Dúvidas com uso de sessão

Wagner Costa

to jav...@googlegroups.com

Boa noite a todos,

Sou novo no mundo JSF e estou tentando fazer uma aplicação de gerenciamento financeiro para unir o útil ao agradável (aprender JSF e ter uma ferramenta do jeito que eu quero ;D). Porém estou com um problema sério...

Quando eu utilizava o managed-bean-scope = request a toda requisição que eu fazia o bean era reiniciado e eu perdia algumas informações quando fazia algum filtro numa lista. Exemplo: A lista continha João e Maria, se eu filtrasse por mulher a lista teria apenas Maria... mas se eu desse um retrieve na lista o form seria reiniciado e eu teria como resultado o primeiro resultado que seria o João.

Consegui resolver o problema utilizando o managed-bean-scope = session só que sempre que eu tento pegar a sessão para adicionar/ler outros valores através da chamada

FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getSession(false);

eu ganho esta bela exceção (tentei o getSession(true) e tive o mesmo problema)

                java.lang.IllegalStateException

      at com.sun.faces.context.FacesContextImpl.assertNotReleased(FacesContextImpl.java:426)

      at com.sun.faces.context.FacesContextImpl.getExternalContext(FacesContextImpl.java:160)

      at br.perfiman.faces.BaseBean.getSession(BaseBean.java:82) ...

Gostaria de saber dos senhores se existe alguma forma de utilizar o scope=request sem ter problemas... se não tiver, eu posso guardar atributos “manualmente” na sessão mesmo utilizando o scope=session?

Obrigado desde já =)

Att,

 Wagner Costa

 Caixa de Bregueços - http://caixadebreguecos.blogspot.com/

wcaq...@gmail.com

to javasf: JavaServer Faces International Group
ehhhhh... podem desconsiderar a exceção que eu tive com a sessão,
descobri qual foi a burrice que eu cometi :P
Porém se alguém tiver uma dica de como usar request, será bem vinda :)

Glauco P. Gomes

to jav...@googlegroups.com
Utilize o t:saveState do Tomahawk, da uma olhada no historico da lista que tem falando sobre ele.

Glauco P. Gomes