Inconpatibilidade richfaces e WebSphere

Emanoel Tadeu

to disc...@cejug.dev.java.net, jav...@googlegroups.com
Prezados,

basta adicionar as libs do richfaces no meu projeto:
richfaces-api-3.3.0.GA.jar
richfaces-impl-3.3.0.GA.jar
richfaces-ui-3.3.0.GA.jar

que não consigo nem iniciar a minha aplicação no WebSphere 6.1. Segue:

java.lang.NoClassDefFoundError: Error while defining class: org.richfaces.component.UIPanelMenuGroup
This error indicates that the class: javax.faces.component.ActionSource2
could not be located while defining the class: org.richfaces.component.UIPanelMenuGroup
This is often caused by having the class at a higher point in the classloader hierarchy
Dumping the current context classloader hierarchy:
    ==> indicates defining classloader
    *** indicates classloader where the missing class could have been found
==>[0]

alguém teria uma sugestão?

Emanoel Tadeu

Anderson Matos Bonavides

to jav...@googlegroups.com
Bem, vc tem que atualizar todas as suas libs se quiser que a nova versão do RichFaces funcione. Tem que ver tambem se as dependências estão todas no classpath. As vezes falta apenas uma lib e ocorre isto.

2009/4/28 Emanoel Tadeu <emanoe...@gmail.com>

--
        Ánderson Matos Bonavides
  Bacharel em Ciência da Computação

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Cara eu já fiz essa magia acontecer. É um saco colocar uma aplicação JSF 1.2 no WAS 6.1.
Primeiro vc tem de adicionar as libs do jsf 1.2 na sua app, pq o was vem com a 1.1. E o Richfaces precisa de 1.2.

E depois que fizer o deploy, tem de configurar para que sejam lidas as libs da aplicação primeiro, depois as libs do WAS, isso faz com que as libs do jsf 1.2 sejam lidas primeiro do que as do WAS. E o resto é vendo as libs que ele ja tem que vc esta duplicando na sua app.

Há, eu tive que fazer uma coisa estranha para funcionar o JSF 1.2 que se me lembro bem, era adicionar uns arquivos dentro do META-INF. Mas neste link tem explicando http://www.denoo.info/

Qualquer coisa só falar.

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com
ja tenho as libs do jsf 1.2 na minha aplicação. alias ja ta funcionando o jsf 1.2 nela. penso que falra so fazer essa configuracao pra serem lidas as libs da aplicacao antes das libs do was. onde faria?

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com, disc...@cejug.dev.java.net
show, vou dar uma olhada.

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Para você fazer a confiuguração, você tem de acessar a tela de gerenciamento do WAS, acessar sua aplicação, ir no modulo web, e la dentro existe duas opções,que são um combo, para configurar quais libs devem ser lidas primeiro.

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com, disc...@cejug.dev.java.net
Estou no console administrativo. Mas nao sei onde acessar a aplicação...já procurei em tudo qto eh canto.

[...]

Acho que é a 2 ou 3 opção. No local onde mostra todas as aplicações "deployadas"

Emanoel Tadeu

to disc...@cejug.dev.java.net, jav...@googlegroups.com
Rpz...mesmo fazendo todas as configurações sugeridas, estou com um erro ha tempos:

[12/05/09 11:16:55:864 GMT-03:00] 0000001b ServletWrappe E   SRVE0068E: Exceção lançada não capturada em um dos métodos de serviço do servlet: Faces Servlet. Exceção lançada: java.lang.NullPointerException
    at com.sun.faces.lifecycle.RestoreViewPhase.doPhase(RestoreViewPhase.java:102)
    at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.execute(LifecycleImpl.java:118)
    at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:265)
    at com.ibm.ws.webcontainer.servlet.ServletWrapper.service(ServletWrapper.java:989)
    at com.ibm.ws.webcontainer.servlet.ServletWrapper.service(ServletWrapper.java:930)
    at com.ibm.ws.webcontainer.filter.WebAppFilterChain.doFilter(WebAppFilterChain.java:145)
    at org.ajax4jsf.webapp.BaseXMLFilter.doXmlFilter(BaseXMLFilter.java:178)
    at org.ajax4jsf.webapp.BaseFilter.handleRequest(BaseFilter.java:290)
    at org.ajax4jsf.webapp.BaseFilter.processUploadsAndHandleRequest(BaseFilter.java:390)
    at org.ajax4jsf.webapp.BaseFilter.doFilter(BaseFilter.java:517)
    at com.ibm.ws.webcontainer.filter.FilterInstanceWrapper.doFilter(FilterInstanceWrapper.java:190)
    at com.ibm.ws.webcontainer.filter.WebAppFilterChain.doFilter(WebAppFilterChain.java:130)
    at com.ibm.ws.webcontainer.filter.WebAppFilterChain._doFilter(WebAppFilterChain.java:87)
    at com.ibm.ws.webcontainer.filter.WebAppFilterManager.doFilter(WebAppFilterManager.java:761)
    at com.ibm.ws.webcontainer.filter.WebAppFilterManager.doFilter(WebAppFilterManager.java:673)
    at com.ibm.ws.webcontainer.servlet.ServletWrapper.handleRequest(ServletWrapper.java:498)
    at com.ibm.ws.wswebcontainer.servlet.ServletWrapper.handleRequest(ServletWrapper.java:464)
    at com.ibm.ws.webcontainer.webapp.WebApp.handleRequest(WebApp.java:3252)
    at com.ibm.ws.webcontainer.webapp.WebGroup.handleRequest(WebGroup.java:264)
    at com.ibm.ws.webcontainer.WebContainer.handleRequest(WebContainer.java:811)
    at com.ibm.ws.wswebcontainer.WebContainer.handleRequest(WebContainer.java:1439)
    at com.ibm.ws.webcontainer.channel.WCChannelLink.ready(WCChannelLink.java:112)
    at com.ibm.ws.http.channel.inbound.impl.HttpInboundLink.handleDiscrimination(HttpInboundLink.java:454)
    at com.ibm.ws.http.channel.inbound.impl.HttpInboundLink.handleNewInformation(HttpInboundLink.java:383)
    at com.ibm.ws.http.channel.inbound.impl.HttpInboundLink.ready(HttpInboundLink.java:263)
    at com.ibm.ws.tcp.channel.impl.NewConnectionInitialReadCallback.sendToDiscriminators(NewConnectionInitialReadCallback.java:214)
    at com.ibm.ws.tcp.channel.impl.NewConnectionInitialReadCallback.complete(NewConnectionInitialReadCallback.java:113)
    at com.ibm.ws.tcp.channel.impl.AioReadCompletionListener.futureCompleted(AioReadCompletionListener.java:165)
    at com.ibm.io.async.AbstractAsyncFuture.invokeCallback(AbstractAsyncFuture.java:217)
    at com.ibm.io.async.AsyncChannelFuture.fireCompletionActions(AsyncChannelFuture.java:161)
    at com.ibm.io.async.AsyncFuture.completed(AsyncFuture.java:136)
    at com.ibm.io.async.ResultHandler.complete(ResultHandler.java:195)
    at com.ibm.io.async.ResultHandler.runEventProcessingLoop(ResultHandler.java:743)
    at com.ibm.io.async.ResultHandler$2.run(ResultHandler.java:873)
    at com.ibm.ws.util.ThreadPool$Worker.run(ThreadPool.java:1469)

Neste link vi que a versao do richfaces somente é suportada a partir do websphere 7. Entao qual versao do richfaces é compatível com o was 6.1?

2009/4/28 Tiago Augusto Nogueira Coelho <tiagoa...@gmail.com>
Acho que é a 2 ou 3 opção. No local onde mostra todas as aplicações "deployadas"

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Isso não tem haver. Eu fiz a minha aplicação rodar no WebSphere 6.1. Mas foi necessário fazer as alterações. Uma delas é a jsf 1.2.

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com
rpz..aqui ta dando esse erro direto.

Bispo

to jav...@googlegroups.com
Essa mesma mensagem de erro surgiu comigo aqui (usando RichFaces 3.0.0 + JSF 1.2 + TomCat 6.0.18)

Como resolvi:

Tirei

myfaces-all.jar

Acrescentei

myfaces-api-1.1.4.jar
myfaces-impl-1.1.4.jar

Aqui resolveu o problema.

Espero q ajude

################################################

2009/5/12 Emanoel Tadeu <emanoe...@gmail.com>

--
Bispo

"Jesus is the Lord of all!"

______________________________________________________________________________________________________

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com, disc...@cejug.dev.java.net
A aplicaçao já roda "bonitinha" no tomcat 6.0.18. Mas na produção só é permitido o websphere. Entao com o sistema desenvolvido temos que fazer o deploy no was msm. Retirei o richfaces e coloquei pras classes do was serem lidas primeiro, e a pagina inicial é exibida com facelets...mas preciso necessariamente das funcionalidades do richfaces.

Antonio Henriques

to jav...@googlegroups.com
Você tá usando WSAD ou RAD? Estas ferramentas normalmente usam por default a implementação de JSF nativa do servidor que deve ser a versão 1.1 , dê uma olhada nisso. Se este for o caso utilize as bibliotecas dentro do WEB-INF/lib

Bruno Hahn Barreto

to jav...@googlegroups.com, DFJug - Brasilia Java Users Group
Boa tarde Pessoal,

A empresa onde trabalho vai contratar alguns programadores java e me pediram pra indicar algumas pessoas,

Caso vcs tenham interesse, podem mandar o curriculo para (61) 8127-0387

Precisa conhecer JSF ou  Struts, Spring, JPA/Hibernate.

Peço que mandem pra mim, pois dessa forma eu encaminho pra pessoa encarregada da contratação.

Um abraço,

Bruno Hahn Barreto
brun...@hotmail.com
(61) 8127-0387

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Eu não usei a ultima versão do Richfaces, foi a penultima. Vou olhar direito qual é a versão e passo para você fazer o teste. Mas não tive nenhum problema. O problema que tive foi em remover algumas bibliotecas que eu usava no tomcat que no websphere nao era necessária.

Gilberto Santos

to jav...@googlegroups.com
bruno , como eu mando curriculo por telefone ?
vc sabe salario, não entenda mal essa pergunta, e que moro em goiania,
e preciso saber se compença ir pra bsb

abraços

2009/5/12 Bruno Hahn Barreto <brun...@hotmail.com>

--
Gilberto Santos:.
Analista de Sistemas

Sun Certified Java Programmer (SCJP)

"Evitai que vossa língua se entregue à crítica, por que até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte"

Gustavo Lira e Silva

to jav...@googlegroups.com
Valeu pelo toque Bruno.
Mas é necessário saber o salário, pelo menos uma base...

Bruno Hahn Barreto

to jav...@googlegroups.com
cara, deve estar na faixa de 2500

Date: Tue, 12 May 2009 17:02:46 -0300
Subject: [javasf] Re: VAGA PROGRAMADOR JAVA DF
From: con...@gilbertosantos.com
To: jav...@googlegroups.com

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com
no meu projeto ja vao as libs da jsf 1.2.

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Certo, mas você tem de falar com WAS que você deseja que suas classes sejam lidas primeiro do que as dele. AI sim, você estará usando as suas bibliotecas.

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com, disc...@cejug.dev.java.net
Isso já está feito.

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Para realizar o build para o WebSphere 6.1 algumas alterações são necessárias.

Remover os arquivos jars: connector.jar, jdbc2_0-stdext.jar, el-ri_facelets_1.1.11.jar
Adicionar na pasta WEB-INF/lib o arquivo el-imp.jar e el-api.jar

Após a instalação da aplicação, antes de inicia-la, alterar a forma como o classloader é executado.
Deixando primeio o classloader da aplicação, depois do servidor.
Caminho: Aplicativos Corporativos > <sua app> > Gerenciar Módulos > <sua app>

Alterar o carregador de classe da aplicação para: "Classes carregadas com o carregador de classes de aplicativo primeiro"
Caminho: Aplicativos Corporativos > <sua app> > Carregador de Classes

Esses são alguns dos passos que eu segui para poder fazer o deploy da minha app no WAS 6.1. A sua pode ter alguma variação, lembrando que eu não utilizei a ultima versão do RichFaces.

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com, disc...@cejug.dev.java.net
Tudo bem. Mas descobri aqui que a versão do was q tenho, a 6.1.0.9 tem um bug que não executa nem a pau jsf 1.2. To vendo uma atualizacao aqui pra 6.1.0.15. Então farei essas configurações novamente.

2009/5/13 Tiago Augusto Nogueira Coelho <tiagoa...@gmail.com>
Para realizar o build para o WebSphere 6.1 algumas alterações são necessárias.

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Certo, depois que você fizer, nos conte o resultado.

Emanoel Tadeu

to jav...@googlegroups.com
Consegui JSF 1.2 na versão 6.1.0.15, porém descobri que pra usar richfaces 3.3 com was somente é possível na versão 6.1.0.19.  Descobrimos que a versão 3.1.6 é compativel com a versão 6.1.0.15, mas utilizando com jsf 1.2 dá um pau louco...

Então ficou assim: richfaces 3.1.6 com jsf 1.1 no was 6.1.0.15. Apesar de ter que utilizar jsf 1.1 nesse projeto, nao perdemos nada do que ja foi feito...Só alteramos a questao da intercionalizacao. E utilizando facelets.

2009/5/13 Tiago Augusto Nogueira Coelho <tiagoa...@gmail.com>
Certo, depois que você fizer, nos conte o resultado.

Tiago Augusto Nogueira Coelho

to jav...@googlegroups.com
Cara eu usei o jsf 1.2 com o WAS. Não lembro ao certo a versão dele, mas acredito que foi a 19 ou 21