Matepod cast

Alan

to mateh...@googlegroups.com
Dando continuidade a imensa barragem de nonsense que eu apresento nesta lista, venho convidar todo mundo pra mais um projeto:

O matepod cast.

Eu e meu amigo lucas gostamos de discutir e argumentar sobre coisas, e a gente acha que seria mais legal se mais pessoas participassem das discussões, direta ou indiretamente. Por isso vamos montar uma 'mesa de discussões' online.

O formato será 4 pessoas, eu de host (até achar alguém melhor) + o lucas e mais dois convidados rotativos.

Os assuntos serão escolhidos entre as sugestões dadas na lista ou por e-mail ou por qualquer outro meio.

Quem tiver interesse em ser convidado se apresente aqui, e eu vou controlando uma fila rotativa.

Acho que podemos começar com um formato bimestral com programas de uma hora de duração onde serão discutidos de 3~4 assuntos por programa.

O objetivo maior é que seja um bom entretenimento pra quem for ouvir e portanto peço que quem quiser participar como convidado providencie um headfone e silêncio no recinto no horário da gravação pois é muito ruim escutar um programa com ruído ou barulhos de fundo.

A primeira gravação será por Google Hangout.

A primeira gravação será na próxima quinta-feira as 21:00.

Mas você deve estar se perguntando, - "Porque tem um pokémon com bigode neste e-mail." Pois é, não sei.

Victor Silva

to mateh...@googlegroups.com

Em 28/09/2014 21:12, "Alan" <alan.f...@gmail.com> escreveu:

> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "matehackers" dos Grupos do Google.

Alan tenho todo interesse do mundo! Mas volto pro Brasil só no sábado. Me agenda pra outra semana!

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
Quando tiver um podcast em um formato que eu possa converter pra ogg e transmitir por icecast posteriormente, mas de preferência ao vivo, eu to junto.

Alan

to mateh...@googlegroups.com
Ainda precisando de +2 corajosos pra essa semana então. Alguém?

Em 29 de setembro de 2014 13:55, Iuri Guilherme dos Santos Martins <aindate...@gmail.com> escreveu:
Quando tiver um podcast em um formato que eu possa converter pra ogg e transmitir por icecast posteriormente, mas de preferência ao vivo, eu to junto.

Guilherme Krüger Araujo

to mateh...@googlegroups.com
Mais fácil definindo um tema antes :)
O que tu e o lucas gostariam de conversar?

Márcio Eduardo Moraes Winter

to mateh...@googlegroups.com
Qua tal falar sobre python?
Márcio Eduardo Moraes Winter
Linux User: #Since 1999 ;-)
Skype: marcio.winter

“Music is the wine that fills the cup of silence.” -- Robert Fripp

Filipe Cifali

to mateh...@googlegroups.com
Porque escolhem sempre horários com aula u_ú

[ ]'s

Filipe Cifali Stangler

Alan

to mateh...@googlegroups.com
@guilherme

qualquer coisa interessante, eu e o lucas vamos conversar hoje a noite pra definir os assuntos, quem quiser participar é bem vindo

@márcio

eu não consigo pensar em nada de útil pra discutir sobre python, mas se você tiver algo em mente mandae

@filipe

os horarios nao estao fixos, eu so nao queria ficar num ciclo infinito de tentar acomodar o melhor horario e fazer um logo de uma vez. se alguém tiver interesse de participar em outro horário por favor se manifeste que a gente muda nas próximas encarnações

@iuri
o hangout é só pra gravação, a distribuição a gente vai ver ainda pós-edição

Guilherme Krüger Araujo

to mateh...@googlegroups.com
Hoje a noite não vou poder, mas amanhã vou no mate e se vocês estiverem por lá podemos trocar umas idéias pessoalmente.

Filipe Cifali

to mateh...@googlegroups.com
@alan

fraidei i has tiem

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
@alan

Não me importa que meio utilizarão para transmitir ao vivo ou gravar. Se tu me disser que existe a possibilidade de obter um resultado final de um arquivo WAVE RAW, FLAC Lossless ou OGG/Vorbis, então pode contar comigo quinta feira.

Se vós assumirdes esta responsabilidade e o áudio se "perder", por imperícia no uso do "Hangout", ou seja lá que meio seja utilizado, sofrereis as consequências disto.

Guilherme Krüger Araujo

to mateh...@googlegroups.com
@Iuri, tem a possibilidade, sempre tem, nem que seja baixando a gravação do video do hangout (plugin do browser) e convertendo

Flavio Leão

to mateh...@googlegroups.com
quais os assuntos?

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
Guilherme, teu argumento presume que o vídeo ficou gravado no youtube.

Considerando a destreza média dos responsáveis por garantir isto (inclusive considerando todas as vezes que EU tentei), e também levando em consideração a estabilidade da ferramenta e da conexão à internet, não é correto afirmar que é garantido que fique gravado o hangout.

Mauricio de Abreu Antunes

Ílson Bolzan

to mateh...@googlegroups.com
​Grava pelo hangouts, e grava com um mic paralelo em algum outro pc.

Alan

to mateh...@googlegroups.com
talvez a gente devesse discutir silogismos

Cecília Gerhardt Burtet

to mateh...@googlegroups.com
hummmm... me parece legal

José Ricardo Borba

to mateh...@googlegroups.com
Manda ver, Alan.

Talvez recorrer a uma ferramenta online para discutir com quem não estiver presente (ok, o hangout faz isso).

Abraco,
José Ricardo Borba

Alan

to mateh...@googlegroups.com
A gravação foi adiada para sexta feira:

Por enquanto se ninguem cancelar os membros desta primeira talk serão:
eu, lucas, iuri e filipe, vitor na queue pro proximo

os assuntos tao sendo anotados aqui:
https://pad.okfn.org/p/matepod_cast_ideias

por enquanto os assuntos discutidos são estes:

1 - liberdade de expressao: caso levi fidelix
2 - heartbleed e shellshock
3 - protestos em hk
4 - dissipação de informações falsas na rede

todos os materiais que a gente ta usando pra pesquisa tão anotados no pad

Ílson Bolzan

to mateh...@googlegroups.com

Como foi? KD link :)

Filipe Cifali

to mateh...@googlegroups.com
O Alan teve um compromisso inadiável então adiamos para que ele possa participar ;D
[ ]'s

Filipe Cifali Stangler

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to mateh...@googlegroups.com
Geralmente eu me viro com o que tem na hora e no lugar, Maurício.

No caso, é um mecanismo complexo e altamente sofisticado (Google
Hangouts), cheio de "features" totalmente desnecessárias para a demanda,
sem contar os problemas técnicos recorrentes e a necessidade de conexão
e equipamento caros para manter a transmissão ou mesmo a gravação.

Não obstante, o pessoal acha que isto é mais fácil e simples que usar um
gravador de som de alguns kilobytes na memória e transmissão de voz a
menos de 10kbps em tempo real, com chat relay transparentemente
criptografado para interação.

Vamos ver qual será a enrolação que vão fazer esta semana pra adiar
novamente.

Ílson Bolzan

to mateh...@googlegroups.com
Eu acho o hangouts útil pra que mais pessoas assistam e talvez particiem ao vivo do podcast.

Porém a forma de distribuição poderia ser uma gravação separada do hangouts.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "matehackers" dos Grupos do Google.

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Eu posso usar alguma coisa para capturar o áudio enquanto o podcast
vai sendo gravado, vou fazer uns testes.

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to mateh...@googlegroups.com
Tem JACK no teu Ubuntu?

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
Vai ser matepod mesmo o nome?

Quero criar uma página no doku. Se já não tem.

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Vai, cria la

<aindate...@gmail.com>:
> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "matehackers" dos

Victor Silva

to mateh...@googlegroups.com
Vai rolar?

[...]

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Sim, vamos gravar hoje de noite.

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
Alguém (Lucas) adicione o link do hangout.

Victor Silva

to mateh...@googlegroups.com
Sobre? Tipo qual o assunto do podcast?

Em 10 de outubro de 2014 15:50, Iuri Guilherme dos Santos Martins <aindate...@gmail.com> escreveu:
Alguém (Lucas) adicione o link do hangout.

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to mateh...@googlegroups.com

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to mateh...@googlegroups.com

Alan

to mateh...@googlegroups.com
recomendo esperar a versão editada pra ouvir

Em 10 de outubro de 2014 21:34, Iuri Guilherme dos Santos Martins <aindate...@gmail.com> escreveu:

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "matehackers" dos Grupos do Google.

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Só pra avisar que vamos ter uma versão editada do podcast. Quem quiser
ouvir essa mais condensada e com o audio melhor pode esperar alguns
dias.

<aindate...@gmail.com>:
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "matehackers"
> [...]

Gabriel Oliveira

to mateh...@googlegroups.com

Parabéns pessoal... Curti o podcast e já estou esperando o próximo....

A propósito... FB é uma merda.... kkkk

Abração...

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Versão editada https://soundcloud.com/matehackers/matepod-1-liberdade-de-expressao-shellshock-camaras-de-eco

Vale a pena!
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "matehackers" dos
> Grupos do Google.
> um e-mail para matehackers...@googlegroups.com.

Vagner

to mateh...@googlegroups.com
Parabéns!

Vagner Ribas
55 51 9357.3343
@vameri

Alan

to mateh...@googlegroups.com
versão youtube

Alan

to mateh...@googlegroups.com

Miguel Grazziotin

to mateh...@googlegroups.com
Muito bom mesmo gurizada, não sou de ouvir podcasts mas a discussão foi de alto nível com ótimos assuntos, show de bola, mil parabéns!
Miguel Grazziotin

Cecília Gerhardt Burtet

to mateh...@googlegroups.com
Massa!
Faço minhas as palavras do Miguel Grazziotin.

Guilherme Krüger Araujo

to mateh...@googlegroups.com
ahUUAHau A EDIÇÃO FICOU ÓTIMA!!! CAPS LOCK

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to mateh...@googlegroups.com
Em qualquer Firefox bem configurado um destes dois links deveria
funcionar. Algumas versões do Chrome podem funcionar.

Eu recomendo usar VLC - http://videolan.org

http://stream.hi.ato.br:8000/matepod.ogg.m3u

http://stream.hi.ato.br:8000/matepod.ogg

Por enquanto, só tem um arquivo em loop porque só tem um podcast.

Em breve também o vídeo (que é o do youtube convertido)

José Ricardo Borba

to mateh...@googlegroups.com
Muito legal. Bom ver que o Iuri está de volta.

Muito bom o MatePod cast #1. Acho que poderíamos discutir AINDA mais estes assuntos via lista ou reddit.

Abraco,

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "matehackers" dos Grupos do Google.

José Ricardo Borba

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
@guilherme

Valeu, botei só piadas da mais alta qualidade.

@josé

A discussão não para, usemos email, reddit, comentários ou a vida real
pra falar mais sobre esses assuntos.

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "matehackers" dos

Filipe Cifali

to mateh...@googlegroups.com
De fato, tem coisas ali que anotamos para os próximos que não dá pra deixar esquecer.
[ ]'s

Filipe Cifali Stangler

Alan

to mateh...@googlegroups.com
Criei três tópicos no reddit  do mate para continuar a discussão do podcast anterior. Criei os tópicos em forma de pergunta pra iniciar os procedimentos, mas quem quiser pode offtopkiar, fique a vontade.

http://www.reddit.com/r/matehackers/

Amanha a noite (21h ish) vamos fazer um hangout pra decidir os assuntos do proximo. Quem quiser participar, fica de olho no link do hangout que a gente vai divulgar por aqui mesmo.

Eu também atualizei o pad com a fila atual de pessoas interessadas em participar. quem quiser participar coloque seu nome lá junto com qualquer restrição que tiver (p.ex horário ou dia da semana)

Alan

to mateh...@googlegroups.com
link to hangout pra quem quiser participar da escolha dos assuntos

Alan

to mateh...@googlegroups.com

Alan

to mateh...@googlegroups.com

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to mateh...@googlegroups.com
Quem tem o arquivo em ogg ou flac pode por favor mandar por sftp pra
espelho.hi.ato.br/matehackers ?

Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

to mateh...@googlegroups.com

On 29-10-2014 19:54, Iuri Guilherme dos Santos Martins wrote:
> Quem tem o arquivo em ogg ou flac pode por favor mandar por sftp pra
> espelho.hi.ato.br/matehackers ?

Cadê o ogg, porra

Quem tiver mande por sftp pra lixeira.hi.ato.br no diretório matehackers

Usuário: anon

Senha: naotem

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Peço que olhe com cuidado para a lista de arquivos e veja as datas de upload.

On 07-11-2014 00:24, lucas z wrote:
> Peço que olhe com cuidado para a lista de arquivos e veja as datas de upload.

Algum(a) das(os) 1 (hum) administrador(a)(as)(es) tirou o `mount -a` dos
scripts de inicialização.

Por consequência disto eu fico pagando de bocaberta.

Vou abrir sindicância pra apurar os fatos.

Alan

to mateh...@googlegroups.com
estamos preparando o 3o matepodcast e o assunto será "Ensino de Programação e CiC nas escolas públicas". Como precisamos de um quarto elemento na gravação vim aqui atrás de cobaias, digo participantes. Quem quiser deixa aqui seu nomezinho e entramos em contato. De preferência quem não tenha participado ainda pra gente poder rir da voz de outros também, ou melhor, pra diversificar as opiniões e tal.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "matehackers" dos Grupos do Google.

Luiz Souza

to mateh...@googlegroups.com, Ana Paula Frozi
Ae

Posso participar, tranquilo, mas não sei se não seria melhor alguém que é professor nessas escolas para um relato mais consistente...

[]s

Luiz Souza
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para matehackers...@googlegroups.com.

Victor Silva

to mateh...@googlegroups.com

Eu gostaria muito de ir. Uma coisa acham que valeria apena chamar um docente de um ifrs por exemplo?

Abraço.

lucas z

to mateh...@googlegroups.com
Talvez alguem do aplicação hein... Joel, conhece algum professor que
se interessaria?
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "matehackers" dos
> Grupos do Google.
> um e-mail para matehackers...@googlegroups.com.

Joel Grigolo

to mateh...@googlegroups.com
Provavelmente, pena que escolheram um tema excelente para as férias escolares ;)

[...]

Andre Marcelo Schneider

to mateh...@googlegroups.com
Caros,

   peguei a conversa pela metade... mas, qual seria exatamente o interesse por contato com professores do IFRS?
   Abraços!

Schneider

---
André Marcelo Schneider
+55(51)8402-8668
Porto Alegre (RS)

"Cabeças leves que se abrandam logo, sem ser preciso um tirão maior,
são presas fáceis que não mais gavionam e cabresteadas sentem-se melhor."
(VENTRE QUERÊNCIA, de Odemar Gerhardt, Luiz Carlos Miranda Baptista e Miguel Bicca. Interpretação: César Lindemeyer)

Ílson Bolzan

to mateh...@googlegroups.com, Rafael (Kurama) Pinto (Youko)
Rafael, tu não toparia participar?

Alan

to mateh...@googlegroups.com, Rafael (Kurama) Pinto (Youko)
tl;dr - Conversar online em um Google Hangout sobre implantar o ensino de programação e cic nas escolas públicas comigo, com o lucas e com o josé.

Rafael Pinto

to Alan, mateh...@googlegroups.com
Como comentei com o Ílson, sendo remoto e se não cair na época em que estarei me mudando (e provavelmente sem internet; pelo dia 10 agora), tá valendo! Só não sei se realmente sou o que vocês procuram, tendo em vista que o IFRS é uma escola técnica que, por natureza, já inclui programação no currículo. Qualquer coisa, avisem.

[]'s

Prof. Rafael Pinto
Professor de Informática - Inteligência Artificial e Web
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Canoas
Fone: (51) 3415.8200 - Ramal: 220 E-mail: rafael...@canoas.ifrs.edu.br Websitehttp://www.inf.ufrgs.br/~rcpinto

Alisson Peres

to mateh...@googlegroups.com, Alan
Pra quem vai participar, coloco aqui apenas um comentário sobre uma ferramenta para pessoas que querem aprender a programar, tem um site que ensina algumas linguagens de programação para iniciantes codecademy.com

Alan

to Alisson Peres, mateh...@googlegroups.com
O único que tem algum tipo de qualificação pra falar sobre isso é o josé que também é professor, já eu e o lucas somos só metidos mesmo.

José Ricardo Borba

to mateh...@googlegroups.com, Alisson Peres
OPA!
Não levanta tanto a bola assim.
Como o Rafael, dou aula no Ensino Técnico.
Embora o público seja variado (de adolescentes a quase-idosos), acho que ainda assim é válido falar sobre.

Minha filha teve uma trajetória inicial em "informática", com 4 anos, com softwares bem direcionados a atividades e depois, no final do ensino fundamental, com scratch. Posso pedir que ela dê a sua opinião, mas ela não sabe programar em nenhuma linguagem.

Também posso convidar um professor que dá aulas de extensão com lego mindstorms (robótica) em escolas da rede pública e suas impressões.

E vocês tem a opinião de quem está na academia. ;-)

Acho que vai ficar bem legal.

Só precisamos da data.

Abraco,

José Ricardo Borba

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
Eu já dei aula de programação em escola pública, mas eu suspeito que meus métodos de ensino não sejam aprovados pelo MEC, e meu método de debate não é aprovado pela direção geral do Matepod.