O estado da liberdade.

71 views
Skip to first unread message

Geopalavras

unread,
Apr 25, 2012, 12:53:35 PM4/25/12
to geod...@googlegroups.com

Grande parte de nós nasceu em liberdade e com ela assim cresceu. Viver em liberdade é assim uma condição perfeitamente adquirida e consolidada no nosso país e, de uma maneira geral, no mundo ocidental. Temos liberdade de pensamento, de expressão e até de manifestação. Contudo, assumimos que a liberdade é gratuita, mas não é! Foi cara. Custou bastante a várias gerações que, ao longo de décadas, se viram privadas de poder exprimir o que pensavam, vestir como entendiam, ouvir o que gostavam ou, simplesmente conversar com queriam.Liberdade Geopalavras

As coisas mudaram e hoje não é assim. Mudamos para melhor, ninguém duvida! Mas há que questionar:

- Não estará a liberdade a ser muito maltratada e confundida com outra coisa?

- A liberdade deverá ter limites ou deve permanecer pura e infinita?

- As normas (fumo, álcool, etc.) que nos impõem são atentados à liberdade? Ou regras para um bom funcionamento em sociedade?

blo...@gmail.com

unread,
Apr 25, 2012, 1:08:32 PM4/25/12
to geod...@googlegroups.com
A população pós-25 de abril acha que a liberdade é algo garantido e no dia-a-dia nem se preocupam se estão a atentar a liberdade de outra pessoa. Apenas se preocupam com a sua própria liberdade e a dos outros virá por acrescimo. Neste sentido é que acho que as normas e as leis não são atentados à liberdade individual, mas sim garantias para podermos viver em sociedade. De outro modo, sem algum tipo de lesgislação seria impossível viver em sociedade e aí a nossa liberdade seria completamente comprometida.
 
Margarida Cardoso

Liliana

unread,
Apr 25, 2012, 1:25:56 PM4/25/12
to geod...@googlegroups.com
Também concordo com a Margarida.
E a liberdade terá sempre de ter limites, senão nunca seria possível viver em sociedade. Como seria o mundo se cada um pudesse fazer o que lhe viesse à cabeça? 

saletecar...@gmail.com

unread,
Apr 25, 2012, 1:46:14 PM4/25/12
to geod...@googlegroups.com
Concordo liliana e margarida :) é necessário implementar regras para que saibamos viver em sociedade, pois a liberdade deve ter limites.

Geopalavras

unread,
Apr 25, 2012, 6:07:41 PM4/25/12
to geod...@googlegroups.com
Muito bem meninas! Portanto, pelo que eu li, concordam com normas que regem o nosso raio de ação e mas que não comprometem a nossa liberdade.  Mas... quando não concordamos com as normas? Devemos enfrentá-las? Afinal quem define as normas tem sempre razão? Não devemos reagir por vezes? Ou acatar sempre? 
Message has been deleted
Message has been deleted

Margarida Cardoso

unread,
Apr 26, 2012, 5:09:06 PM4/26/12
to geod...@googlegroups.com
É claro que nem sempre as normas são devidamente escritas e aplicadas, nesses casos e quando não concordamos com as normas simplesmente devemos exercer o nosso direito à liberdade de expressão e de manifestação.

saradt...@hotmail.com

unread,
Apr 26, 2012, 5:10:20 PM4/26/12
to geod...@googlegroups.com
Concordo com o que foi dito.
"A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros" e por isso mesmo, como disse a Salete, penso que devem ser implementadas regras. Basicamente, vivemos numa sociedade em que as pessoas pensam que podem fazer tudo o que querem, mas não é bem assim, até podemos ter liberdade, mas esta está condicionada, ou seja, não podemos abusar dela. Ninguém tem liberdade para fazer mal, propositadamente, a outra pessoa, por exemplo.
No fundo o que eu acho é que nós não somos verdadeiramente livres, apenas temos alguns direitos!!

DianaFonseca

unread,
Apr 26, 2012, 5:18:20 PM4/26/12
to geod...@googlegroups.com
Na minha opinião a liberdade deverá ter limites, porque podemos ser livres, mas sem incomodar o "outro".
Quanto ás normas (fumo, alcool, etc) que se impoe na sociedade, são simplesmente BOAS regras para o bom funcionamento da sociedade.

DianaFonseca

unread,
Apr 26, 2012, 5:19:12 PM4/26/12
to geod...@googlegroups.com
Concordo com o que a Margarida disse.

zeli...@hotmail.com

unread,
Apr 27, 2012, 9:21:12 AM4/27/12
to geod...@googlegroups.com
sim e verdade a liberdade custou cara, e muitos abusam dela sem saberem o seu significado. podemos ter liberdade e saber comportar em sociedade o que muitos nao o sabem fazer. " a vontade nao e a vontadinha "

Cláudia

unread,
Apr 27, 2012, 1:24:59 PM4/27/12
to geod...@googlegroups.com

- vivemos numa Liberdade condicionada ;)

 e ainda bem ...

Leticia

unread,
Apr 28, 2012, 12:42:11 PM4/28/12
to geod...@googlegroups.com
concordo com o que foi dito . 
a Liberdade tem um limite , apenas deve-se respeitar regras , normas para viver em sociedade .

Sabrina

unread,
Apr 29, 2012, 9:03:08 AM4/29/12
to geod...@googlegroups.com
Realmente Cláudia ainda bem !
Mas como o " Zeli..." disse muitos abusam da liberdade que tem , e deviam de dar valor ao que tem , a liberdade para esses pode ser pouca . Sempre é melhor que nada !

mundocom...@gmail.com

unread,
Apr 29, 2012, 9:04:53 AM4/29/12
to geod...@googlegroups.com

Concordo com o que todos disseram, nós temos de ter regras para viver em sociedade como a Salete disse mas também para sabermos gerir o dinheiro do país, entre outras coisas. Nenhum de nós é livre porque, sim podemos escrever ou falar do que queremos mas todos temos regras para cumprir desde os mais pequenos até os mais idosos.   Sabrina

Tiago Bessa 11ºE

unread,
Apr 29, 2012, 1:17:29 PM4/29/12
to geod...@googlegroups.com
A liberdade tem muito que se lhe diga.
Nao é uma coisa concreta, nao se resume só a um determinado assunto mas sim a varios.
Como li aqui a liberdade deve ser condicionado, sou a favor disso completamente, mas para mim ser livre, como o professor referiu alcool ou tabaco, se ganhar-mos por nos para sustentar os nossos vicios, (sem pedir dinheiro aos pais para eles), aí sim somos livres de os ter e mais ninguém tem de opinar sobre eles, pois se quiserem têm de nos dar dinheiro para eles.
Cada um tem de saber viver em sociedade lidar com todo o tipo de pessoas, cada um governa-se com a cabeça que tem e a liberdade começa onde acaba a dos outros.
Somos jovens é verdade e as vezes pensamos que nao temos a liberdade que gostaria-mos mas se nao fosse assim muitos estariam perdidos.
Loucuras da juventude toda a gente as tem, uns mais que outros.

QUEM NUNCA FICOU ANIMADO COM UM COPO A MAIS ?
QUEM NUNCA FEZ COISAS SEM PENSAR ?
QUEM NUNCA FEZ ASNEIRAS ?


agora vao descriminar por causa disso ?
isso e ser livre como pensam ?



cada um tem a liberdade que deseja basta lutar por ela e saber merecela.

mar-g...@hotmail.com

unread,
Apr 29, 2012, 2:18:06 PM4/29/12
to geod...@googlegroups.com
Sim é verdade nos jovens confundimos a liberdade com o "querer fazer".
Contudo a liberdade é poder se exprimir perante todos,poder opinar ,poder se vestir como se quer, ter várias alternativas e poder optar por uma qualquer, o problema nao esta nas leis ,pois essas existem para que nao acha uma anarquia onde tudo seria uma confucao tremenda ,o problema esta na sociedade que vivemos ,querem liberdade mas sempre julgam,sempre invejam ,enfimm .
Se a liberdade realmente existe esta cada vez mais limitada.
Quando as pessoas deixarem de julgar pela aparência ,deixarem de ser invejosas ,hipócritas ,deixarem os preconceitos e o seu egocentrismo de lado ,aí sim,poderei dizer que existe liberdade.

Rita Marinho

unread,
Apr 29, 2012, 3:49:16 PM4/29/12
to geod...@googlegroups.com
Acho que hoje em dia tuda a gente tem liberdade, apesar de uns ter mais que outros., ter liberdade é muito bom, mas desde que este seja condicionada, isto é, tem de ter regras..
(mais uma vez, repito o que ja foi dito)

Geopalavras

unread,
Apr 29, 2012, 7:23:41 PM4/29/12
to geod...@googlegroups.com
Muito bem! Foram poucas as participações mas muito válidas. Muitas vezes agimos com a presunção de que dominamos determinados assuntos e por isso achamos que não vale reflectir sobre os mesmo. Errado. Estamos sempre a aprender. 
Reply all
Reply to author
Forward
This conversation is locked
You cannot reply and perform actions on locked conversations.
0 new messages