[OT] Configurando o projeto JSF 2.x com Spring 3.x e Hibernate 3.x

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Olá senhores,

Há um tempo atrás eu postei aqui no grupo que havia subido um projeto JSF 2.x com Spring e Hibernate no meu Github. Hoje tive tempo de preparar um README para quem tiver interesse de baixar e configurar o projeto e utiliza-lo como aprendizado.

Por favor, caso o README esteja confuso ou exista alguma informação que não condiz ou permita que você configure o projeto, por favor, deixe-me saber. Através do feedback de vocês poderei melhorar o projeto e o README a fim de que membros do grupo e novatos nas tecnologias possam baixar-lo e estuda-lo sem muita dificuldade.

Ah, para quem ainda NÃO trabalha com JSF 2.x, existem um projeto (um pouco mais antigo) em JSF 1.2 com Spring, Hibernate e testes automatizados, também com um README similar.

Agradeço qualquer feedback em ambos os projetos.

--
Rafael Ponte
http://www.triadworks.com.br

Desireé Santos

to jav...@googlegroups.com
Muito bom !!

http://groups.google.com/group/javasf

Desiree Santos

Donizete Waterkemper

to jav...@googlegroups.com
Boa tarde Rafael,

Obrigado por compartilhar esse exemplo de projeto!

Gostaria de saber por que vc utiliza o Tomahawk? Quais sao as vantagens?

<t:saveState value="#{projetoBean.state}"/>
<t:saveState value="#{projetoBean.projeto}"/>
<t:saveState value="#{projetoBean.projetos}" />

Att,
Donizete Waterkemper

ricardo johannsen

to jav...@googlegroups.com
boa Rafael!!

Muito bom, obrigado mesmo por compartilhar seu conhecimento, com certeza vc ajuda muita ,mas muita gente mesmo, ótimo trabalho !!!

Seria bacana vc disponibilizar um projetinho com o Apache Codi e um pequeno how-to de como configura-ló, eu por exemplo penei bastante e não consegui, ou então um projeto com jsf 2 + tomahalk

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Oi Donizete,

É um componente que do MyFaces Tomahawk que simula um escopo maior que resquest e menor que session, ou seja, é o "mesmo" que o @ViewScoped do JSF 2.x, porém ligeiramente mais flexível.

Não quero me repetir muito, pois no grupo você pode encontrar boas discussões sobre t:saveState e view-scope. Semana passada por exemplo, houve uma discussão sobre como trabalhar com @ViewScoped e t:saveState, dá uma pesquisa no grupo que você encontra bem mais detalhes.

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Oi Ricardo,

Tenho mais experiência teórica do que prática com o CDI e CODI. Se conseguir um tempinho eu posso fazer alguns experimentos e colocar no GitHub. Mas acredito que o Rafael Pestano e Raphael Larceda podem compartilhar bem mais conhecimentos sobre eles.

Ambos os projetos no GitHub se utilizam do MyFaces Tomahawk :-)

ricardo johannsen

to jav...@googlegroups.com
Olá Donizete,
um bom tutorial de como trabalhar com o ViewScope pode ser encontrado em:

http://blog.gilliard.eti.br/2010/11/como-trabalhar-com-viewscope-e-page/

e tbm aqui:

http://balusc.blogspot.com.br/2010/06/benefits-and-pitfalls-of-viewscoped.html

ricardo johannsen

to jav...@googlegroups.com
Vlw Rafael, vou continuar tentando configurar o CODI por aqui se eu conseguir eu  posto um how-to por aqui

Donizete Waterkemper

to jav...@googlegroups.com
Obrigado pela resposta.

Att,
Donizete Waterkemper

Donizete Waterkemper

to jav...@googlegroups.com
Ótimo! Vou conferir!

Att,
Donizete Waterkemper

Donizete Waterkemper

to jav...@googlegroups.com
Boa tarde Rafael,

Com base ao projeto que você disponibilizou coloquei on-line esse site:  http://reservason.com.br/insite/, não está concluído 100%, porém funcional.

Muito prático para implementar.

Att,
Donizete Waterkemper

Rodolfo Chaves Fernandes

to jav...@googlegroups.com
Aproveitando a deixa,
gostaria saber se na opnião de vcs, esse modelo de projeto (especificamente com essas tecnologias) é bom pra se desenvolver um site, assim como o Donizete fez.

De um tempo pra cá venho me perguntando se jsf é uma boa opção. Talvez um framework orientando a açoes seria o ideal, mas como o jsf, hibernate e Spring se saem nesse tipo de solução?

E o modelo ideal? Usariam o que?

Rafael, mais uma fez ajudando a comunidade, parabéns pelo trabalho que vem fazendo. (referencia no assunto)
Donizete, o site está bacana, espero vê-lo finalizado.

Best Regards,

Rodolfo Chaves Fernandes
Systems Analyst

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
Opa boa tarde Ricardo,

com relação ao CODI no seu projeto não tem muito que configurar, apenas um jar¹ e o beans.xml vazio na pasta WEB-INF.

Já com relação ao seu ambiente o servidor deve ter uma implementação do CDI, todos servidores EE6 já vem com uma, se for usar tomcat vai precisar incluir o weld ou OpenWebBeans (ou ainda CanDI da gaucho) na lib do server.

Você está tendo algum erro ao subir a app? Qual server e versão? não acha melhor abrir outra thread pois alguém pode ter o mesmo problema e fica mais fácil de pesquisar.

A documentação deles também é boa, segue link:https://cwiki.apache.org/confluence/display/EXTCDI/Core+Usage

com relação ao tópico, parabéns pela iniciativa @Ponte.

[¹]:http://repo1.maven.org/maven2/org/apache/myfaces/extensions/cdi/bundles/myfaces-extcdi-bundle-jsf20/1.0.5/myfaces-extcdi-bundle-jsf20-1.0.5.jar

 (se usa maven segue url para artefato http://mvnrepository.com/artifact/org.apache.myfaces.extensions.cdi.bundles/myfaces-extcdi-bundle-jsf20/1.0.5)

Att,

Rafael M. Pestano

Desenvolvedor Java Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul
Graduando em Ciência da Computação UFRGS
@realpestano

De: ricardo johannsen <rjpereir...@gmail.com>
Para: jav...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 30 de Maio de 2012 9:56
Assunto: Re: [javasf] [OT] Configurando o projeto JSF 2.x com Spring 3.x e Hibernate 3.x

Arthur Ferreira

to jav...@googlegroups.com
Na minha humilde opinião,

Não existe modelo ideal. Tudo depende da necessidade do projeto. Até mesmo a tecnologia utilizada talvez não seja assim tão necessário dependendo da quantidade de acessos, da massa de dados envolvida e da complexidade do código.

Dependendo desses fatores, até mesmo o Java eu não considero (consideraria uma tecnologia mais rápida como Groovy, Ruby, PHP, etc.)

Agora, se for usar o Java, os frameworks e a arquitetura que você vai utilizar é contigo. Um sistema pode ser implementado de forma positiva em qualquer framework. No final, tudo é Java. A questão é se você usa/conhece bem as ferramentas ou não.

2012/5/30 Rodolfo Chaves Fernandes <chaves...@gmail.com>

--
Arthur Franco Ferreira
Analista Desenvolvedor Web Java Pleno

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Só para constar, o Rafael Pestano já fez um fork do projeto e deu inicio a migração para CDI com OpenWebBeans e CODI.

Não estou certo se ele já terminou a migração, mas vale a pena verificar os commits que ele fez até o momento, https://github.com/rmpestano/jsf-issuetracker-project

Parabéns, Pestano.

Rafael Pestano

De: Rafael Ponte <rpo...@gmail.com>
Para: jav...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 30 de Maio de 2012 23:23

ricardo johannsen

to jav...@googlegroups.com
valeu Rafael Pestano e RafaelPonte , vou parar um dia desses pra estudar o CODI, qualquer dúvida que surgir venho aqui recorrer a ajuda dos amigos!!!

obrigado pelas respostas

Rafael Pestano

De: ricardo johannsen <rjpereir...@gmail.com>
Para: jav...@googlegroups.com
Enviadas: Quinta-feira, 31 de Maio de 2012 23:10

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Show de bola! Já colocou pra rodar no Tomcat 7 ou Jetty?

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
Opa tá rodando no Tomcat 7, no Jetty não cheguei a testar

eu tambem disponibilizei uma versão utilizando Weld aqui: https://github.com/rpestano/jsf-issuetracker-project

A unica coisa que mudei do projeto original(alem de colocar o CDI) foi a versão do hibernate que tava dando um bug no tomcat.

Att,

Rafael M. Pestano

Desenvolvedor Java Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul
Graduando em Ciência da Computação UFRGS

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Massa, Pestano!

Mais tarde faço o clone do projeto e dou uma olhada mais de perto. Certamente eu tennho muita coisa a aprender com as configurações que tu fizestes no projeto.

Ah, que bug foi esse do Hibernate?

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
è um erro "genérico" de quando o Hibernate não consegue configurar o EntityManagerFactory, pelo que pesquisei existem muitas causas

eu postei o problema na lista do openwebeans achando que fosse um erro do CDI pois estava usando @PersistenceContext mas quando configurei na mão tambem deu o mesmo erro, segue a stack: http://pastebin.com/UTpuk18p

deve ser alguma lib faltando ou conflito pois quando joguei o hibernate 4 no projeto funcionou sem alterar mais nada.

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Oi Rafael,

Sinceramente hoje eu não saberia te dizer quais seriam as referências que me levam a seguir esse "padrão" de estrutura de projeto. Vai desde experiência, testabilidade, estudos, conversas com outros desenvolvedores e arquitetos, necessidade de cada projeto etc.

Essa estrutura muda de acordo com o projeto e equipe, mas para um green-field sem muita complexidade normalmente eu sigo essa linha.

Enfim, eu não teria um link ou blog especifico para te passar.

2012/6/4 Rafael Paim <rafa....@gmail.com>
Olá!

Muito obrigado por postar o projeto, realmente ficou excelente.

Você tem algum tutorial no qual você se baseou para montar o projeto? Recomenda alguma leitura?

Muito obrigado.

Rafael Paim

http://groups.google.com/group/javasf

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group

Rafael Ponte escreveu:
> [...]
>
> Essa estrutura muda de acordo com o projeto e equipe, mas para um
> green-field sem muita complexidade normalmente eu sigo essa linha.

Rafael ou os amigos preciso cachear as paginas pois meu sistema esta
pesado di mais. ideias?

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
Pessoal,

liberei mais duas versões do "nosso" issuetracker, uma para tomcat 7(como as anteriores) e outra para JBoss 7, ambas eu incui mais alguns componentes do primefaces, paginação sob demanda, filtros, sort nas tabelas e umas cocitas mais.

Não quis mexer nas versões anteriores para podermos comparalas com a versão original(pode ajudar se alguem quiser migrar de uma arquitetura para outra e vice versa).

resumindo temos 5 versões do issuetracker, são elas:

versão original:JSF 2.1, Spring, Hibernate, Primefaces, tomahawk
Fork(OWB): JSF 2.1, CDI(Openwebbeans), CODI, Hibernate, Primefaces e primefaces extensions
Fork(Weld): JSF 2.1, CDI(Weld), CODI, Hibernate, Primefaces e primefaces extensions
versão com alterações tomcat 7: JSF, CDI(OWB), PF, PF ext, Hibernate, CODI e Deltaspike
versão com alterações JBoss 7: JSF, CDI(Weld), EJB, PF, PF ext, Hibernate, e CODI.

Coloquei essa versão do JBoss lá no openshift(Paas da JBoss):http://issuetracker-rpestano.rhcloud.com/issuetracker/ (User:admin, senha: advinhem)

o caminho para  os fontes de cada projeto no gitub estão no rodapé da app.

De: Rafael Ponte <rpo...@gmail.com>
Para: jav...@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 5 de Junho de 2012 0:02

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Grande Pestano,

Parabéns, muito bom mesmo o trabalho que você tem feito. Nada melhor para ajudar a comunidade do que postando código no GitHub, e o ainda melhor, colocando no ar uma aplicação demo.

Eu também havia colocado no ar uma aplicação demo, porém eu coloquei no jelastic.com - infelizmente a versão era trial e só ficou lá por 2 semanas. - vale a pena experiementar o serviço. #ficaadica

O mais bacana é que você praticamente "bombou" o projeto com extensões e componentes úteis. Gostei do esquema de paginação sob demanda do Conventions, com certeza facilitará a vida de muita gente.

Até onde me recordo o Conventions está no GoogleCode, certo?. Você não pretende coloca-lo (migra-lo) no GitHub? Certamente no GitHub o projeto terá uma visibilidade maior.

Enfim, parabéns pelo trabalho e horas dedicadas para ajudar o grupo.

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
Valeu Ponte,

eu também tenho aprendido bastante com essas migrações e espero que o grupo tambem ;)

vou ver se agilizo esse esquema pra colocar o framework no github pro pessoal poder participar do projeto.

De: Rafael Ponte <rpo...@gmail.com>
Para: jav...@googlegroups.com
Enviadas: Sábado, 23 de Junho de 2012 1:58

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
Pestano esse link tá OFF...

Rafael Pestano

De: luxu <zica...@gmail.com>
Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Domingo, 24 de Junho de 2012 16:54

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
vlw agora sim Pestano, mas aki tá dando erro esse erro:

Caused by: org.hibernate.service.jndi.JndiException: Unable to lookup
JNDI name [java:comp/env/jdbc/issuetracker]

estou usando MySQL e apache-tomcat-7.0.26

Rafael Pestano

De: luxu <zica...@gmail.com>

Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Domingo, 24 de Junho de 2012 19:27

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
Criei sim com as alterações para o MySQL, Pestano, isso num tem nada a
ver com o Tomcat 7 não né?

On 24 jun, 19:41, Rafael Pestano <rmpest...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> JNDI name [java:comp/env/jdbc/issuetracker]
>
> estou usando MySQL e apache-tomcat-7.0.26

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
java:comp/env/jdbc/issuetracker é uma propriedade do persistence.xml

<property name="hibernate.connection.datasource" value="java:comp/env/jdbc/issuetracker"/>

essa propriedade tem que bater com a que está no web.xml (sem o "java:comp/env/")

<resource-ref>
        <description>DB Connection</description>
        <res-ref-name>jdbc/issuetracker</res-ref-name>
        <res-type>javax.sql.DataSource</res-type>
        <res-auth>Container</res-auth>
    </resource-ref>

que por sua vez tem que bater com o context.xml

<Resource name="jdbc/issuetracker" auth="Container" type="javax.sql.DataSource" maxActive="100" maxIdle="30" maxWait="10000"
  username="postgres" password="1234" driverClassName="org.postgresql.Driver"
url="jdbc:postgresql://localhost:5432/issuetracker"/>

então basicamente o que você precisa é criar um Resource no context.xml com nome  jdbc/issuetracker e com as configurações do seu banco
e tambem deve alterar o driver e o dialeto para mysql no persistence.xml

qual versão você baixou?

Espero que ajude.

De: luxu <zica...@gmail.com>

Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Domingo, 24 de Junho de 2012 19:56

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com

Voce colocou a lib do MySQL no Tomcat?

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
Pestano essa versão:
Issuetracker - versão com paginação e mais algunas coisas - Tomcat 7,
JSF 2.1, CDI(Openwebbeans), Primefaces 3.3.1, Primefaces extensions
0.5.1, Hibernate 4.1.4, CODI 1.0.5, DeltaSpike 0.3 e Conventions
0.9.1.

Fiz tudo conforme passado pelos dois (Pestano e Ponte) e o erro
continua....

deem uma olhada num pedaço do stack:

Jun 24, 2012 10:09:28 PM
org.apache.webbeans.resource.spi.se.StandaloneResourceInjectionService
injectJavaEEResources
Grave: Unable to inject field : [private
javax.persistence.EntityManager
br.com.triadworks.issuetracker.entitymanager.provider.IssueTrackerProvider.entityManager]
javax.persistence.PersistenceException: [PersistenceUnit:
issueTrackerPU] Unable to build EntityManagerFactory
at
org.hibernate.ejb.Ejb3Configuration.buildEntityManagerFactory(Ejb3Configuration.java:
915)
at
org.hibernate.ejb.Ejb3Configuration.buildEntityManagerFactory(Ejb3Configuration.java:
890)
at
org.hibernate.ejb.HibernatePersistence.createEntityManagerFactory(HibernatePersistence.java:
57)
at
javax.persistence.Persistence.createEntityManagerFactory(Persistence.java:
63)
at
javax.persistence.Persistence.createEntityManagerFactory(Persistence.java:
47)
at
org.apache.webbeans.resource.spi.se.StandaloneResourceProcessor.getPersistenceUnit(StandaloneResourceProcessor.java:
140)
at
org.apache.webbeans.resource.spi.se.StandaloneResourceProcessor.getPersistenceContext(StandaloneResourceProcessor.java:
153)
at
org.apache.webbeans.resource.spi.se.StandaloneResourceProcessor.getEntityManager(StandaloneResourceProcessor.java:
69)
at
org.apache.webbeans.resource.spi.se.StandaloneResourceInjectionService.getResourceReference(StandaloneResourceInjectionService.java:
96)
at
org.apache.webbeans.resource.spi.se.StandaloneResourceInjectionService.injectJavaEEResources(StandaloneResourceInjectionService.java:
140)
at
org.apache.webbeans.component.AbstractInjectionTargetBean.injectResources(AbstractInjectionTargetBean.java:
432)
at
org.apache.webbeans.portable.creation.InjectionTargetProducer.inject(InjectionTargetProducer.java:
91)
at
org.apache.webbeans.component.InjectionTargetWrapper.inject(InjectionTargetWrapper.java:
79)
at
org.apache.webbeans.component.AbstractOwbBean.create(AbstractOwbBean.java:
182)
at
org.apache.webbeans.context.DependentContext.getInstance(DependentContext.java:
69)
at
org.apache.webbeans.context.AbstractContext.get(AbstractContext.java:
192)
at
org.apache.webbeans.container.BeanManagerImpl.getReference(BeanManagerImpl.java:
971)
at
org.apache.webbeans.container.BeanManagerImpl.getInjectableReference(BeanManagerImpl.java:
844)
at
org.apache.webbeans.inject.AbstractInjectable.inject(AbstractInjectable.java:
136)
at
org.apache.webbeans.inject.InjectableField.doInjection(InjectableField.java:
59)
at
org.apache.webbeans.component.AbstractInjectionTargetBean.injectField(AbstractInjectionTargetBean.java:
384)
at
org.apache.webbeans.component.AbstractInjectionTargetBean.injectFields(AbstractInjectionTargetBean.java:
321)
at
org.apache.webbeans.portable.creation.InjectionTargetProducer.inject(InjectionTargetProducer.java:
94)
[...]
org.apache.webbeans.inject.InjectableMethods.doInjection(InjectableMethods.java:
114)
at
org.apache.webbeans.component.AbstractInjectionTargetBean.injectMethod(AbstractInjectionTargetBean.java:
407)
at
org.apache.webbeans.component.AbstractInjectionTargetBean.injectSuperMethods(AbstractInjectionTargetBean.java:
376)
at
org.apache.webbeans.portable.creation.InjectionTargetProducer.inject(InjectionTargetProducer.java:
93)
[...]
org.apache.webbeans.context.creational.BeanInstanceBag.create(BeanInstanceBag.java:
80)
at
org.apache.webbeans.context.AbstractContext.getInstance(AbstractContext.java:
227)
at
org.apache.webbeans.context.AbstractContext.get(AbstractContext.java:
192)
at
org.apache.webbeans.intercept.NormalScopedBeanInterceptorHandler.getContextualInstance(NormalScopedBeanInterceptorHandler.java:
159)
at
org.apache.webbeans.intercept.NormalScopedBeanInterceptorHandler.invoke(NormalScopedBeanInterceptorHandler.java:
119)
at br.com.triadworks.issuetracker.controller.LoginBean_$
$_javassist_28.getLogin(LoginBean_$$_javassist_28.java)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Unknown Source)
at javax.el.BeanELResolver.getValue(BeanELResolver.java:87)
at
com.sun.faces.el.DemuxCompositeELResolver._getValue(DemuxCompositeELResolver.java:
176)
at
com.sun.faces.el.DemuxCompositeELResolver.getValue(DemuxCompositeELResolver.java:
203)
at org.apache.el.parser.AstValue.getValue(AstValue.java:169)
at
org.apache.el.ValueExpressionImpl.getValue(ValueExpressionImpl.java:
189)
at
org.apache.webbeans.el.WrappedValueExpression.getValue(WrappedValueExpression.java:
68)
at
com.sun.faces.facelets.el.TagValueExpression.getValue(TagValueExpression.java:
109)
at
javax.faces.component.ComponentStateHelper.eval(ComponentStateHelper.java:
194)
at
javax.faces.component.ComponentStateHelper.eval(ComponentStateHelper.java:
182)
at javax.faces.component.UIOutput.getValue(UIOutput.java:169)
at
org.primefaces.util.ComponentUtils.getValueToRender(ComponentUtils.java:
69)
at
org.primefaces.component.inputtext.InputTextRenderer.encodeMarkup(InputTextRenderer.java:
79)
at
org.primefaces.component.inputtext.InputTextRenderer.encodeEnd(InputTextRenderer.java:
50)
at
javax.faces.component.UIComponentBase.encodeEnd(UIComponentBase.java:
875)
at
org.primefaces.renderkit.CoreRenderer.renderChild(CoreRenderer.java:
59)
at
org.primefaces.renderkit.CoreRenderer.renderChildren(CoreRenderer.java:
43)
at
org.primefaces.component.fieldset.FieldsetRenderer.encodeContent(FieldsetRenderer.java:
89)
at
org.primefaces.component.fieldset.FieldsetRenderer.encodeMarkup(FieldsetRenderer.java:
71)
at
org.primefaces.component.fieldset.FieldsetRenderer.encodeEnd(FieldsetRenderer.java:
45)
at
javax.faces.component.UIComponentBase.encodeEnd(UIComponentBase.java:
875)
at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:1786)
at javax.faces.render.Renderer.encodeChildren(Renderer.java:168)
at
javax.faces.component.UIComponentBase.encodeChildren(UIComponentBase.java:
845)
at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:1779)
at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:1782)
at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:1782)
at
com.sun.faces.application.view.FaceletViewHandlingStrategy.renderView(FaceletViewHandlingStrategy.java:
402)
at
com.sun.faces.application.view.MultiViewHandler.renderView(MultiViewHandler.java:
125)
at
javax.faces.application.ViewHandlerWrapper.renderView(ViewHandlerWrapper.java:
288)
[...]
org.apache.myfaces.tomahawk.application.ResourceViewHandlerWrapper.renderView(ResourceViewHandlerWrapper.java:
93)
at
com.sun.faces.lifecycle.RenderResponsePhase.execute(RenderResponsePhase.java:
121)
at com.sun.faces.lifecycle.Phase.doPhase(Phase.java:101)
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.render(LifecycleImpl.java:
139)
at
org.apache.myfaces.extensions.cdi.jsf2.impl.listener.phase.CodiLifecycleWrapper.render(CodiLifecycleWrapper.java:
126)
at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:594)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:
305)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:
210)
at
br.com.triadworks.issuetracker.security.SecurityFilter.doFilter(SecurityFilter.java:
39)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:
243)
at
org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:
210)
at
org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:
224)
at
org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:
169)
at
org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:
472)
at
org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:
168)
at
org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:
98)
at
org.apache.catalina.valves.AccessLogValve.invoke(AccessLogValve.java:
927)
at
org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:
118)
at
org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:
407)
at
org.apache.coyote.http11.AbstractHttp11Processor.process(AbstractHttp11Processor.java:
987)
at org.apache.coyote.AbstractProtocol
$AbstractConnectionHandler.process(AbstractProtocol.java:579)
at org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint
$SocketProcessor.run(JIoEndpoint.java:309)
at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor.runWorker(Unknown Source)
at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(Unknown Source)
at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

Rafael Pestano

De: luxu <zica...@gmail.com>

Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Domingo, 24 de Junho de 2012 22:13

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
Blz Pestano, fiz alterações na anotação do ID pq é diferente pro MySQL
do Postgre né...tem alguns itens diferentes eu axo...vou instalar o
postgre aki e testar tb....

On 24 jun, 22:26, Rafael Pestano <rmpest...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
>     at
> org.apache.webbeans.context.AbstractContext.getInstance(AbstractContext.jav a:

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
luxu,

não cheguei a configurar o projeto do zero mas instalei o mysql aqui e funcionou normalmente.

meu context.xml ficou assim:

<Resource name="jdbc/issuetracker" auth="Container" type="javax.sql.DataSource" maxActive="100" maxIdle="30" maxWait="10000"
  username="root" password="root" driverClassName="com.mysql.jdbc.Driver"
url="jdbc:mysql://localhost:3306/issuetracker"/>

no persistence.xm eu só alterei o driver e o dialeto:

  <property name="connection.driver_class" value="com.mysql.jdbc.Driver"/>
  <property name="hibernate.dialect" value="org.hibernate.dialect.MySQLInnoDBDialect"/>

e por fim inclui o driver do mysql no web-inf/lib

De: luxu <zica...@gmail.com>

Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Domingo, 24 de Junho de 2012 22:31

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
e aqui fiz o mesmo no postgres e deu o mesmo erro...só pode ser o
tomcat como está o seu? akele q instala ou akele q descompacta e roda
via eclipse? o meu é o q descompacta e roda via eclipse

On 24 jun, 23:06, Rafael Pestano <rmpest...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
>
> Blz Pestano, fiz alterações na anotação do ID pq é diferente pro MySQL
> do Postgre né...tem alguns itens diferentes eu axo...vou instalar o

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
meu tomcat é o apache-tomcat-7.0.27.tar.gz eu desconpactei e adicionei no eclipse via 'runtime enviroment' eu to rodando o projeto tanto pelo eclipse via 'run as' como por fora via deploy do .war no manager do tomcat.

Alguem mais tá com problemas para subir o projeto?

esse war: http://jsf-conventions-framework.googlecode.com/files/issuetracker.war está configurado para postgres, você tem como tentar fazer deploy dele no tomcat pra ver se o problema persiste?

De: luxu <zica...@gmail.com>

Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Domingo, 24 de Junho de 2012 23:13

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
Consegui rodar esse q vc mandou, mas tive q instalar o tomcat, agora é
pesquisar e ver pq da otra forma naum rodou...vlw Pestano!!

On 24 jun, 23:20, Rafael Pestano <rmpest...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> tomcat como está o seu? akele q instala ou akele q descompacta e roda
> via eclipse? o meu é o q descompacta e roda via eclipse

Rafael Pestano

to jav...@googlegroups.com
show de bola,

pelo que li agora não é preciso alterar o context.xml do tomcat, tenta colocar o context.xml do tomcat na pasta META-INF do projeto e tenta rodar ele pelo eclipse,

META-INF/context.xml

De: luxu <zica...@gmail.com>

Para: javasf: JavaServer Faces Group <jav...@googlegroups.com>
Enviadas: Segunda-feira, 25 de Junho de 2012 0:36

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Só tomem cuidado que depois que o context.xml do META-INF é carregado pelo Tomcat ele não faz o override. Logo, é necessário deleta-lo do Tomcat caso o mesmo precise ser alterado.

luxu

to javasf: JavaServer Faces Group
Muito estranho Pestano pq no seu rodou di boa e aki só rodou dps q vc
mandou esse .war e instalei o tomcat pelo instalador...Como assim
Ponte? quer dizer se eu fizer alguma alteração o context.xml tenho q
antes de subir o projeto deletar o context.xml do tomcat é isso? Me
digam uma coisa e qdo for hospedar o projeto como se faz pra
configurar o tomcat do servidor da hospedagem? no meu caso o
integrator...

On 25 jun, 08:21, Rafael Ponte <rpo...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Tomcat ele não faz o override. Logo, é necessário deleta-lo do Tomcat caso

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Oi Luxu,

De acordo com a documentação do Tomcat o context.xml somente será avaliado no primeiro deploy. Nos deploys seguintes ele será ignorado.

Caso necessite reconfigura-lo você terá que fazer isso diretamente no Tomcat ou deletar o context.xml da sua app que foi criado pelo Tomcat.

--
Você recebeu esta mensagem por que é membro do  Javasf
http://groups.google.com/group/javasf

Savius

to javasf: JavaServer Faces Group
Senhores, não sou adepto do puro e simples Ctrl + C / Ctrl + V.
Iniciei um projetinho baseado nos conceitos utilizados no issue
tracker mas estou tendo algumas dúvidas:

Cenário:
Tenho um Banco, uma ContaBancaria anotada com @ManyToOne (Banco) e
Pensionista que possui uma ContaBancária

Implementei os Converters para não precisar utilizar um "new
ContaBancaria()" no PensionistaBean mas não funcionou. tive que usar o
new.

No cadastro de Pensionista tenho um selectOneMenu

value="#{pensionistaBean.pensionista.contaBancaria.banco}">
<f:selectItem itemLabel="Selecione" value="" />
<f:selectItems
value="#{bancoDao.listAll()}" var="banco"
itemLabel="#{banco.nomeBanco}"
itemValue="#{banco}" />-->

E quando chamo o insert tenho essa maravilha:
Informações: java.lang.ClassCastException: java.lang.String cannot be
cast to javax.faces.model.SelectItem

Estou utilizando a mesma estrutura do issueTracker. Alguma dica?

On 6 Jun, 16:02, luxu <zicad...@gmail.com> wrote:
> [...]

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Se você não utiliza um converter para suas entidades então provavelmente você terá que trabalhar com tipos simples (Integer, Long, String etc).

Que erro ocorreu quando você implementou e utilizou o seu converter?

Rafael Ponte

to jav...@googlegroups.com
Savius,

Você leu o erro direitinho?
javax.el.PropertyNotFoundException: /pages/pensionista/pensionista.xhtml @354,68 value="#{pensionistaBean.pensionista.contaBancaria.banco}": Target Unreachable, 'contaBancaria' returned null

Maneira mais simples de resolver isso é colocando o objeto contaBancaria num escopo maior que request e menor que session. Se estiver utilizando o Tomahawk você pode utilizar o t:saveState.

2012/6/26 Savius <lsavio...@gmail.com>
Rafael, na verdade nem chega a renderizar a tela completa. Reforço que o problema ocorre qdo tento inserir um novo registro. Eu tenho esse erro:

com.sun.faces.context.PartialViewContextImpl$PhaseAwareVisitCallback visit
Grave: javax.el.PropertyNotFoundException: /pages/pensionista/pensionista.xhtml @354,68 value="#{pensionistaBean.pensionista.contaBancaria.banco}": Target Unreachable, 'contaBancaria' returned null

e tenho os converters para Pensionista, ContaBancaria e Banco.
o SelectMenu:

<h:outputLabel value="Banco" for="comboBanco" />
         value="#{pensionistaBean.pensionista.contaBancaria.banco}">
<f:selectItem itemLabel="Selecione" value="" />
<f:selectItems value="#{bancoBean.listaBancos}" var="banco"
itemLabel="#{banco.nomeBanco}" itemValue="#{banco}" />

e o bean:
public void prepareInsert() {
this.pensionista = new Pensionista();
facesUtils.cleanSubmittedValues(form);
setState(ESTADO_DE_NOVO);
}

Everton Fujimoto

to jav...@googlegroups.com
é mais simples que imagina, ele está falando que pensionistaBean.pensionista.contaBancaria é null, por isso não consegue acessar "banco".

Att.
Everton William Fujimoto
Hecate Systems
CIO
(47)3394-5516
(47)9947-5481

Em 26 de junho de 2012 14:05, Savius <lsavio...@gmail.com> escreveu:
[...]

Everton Fujimoto

to jav...@googlegroups.com
savius, então, continuando, vc tem que fazer a injeção de contaBancária em algum lugar.

Att.
Everton William Fujimoto
Hecate Systems
CIO