Simular o $.ajax

@gilsones

to jque...@googlegroups.com
Pessoal, é o seguinte: Estou criando um sistema que poderá tanto ser usado num servidor web como também ser uma aplicação desktop (uso o nw.js para isso). Até aqui ok

No servidor web ele acessará uma página que trará os dados em json.
Em desktop pegarei os dados direto do BD (o nw.js permite isso)

Pretendo criar um código em que eu não tenha que alterar os arquivos do sistema, ou seja, criar um arquivo .js a mais no sistema desktop que simule o $.ajax do jQuery

A ideia é assim:

//Exemplo de uma requisição no sistema
$.ajax({
    url: "json/clientes.html"
}).done(....);

//Teria que criar algo pra substituir a função do ajax que faz a requisição pela que conecta no BD e traz os dados
//mas como exemplo, coloquei retornando um json simples.

$.ajax.prototype.??? = function( options ) {
    if ( options.url == "json/clientes.html" ) {
        return [ {cliente:"1"}, {cliente:"2"}, {cliente:"3"} ]
    }

    if ( options.url == "json/fornecedores.html" ) {
        return [ {fornecedor:"1"}, {fornecedor:"2"}, {fornecedor:"3"} ]
    }
}

(Lembrando que esse ultimo código é fictício, um exemplo do que teria que ser feito, e ele que é a dúvida!)

Em vez de fazer a requisição ajax, ele retorna um json que teria que ser acessado pelo .done()
Entenderam? Assim eu não precisaria adaptar meu sistema todo, só colocaria o código que simularia o ajax.

Alguém consegue me ajudar ou dar alguma outra idéia?

Obrigado