Alguém tem propostas para este tema?
no aguardo.
Marcelo.
P.S: Por enquanto eu estou usando uma lista de exercícios de modo a
fazê-los exercitar a consulta a tabela.
Tentem trabalhar como se fosse batalha Naval, o aluno terá que dar as características dos elementos químicos. --- Em seg, 9/2/09, Carlos Rafael S. Linhares <carlosr...@yahoo.com.br> escreveu: |
Nunca assumi uma turma de química por inteiro, sempre foi no “quebra galho”, se caso faça, tenho ideia de colocar cada nome da chamada com os elementos... e quando ocorrer trabalho de grupo, será separado pelo nome do composto químico e os alunos terão q descobrir qual grupo pertence....
Se não engano um tempo atrás esse tópico foi aberto....
E uma das propostas foi à criação de uma tabela comestível....
Professor: EdVan der Wåls
Ciências Biológicas
Msn: costa...@hotmail.com
Não te impressiona saber que o mais anônimo dos átomo tem poder capaz de arrasar cidades?
No entanto repara como se apagam e se escondem como se nada fossem, nada valessem, nada pudessem...
Dom Hélder Câmara
"Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte."
Bom dia queridos professores, tem uma professora do Instituto de Química da UFRJ que já fez um fogo desses e já utiliza em escolas do Rio de Janeiro com ótimos resultados. Esse trabalho foi apresentado na seção de Educação na última reunião anula da Sociedade Brasileira de Química realizado ano passado em Águas de Lindóia. Case seja do interesse de vcs acho que posso conseguir o contato dela.
Um grande abraço.
Aline Fraga.
" É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver" Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.(Paulo Coelho) Se você julga as pessoas não tem tempo de amá-las. (Mark Twain) O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser. (Charles Dubois) Doutoranda Aline G. M. Fraga LASSBio-Fac. de Farmácia- UFRJ (21)2260-9192 R(212 ou 223) --- Em qua, 11/2/09, Luciano <lucci...@gmail.com> escreveu: |
De: Luciano <lucci...@gmail.com> |
Oi pessoal.
Estava lendo o que foi postado neste tópico, e pensei que o ponto mais
interessante está na própria pergunta postada: "Tabela
Periódica...como torná-la atrativa e interessante?". Ora, por que ela
não é atrativa e interessante? Será por que ela é ensinada com o
intuito de uma memorização de propriedades e localização de elementos?
Se o problema está na memorização não contextualizada, que não gera
uma aprendizagem significativa, fazer um jogo ou qualquer outra
atividade mnemônica vai mudar esta situação? O jogo ou qualquer outra
atividade lúdica deve visar uma real aprendizagem do aluno, ou a
satisfazer e mitigar nossas frustações e dar asas a um ativismo que,
no fundo, não muda a relação do aluno com a coisa em estudo? Sou
extremamente a favor de jogos, trabalhos em grupo, experimentação, mas
acho que precisamos discutir os "porquês" e os "para ques", para
depois discutirmos o "como". Aí então eu gostaria de lançar outra
pergunta? Por que e para que (são duas coisas diferentes!) ensinamos
tabela periódica no Ensino Médio?
Abraços,
Joaquim.
On 13 fev, 09:23, Ana Cristina Santiago Cardoso Rizzo
<ana_cristina_ri...@ig.com.br> wrote:
> Olá
> Estou precisando de sugestões de jogos para enriquecer as minhas aulas de
> química.
> Enviem para mim.
> Abraços
> Ana Cristina
>
> 2009/2/11 aline fraga <agmfr...@yahoo.com.br>
>
>
>
> > Bom dia queridos professores, tem uma professora do Instituto de Química da
> > UFRJ que já fez um fogo desses e já utiliza em escolas do Rio de Janeiro com
> > ótimos resultados. Esse trabalho foi apresentado na seção de Educação na
> > última reunião anula da Sociedade Brasileira de Química realizado ano
> > passado em Águas de Lindóia. Case seja do interesse de vcs acho que posso
> > conseguir o contato dela.
> > Um grande abraço.
> > Aline Fraga.
>
> > " É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de
> > nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O
> > importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está
> > nos olhos de quem souber ver"
> > Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.(Paulo Coelho)
> > Se você julga as pessoas não tem tempo de amá-las. (Mark Twain)
> > O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser
> > aquilo que podemos ser. (Charles Dubois)
>
> > Doutoranda Aline G. M. Fraga
> > LASSBio-Fac. de Farmácia- UFRJ
> > (21)2260-9192 R(212 ou 223)
>
> > --- Em *qua, 11/2/09, Luciano <luccial...@gmail.com>* escreveu:
> > ------------------------------
> > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yah...>-
> > Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yah...>-
> > Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yah...>-
> > Esportes >
> > <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yah...>- Ocultar texto entre aspas -
>
> - Mostrar texto entre aspas -
gostaria de receber jogos envolvendo elementos químicos.
Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!
Olá!!!
Sabe esse jogo que o professor Marcelo comentou, o super trunfo, eu fiz esse jogo com a tabela periódica a pouco mais de um ano, usei como valores as propriedades periodicas, deu super certo!!
Pra ficar ainda mais interesante usei em cada carta uma curiosidade sobre o elemento!! --- Em sex, 13/2/09, Ana Cristina Santiago Cardoso Rizzo <ana_crist...@ig.com.br> escreveu: |