Aula sobre Tabela Periódica...como torná-la atrativa e interessante?

Marcelo Honório

to professores_de_quimica
Boa Tarde a Todos(as).

Alguém tem propostas para este tema?

no aguardo.

Marcelo.

P.S: Por enquanto eu estou usando uma lista de exercícios de modo a
fazê-los exercitar a consulta a tabela.

Carlos Rafael S. Linhares

to Professores...@googlegroups.com
Ótimo tema.

Quando eu estava na faculdade numa das aulas de prática de ensino o meu
então professor Jairo nos disse que faria um bingo utilizando a tabela
periódica como cartela. Não cheguei a presenciar mas estou tentando fazer um
utilizando os elementos principais e na hora de sortear os elementos eu não
vou falar seus nomes nem símbolos, vou falar tipo "metal de maior raio
atômico do terceiro período" "Localizado no segundo período e família dos
metais alcalinos terrosos" etc.
Pretendo fazer as bolinhas de isopor com os símbolos do principais elementos
desenhados...
Acho que será muito bom...
Se alguém já tiver feito isso, por favor nos dê uma dica.
Se alguém tiver alguma idéia, por favor se manifeste.
Um abraço,
Carlos Rafael S. Linhares
Cel: (21) 9448-0688 ou (21) 7528-8054
Orkut:
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=1012329420904316054&pcy=3&t=0

Esteban Moreno

to Professores...@googlegroups.com
Há um ótimo livro do Atkins chamado "O Reino Periodico" que propõe uma abordagem alternativa da tabela periodica, explorando-a a partir de uma metáfora geográfica, como se a tabela fosse um grande reino, dividido em continentes de semelhanças e diferenças. Requer certo esforço, mas acho supimpa!

Uma outra possibilidade é explorar o caracter simbólico e histórico dos elementos a partir de seus nomes, uma vez que 1/3 deles incorporaram mitos e lendas que podem ser contadas em conjunto ou separadamente, e possuem algumas associações com suas propriedades individuais e das famílias. Os outros 2/3 fazem parte dos devaneios modernos, são homenagens a regiões, características físico-quimicas, cientístas, e todos tem também proximidade de propriedade. Por exemplo, os nomes dos gases nobres quase todos relacionam-se à observações ou interpretaçoes de propriedades espectróscopicas.

Outra possibilidade significativa, ao meu ver, é romper aquele padrão pré-formatado de tabela periodica, que reina quase absoluto nos livros de quimica. Que tal propor um jogo em equipes, evitando qualquer outro padrão pré-estabelecido, na qual os proprios alunos criarão um  sistema personalizado de classificacao dos elementos a partir de duas ou mais propriedades periodicas quaisquer, como densidade, aplicação química mais importante, tamanho, ano de descoberta, cor em testes de chama ou o que quiserem, desde que tenha algum significado para eles. A partir dai pode-se ir buscando soluções alternativas e compactas para cada equipe, comparando seus resultados e relacionando-as aos modelos mais aceitos pela comunidade científica e explicando o porque dos modelos. Aliás, sabem eles para que serve um modelo?

Acredito também que outros modelos de tabela, como os em espiral, circular,aquele esticado (com o bloco f dentro) e em outras linguas, (iorubá, francês, sanscrito, americana (eles nao aceitam o Niobio!)), dariam um tempero a mais ao estudo.

Espero ter ajudado.
Um abraço,
Esteban.

Sandro Assumpção

to Professores...@googlegroups.com
Tentem trabalhar como se fosse batalha Naval, o aluno terá que dar as características dos elementos químicos.

Edvan Nunes da Costa

to grupo de química

Nunca assumi uma turma de química por inteiro, sempre foi no “quebra galho”, se caso faça, tenho ideia de colocar cada nome da chamada com os elementos... e quando ocorrer trabalho de grupo, será separado pelo nome do composto químico e os alunos terão q descobrir qual grupo pertence....

Se não engano um tempo atrás esse tópico foi aberto....

E uma das propostas foi à criação de uma tabela comestível....

Estudando, achei uma curiosidade: Buckminsterfullereno ou Fulereno

 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fulereno) , na minha vida é inédito e mais uma vez encantado com a química....

Big abraços!

Professor: EdVan der Wåls

Ciências Biológicas

Msn: costa...@hotmail.com

Não te impressiona saber que o mais anônimo dos átomo tem poder capaz de arrasar cidades?

No entanto repara como se apagam e se escondem como se nada fossem, nada valessem, nada pudessem...

Dom Hélder Câmara

"Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte."

Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

Luciano

to Professores de Química - Extensão Fundação CECIERJ
Marcelo:

Você conhece aquele jogo SUPERTRUNFO ? Meu filho coleciona. Inclusive
a Elma Chips lançou recentemente um jogo parecido com o super trunfo.

Vc pode criar o seu supertrunfo com os elementos da tabela.

No brinquedo existem tópicos que são utilizados para jogar como:
força, potencia, velocidade, etc.
Vc vai utilizar: número atômico, número de massa, elétrons nas
camadas, etc.

Acredito que seus alunos vão gostar.

Outro jogo que vc pode utilizar é o SUDOKU. eu tenho alguns modelos de
sudoku envolvendo elementos químicos.
Se interessar posso dgitalizar e enviar p vc.

Att.
Prof. Luciano

Marcelo Honório

to Professores...@googlegroups.com
Bom dia pessoal.

Gostei do bingo que o Carlos citou e, por coincidência, adquirir
recentemente um livro que trata desse tema e de outros mais (dominó de
elementos químicos, Ludo químico, passa ou repassa da química). Segue
abaixo o título:

Título: Química Através do Lúdico.
Autor: José Vicente Lima Robaina.
Editora da ULBRA.
1ª Edição: Outubro/2008.

Onde adquirir no Rio.
Livraria Interciência (Av. Pres. Vargas, 435. 18º Andar. Tel.:
(21)2221 - 6850/0993
Editoras universitárias (UERJ, UFF, UFRJ,...,etc)

Marcelo Honório

to Professores...@googlegroups.com
Olá Esteban.

Tenho o livro que citastes...vou puxá-lo da estante e ver o que possa
aproveita para usar. Recomendo também o livro do Tio Tungstênio do
Oliver Sacks (muito instrutivo, quimicamente falando, além de ter uma
visão peculiar sobre como a química entrou e sai de sua vida).

Quanto ao carater histórico e simbólico, a wiki de portugal tem me
surpreendido com o conteúdo, tem sido bem proveitoso. No Brasil, a
revista química nova na escola tem a cada edição um artigo sobre um
elemento químico, o qual também tem boa perspectiva de aproveitamento.

Suas outras propostas são ótimas, mas confesso que EU tenho que me
preparar primeiro para aplicá-las, pois meu tempo tem ficado escasso
nos últimos tempos.

Até mais.

Marcelo.

Marcelo Honório

to Professores...@googlegroups.com
Tente enviar um exemplo já montado para mim, e por consequência, para
nós aqui do e-groups. Parece interessante!!!

no aguardo.

Marcelo.

Em 10/02/09, Sandro Assumpção<sand...@yahoo.com.br> escreveu:
> http://br.maisbuscados.yahoo.com

Marcelo Honório

to Professores...@googlegroups.com
Goste da idéia...vou tentar usá-la assim que o colégio estiver com as
turmas regularizadas. Talvez, quem sabe, após o Carnaval...

Abraços.

Marcelo.

Em 11/02/09, Edvan Nunes da Costa<costa...@hotmail.com> escreveu:

> [...]
> Nem teme, quem te adora, a própria morte."

> Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de

Marcelo Honório

to Professores...@googlegroups.com
A idéia do supertrunfo me lembrou da proposta criada por Mendeleev
para o modelo de tabela periódica feito por ele, e independentemente,
também sugerido por Lothar Meyer.

Inclusive o Livro "O Sonho de Mendeleev" é uma boa pedida de leitura.

Quanto aos modelos do SODUKU, mande para NÒS aqui na lista, será útil
para mim e para os demais.

Até mais.

Marcelo.

oscar jose junior

to Professores...@googlegroups.com
Olá meu caro colega,
voce pode fazer um jogo de advinhações com a tabela periódica, pode ser por exemplo: um aluno tira uma carta, que vai corresponder a um elemento e alguem terá que dizer o máximo de coisas que sabe a respeito do elemento em questão. pode fazer isso em grupos também. Um abraço, espero ter ajudado em alguma coisa. Oscar.

Thaiza Montine

to Professores...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal.
Tem um tempinho já que não trabalho com 1ºs anos [uns 2 a 3 anos já],
no entanto gostava de trabalhar com Tabela Periódica montando uma na
sala, como um quebra cabeça. Tipo, dividia a tabela entre os alunos da
turma [dá uns 2 a 3 elementos pra cada um, mais ou menos, é claro que
depende do tamanho da turma], e pedia que eles buscassem sobre esses
elementos principais características, se era natural ou não, onde
podia ser encontrado ou de que forma era obtido..e por aí vai. Então
nos juntávamos um dia para 'montar' nossa tabela inicialmente.
Já funcionou com o Bingo que foi falado, e também já usei como
"batalha naval", só que se tornava uma "batalha química".
Já montei chaveirinho também, rssss. Esse foi bem engraçado, e acabou
sendo útil bastante tempo em aula.
Vale também mostrar a evolução dos modelos, e novas propostas, como
aquela em espiral.

Espero ter ajudado um pouco.

Profª Thaiza Montine
http://quimilokos.blogspot.com/
http://pesquisasdequimica.com/

Em 09/02/09, Marcelo Honório<marcelov...@gmail.com> escreveu:
--
ProfªThaiza Montine
http://quimilokos.blogspot.com

elizete moraes martins dasilva

to Professores...@googlegroups.com
Marcelo
No site do clube de ciências tem alguns e ainda dá para baixar
Abraços
Elizete

De: Marcelo Honório <marcelov...@gmail.com>
Para: Professores...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009 10:42:23

Luciene Barbosa

to professores...@googlegroups.com
gostaria de receber jogos envolvendo elementos químicos.

Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

RENATO

to Professores de Química - Extensão Fundação CECIERJ
Olá. Estou participando pela primeira vez deste grupo. Boa Noite a
todos. Já vi em livros algumas sub-tabelas coloridas com apenas
algumas informações específicas, por exemplo: metais, ametais ,
gases nobres. Outra tabelinha colorida com a valência de cada
elemento químico, outra com a distribuição eletronica dos últimos
orbitais. Pensei na possibilidade de montar uma tabela com essas sub-
tabelas para fixar as informações de forma independente e anexar à
tabela periódica (como uma segunda tabela).
Renato da Rosa Pinheiro

aline fraga

to Professores...@googlegroups.com
Bom dia queridos professores, tem uma professora do Instituto de Química da UFRJ que já fez um fogo desses e já utiliza em escolas do Rio de Janeiro com ótimos resultados. Esse trabalho foi apresentado na seção de Educação na última reunião anula da Sociedade Brasileira de Química realizado ano passado em Águas de Lindóia. Case seja do interesse de vcs acho que posso conseguir o contato dela.
Um grande abraço.
Aline Fraga.

" É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"
Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.(Paulo Coelho)
Se você julga as pessoas não tem tempo de amá-las. (Mark Twain)
O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser. (Charles Dubois)

Doutoranda Aline G. M. Fraga
LASSBio-Fac. de Farmácia- UFRJ
(21)2260-9192 R(212 ou 223)

to Professores...@googlegroups.com
Olá
Estou precisando de sugestões de jogos para enriquecer as minhas aulas de química.
Enviem para mim.
Abraços
Ana Cristina

2009/2/11 aline fraga <agmf...@yahoo.com.br>
Message has been deleted

Carlos Antônio Gonçalves da Rosa

to Professores...@googlegroups.com
Bom Dia, a todos!

Concordo com o Professor Joaquim.

Att.
Carlos Rosa

2009/2/13 Joaquim Fernando Mendes da Silva <joa...@iq.ufrj.br>

Oi pessoal.
Estava lendo o que foi postado neste tópico, e pensei que o ponto mais
interessante está na própria pergunta postada: "Tabela
Periódica...como torná-la atrativa e interessante?". Ora, por que ela
não é atrativa e interessante? Será por que ela é ensinada com o
intuito de uma memorização de propriedades e localização de elementos?
Se o problema está na memorização não contextualizada, que não gera
uma aprendizagem significativa, fazer um jogo ou qualquer outra
atividade mnemônica vai mudar esta situação? O jogo ou qualquer outra
atividade lúdica deve visar  uma real aprendizagem do aluno, ou a
satisfazer e mitigar nossas frustações e dar asas a um ativismo que,
no fundo, não muda a relação do aluno com a coisa em estudo? Sou
extremamente a favor de jogos, trabalhos em grupo, experimentação, mas
acho que precisamos discutir os "porquês" e os "para ques", para
depois discutirmos o "como". Aí então eu gostaria de lançar outra
pergunta? Por que e para que (são duas coisas diferentes!) ensinamos
tabela periódica no Ensino Médio?
Abraços,
Joaquim.

On 13 fev, 09:23, Ana Cristina Santiago Cardoso Rizzo

<ana_cristina_ri...@ig.com.br> wrote:
> Olá
> Estou precisando de sugestões de jogos para enriquecer as minhas aulas de
> química.
> Enviem para mim.
> Abraços
> Ana Cristina

> - Mostrar texto entre aspas -

Thaiza Montine

to Professores...@googlegroups.com
Olá Luciene.
Tem um livro novo [novembro de 2008], do Professor Doutor Márlon Soares, que se chama: "Jogos para o Ensino de Química : teorias, métodos e aplicações". A Editora é a EX LIBRIS.
Vale a pena viu!!

[]'s

Profª Thaiza

[...]

Andreia Oliveira

to Professores...@googlegroups.com
OLá
Para tornar minhas aulas de tabela periódica mais interessantes, fiz duas coisas:
comprei um poster gigante da tabela mais atual
levei um livro de química bem antigo (de 1958!)
usamos tb a tabela q eles tinham no livro

Foi interessante pros alunos verem a evolução da descoberta de novos elementos ao longo do tempo, entendendo que a ciência se constrói dia-a-dia (com ou sem hifen?!)

Foi legal, fiz tanto com alunos de rede árticular quanto publica, muitos pediram até o livro antigo emprestado para ler mais.

Abraços!

De: Marcelo Honório <marcelov...@gmail.com>
Para: professores_de_quimica <Professores...@googlegroups.com>
Enviadas: Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009 14:43:46

Monica dos Santos Martins

to Professores...@googlegroups.com
Você saberia mais informações de como obter esse exemplar.

Um abraço.

Monica

Esteban Moreno

to Professores...@googlegroups.com
Pode ser comprado por R$22,50 pela internet em:
http://compare.buscape.com.br/prod_unico?idu=1857649100&kw=jogos+ensino+quimica

Um abraço,
Esteban.

Adilea Lopes Silveira

to Professores...@googlegroups.com
Luciene, elaborei alguns com o apoio da orientadora de quimica à base de dominós: várias peças retangulares coloridas tendo de um lado o número de algum elemento quimico e do outro lado o nome de outro elemento. Cada lado há que combinar com outra peça, tal qual um dominó, Podem jogar vários alunos ao mesmo tempo. A turma fica dividida em grupos. Muito bom para fixação, podendo inclusive colocar outras peças com as caracteristicas dos elementos combinando com seus números.
Espero ter colaborado.

Talita Shewry Medeiros Rocha

to Professores...@googlegroups.com
Olá!!!

Sabe esse jogo que o professor Marcelo comentou, o super trunfo, eu fiz esse jogo com a tabela periódica a pouco mais de um ano, usei como valores as propriedades periodicas, deu super certo!!
Pra ficar ainda mais interesante usei em cada carta uma curiosidade sobre o elemento!!

Joaquim Fernando Mendes da Silva

to Professores de Química - Extensão Fundação CECIERJ
Oi pessoal,
Vocês estão me rejeitando...sniff, sniff...
Sério, gostaria de (re)lançar aqui duas perguntas:
1. Por que devemos ensinar "tabela periódica" no ensino médio?
2. Para que devemos ensinar "tabela periódica" no ensino médio?

Minha opinião: devemos ensinar porque as propriedades de tudo aquilo
que chamamos de matéria depende das chamadas propriedades periódicas
dos elementos. Assim, estudar a tabela periódica permite a compreensão
desta periodicidade e, consequentemente, a compreensão da Natureza. E
para que ensinamos? Para sermos capazes de, uma vez comprendendo a
Natureza, propormos modificações em materiais existentes e analisarmos
situações novas relacionadas à natureza dos materiais.
O que vocês acham da minha opinião? O que vocês pensam a respeito? O
ensino proporcionado permite atingir estes "por ques" e "para ques"?
Abraços,
Joaquim

On 15 fev, 22:39, Talita Shewry Medeiros Rocha
<talitashe...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> Pra ficar ainda mais interesante usei em cada carta uma curiosidade sobre o elemento!!

joselito almeida

to PROF DE QUIMICA
Olá,
aqui é prof Joselito
Gostaria de obter maiores detalhes da didática para ensinar química, usando meios virtuais, inclusive para ensinar tabela periódica dentre outras
Sobre a tabela periódica eu costumo arrumar a sala em colunas e linhas e cada aluno que cair na posição do referido elemento químico, faz uma pesquisa sobre aquele elem.quím.
Um grande abraço atodos,

elizete moraes martins dasilva

to Professores...@googlegroups.com
Olá  Adilea
Poderia me dar maiores informações sobre este jogo?
Os alunos teriam que formar nove sequências?  essas sequências seriam obedecendo a regra de não pertencerem ao mesmo grupo?
Abraços
Elizete

De: Adilea Lopes Silveira <adile...@gmail.com>
Para: Professores...@googlegroups.com
Enviadas: Sábado, 14 de Fevereiro de 2009 22:18:32
Assunto: [Professores_de_Quimica] Re: sudoku envolvendo elementos químicos

Monteath

to Professores...@googlegroups.com
Holla, Pessoal!!!

Todos bem?

Estratégias pedagógicas e metodologias propostas...........para tabela periódica

Dentro desta discussão, podemos observar que há muitas maneiras de se transmitir o conhecimento sobre o alfabeto dos químicos.
Compreender o alfabeto dos químicos, tem-se a forma de desvendar os muitos materiais encontrados na natureza e materiais artificiais. Mas este é só o primeiro passo no misterioso universo dos químicos.
As letras dos alfabetos se agrupam através de forças que chamamos de ligações, para formarem palavras, que chamamos de moléculas. Segundo Dalton, os átomos (letras) que se juntam podem ser iguais e/ou diferentes para formarem as moléculas. Estas se agrupam em uma forma geométrica para formarem substâncias, que formam materiais, estes dão nomes aos objetos que conhecemos, como uma simples folha de papel do seu caderno.

Então..........
De que são feitos mesmos os nanotubos?
Há!
Mais ainda tem a gasolina, o gás, a aspirina, e uma infinidade de coisas que nos rodeiam todos os dias.
Mas de que são feitas estas coisas?
De substâncias?
E as substâncias, são feitas do que?

Para respondermos estas perguntas, temos que conhecer o alfabeto dos químicos, que formam palavras...............
Mas onde?
Você não conhece? Nunca ouviu falar na Tabela periódica?
Então vou te contar uma história..........
Era uma vez, um pesquisador que chamava Mendeleyev e que teve um sonho.................

Beijinhos de LUXXX

Silvana.+.

Thaiza Montine

to Professores...@googlegroups.com
Oi Mônica.
Você consegue pelo site da própria editora:
"Jogos para o Ensino de Química: teorias, métodos e aplicações."
Autor: Profº Márlon Soares
R$35,00

[]'s
Thaiza Montine

Adilea Lopes Silveira

to Professores...@googlegroups.com
Olha, não fiz necessariamente seguindo à risca os níveis e periodos. Dependendo do adiantamento da turma e do interesse do prof. podem ser feitos os dominós abrangendo toda a tabela periodica. Se quiser pode fazer um para cada tipo de interesse: familias, caracteristicas gerais, só os representativos, só os de transição, só alguns íons ou cátions, enfim pode diversificar à vontade. É só casar uma pedra com um dado e outra com o significado.
Espero que tenha sucesso. Abraços, Adilea

Marcelo Honório

to Professores...@googlegroups.com
Segue em anexo um interessante artigo da Química Nova a Respeito da
Tabela Periódica.

Quem sabe sai aparecam novas idéias para tornar as aulas mais interessantes!!!

Até mais.

Marcelo.

2009/2/16 Monteath <silvana...@gmail.com>:
09021900 - Aspectos históricos da Tabela Periodica - QN v20n1.pdf