[PatoLivre] [Projeto de corrida para cegos]

Moisés Meirelles

to PatoLivre
Pessoal, usaremos essa thread para conversar e jogar os links referente ao projeto da Paula para desenvolvimento de um dispositivo para guiar cegos em corridas.

O projeto consiste em utilizar hardware (raspberryPi) e a biblioteca openCV com Python para que o dispositivo consiga fazer o rastreamento de linhas (marcações da pista de corrida), como no exemplo do video abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=8h9vU1pnNZA

Podem contribuir aqui com links ou qualquer assunto pertinente ao projeto :D

Moisés Meirelles |
Front-End Developer & Python Developer
Github:      mshmeirelles
Twitter:      @mshmeirelles
Celular:     (46) 9923 1319

Moisés Meirelles

to PatoLivre
Segue o link do modelo de um robô implementado, que usaremos de modelo:

http://www.instructables.com/id/The-RROP-RaspRobot-OpenCV-Project/

Moisés Meirelles |
Front-End Developer & Python Developer
Github:      mshmeirelles
Twitter:      @mshmeirelles
Celular:     (46) 9923 1319

Gean Michel Ceretta

to Pato Livre
Sobre utilizar o campo magnético para localização:

Não seria apropriado para o projeto da Paula, uma vez que se aplica apenas a espaços internos (interior de construções)

Isto ocorre porque em ambientes internos a estrutura metálica das construções gera deformações no campo magnético terrestre das imediações.

Para ambientes abertos como a pista de corrida, não teríamos construções próximas o suficiente para tornar estas mudanças do campo magnético perceptíveis.

Outro problema é que objetos metálicos em movimento (automóveis e elevadores, por exemplo), confundem o sistema.

Porém fica a dica para algum projeto futuro, onde em parceria com um mercado por exemplo, (ou o shopping aqui da cidade), poderiam ser mapeadas as sessões facilitando às pessoas encontrarem o que elas precisam. Já existem empresas trabalhando com mapeamento de lojas de departamentos e shopping center's, por exemplo.

Seguem alguns links:

https://en.wikipedia.org/wiki/Magnetic_positioning
https://www.indooratlas.com

Alexandre Casemonstro

to pato...@googlegroups.com
Pessoal o link que estou seguindo para Compilação do Phyton no Rasp.

Obrigado por hoje!!!! Foi bem massa a reunião!

[ ]`s
Alexandre Ferreira
Ceo Casemonstro
www.casemonstro.com.br
alex...@casemonstro.com.br
F: Casemonstro
Skype: Sandman.Gor
Cel: 55 (46) 99823416
tel. (11) 2500-2906

Ch. Setor Difusão Popularização Novas Tecnologias - Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação,

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "PatoLivre" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para patolivre+...@googlegroups.com.

Gean Michel Ceretta

to Pato Livre
As bibliotecas do OpenCV compiladas não server galera?

Pouparia algumas horas.

Funcho (André Mello)

to Pato Livre
Como disse pro povo... nunca brinquei com isso, não sei nem por onde começar (não sei como ligar ela, não sei o momento de colocar o SD, nada).
Entendi que o tutorial era pra iniciantes, hehe.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PatoLivre" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para patolivre+...@googlegroups.com.

Funcho (André Mello)

to Pato Livre
Bom... coloquei o SD formatado, liguei no USB do note (é isso mesmo?) e pluguei o HDMI... mas não dá vídeo na minha televisão.

Funcho (André Mello)

to Pato Livre
OK, abri o site do Raspberry e to lendo a seção Noobs ahahuahuahuhauha

Dyego Cantu

to pato...@googlegroups.com
Opa,

Tentando ajudar. Passos para instalar a distro Raspbian via Unix-like:

1- Baixar a imagem:
$ wget http://director.downloads.raspberrypi.org/raspbian/images/raspbian-2016-09-28/2016-09-23-raspbian-jessie.zip

2- Descompactar a imagem:
$ unzip 2016-09-23-raspbian-jessie.zip

3- Inserir o cartão SD na sua máquina (e não na RPi) e identificar o ponto de montagem do dispositivo.
Por ex. no Fedora pode-se usar o comando 'lsblk':
$ lsblk
mmcblk0
└─ mmcblk1

4- Desmontar as partições do cartão SD montadas.
Por ex.:
$ umount /dev/mmcblk1

5- Gravar a imagem no cartão SD:
$ sudo dd bs=4M if=2016-09-23-raspbian-jessie.img of=/dev/mmcblk0; sudo sync

6- Após gravar a imagem no cartão SD, inseri-lo na Raspberry Pi, conectar o cabo de rede ethernet, cabo HDMI ou RCA (plug amarelo) para o monitor e ligar a placa via cabo USB ou fonte 5V.

OBS: se não tiver monitor HDMI ou RCA é possível conectar via SSH se descobrir o IP.
Usuário: pi
Senha: raspberry

#qualquerCoisaTamoAe

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PatoLivre" dos Grupos do Google.

Alexandre Casemonstro

to pato...@googlegroups.com
Tem que instalar o SO nele, ai sim ele funciona.

Em si, para baixar e instalar o SO no SD, https://www.raspberrypi.org/downloads/noobs/

Isso em seu Pc normal. depois coloca no Rasp e ai sobe o SO.

[...]

Gean Michel Ceretta

to Pato Livre
Vou tentar seguir o tutorial na íntegra, exceto na parte onde compila o OpenCV, irei utilizar as bibliotecas prontas que enviei no link anterior: 6.24 MB libopencv_2.4.11.deb.zip

Isto pouparia as 9h30 de compilação.

Se der certo eu aviso vocês ;-)

Alexandre Casemonstro

Gean Michel Ceretta

to Pato Livre
As libs já compiladas do OpenCV funcionaram, porém no passo 11, os comandos executados dentro do virtualenv cv não deram certo, porém executando fora do virtualenv, funcionaram, segue a captura de tela:

Mesmo não funcionando no virtualenv, vou manter esta versão como está e amanhã tentarei executar os scripts do instructtables (o tutorial de instalação do OpenCV foi concluído)

Alexandre Casemonstro

to pato...@googlegroups.com
Eu aqui estou rodando a compilação, estou no passo que leva 9h30. amanha cedo isso esta concluído. Ai testo os scrptis.

Até as 9 d amanha devo ter concluído essa parte.

Em 5 de out de 2016, à(s) 01:50, Gean Michel Ceretta <geanc...@gmail.com> escreveu:

[...]

<Captura de Tela 2016-10-05 às 01.46.02.png>

Gean Michel Ceretta

to Pato Livre
Imagem cortada, dá para perceber que ficou menos ‘pesado’ o processamento :-D

Alexandre Casemonstro

to pato...@googlegroups.com
muito bom!!

eu aqui ainda estou no processo dos passos, partindo de uma disto wheezy, estou no passo 7.

> Em 5 de out de 2016, à(s) 20:30, Gean Michel Ceretta <geanc...@gmail.com> escreveu:
>
> <Captura de Tela 2016-10-05 às 20.28.03.png>

Alexandre Casemonstro

to pato...@googlegroups.com
Galera estou realizando o processo 7 do tutorial. ( http://www.pyimagesearch.com/2015/02/23/install-opencv-and-python-on-your-raspberry-pi-2-and-b/

porem estou lendo isso no ssh após o comando:

sudo pip install virtualenv virtualenvwrapper

Ai dá diversas linha OK e depois isso:

Requirement already satisfied (use --upgrade to upgrade): six>=1.9.0 in /usr/local/lib/python2.7/dist-packages (from stevedore->virtualenvwrapper)
/usr/local/lib/python2.7/dist-packages/pip/_vendor/requests/packages/urllib3/util/ssl_.py:318: SNIMissingWarning: An HTTPS request has been made, but the SNI (Subject Name Indication) extension to TLS is not available on this platform. This may cause the server to present an incorrect TLS certificate, which can cause validation failures. You can upgrade to a newer version of Python to solve this. For more information, see https://urllib3.readthedocs.org/en/latest/security.html#snimissingwarning.
  SNIMissingWarning
/usr/local/lib/python2.7/dist-packages/pip/_vendor/requests/packages/urllib3/util/ssl_.py:122: InsecurePlatformWarning: A true SSLContext object is not available. This prevents urllib3 from configuring SSL appropriately and may cause certain SSL connections to fail. You can upgrade to a newer version of Python to solve this. For more information, see https://urllib3.readthedocs.org/en/latest/security.html#insecureplatformwarning.
  InsecurePlatformWarning

Logo após dar o 1 comando  da opção 7. Isso aparece depois de diversas linhas de sucesso.

[...]

Gean Michel Ceretta

to Pato Livre
Aparentemente ele está apenas avisando que a conexão por onde você está baixando os pacotes não é segura.

É só um aviso de segurança imagino, não deve impactar em nada :-P

Gean Michel Ceretta

to pato...@googlegroups.com
Olá

Pedi o código deste projeto e o autor me enviou:

Hello Gean Michel Ceretta best regards from Ecuador, the requested information is in the following link:
thanks for visiting my channel
do not forget to me like the video and share with your friends

Márcio José Baldo

to pato...@googlegroups.com
Massa!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PatoLivre" dos Grupos do Google.

Matheus Mohr

to pato...@googlegroups.com
Basicamente tá pronto :B agora só precisa interpretar as curvas e tomar as decisões.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PatoLivre" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para patolivre+...@googlegroups.com.
Matheus Dal Piva de Lima Mohr
___________________________
Desenvolvedor
Softfocus. Projetos para Crescer.
Cel.: 55 (46) 8821-7676
matheu...@softfocus.com.br
www.softfocus.com.br

Alexandre Casemonstro

Funcho (André Mello)

to pato...@googlegroups.com
Bem interessante mesmo. Mas ele cita os requisitos mínimos:
  • An i3 or better processor. The faster the better, especially at high video resolutions.
  • 2 GB or more RAM.
Tava vendo a placa Odroid C2 que tem 2GB de Ram (custa 40 doletas)... funciona nela?

Jean Will

to pato...@googlegroups.com
Viu, só uma sugestão.

E se no lugar da webcam usar a camera do raspberry? (essa: http://www.filipeflop.com/pd-13ecc0-camera-raspberry-pi-v2-8mp.html)