aulas Design de Interação

已查看 3 次
跳至第一个未读帖子

Caê Martins

未读,
2011年6月13日 10:28:462011/6/13
收件人 Luciana Manfroi、li...@ligiafascioni.com.br、POS MIDIA
Prezada Professora  Lígia Fascioni e Coordenadaora Luciana Manfroi,

Envio este e-mail após analisar e refletir a aula deste final de semana. Inicio agradecendo a partilha de conhecimento da professora Ligia - realmente uma profissional com caminhada sensacional e que demonstra busca constante de conhecimento. Aliás, a metáfora das prateleiras é verdadeira e condicionante para quem busca sucesso profissional e realização pessoal.

A aula de sexta-feira me agradou bastante. Um passo novo para esta nova prateleira do lado de cá. Nunca estudei design - muito menos o de itneração. É tudo realmente novo. Por isso, a aula de sexta foi uma bela introdução ao tema. Porém, a aula de sábado me deixou insatisfeito. Para mim, o tempo foi desperdiçado. Foram apenas 1h30min de conteúdo. Apenas isso. Ora, pouquíssimo tempo para nos auxiliar nesta nova prateleira. Poderíamos ter aprofundado mais os conceitos discutindo "cases de design de interação" aplicados ao mundo da internet.

Entendo que é muito melhor fazer os trabalhos da pós em sala de aula. Se são em grupo, precisamos fazer em sala mesmo. Porém 4 momentos ou 4 períodos é demais. Nossos encontros são curtos e ali deve ser espaço de conteúdo e construção do conhecimento (como foi na sexta!).

LUCIANA - será que toda disciplina precisamos deste formato de avaliação? É o único? Perdemos o que os professores podem nos transmitir!

Logo, solicito a professora Ligia que repense as próximas aulas. Não podemos ficar com tempo para trabalho na sexta e no sábado novamente. Eu quero aprender sobre design de interação, como ele é aplicado na prática. Como eu irei lidar com esta ferramenta no contexto da comunicação e marketing em mídia digital. O que eu irei analisar no serviço e produto que ofereço ao meu cliente e seu público. O que devo analisar para zelar pela interação do "usuário", para sua satisfação?

Espero que possa colaborar com o formato das próximas aulas e que seja compreendido na minha solicitação. Muito obrigado e até sexta-feira!

Caê Martins

Bárbara Dutra

未读,
2011年6月13日 10:39:112011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Caê Martins、Luciana Manfroi、li...@ligiafascioni.com.br、POS MIDIA
Bom dia a todos...

Concordo com o Cae em ter um equilibrio melhor na distribuição de
conteudo e trabalho em aula. De algumas aulas pra cá os grupos já
estão formados por afinidades, não somente em aula, mas como fora
dela, o que ajuda no encontro e organização para trabalhos fora de
aula. Com isso, poderia facilitar ou até mesmo diminuir os trabalhos
feitos em sala e aplicar mais conteudo principalmente mais exemplos
praticos.

Creio que tudo possa ser negociado para melhoria do andamento do curso
e satisfação de todos.

Obrigada.
Bárbara Dutra

Citando Caê Martins <caesm...@yahoo.com.br>:

Maria Eduarda Klann Baptistoti

未读,
2011年6月13日 10:48:552011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Caê Martins、Luciana Manfroi、li...@ligiafascioni.com.br
Bom dia,

Concordo também com o Caê, pois acredito que precisamos de conteúdo. Assim como ele ressaltou, gostaria de entender mais a relação do design de interação com a comunicação e marketing para midias digitais. Como isso é feito na prática e no dia a dia?? Gostaria de entender o contexto geral.

Obrigada,

Maria Eduarda

Daniella facchinetti freire de oliveira

未读,
2011年6月13日 11:04:282011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、caesm...@yahoo.com.br、man...@edu.estacio.br、li...@ligiafascioni.com.br
Caros,

Eu geralmente não costumo a me manifestar nestes e-mails mas gostaria de fazer algumas considerações:

Concordo que um sábado quase que inteiro de trabalho é cansativo e desperdiça um tempo tão importante de conhecimento com a professora Lígia que por sinal é excelente, porém não concordo que fazer trabalhos fora da sala facilitem, no meu caso por exemplo é muito dificil realizar os trabalhos durante a semana, Acredito que o ideal seria a melhor distribuição do nosso tempo, como foi feito por exemplo na aula do Bruno, onde fizemos o trabalho no sábado na parte da tarde, no meu ponto de vista foi muito mais proveitoso.

beijoos.

Daniella Facchinetti

Date: Mon, 13 Jun 2011 11:48:55 -0300
Subject: Re: aulas Design de Interação
From: duda...@gmail.com
To: pos_midia...@googlegroups.com
CC: caesm...@yahoo.com.br; man...@edu.estacio.br; li...@ligiafascioni.com.br

Caê Martins

未读,
2011年6月13日 11:12:022011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、man...@edu.estacio.br、li...@ligiafascioni.com.br
A consideração da Daniella é um dos pontos para análise: a forma dos trabalhos e o tempo destinado a realizá-los. Precisamos realizar trabalhos a cada disciplina? De que forma podem ser feitas outras avaliações dos alunos? O tempo destinado a trabalho em sala facilita e muito, mas precisa ser dosado para não prejudicar a partilha do conhecimento por parte dos profissionais. Foi o que sentimos com a professora Lígia que tem muito a nos ajudar e foi prejudicado no sábado.

Que bom, a troca de ideis pode colaborar para depurarmos a forma e o processo de andamento da pós e avançarmos (enquanto é tempo) na disciplina com a Ligia - já que logo ela embarca para Berlin!

Caê Martins

De: Daniella facchinetti freire de oliveira <danifa...@hotmail.com>
Para: pos_midia...@googlegroups.com
Cc: caesm...@yahoo.com.br; man...@edu.estacio.br; li...@ligiafascioni.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 13 de Junho de 2011 12:04
Assunto: RE: aulas Design de Interação

[...]

Lígia Fascioni

未读,
2011年6月13日 13:40:252011/6/13
收件人 Bárbara Dutra、pos_midia...@googlegroups.com、Caê Martins、Luciana Manfroi
Olá, todos!

Caro Caê!

Primeiramente, muito obrigada pelo feedback.

Claro que vou tentar repensar o modelo da aula, mas gostaria de colocar alguns pontos para vocês pensarem.

Primeiro, estamos num curso de pós-graduação. Não é como na graduação, que o professor passar tudo mastigadinho e o aluno faz uma prova para mostrar que aprendeu. Aqui, pressupõe-se que o aluno já é um profissional e está em busca de atualização. Não faz sentido eu ficar falando 3 ou 4 horas inteiras e vocês não terem noção de como usar isso na prática.

O trabalho em grupo não tem como único objetivo a prova (por isso, deixem a Luciana de fora...eheheh).

Foi uma escolha minha, pois a ideia é vocês sentirem a dificuldade na prática e buscarem mais informações, conhecimentos e "prateleiras novas". Por esse motivo, durante todo o tempo em que vocês estão trabalhando e pesquisando, estou lá, inteiramente à disposição dos grupos, para tirar dúvidas, mostrar caminhos, enfim, ajudá-los a assimilar esses novos conhecimentos. É claro que esse tipo de processo de aprendizado exige certa maturidade profissional, onde o conhecimento não vem empacotado em forma de palestras, prontinho.

Posso realmente ficar falando mais tempo, mas, na minha opinião, vocês perderiam muito. Já dei os cutucões iniciais e mostrei as referências básicas. Tudo o que eu disser daqui pra frente, principalmente os cases que você pediu, vocês podem obter sozinhos, com a ajuda do Tio Google. Realmente seria uma perda de tempo vocês deixarem de buscar o conhecimento sozinhos, colocando-os em prática, e ficarem me ouvindo mostrar exemplos que estão disponíveis para todos.

Penso que o que irá fazer diferença mesmo no aprendizado é colocar essas informações na prática, ou seja, botar a mão na massa mesmo.

Se vocês não estão aproveitando bem o tempo, convém repensar como está o nível de maturidade profissional. Só funciona com alguém bem pertinho pedindo cada detalhe, ou lançado um desafio, vocês usam bem os recursos que dispõem (inclusive a ajuda dos professores, que estão à disposição) para fazer a coisa funcionar?

Tenho receio que vocês saiam do curso com todos os conceitos e exemplos arrumadinhos na cabeça, mas não tenham a menor ideia de como colocá-lo em prática. É esse o desafio que estou compartilhando com vocês e me colocando à disposição para ajudar.

Será que o desafio que apresentei a vocês está difícil demais, ou fácil demais? Será que vocês têm tanto tempo assim para se encontrarem fora da sala de aula?

Penso que entendi o questionamento de vocês e certamente vou buscar mais exemplos para apresentar. Mas estou esperando apresentações nada menos que espetaculares, a julgar pela dispensa do tempo que vocês estão tendo para trabalhar em aula... na minha opinião, o maior aprendizado viria justamente com esse trabalho, quando surgiriam dúvidas e vocês teriam que ir atrás de mais informações (até para compartilhar com os colegas em aula).

Cuidado - será que vocês não estão na zona de conforto como profissionais? Não estariam esperando o conhecimento cair no colo sem que se faça nenhum esforço para buscá-lo?

Gente, gostei muito do feedback, vou reavaliar minha maneira de dar aula, mas gostaria também de continuar a conversa (inclusive com a participação de todos).

A internet é uma ferramenta maravilhosa que nos permite essa interação, vamos aproveitar!!

Abraços e sucesso!!

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br
(48) 3333-2888 | 8402-6202

@LIGIAFASCIONI

Caê Martins

未读,
2011年6月13日 15:09:102011/6/13
收件人 Lígia Fascioni、pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi

Lígia,

O feedback dado foi pela tua liberdade em nos ouvir e tem como objetivo encontrarmos meios para aprimoar o processo de ensino - aprendizado. Quanto a Luciana participar deste processo é pelo fato de ser nossa coordenadora e esta questão dos - trabalhos da pós - abordarem outras disciplinas. Esta é a minha terceira especialização, a segunda com foco em mercado. A primeira foi acadêmica e sei diferenciar o objetivo do curso pelo modelo que vivemos agora.

Ponto 01 - realmente o trabalho não tem como foco medir conhecimento. Até pelas análises deste conhecimento construído é sempre relativo e não traduzido num único trabalho. Temos pouquíssimo tempo fora de sala para os trabalhos, mas não vejo necessidade de ficarmos tanto tempo em cima deles se estamos com POUQUISSIMA BAGAGEM sobre o tema de aula.

Ponto 02 - Cases: partilhei a ideia pela experiência que tive numa outra especialização em Comunicação Empresarial. Lá tive aula com a Dr Margarida Kunsch - sumidade em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Aula mista: momentos de exposição do tema de aula, conceitos e reflexões; intervenções alunos e professor; cases (os cases eram divididos em grupos, cada grupo tinha 30 - 40 minutos de estudo assessorado pelo professor para tirar dúvidas - ela rodava cada grupo, sentava e debatia - em seguida os grupos apresentavam análises para debate do grande grupo).

Os CASES nos ajudam a compreender como os conceitos são colocados em prática. Não vejo que isto seja zona de conforto para construção do conhecimento.  Exige pesquisa do professor, eu sei. Exige preparar aula e a descoberta do modelo pedagógico a ser aplicado, eu sei.

Ponto 03 - Tio Google: se eu ficar no google que tira dúvidas do cotidiano e me apresenta um universo de pesquisa, eu fico em casa e faço curso a distância. Irei pagar mensalidades para ficar no google?Temos um patrimônio muito maior que o tio google que é a sua experiência. Ora, podemos buscar exemplos na internet, mas quem pode nos ajudar na interpretação senão um profissional que pesquisa o assunto?

Ponto 04 - a busca de atualização mostra que não estamos numa "zona de conforto". Quem sairia de casa na sexta e sábado para brincar na Estácio de Sá e ainda pagar mensalidades? Não estamos nesta "zona de conforto" e desejamos aprender. Uma turma que agrega diferentes profissionais em busca de conteúdo, aprendizado, discussão.

Ponto 05 - os trabalhos espetaculares: sei que você espera uma super apresentação. Tomara que ela seja melhor do que seriam os artigos dispensados para não te decepcionar. Porém, será que eles serão consistentes com apenas os conceitos apresentados sem mostrar como aplicá-los? Gosto da ideia da mão na massa, o aprender fazendo (funciona muito bem! Vivi este método durante 11 anos). Porém, defendo o aprender fazendo após a base inicial sólida.

Vamos aprimorar! Hoje é segunda e podemos encontrar novos rumos para nossa aula de sexta e sábado!

Obrigado!!!!
 =)

Caê Martins

Felipe Pawlusyk Gondin

未读,
2011年6月13日 15:17:582011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Lígia Fascioni、Luciana Manfroi
Tô impressionado!
Galera construindo ''prateleiras'' pedagógicas.

Vamo que vamo!!

Felipe
--
Felipe Pawlusyk Gondin

felipe...@gmail.com
(48) 8429 7779

Caê Martins

未读,
2011年6月13日 15:19:292011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi
Luciana, qual a sua opinião sobre estes e-mails? Aguardo a sua manifestação e providências. Caso contrário, vou procurar direto a direção da Estácio de Sá. Não dá...mais uma disciplina que causa desgosto da turma (mesmo que ainda faltem manifestações).

Caê Martins

De: Lígia Fascioni <li...@ligiafascioni.com.br>
Para: Bárbara Dutra <con...@barbaradutra.com.br>
Cc: pos_midia...@googlegroups.com; Caê Martins <caesm...@yahoo.com.br>; Luciana Manfroi <man...@edu.estacio.br>
Enviadas: Segunda-feira, 13 de Junho de 2011 14:40

Bárbara Dutra

未读,
2011年6月13日 15:28:202011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Felipe Pawlusyk Gondin、Lígia Fascioni、Luciana Manfroi
Acho que as discussões estão sendo válidas não somente para esta
disciplina e sim para as que virão.

Volta a dizer, a Dani creio que disse a mesma coisa também, a
distribuição de trabalhos e conteudos poderia ser melhor trabalhada
dando um equilibrio entre ambos e tempo para teoria e prática.

Quando se tem interesse tudo é negociado, acho que se todos entrarmos
num acordo do funcionamento das coisas, o esquema flui de maneira
agradável para professor e aluno.

=)

bjo bjo
bárbara

Citando Felipe Pawlusyk Gondin <felipe...@gmail.com>:

> [...]

Lígia Fascioni

未读,
2011年6月13日 15:59:112011/6/13
收件人 Caê Martins、pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi
Oi, pessoas interativas!

Não sei vocês, mas estou gostando muito dessa "lavação de roupa" aqui na internet, pois, se isso não é interação, não sei mais o que pode ser.

Para melhorar a experiência de vocês no próximo encontro (lembrem que melhorar a experiência do usuário é o principal objetivo do design de interação), gostaria de lhes pedir um favor.

Todos já devem ter a apostila. Gostaria que estudassem cuidadosamente os assuntos apresentados lá, bem como as referências. E me mandassem feedbacks sobre as seguintes questões:

1. Dos assuntos que já foram apresentados, quais vocês consideram que foram apresentados apenas superficialmente? O que exatamente gostariam que eu tivesse aprofundado mais (sem considerar o trabalho prático)? O que não ficou bem claro e entendido? É que a usabilidade e a pesquisa etnográfica são a base fundamental de qualquer trabalho de design de interação - tentei mostrar como isso é realmente relevante e até anexei material para estudo - não sei se ficou evidente essa importância; por isso queria que vocês tivessem feito algo prático a respeito. Mas se não for o caso, de que maneira poderíamos aprofundar isso? Vocês gostariam de vídeos com exemplos desse tipo de pesquisa ou cases sobre o que já foi feito a esse respeito?

2. Dos assuntos que ainda serão apresentados: prototipagem e avaliação; o que exatamente vocês gostariam de ver com mais profundidade? Exemplos de protótipos e de avaliação? Eu tinha selecionado alguns vídeos, mas acho meio chatinho ficar vendo o que os outros já fizeram. De qualquer maneira, posso conseguir mais cases e mais vídeos, a não ser que vocês tenham alguma ideia adicional respeito (puxa, acho que não tem nada tão revelador de experiências para o design de interação como construir seu próprio protótipo; agora temo que vocês terão que fazer isso no horário do almoço...eheh).

3. Devido à carga horária e à maneira como eu tinha estruturado o curso, cada aula trata de um tema fundamental para o design de interação. Como eu disse na primeira aula, está aí o esqueleto básico do conhecimento necessário a qualquer projeto. Mesmo assim, agora que teremos mais tempo, podemos explorar outros aspectos relacionados ao tema (ex: design de serviços, design thinking, etc). O que mais vocês gostariam que fosse apresentado? Por favor, sugiram temas que vocês gostariam de conhecer mais a respeito.

Fico no aguardo do feedback de vocês para atender às expectativas; pesquisa é fundamental para conhecer o que o cliente quer... :)

Caê Martins

未读,
2011年6月13日 16:15:502011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi、li...@ligiafascioni.com.br

Show!!!

Vou reler o material e listar algumas dúvidas - até aquelas que conversamos durante o trabalho, lembra? e olha que fomos último grupo a sair da salta - listarei também as curiosidades e dificuldades (lembrando que é meu primeiro contato com estudo de design).

PRIMEIRO PONTO: podes nos ajudar nesta relação design de interação x internet (aqui como sites corporativos e redes sociais)? Como potencializar? O que ainda está primário: como o clique para telefone no site de busca que você mostrou!

Ligia, muito obrigado! A tua liberdade em nos ler é o único caminho para aprofundarmos a relação PROFESSOR - ALUNO (ou cliente). Não como "lavação de roupa", mas exposição de anseios. E é interação também é diálogo. O diálogo nos permite erguer prateleiras mais consistentes que apenas a leitura, claro!

Valeu! E vamos quebrar os preconceitos dos cases? Acredito que podemos encerrar esta disciplina com as expectativas superadas, afinal a propaganda foi grande, viu?

Ah! Na sexta ou sábado quero tirar umas dúvidas sobre tuas pesquisas em imagem corporativa, pode ser?

Boa semana!!!!

Caê Martins

Bárbara Dutra

未读,
2011年6月13日 16:23:182011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Lígia Fascioni、Caê Martins、pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi
Lígia...

Ótimo... eu sou suspeita pra falar do teu trabalho e aula né =D
Mas agradeço por retribuir os feedback, afinal estamos todos em busca
de aprendizado e tudo para que cada aula seja melhor explorada.

Espero conseguir ler tudo para ter bastante pergunta... hahaha

Bjo bjo
Bárbara

Citando Lígia Fascioni <li...@ligiafascioni.com.br>:

Lígia Fascioni

未读,
2011年6月13日 16:25:062011/6/13
收件人 Caê Martins、pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi
Oi, Cauê!

Que bom que estamos chegando a um bom termo. Assim todo mundo sai ganhando.

Vou organizar uma apresentação sobre design de interação e internet sim e até poderia trazer material para a leitura e debate. O que acontece é que a maior parte está em inglês. Como está o inglês de vocês? Rola ou é melhor se concentrar apenas nos exemplos que temos aqui no Brasil?

Sobre a questão da imagem corporativa, claro que podem perguntar o que quiserem, afinal, ao contrário de design de interação, esse é, de fato, meu core business! Adoro falar a respeito desse assunto...

Gente, só tem que dar uma corrida nas sugestões (desculpem a pressão, mas o tempo é curto). É muito material para selecionar e se vocês me mandarem tudo na véspera da aula, não vou conseguir fazer muita coisa.

Abraços e sucesso!!

Lígia Fascioni  |  www.ligiafascioni.com.br
(48) 3333-2888 | 8402-6202

@LIGIAFASCIONI

gisiela klein

未读,
2011年6月13日 18:22:442011/6/13
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、caesm...@yahoo.com.br、man...@edu.estacio.br
Lígia, antes de mais nada, parabéns pela forma com que você conduziu o problema/conflito/lavação de roupa/interação. Creio que todos saímos ganhando.
Vamos estabelecer um prazo para enviarmos nossas dúvidas/sugestões?
Qual o seu deadline?

Obrigada,
Gisiela Klein

Subject: Re: Pesquisa
From: li...@ligiafascioni.com.br
Date: Mon, 13 Jun 2011 17:25:06 -0300
CC: pos_midia...@googlegroups.com; man...@edu.estacio.br
To: caesm...@yahoo.com.br

Maria Eduarda Klann Baptistoti

未读,
2011年6月14日 12:55:012011/6/14
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Caê Martins、Luciana Manfroi
Prezada Lígia,

Gostaria muito de obter esse material de design de interação e internet, se possível. Agradeço a atenção aos questionamentos.

Obrigada,

Maria Eduarda

Bárbara Dutra

未读,
2011年6月14日 12:56:462011/6/14
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、Maria Eduarda Klann Baptistoti、Caê Martins、Luciana Manfroi
Dudinha do meu core...

Eu passei pro Cae um link que fala algo sobre web 2.0 e DI.
Dá uma olhadinha...

http://www.usabilidoido.com.br/design_participativo_no_design_de_interacao_e_na_web_20.html

Bjo bjo
bah

Citando Maria Eduarda Klann Baptistoti <duda...@gmail.com>:

> [...]

Bárbara Dutra

未读,
2011年6月15日 08:01:502011/6/15
收件人 Lígia Fascioni、pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi
Lígia,

Eu fiz um levantamento de algumas coisas que poderia ser interessante abordar:

1)Em um projeto de DI, um sitema web ou produto interativo, como
aplicar metodos de usabilidade, como testar a usabilidade? Tem algum
exemplo de aplicação de usabilidade?

2)A arquitetura de informação num projeto interativo de web, tem
relevância? Faz parte do processo? Poderia ser considerado um meio de
usabilidade no projeto? Ou a AI seria isolado? Que importancia tem AI
num projeto web?

3) Na pesquisa etnográfica, como saber qual estudo é ideal para um projeto?

4) Existe alguma metodologia de projeto de DI? Se sim, poderia dar um
exemplo ou citar uma referencia?

5) Técnicas de prototipação, poderia falar de umas que são bem usadas
como o card sorting? Como aplicar, quando e como analisar o resultado
da aplicação da técnica usada? Existe tecnicas proprias para tipos de
projetos de DI especificos? Como uma tecnica propria para projeto de
web, como um sistema?

6) O que seria um design centrado no usuário? como analisar a
experiencia do usuário? Existe algum metodo para se fazer design
centrado no usuário?

7) Poderias falar um pouco sobre os cases do Felipe Memória que
trabalha com design centrado no usuario e DI? Como o da globo.com e o
da BBC?

8) Design participativo, o que seria? Que tipo de ligação poderia ter
com a web 2.0 e 3.0?

9) Design de serviço ou design to business, o que é e que tipo de
valor ele grega ao produto? seria só um meio de especificar algumas
areas do design?

Essas são algumas coisas que observei e que gostaria que, se der
tempo, fossem comentadas ou passadas referencias para leitura.

Creio que talvez algumas dessas duvidas possam ser de mais alguem. Mas
de qqr forma está aí.

Bjo Bjo
Bárbara

Citando Lígia Fascioni <li...@ligiafascioni.com.br>:

> Oi, pessoas interativas!

Lígia Fascioni

未读,
2011年6月15日 09:04:142011/6/15
收件人 Bárbara Dutra、pos_midia...@googlegroups.com、Luciana Manfroi
Oi, Bárbara!

Vejo que você fez bem a lição de casa, obrigada!

Nossa, mas assim a gente vai precisar de mais umas 60 horas de curso...ehehehe

Vou tentar abordar alguns desses temas. Também selecionei alguns sites para analisarmos juntos a usabilidade (são 6 sites), duas palestras do TED sobre interfaces de interação do futuro (tendências) e mais um texto sobre a conveniência ou não do uso de antropoformismo no DI. É bastante coisa mesmo, não vai dar tempo de abordar tudo, mas vou selecionar mais algumas coisas e veremos o que conseguimos fazer. Pelo menos a bibliografia para cada tema que não pôde ser explorado por falta de tempo eu posso indicar, claro.

Obrigada e até sexta!!

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br
(48) 3333-2888 | 8402-6202

@LIGIAFASCIONI

caesm...@yahoo.com.br

未读,
2011年6月15日 10:02:142011/6/15
收件人 con...@barbaradutra.com.br、pos_midia...@googlegroups.com、pos_midia...@googlegroups.com、man...@edu.estacio.br
Ligia

ainda hoje envio minhas sugestões. A Barbara roubou a lista? Hehehe

caê
Enviado de meu telefone Nokia
From: li...@ligiafascioni.com.br
Date: Wed, 15 Jun 2011 15:10:17 -0300

gisiela klein

未读,
2011年6月15日 23:23:162011/6/15
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、caesm...@yahoo.com.br、man...@edu.estacio.br、li...@ligiafascioni.com.br

Lígia, pensei em extrapolar as teorias do Design de Interação para o texto jornalístico e gostaria de saber sua opinião à respeito. Me corrija, por favor, se eu estiver falando/escrevendo uma grande besteira:

1)      no jornalismo, seguimos um roteiro para escrever uma notícia. É como se fosse uma fórmula: o lead deve responder as perguntas O quê? Onde? Quando? Por quê? Quem? Como?

Há variações dessa “fórmula” para textos televisivos, radiofônicos, impresso e online.

Eu posso dizer que há um “design de interação” do texto para cada mídia?

Eu poderia aplicar os conceitos de modelos mentais para leitura e apreendizagem para definir o melhor “design” de texto para cada mídia?

Abraços,

Gi

From: li...@ligiafascioni.com.br
Date: Wed, 15 Jun 2011 15:10:17 -0300
CC: pos_midia...@googlegroups.com; man...@edu.estacio.br
To: caesm...@yahoo.com.br

Lígia Fascioni

未读,
2011年6月16日 06:50:132011/6/16
收件人 gisiela klein、pos_midia...@googlegroups.com、caesm...@yahoo.com.br、man...@edu.estacio.br
Oi, Gi!

Puxa, não tinha pensado nisso sob essa ótica, mas faz todo o sentido. É justamente esse tipo de extrapolação que eu gostaria que vocês fizessem, parabéns! Podemos amadurecer mais a ideia na sala de aula, se quiser.

Aliás, queria aproveitar a ocasião e pedir para todo mundo chegar no horário na sexta (sei que para alguns é difícil), pois vamos discutir a experiência que tivemos juntos nessa disciplina no âmbito do design da interação e vocês vão ver como todas as coisas se encaixam, inclusive, extrapolando para a vida profissional de vocês. Penso que será útil tanto para vocês como também para o curso em si (se a Luciana querida pudesse estar presente, seria ótimo...).

Abraços a todos :)

Lígia Fascioni  |  www.ligiafascioni.com.br
(48) 3333-2888 | 8402-6202

@LIGIAFASCIONI

Felipe Pawlusyk Gondin

未读,
2011年6月16日 07:17:252011/6/16
收件人 pos_midia...@googlegroups.com、gisiela klein、caesm...@yahoo.com.br、man...@edu.estacio.br
essa discussao toda está sensacional. Uma pena nao poder estar aí para
ver o desfecho de tudo. Abraco pra todos

Em 16/06/11, Lígia Fascioni<li...@ligiafascioni.com.br> escreveu:

Luciana Manfroi

未读,
2011年6月17日 15:54:542011/6/17
收件人 Pos Midias Digitais Googlegroups

Pessoal, aula hoje na sala 1406.

Conforme a Lígia solicitou, procurem chegar as 19h.

Caê Martins

未读,
2011年6月17日 16:09:482011/6/17
收件人 pos_midia...@googlegroups.com
Estarei lá...firme e forte!

Caê Martins

Marcelo R. Berwanger

未读,
2011年6月17日 16:10:432011/6/17
收件人 pos_midia...@googlegroups.com
Infelizmente ainda estou em Tubarão e não conseguirei estar presente na aula.

gisiela klein

未读,
2011年6月17日 16:42:142011/6/17
收件人 pos_midia...@googlegroups.com
Estarei lá atrasada, como sempre, por culpa da RBS.
Mas, antes tarde do que nunca.

Gi

From: marcelo....@gmail.com
Subject: Re: Aula sala 1406.