Problemas com versão 3.22.6

Welington

to qgisbrasil
Boa tarde, esta semana atualizei o Qgis para a versão 3.22.6 (win64), ainda não usei muitos recursos, mas estou estranhando o comportamento no compositor de impressão. Quando estou editando as legendas, fica travando.

Outra coisa que achei estranho é, isso fora do compositor de impressão, quando clico na ferramenta de visualizar tudo, ele não retorna o zoom apenas na camada visível, mas sim em uma área bem maior. Assim fica necessário ajustar o zoom manualmente.

Não me lembra de ter tido problema com essas ferramentas em nenhuma outra versão. Gostaria de saber se outras pessoas notaram esses e/ou outros problemas nessa versão, para saber se seria melhor voltar para outra versão.
Até então estava usando a 3.16, porém algo aconteceu com os arquivos de inicialização dela e dava erro ao carregar, por isso decidi atualizar.

Jocilene Barros

to qgisbrasil
Boa tarde Welington!

Comigo não aconteceu esse problema. Você instalou a versão 3.22 sem desinstalar completamente as versões anteriores?
No perfil do QGIS-Brasil do facebook orientaram a desinstalação completa antes de instalar essa 3.22 que tem um instalador diferente. Faz o teste para verificar se o problema persiste.

Att.,

Jocilene

Welington

to qgisbrasil
Oi Jocilene, eu desinstalei a anterior sim, inclusive deletei a pasta dela da máquina, costumo fazer isso para liberar um pouco de espaço em disco e evitar algum conflito entre elas.

Jocilene Barros

to qgisbrasil
Poxa, então não sei qual é o problema :/

Patrick Azevedo

to qgisbrasil
Eu relatei esse problema ao desenvolvedores. Realmente ele trava e em todos os computadores que instalei, seja Window 10 ou 11. Ele trava principalmente quando ativa o atlas e se tem uma legenda de um MDT. Ele aparece alto consumo de energia e estoura a memoria. Estou utilizando a 3.16 ainda por conta disso.

Workaholic Silva

to qgisb...@googlegroups.com
Entendi, obrigado pelo retorno. Diante disso acho que vou voltar para a 3.16.

--
Comunidade QGIS Brasil: http://qgisbrasil.org/

Murillo Carvalho

to qgisbrasil
Aqui também, quando ativa o atlas a memoria RAM aumenta consideravelmente deixando bem lento o layout. Aparentemente até o 3.16.12  está estável

Welington

to qgisbrasil
Devido a esses problemas desinstalei a versão 3.22 e voltei a instalar a 3.16 esta semana. Daí surgiu outro problema: nem o terminal python nem a maioria dos plugins foram carregados. Até mesmo o processing não carregou e não apareceu a opção para selecioná-lo, como às vezes acontece.
Busquei um instalador mais recente da versão 3.16 e não encontrei mais recente, mas sim um instalador maior, com a mesma versão (3.16.16).
Eu ainda não entendi a diferença entre esses dois tipos de instaladores, além do tamanho. O instalador que eu tinha é no formato de aplicativo, já o outro maior é pacote do Windows Installer.

De fato instalei essa segunda opção e os menus voltaram a aparecer, porém, fui fazer o teste no uso do gerenciador de layouts e infelizmente também estava lento, mesmo sendo a versão 3.16. O problema parece estar nesse tipo de pacotes de instalação. Para algo básico fica tão pesado, não quero nem imaginar ao usar o atlas.