Trabalhos de casa, uma eterna discussão.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com

É um debate antigo mas e ainda cheio de divisões – são os trabalhos de casa uma utilidade ou uma obrigação inócua?

Se os apologistas do trabalho em casa referem que com aquilo que o estudante «leva e traz da escola, os pais e professores desenvolvem uma teia de relações e avaliam-se uns aos outros», já os detratores referem que os trabalhos «devem ser feitos na escola e não em casa [e assim] pôr fim a algumas desigualdades educacionais, já que nem todos os pais têm a mesma disponibilidade e instrução para apoiar os filhos nas tarefas propostas pelos professores».

Na Bélgica, por exemplo, o Ministério da Educação proibiu os TPC em 2001. Até aos 8 anos de idade, não há TPC. A Finlândia, a Dinamarca, o Luxemburgo, a França, a Grécia e alguns estados alemães, também legislaram a respeito destes limites aos TPC.

Ou seja, «mais escola não é obrigatoriamente melhor escola», segundo Eduardo Sá. Este psicólogo clínico refere que as «crianças têm blocos de aulas de 90 minutos, muitas atividades extracurriculares. É penoso chegarem a casa e, entre o banho e o jantar, fazerem TPC. Exaustos, não vão aprender, mas desenvolver um ódio de estimação à escola».

Os defensores contrapõem referindo que «os TPC são importantes quando servem para responsabilizar os alunos e sistematizar as aprendizagens. Devem ser trabalhos significativos e envolver outras fontes para além do manual escolar, num espírito de busca do saber, de investigação. Se o TPC for valorizado e comentado no contexto da sala de aula, este provocará uma motivação automática extra no aluno, e promover a motivação para a realização do próximo.

Assim, perante estas duas posições, qual é a tua opinião? Devem os trabalhos de casa ser implementados ou simplesmente esquecidos e substituídos por tarefas exclusivamente realizadas na escola?

dianate...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Na minha opinião, os trabalhos de casa não devem ser implementados porque as crianças passam muito tempo na escola e têm muitas atividades extracurriculares. Quando chegam a casa têm o direito de voltar a ser criança usufruindo de tempo para brincadeiras em que atuam com autonomia, estimulam a criatividade e desenvolvem a atenção e a imaginação, pois trabalharam no tempo que passaram na escola.
A aplicação dos trabalhos de casa pode incutir nas crianças o ódio pela escola e também proporcionar discrepâncias na aprendizagem, visto que os pais com maior escolaridade têm tendência a ajudar os filhos e os pais com menos escolaridade podem ter dificuldades em ajudá-los, o que pode provocar uma certa revolta por parte dessas crianças.
Em casa as crianças realizam atividades em que podem utilizar os conhecimentos que adquiriram na sala de aula por iniciativa própria e não por imposição.

Diana Teixeira, nº 9, 10ºE

z.pc...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
Eu concordo com a perspectiva que o psicólogo Eduardo Sá defende. Muitas das vezes as crianças e os adolescentes chegam exaustos a casa, e o que querem é um bom acompanhamento da família, visto que maior parte do seu dia é passado na escola, e esses trabalhos de casa implementados, vão 'roubar' de certa forma esse espaço de tempo, que por mais pequeno que possa ser, é o essencial para uma criança se sentir motivada e feliz em voltar no dia seguinte para a escola.
Apesar de maior parte dos professores dizerem que quando mandam os trabalhos de casa, é um ajudo ao estudo, eu não estou de acordo, no caso de não serem trabalhados e discutidos na sala de aula, porque se é de livre e espontânea vontade que os trabalhos são feitos, requerem atenção e interesse, caso contrário, muitas das vezes só são feitos para não sofrerem consequências mais tarde (tal como terem falta),  porque se forem explicados na aula, dará outra dinâmica aos trabalhos porque serão feitos com interesse e na intuição de procurar dúvidas.

Ana Coelho 10ªD Nº32
Message has been deleted

andregui...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

Na minha opinião os trabalhos de casa tem vantagens e desvantagens, é vantajoso porque nos ajudam a perceber o que estamos a dar na  matéria e é desvantajoso porque se  não houverem trabalhos de casa perdemos a noção do que aprendemos na escola.Eu penso que os trabalhos de casa haviam de ser impostos de vez em quando. Por exemplo era bom tirar do horário escolar 2 horas para as crianças realizarem os trabalho de casa e ai tinham tempo para fazer actividades em casa, ou então nem sequer impor trabalhos de casa.

Concordo com o  Eduardo Sá psicólogo clínico que as crianças passam muito tempo na escola depois chegar a casa jantar o banho a tomar e fazer os trabalhos de casa depois ir dormir depois não têm tempo para nos distrairmos nem para receber afecto da família que no caso das crianças é importante e para os adolescentes sentir um porto seguro.
Se os trabalhos fossem impostos deveriam ser só impostos a partir dos 9 anos.Concordo que os trabalhos de casa podem despertar a raiva nas crianças e na aprendizagem e o ódio na escola e na maioria dos casos os pais é que ajudam os filhos nos tpc`s.
Para finalizar os trabalhos podem ser prejudiciais em época de testes porque nos ocupa um pouco de tempo nas horas de estudo para o testes, logo ai nesse período de tempo não haviam de ser impostos.
Concluindo os trabalhos de casa não deveriam ser impostos visto que têm mais desvantagens  do que vantagens ainda que nos podem ser úteis para a escola e para nus ajudar na aprendizagem......

André Ribeiro nº3   10ºE

liliana....@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Eu concordo que haja trabalhos de casa porque ajuda nos a estudar e a perceber onde temos duvidas se não houvesse trabalhos de casa muitos estudantes nem sequer pegavam nos livros para estudar. Por outro lado as vezes temos muitos trabalhos de casa em épocas de testes o que não facilita a vida de um estudante.
Por outro lado concordo com o  Eduardo Sá as crianças passam muito tempo na escola e depois chegam a casa e têm mil e uma coisas para fazer mas vão estudar e isto desmotiva um aluno porque passa a vida agarrado aos livros.

Rafaela Marinho 10ºE

Rafael Moreira 10ºE

to geod...@googlegroups.com, liliana....@gmail.com
Concordo com o psicólogo Eduardo Sá, se um aluno tive actividades fora ou até mesmo dentro da escola resta-lhe pouco tempo, e esse tempo que lhe resta podia descontrair um bocado, descansar, mas ainda vai fazer os trabalhos de casa. Acabando por se deitar tarde e chegar à escola cansado, e por vezes até adormecendo nas aulas.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, dianate...@gmail.com
Muito bem Diana. É a tua opinião. Mas pergunto, será que será que os famosos TPC tiram tanto tempo assim. Não será que os alunos gastam e desperdiçam o seu tempo em coisas que banais?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, z.pc...@hotmail.com
Portanto Ana, uma obrigação. Mas concordas que se o trabalho de casa for motivante pode ser útil e cativar o aluno na sua aprendizagem. Então de quem é a culpa, dos alunos que não prestam atenção às aulas e à matéria (que pode ser interessante de descobrir) ou do professor que não ajuda na motivação? ;)

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, andregui...@gmail.com

Gosto muito desta tua ideia: «Por exemplo era bom tirar do horário escolar 2 horas para as crianças realizarem os trabalho de casa e ai tinham tempo para fazer actividades em casa».

De certo modo já vai funcionando nas escolas com as aulas de apoio e salas de estudo. O problema é "obrigar" os alunos a aparecer. Esta tua ideia é parecida com o sistema em vigor nos países nórdicos, onde os alunos realizam as atividades e trabalhos na escola e não em casa. Acontece que os alunos nórdicos comparecem (ou são obrigados a isso) e de certo modo libertam tempo para casa (e para o resto). Então André, como obrigar os alunos a comparecer nas salas de estudo? Como motivar os alunos?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, liliana....@gmail.com
Então Rafaela, o que sugeres? Dosear a quantidade de TPC´s por semana e por disciplina?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, liliana....@gmail.com, morei...@gmail.com
Rafael, o problema está em saber dosear o tempo. Eu acho que se formos honestos com nós próprios (exigentes também), conseguimos abdicar um pouco do nosso tempo livre (que muitas das vezes é desperdiçado) e dedicá-lo a tarefas úteis. Não achas?
Message has been deleted

diogomor...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

 Na minha opinião, os trabalhos de casa e/ou deveres são fundamentais na formação de um aluno. Eu próprio, quando estou em casa, nas alturas sem testes, estou simplesmente parado sem nada para fazer e os tpc ajudam-me a continuar a estudar para não ficar "enferrujado". Acho que é óptimo um professor marca-los pois mostra que quer nós trabalhemos mais e nos quer ajudar a perceber da melhor maneira a matéria e não acredito muito, que num dia normal, não conseguirem ter um tempo para fazê-los, pois eu também ando em actividades extra-curriculares diárias, faço os tpc e passo tempo de lazer com a minha família. O que é preciso é ser organizado e querer fazer as coisas para melhorar cada vez mais e não desperdiçar tempo em coisas fúteis. Para descansar existem as férias, que é para isso que servem, agora, em cada período, mais ou menos 3 meses, temos de dar o máximo e fazer tudo para melhorarmos, incluindo fazer tarefas exigidas pelos professores.
 Concluindo, os tpc deveriam continuar a ser como uma obrigação, pois mesmo contrariado, o aluno deve fazê-los e vai ver que no fim, a matéria "entra" mais depressa.

Diogo Rebelo, 10ºD

dianap...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Eu ainda não tenho uma posição em relação a este assunto. Por um lado os trabalhos de casa são bons para manter o nosso estudo em dia e de certa forma ajuda-nos a relembrar matéria pelo menos no tempo de realização dos mesmos. Por outro lado existe o lado negativo da situação, passá-mos quase metade do nosso dia na escola e quando chegamos a casa vimos cansados, logo estudar é a última coisa que nos apetece, além disso acaba por nos sobrar pouquíssimo tempo para a realização de coisas que podem parecer banais, mas que são fundamentais para o nosso bem estar.

Diana Pinto 10ºD nº14

rui.s...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

rui.s...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

andregui...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

 Como obrigar os alunos a comparecer nas salas de estudo? Como motivar os alunos?
Aí é que está o problema como os motivar... Por exemplo os alunos acham que essas salas são uma "seca" porque tem que estar lá caladas a ouvir os professores a ouvir as suas explicações.Então a minha solução era deixar os alunos a sua vontade para realizar as tarefas como quiserem ou então por exemplo então recompensa los com visitas de estudo sei la actividades mas em um período de 2 em 2 meses  e não tornar obrigatório este tipo de salas de estudo. Eu acho que isto vai ajudar a ter mais alguns alunos, isto ia ajudar e ia "denegrir" a imagem que os alunos tem das salas de estudo.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, diogomor...@gmail.com
Bom Diogo, advirto-te que tenhas cuidado ao entrar na escola amanhã e nos próximos dia depois das tuas sábia e sensatas afirmações... ;)

Concordo bastante com tudo aquilo que disseste. O problema, acho eu, não está na falta de tempo (esse abunda), mas sim na organização do mesmo. E duvido que haja que possa afirmar o contrário. Tudo se quer. Família, facebook, dormir, conversar, desporto, tv e também trabalho=tpc.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, dianap...@gmail.com
Diana, durante a semana, até acredito que sobre pouco tempo, depois das aulas. Isto sobretudo para aqueles que ajudam nas tarefas de casa. Mas durante o fim de semana e mesmo ao longo do dia, após o almoço, há tempo de sobra. Talvez falte vontade. ;) Tudo se quer e tem o seu lugar.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, andregui...@gmail.com
Bom, as salas de estudo / apoio não têm caráter obrigatório. Mais, são precisamente o contrário das aulas (algumas) em que o professor fala e os alunos ouvem. Nos apoios e salas de estudo é dada a primazia à iniciativa do aluno que confronta o professor com dúvidas e dificuldades.

Recompensas então, vou pensar no assunto. ;)

joana.ma...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Na minha opinião, os TPC´s são importantes é verdade, e são um ponto de partida para não esquecer-mos a matéria mas nós alunos muitas vezes queremos chegar a casa e não fazer nada apenas descansar, eu concordo que nas semanas dos testes não haja TPC´s porque ou nós vamos aplicar-nos a estudar a matéria ou vamos fazer os trabalhos de casa que muitas vezes são da matéria nova, concordo em parte com o Diogo Revelo, pois ele diz que os trabalhos de casa são importantes nisso eu concordo, mas também temos de nos divertir porque escola é só uma na vida como a adolescência também, por isso estudar é óptimo e eu adoro a escola e aprender também, mas as vezes é bom fazer uma pausa mesmo até nos trabalhos de casa.

Joana Magalhães 10ºE Nº15

dianate...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Há crianças que passam demasiado tempo na escola e quando chegam a casa tomam banho, jantam e fazem os trabalhos de casa e acabam por deitar-se sem terem tempo para a interação com a família pois estão exaustos. Os alunos podem interessar-se em relembrar em casa a matéria leccionada na escola, por iniciativa própria e não por imposição através dos trabalhos de casa.
Message has been deleted

anuxah...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Na minha opinião, penso que os TPC's são um estimulo para os alunos estudarem em casa e também para que ganham responsabilidades, sendo que por vezes estes trabalhos são exagerados e sendo exagerados tornam-se chatos o que faz com que os alunos percam o gosto a escola e daí muitos andarem a estudar contrariados. Penso que os professores deveriam pensar mais na vida dos alunos pois apesar de neste momento o mais importante para os alunos ser a escola também têm uma vida fora dela e têm actividades extra-curriculares e por vezes torna-se cansativo terem todos aqueles TPC's para fazer.

Ana Alves 10ºE nº2

pedro...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
- Bem eu penso que os professores devem continuar a marcar trabalhos de casa , eu penso assim porque vejamos , se um aluno dá uma determinada matéria na escola e não aplica os seus conhecimentos em casa , na realização de trabalhos de casa a matéria nunca vai ficar bem sabida , até porque nas aulas nenhum aluno está completamente atento , existe sempre algum momento em que ocorre uma distraçãoo , logo é bom que as aulas sejam revistas em casa . Além disso eu penso que ao fazermos os tpc a matéria percebesse mais facilmente , fazendo com que tenhamos mais facilidade nos testes e não termos que passar horas e horas a estudar no dia anterior aos testes . Deve é existir organização nas tarefas por parte dos alunos . Desde que não seja exageradamente penso que os trabalhos de casa devem continuar a ser obrigatórios .
Pedro Maia 10 D

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
O problema Joana é que vocês fazem pausas a seguir de pausas, e os pequenos intervalos são os TPC´s e trabalhos...

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, dianate...@gmail.com
Sim Diana, concordo. Mas vocês também têm algumas tardes livres e o fim de semana... ;)

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, anuxah...@gmail.com
Mas Ana, é precisamente por pensar na vossa vida que eu, de vez em quando, vos dou um trabalho de casa útil e pedagógico. Senão quando é que estudam?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, pedro...@gmail.com
Eu sei que sou suspeito, mas concordo com esta opinião do Pedro. É sensato o que ele diz. Os trabalhos são úteis e necessários, isto desde que doseados. Mais, são, tal como devem ser, preparativos para os testes, que depois custam bem menos.

anuxah...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
 Pois é mesmo isso os TPC's são um incentivo ao estudo porque se não fossem os TPC's nos em casa nem sequer pegávamos nos livros, eu falo por mim, mas por vezes esses trabalhos são exagerados e acho que deveriam ser mais controlados por parte dos professores, pois por vezes são tantos que  nem nos deixam tempo para outras coisas.

Ana Alves 10ºE nº2

zelop...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

A meu ver os trabalhos de casa são um ponto crucial na formação de um aluno porque temos que saber admitir que aluno que é aluno não gosta destes deveres, mas sabe reconhecer o quão eles são úteis para relembrar a matéria anteriormente leccionada e relacionar temas.
De facto, os trabalhos de casa assumem um peso preponderante na avaliação contínua de um aluno e é exactamente por isso que penso que os devemos fazer mas devemos também ter capacidade de assumir que muitas das vezes , nós ( discentes ) copiámos os trabalhos de casa antes das aulas apenas para chegar com eles feitos e o que aprendemos pouco ou nada é e acabámos por perder o rico (e MUITO PEQUENO) tempo de intervalo numa tarefa tão inútil como esta, visto que copiar não é aprender. Tenho dito kkkk ;)
José Lopes nº21 10ºD

dianacat...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com, zelop...@gmail.com
De facto estou de acordo com o meu colega/amigo Diogo Rebelo , os jovens de hoje em dia perdem tempo com coisas bastante desnecessárias . Têm como 1º opção facebook entre outras coisas deixando para ultimo os trabalhos de casa. Os trabalhos de casa são uma forma de revisão e também uma forma para poderem praticar mais o que ajuda a matéria a 'entrar e ficar'.
Como observação tenho apenas a dizer que copiar pelo 'colega do lado' é o mesmo que não realizar a tarefa pedida pelo professor .
Em suma tenho a dizer que na minha opinião não devem acabar !

anari...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

anari...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Eu acho que sim , que os alunos deveriam ter trabalhos de casa .
Os trabalhos de casa servem para uma breve revisão da matéria que damos ao longo das aulas, com os trabalhos de casa aprendemos mais devido às duvidas que temos quando estamos a fazer-los.
This conversation is locked
You cannot reply and perform actions on locked conversations.