SpaceFED - Hackerspace Natal

17 views
Skip to first unread message

Fernando Frediani

unread,
Jul 4, 2015, 5:18:11 PM7/4/15
to hackersp...@googlegroups.com
Ola pessoal de Natal,

Sou aqui  do LHC (Laboratório Hacker de Campinas) e recentemente nos juntamos a SpaceFED - (https://spacefed.net/wiki/index.php/SpaceFED) - que é  uma plataforma federada de autenticação inter-hackerspaces e que oferece autenticação usando RADIUS para Wifi.

O LHC participa desta plataforma oferecendo acesso Wifi a seus frequentadores - através da rede spacenet - aonde qualquer frequentador que possua um usuário e senha pode autenticar seus dispositivos de maneira segura e com criptografia individual, sendo portanto uma forma de conexão entra o usuário e o Access Point mais segura do que o WPA2-PSK.
Qualquer visitante de outros hackerspaces participantes da plataforma SpaceFED é também capaz de autenticar-se utilizando usuário e senha fornecidos por seu hackerspace local. A rede spacenet é inclusive disponibilizada em eventos como o CCC que reúne pessoas de vários hackerspaces de todo o mundo.

Além disso somos também o Country Node para domínios .br ou que estejam hospedados por aqui ou seja qualquer hackerspace do Brasil que deseje se juntar a plataforma precisa apenas de um servidor rodando FreeRADIUS e OpenLDAP conectado ao servidor Country Node .br da SpaceFED para conseguir se autenticar em seu próprio hackerspace ou quando em visita a outros no mundo todo que também façam parte da plataforma.

Gostaríamos de convidar-los e se juntar a spacefed. É muito simples a configuração do servidor e podemos ajuda-los com isso.

Além disso é possível usar a mesma base de usuários no OpenLDAP para autenticação de outros eventuais serviços que vocês possam ter como Servidor de Arquivos, Wiki, VPN, etc. Caso já exista é possível também utilizar Active Directory para a base de usuários eliminando assim a necessidade de OpenLDAP.

Fico no aguardo e a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Att.

Fernando Frediani
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages