JSF error

CamiloLopes

to javasf: JavaServer Faces Group
olá Pessoal,

Do nada minhas app JSF parou de funcionar no eclipse. Está tudo
configurado certinho, os .jars estao no lib da app, até coloquei no
lib do tomcat e ao tentar executar tenho o erro abaixo:

26/03/2010 13:06:27 org.apache.catalina.core.ApplicationDispatcher
invoke
SEVERE: Servlet.service() for servlet Faces Servlet threw exception
java.lang.ClassNotFoundException: javax.servlet.jsp.jstl.core.Config
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
at
com.sun.faces.application.ViewHandlerImpl.executePageToBuildView(ViewHandlerImpl.java:
426)
at
com.sun.faces.application.ViewHandlerImpl.renderView(ViewHandlerImpl.java:
116)
at
com.sun.faces.lifecycle.RenderResponsePhase.execute(RenderResponsePhase.java:
106)
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.phase(LifecycleImpl.java:
251)
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.render(LifecycleImpl.java:
144)
at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:245)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:
290)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:
206)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationDispatcher.invoke(ApplicationDispatcher.java:
646)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationDispatcher.processRequest(ApplicationDispatcher.java:
436)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationDispatcher.doForward(ApplicationDispatcher.java:
374)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationDispatcher.forward(ApplicationDispatcher.java:
302)
at
org.apache.jasper.runtime.PageContextImpl.doForward(PageContextImpl.java:
706)
at
org.apache.jasper.runtime.PageContextImpl.forward(PageContextImpl.java:
677)
at org.apache.jsp.index_jsp._jspService(index_jsp.java:59)
at org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.service(HttpJspBase.java:70)
at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)
at
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:
377)
at
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:
313)
at org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:260)
[...]
org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:
233)
at
org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:
191)
at
org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:
127)
at
org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:
102)
at
org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:
109)
at
org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:
298)
at
org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:
852)
at org.apache.coyote.http11.Http11Protocol
$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
at org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:
489)
at java.lang.Thread.run(Unknown Source)
26/03/2010 13:06:27 org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve
invoke

O meu arquivo index.jsp faz um redirencionamento para página
principal, veja:
<jsp:forward page="teste.jsf" />

E meu arquivo teste.jsp coloquei algo so para testar:
<f:view>
<h:form id="formulario">
Digite seu nome: <h:inputText id="nome" value="#{MeuBean.nome}" />
<h:commandButton id="submit" value="Enviar"
action="#{MeuBean.acao}"/>
<h:messages/>
</h:form>
</f:view>

Alguem faz ideia do que seja?
thanks.

Bruno Maomeh

to jav...@googlegroups.com
java.lang.ClassNotFoundException: javax.servlet.jsp.jstl.core.Config

tá reclamando da lib jstl..
você pode conferir se esta lib está mesmo adicionada ao projeto?
no eclipse, você tem que adicinar as libs no buildpath.. verifica se estão todas lá mesmo..

2010/3/26 CamiloLopes <cami...@hotmail.com>

--
http://groups.google.com/group/javasf

Bruno Maomeh
  http://brunomaomeh.wordpress.com

Rafael A. de Oliveira

to jav...@googlegroups.com
Cara ja passei por isso... vc tem que ir em

File >> Properties >> Project Facets >> Java Server Faces

Verifica se tem a opção JSTL la e nao esta com o simbolo de erro,

Se estiver com simbolo de erro ou sem a opção de JSTL, ai tem um botão ao lado direito o botão chamado  "manage libraries"

Ai vc vai em New da um nome JSTL e aponta onde estão os jars da JSTL.

Abraços.!

Rafael A. de Oliveira

CamiloLopes

to javasf: JavaServer Faces Group
opa! Pessoal,

conseguir valeu, eu usei a solucao do Rafael. Nao sei pq a opcao
JavaServerFaces estava unchecked. Dai marquei ela e depois informei
os .jars jsf + jstl necessario e dai funcionou. A solucao do Bruno eu
ja tinha tentado de todas as formas, coloquei o jstl no tomcat lib, no
projeto e nada. Mas, acho que o problema foi nisso ai do unchecked.
Nao faco ideia como ficou assim, pois estava funcionando tudo ok à 1
semana atras.

valeu galera! :d precisar ja sabe...

CamiloLopes

to javasf: JavaServer Faces Group
olá Pessoal,

agora estou com outro problema. Parou de funciona o JSF aqui, dar o
http 404, de pagina nao encontrada, porem nao está tudo ok no projeto.
E o erro do tomcat diz isso:

SEVERE: End event threw exception
java.lang.reflect.InvocationTargetException
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Unknown Source)
at
org.apache.tomcat.util.IntrospectionUtils.callMethodN(IntrospectionUtils.java:
959)
at
org.apache.tomcat.util.digester.CallMethodRule.end(CallMethodRule.java:
579)
at org.apache.tomcat.util.digester.Rule.end(Rule.java:229)
at org.apache.tomcat.util.digester.Digester.endElement(Digester.java:
1138)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.AbstractSAXParser.endElement(Unknown
Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl.scanEndElement(Unknown
Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl
$FragmentContentDriver.next(Unknown Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentScannerImpl.next(Unknown
Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.impl.XMLDocumentFragmentScannerImpl.scanDocument(Unknown
Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XML11Configuration.parse(Unknown
Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XML11Configuration.parse(Unknown
Source)
at com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.XMLParser.parse(Unknown
Source)
at
com.sun.org.apache.xerces.internal.parsers.AbstractSAXParser.parse(Unknown
Source)
at com.sun.org.apache.xerces.internal.jaxp.SAXParserImpl
$JAXPSAXParser.parse(Unknown Source)
at org.apache.tomcat.util.digester.Digester.parse(Digester.java:1642)
at
org.apache.catalina.startup.ContextConfig.applicationWebConfig(ContextConfig.java:
365)
at org.apache.catalina.startup.ContextConfig.start(ContextConfig.java:
1072)
at
org.apache.catalina.startup.ContextConfig.lifecycleEvent(ContextConfig.java:
261)
at
org.apache.catalina.util.LifecycleSupport.fireLifecycleEvent(LifecycleSupport.java:
119)
at
org.apache.catalina.core.StandardContext.start(StandardContext.java:
4377)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:
1045)
at org.apache.catalina.core.StandardHost.start(StandardHost.java:785)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:
1045)
at org.apache.catalina.core.StandardEngine.start(StandardEngine.java:
443)
at
org.apache.catalina.core.StandardService.start(StandardService.java:
519)
at org.apache.catalina.core.StandardServer.start(StandardServer.java:
710)
at org.apache.catalina.startup.Catalina.start(Catalina.java:581)
[...]
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.start(Bootstrap.java:289)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.main(Bootstrap.java:414)
Caused by: java.lang.IllegalArgumentException: Duplicate context
initialization parameter javax.faces.STATE_SAVING_METHOD
at
org.apache.catalina.core.StandardContext.addParameter(StandardContext.java:
2430)
... 37 more
28/03/2010 18:41:32 org.apache.catalina.startup.ContextConfig
applicationWebConfig
SEVERE: Parse error in application web.xml file at jndi:/localhost/
Validacao/WEB-INF/web.xml
java.lang.IllegalArgumentException: Duplicate context initialization
parameter javax.faces.STATE_SAVING_METHOD
at
org.apache.tomcat.util.digester.Digester.createSAXException(Digester.java:
2806)
at
org.apache.tomcat.util.digester.Digester.createSAXException(Digester.java:
2832)
at org.apache.tomcat.util.digester.Digester.endElement(Digester.java:
1141)
[...]
... 29 more
28/03/2010 18:41:32 org.apache.catalina.startup.ContextConfig
applicationWebConfig

O que seria dessa vez?

Davinir F Campos Jr

to jav...@googlegroups.com
SEVERE: Parse error in application web.xml file at jndi:/localhost/Validacao/WEB-INF/web.xml
java.lang.IllegalArgumentException: Duplicate context initialization parameter javax.faces.STATE_SAVING_METHOD ...

Já verificou seu web.xml ?

[ ]s
Davinir

To unsubscribe from this group, send email to javasf+unsubscribegooglegroups.com or reply to this email with the words "REMOVE ME" as the subject.

CamiloLopes

to javasf: JavaServer Faces Group
opa! Davinir,

Pois eh o erro estava no web.xml varios novos codes esquisitos por lá
depois que atualizei para a ultima versao do Jboss tools, duplicou
algumas linhas no web.xml. Ai criei um novo projeto jsf, e copiei o
web.xml e rodou normal. Agora imagine fazer isso em todas apps. Nao
faco ideia o que aconteceu. Alguem ja passou por isso?

abracos,

On Mar 29, 7:54 am, Davinir F Campos Jr <davinir...@gmail.com> wrote:

> Já verificou seu web.xml ?
>
> [ ]s
> Davinir

> read more »

Davinir F Campos Jr

to jav...@googlegroups.com
Eu não uso o Eclipse, Camilo, infelizmente não posso ajudar nessa área.

[ ]s
Davinir

Bruno Maomeh

to jav...@googlegroups.com
muitas vezes, quando você instala um plugin novo..
(ou adiciona algum suporte do plugin ao projeto)
ele vai tentar configurar o projeto..
por isso deve ter ocorrido essas duplicações..

deu pra entender? hehehe

Gustavo Tomazi Ludwig

to jav...@googlegroups.com
uma outra dica � reiniciar o eclipse for�ando a leitura de todos os
plugins instalados, assim:

eclipse -clean

Bruno Maomeh wrote:
> [...]

> unchecked.

> tudo ok � 1

> <rafael170...@gmail.com <mailto:rafael170...@gmail.com>>

> simbolo de erro,

> ai tem um bot�o

> os jars da JSTL.

> <mailto:brunomao...@gmail.com>>

> javax.servlet.jsp.jstl.core.Config

> ao projeto?
> buildpath.. verifica se

> --
> http://groups.google.com/group/javasf

> <mailto:jav...@googlegroups.com>

> javasf+unsubscribegooglegroups.com

> with the words "REMOVE ME" as the subject.

CamiloLopes

to javasf: JavaServer Faces Group
opa! Galera,

Pois eh tb acredito que aconteceu o que o Bruno falou. Atualizei, mas
nao dei um reiniciei o eclipse nao. E ele fez o que fez.
Mas, agora está resolvido, manulamente, mas está :D.

thanks