível de combustível, consumo e essas baboseiras... A IDE java tá setada para limitar o uso de memória em 256 mb e o aplicativo roda sem problemas, MAS se eu coloco esse aplicativo pra rodar no som do meu carro (positron SP8990) ele trava depois de uns 15 minutos em funcionamento.
Meu medo é que futuramente, se o protótipo for aprovado, se o chip escolhido vai dar conta do recado de acessar a internet, acessar o GPS, tocar música, mostrar informações em 3D...

A questão é, eu achei um circuito completo para o A9, consigo achar para o A15?

Josenivaldo Benito Junior

to repr...@googlegroups.com

Meu medo é que futuramente, se o protótipo for aprovado, se o chip escolhido vai dar conta do recado de acessar a internet, acessar o GPS, tocar música, mostrar informações em 3D...

Nesse caso é bom sempre levar em conta a disponibilidade do fabricante do SoC. Nesse quesito as tradicionais do mercado como Freescale e Texas costumam levar vantagem mantendo sua linha de chips por mais tempo. A Samsung tem a fama de fabricar para "seus celulares" e quando o celular sai de linha o chip some junto, como a área de SoC é separada da área de mobile (minha área) não sei confirmar se essa lenda é verdadeira ou não, é bom checar.

Josenivaldo Benito Junior

to repr...@googlegroups.com
(sempre tenho ideias para acrescentar depois de apertar o send... desculpem)

No quesito "rodar tudo" boa parte desses SoC dão conta de uma boa velocidade desde que o sistema seja bem balanceado. Basta ver a performance de alguns aparelhos celulares ou tablets. A maioria hoje é A9 dualCore ou algum modelo quadCore. Aqueles GoogleTV (não o chromechast), media players como o Samsung Homesync, etc rodam nos mesmos SoCs. Delegar funções de realtime para processadores menores (para coleta e tratamento de dados) também pode ser uma saída para desafogar o processador de aplicação. Veja, por exemplo, a nova tendência de placas com um belo Cortex-A e um arduino integrado seguindo, resguardadas as proporções, o mesmo modelo dos smartphones atuais que possuem o processador de aplicação rodando Android e um processador para o modem com alguns DSP para parte de rede (geralmente um ARM11 ou Cortex-R no modem).

Agora um pedido: quanto tiver um demo desse painel eu gostaria de ver. Fiquei muito curioso.

Abração

[...]

Guilherme Ribeiro Carvalho

to repr...@googlegroups.com
Bem, isso já está pronto e rodando, estamos só procurando o hardware pra rodar...

Vejo essa sua última sugestão talvez pra quando (e se) o produto chegar a linha de produção, passar algumas tarefas de interpretação de dados para um microcontrolador externo e deixar o arm só pra juntar os dados e exibir.

No que encerre o processo de apresentação, eu posto aqui um video do app funcionando...