Modelagem de Sistema

Gean

to DUG-RS - Delphi Users Group Rio Grande do Sul
Boa Tarde Galera,

É o meu primeiro post aqui, gostaria de receber alguma ajuda se
possível. Primeiramente eu agradeço qualquer resposta.

Eu gostaria de saber qual o método utilizado por vocês para planejar,
tipo engenharia de software, se usam UML, quais os diagramas, ou outro
método pra botar um sistema no papel ( Planilha ou Diagrama ) antes de
fazer qualquer uso do delphi ou BD.

Existe alguma ferramenta concreta para construir um "Esqueleto" do meu
sistema , ou seja, montar ele antes de ir pro delphi ?

Gean Carlo Vila Lobus
Bacharelando em Sistemas de Informação
Unoesc Campus Videira
Celular 49 8817 2820
Email: vila...@gmail.com
Msn : gean_...@hotmail.com
Linux user number #448485
Ubuntu user number #15671

Secaio

to dug...@googlegroups.com
Opa blza???

Gean da uma olhada no dotproject http://www.dotproject.net/  é open source, estamos usando em aula ele, na cadeira de requisitos/projeto de software, achei bem interessante, tem bastente recursos pra serem explorados.

Qto a parte de modelagem do SGBD, eu utilizei mto o jude, mas com java apenas... (mto boa essa ferramenta)
ouvi falar do Together pra utilzar com o Delphi, mas te confesso q nunca olhei... ele deve ter os diagramas q vc quer, dá uma olhada...

Para meus modelos ER, eu uso o PowerDesigner, ou o Jude mesmo... mas eles nao interagem com o Delphi (eu axo...), no caso para criar classes etc a partir do modelo, coisa q com java/jude eu consigo fazer... mas para a parte do SGDB elas funcionam bem.

--
Secaio says: simplicity favors regularity!

Newton Michel de Oliveira

to dug...@googlegroups.com
Gean,
    aqui na empresa a gente faz padrão UML e utilizamos o "Enterprise Architect" é pago mas é muito bom... Eu também tenho uma documentação de um de UML que fiz a algum tempo, amanhã posso trazer e se você quiser eu disponibilizo....

Gaspar Santos

to dug...@googlegroups.com
Gean,

Se estiveres pensando em desenvolver algo seguindo exclusivamente os preceitos de orientação a objetos vale o uso da UML.
Em uma abordagem  resumida ficaria mais ou menos assim:

1 Perspectiva de negócio:
  UML : Casos de uso (Descrição textual) : ajuda na determinação dos requisitos funcionais

2 Perspectiva de estrutura:
 UML: Diagrama de Classes:  apartir dos casos de uso podes determinar as classes, atributos e suas relações

3 Perspectiva de comportamento:
UML: Diagrama de Sequencia: onde podes avaliar a forma como os objetos deveram se comunicar, também baseado nas descrições dos casos de uso.

Dai em diante já é possível pensar na entidades de banco e seus respectivos relacionamentos e botar a mão na massa gerando código.

Quanto a ferramentas existem as mais diversas como já citadas Jude, TopCased (modelagem usando UML), DBDesigner (modelagem para banco de dados).

Gaspar

Gean Carlo Vila Lobus

to dug...@googlegroups.com
Boa noite Galera

Tenho um conhecimento razoável sobre o assunto, andei lendo muito sobre o assunto quando estava lendo sobre java e seu funcionamento. Certo, para aprender utilizar a POO comprei este livro :

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2406853

Como eu falei, eu gostaria de saber a metologia de como se projetar o sistema todo, desde os módulos até o banco de dados, e
as ferramentas utilizadas para fazer a modelagem antes de utilizar o delphi.

Profissionalmente vocês usam essas metodologias ( UML e seus diagramas ) nos sistemas desenvolvidos ?
Ahh , e Newton, Qualquer ajuda ou exemplo será de muita valia.

a todos fica um obrigado pela ajuda

Atenciosamente

Eder Gusatto

to dug-rs
Boa tarde,

Neste link há um material sobre modelagem.

http://www.camposmf.eti.br/requisitos/Modelagem%20de%20Sistemas%20de%20Informacao%202007%20Jan.pdf

Abraços.

Eder Gusatto
egus...@terra.com.br
UIN/ICQ: 22515748
MSN: egus...@hotmail.com

Gean Carlo Vila Lobus

to dug...@googlegroups.com
Boa noite Galera,

Andei conversando com umas pessoas, e como o gaspar previamente também falou, me orientaram a fazer o seguinte antes de qualquer codificação usando o delphi.

Ao começar um projeto do zero, deve-se fazer os Diagramas UML ( Normalmente os de Caso de Uso e de Classes, podendo usar o diagrama de sequencia) com algum tipo de material explicativo (.doc,.txt) contendo algumas peculiaridades do projeto e as regras do negócio fornecidas pelo Usuario. Para depois seguir com o mapeamento ER . Somente após tudo isso deve se iniciar a codificação (Delphi) do projeto.

Alguém acha que dessa forma eu procedo correto na hora de projetar, modelar e desenvolver o meu projeto iniciando o mesmo da estaca Zero ?

Obrigado a todos pela ajuda, fico realmente grato por tudo.

newton

to DUG-RS - Delphi Users Group Rio Grande do Sul
Gean,
aqui no forum na seção de arquivos, disponibilizei um material
sobre uml. dah uma olhada e ve se ajuda.

On 14 abr, 15:06, Gean <geanmy...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Existe alguma ferramenta concreta para construir um "Esqueleto" do meu
> sistema , ou seja, montar ele antes de ir pro delphi ?

Daniel Wildt

to dug...@googlegroups.com
Eu diria, utiliza todas técnicas que podes achar relevante para o teu
projeto, mas não fique fazendo documentação para sempre, tenha
balanceamento e entregue software também com a documentação, testes,
gestão de conhecimento e tudo mais que um software precisa ter.

O ciclo de trabalho neste caso é o desenvolvimento iterativo e incremental.

Modelagem é necessária, mas a questão é o quanto de modelagem você
precisa para fazer algo que seu cliente possa usar e ter retorno de
investimento antes do final do projeto.

Se quiserem um evento para tratar disto, tem um chegando por aqui em
Porto Alegre:
http://agileweekend.guma-rs.org
Já passamos dos 220 inscritos no evento, que ocorre no final de semana
de 25 e 26 de abril.
O evento se chama Porto Alegre Agile Weekend 2009.

Fica a dica.

Regards,
Daniel Wildt
http://danielwildt.com

2009/4/15 newton <newton...@gmail.com>:

Gaspar Santos

to dug...@googlegroups.com
Gean,

Considero que antes de teres classes, tabelas e demais estruturas precisas de um domínio do problema bem definido( qual o valor do sistema para o cliente), requisitos  e regras de negócio bem claros e consolidados e acima de tudo muita comunicação com todos os interessados nesse projeto.
O fato de produzires ou não determinados artefatos (diagramas, modelos, protótipos....) ou por exemplo  usar a UML e alguns de seus diagramas como rascunho em uma reunião de 15min. descrevendo em um quadro branco, sem maiores formalidades de documentação durante o processo de desenvolvimento desse software esta diretamente ligado a complexidade do que precisas desenvolver e do quanto pode auxiliar não só a ti mas a outros envolvidos no  (se for o caso) a compreender um determinado requisito, o projeto como um todo, um processo de negócio, ou até mesmo determinar um fluxo de testes.

Att.
Gaspar Santos