Modelo de avaliação de professores

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Joao P Freitas

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Feb 8, 2009, 5:21:20 PM2/8/09
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-modelo de avaliação de professores





Aqui fica em traços gerais o modelo de avaliação de professores que o ME
quer impor. Reenviem a todos os cidadãos que conheçam para que possam
verificar se os professores querem de facto ser diferentes dos outros, ou o
Governo é que quer fazê-los diferentes dos outros.
Pede-se a quem tenha modelos de avaliação outras profissões os compare com
esta e depois comente.

(Reenviem para que todos os não professores saibam como é a nossa avaliação)




MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PROFESSORES AVALIADORES Presidente do
Conselho Executivo
Avalia:
- Assiduidade
- Grau de cumprimento do serviço distribuído
- Progresso dos resultados escolares dos alunos e redução das taxas de
abandono tendo em conta o contexto socio-educativo
- Participação nas actividades da escola
- Acções de formação realizadas
- Exercício de outros cargos de natureza pedagógica
- Dinamização de projectos de investigação
- Apreciação dos encarregados de educação, desde que haja concordância do
docente e nos termos a definir no regulamento da escola Coordenador do
Departamento Curricular:
Avalia a qualidade científico-pedagógica do docente com base nos seguintes
parâmetros
- Preparação e organização das actividades lectivas
- Realização das actividades lectivas
- Relação Pedagógica com os alunos
- Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos FASES DA AVALIAÇÃO 1.ª
fase Objectivos e indicadores
- O Conselho Pedagógico da escola define os seus objectivos quanto ao
progresso dos resultados escolares e redução das taxas de abandono, que são
elementos de referência para a avaliação dos docentes.
- O Conselho Pedagógico da escola elabora os instrumentos de registo de
informação e indicadores de medida que considere relevantes para a avaliação
de desempenho.
2.ª fase
Objectivos individuais
- No início de cada ciclo de avaliação de dois anos, o professor avaliado
fixa os seus objectivos individuais, por acordo com os avaliadores, tendo
por referência os seguintes itens:
- Melhoria dos resultados escolares dos alunos
- Redução do abandono escolar
- Prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com
dificuldade de aprendizagem
- Participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão
da escola
- Relação com a comunidade;
- Formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de
desenvolvimento profissional do docente.
- Participação e dinamização de projectos
Nota: Na falta de acordo quanto aos objectivos prevalece a posição dos
avaliadores 3.ª fase Aulas observadas
- O coordenador de departamento curricular observa, pelo menos, três aulas
do docente avaliado em cada ano escolar.
- O avaliado tem de entregar um plano de cada aula e um portfólio ou dossiê
com as actividades desenvolvidas 4.ª fase Auto-avaliação
- O professor avaliado preenche uma ficha de auto-avaliação, onde explicita
o seu contributo para o cumprimento dos objectivos individuais fixados, em
particular os relativos à melhoria das notas dos alunos
- Os professores têm de responder nas fichas de auto-avaliação a 13 questões
(pré-escolar) e 14 questões (restantes ciclos de ensino) 5.ª fase Fichas de
Avaliação
- O presidente do conselho executivo e o coordenador do departamento
curricular preenchem fichas próprias definidas pelo Ministério da Educação,
nas quais são ponderados os parâmetros classificativos.
- Os avaliadores têm de preencher uma ficha com 20 itens cada, por cada
professor avaliado
- O coordenador do departamento curricular preenche uma ficha com 20 itens,
por cada professor avaliado
- O presidente do conselho executivo tem de preencher uma ficha com 20
itens, por cada professor avaliado
- As pontuações de cada ficha são expressas numa escala de 1 a 10.
6.ª fase
Aplicação das quotas máximas
- Em cada escola há uma comissão de coordenação da avaliação de desempenho
formada pelo presidente do Conselho Pedagógico e quatro professores
titulares do mesmo órgão, ao qual cabe validar as propostas de avaliação de
Excelente e Muito Bom, aplicando as quotas máximas disponíveis.
7.ª fase
Entrevista individual
- Os avaliadores dão conhecimento ao avaliado da sua proposta de avaliação,
a qual é apreciada de forma conjunta.
8.ª fase
Reunião Conjunta dos Avaliadores
- Os avaliadores reúnem-se para atribuição da avaliação final após análise
conjunta dos factores considerados para a avaliação e auto-avaliação.
Seguidamente é dado conhecimento ao avaliado da sua avaliação.
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
- Excelente, de 9 a 10 valores
- Muito Bom, de 8 a 8,9
- Bom, de 6,5 a 7,9
- Regular, de 5 a 6,4
- Insuficiente, de 1 a 4,9
EFEITOS DAS CLASSIFICAÇÕES
- Excelente durante dois períodos seguidos de avaliação reduz em quatro anos
tempo de serviço para ser professor titular
- Excelente e Muito bom reduz em três anos tempo de serviço para ser
professor titular
- Dois Muito bom reduz em dois anos tempo de serviço para ser professor
titular
- Bom não altera a normal progressão na carreira
- Regular ou Insuficiente implica a não contagem do período para progressão
na carreira
- Dois Insuficiente seguidos ou três intercalados implica afastamento da
docência e reclassificação profissional.

(in Jornal 24 horas, acessível a todos os portugueses)



Pergunto: CONHECEM QUALQUER OUTRO SECTOR PROFISSIONAL QUE PASSE POR ESTE
"HORROR", acima descrito? Digam-me qual... enviem-me o modelo de avaliação
dos médicos, engenheiros, enfermeiros, jornalistas, ministros, economistas,
gestores supervisores, seja lá o que for que seja IGUAL ao que querem fazer
aos professores!!!

Digam-me que profissão tem de escrever SUMÁRIOS exaustivos do que faz em
cada hora de trabalho (os enfermeiros, por exemplo, no fim do turno têm de
escrever registos, mas depois não levam trabalho para casa)... que tem de
ELABORAR portefólios completos de TODA a sua actividade... e que TEMPO é que
resta para fazer aquilo para que existe, que, no caso dos professores, é
(devia ser) PREPARAR E DAR AULAS!

Enviem-me, por exemplo, o modelo de avaliação que avaliou a ministra Maria
de Lurdes Rodrigues enquanto foi professora do 1º ciclo ... antes de ser
socióloga... ou, enquanto tal, enquanto foi professora no ISCTE! Existe esse
modelo... ou na altura ela era CONTRA o que agora FAZ?! Enviem-me o número
de pessoas que trabalham no Ministério da Educação e que JÁ FORAM AVALIADAS!
Não sabem?! Que tal investigarem? Hein? Dá muito trabalho? A Ministra vai
responder como a colega da Saúde? Pois é... pois é...

E ainda há gente por aí a achar que os professores são derrotistas e que não
querem ajudar o país a avançar?!... Tssssss... tsssss.....

Pois eu digo:
SEMPRE FOMOS AVALIADOS. MAS DESTA FORMA É IMPOSSÌVEL CUMPRIR A NOSSA MISSÃO
PRINCIPAL: ENSINAR!

ASSIM NÃO SE PODE SER PROFESSOR!



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