FastReport ou RaveReport

Jose Luiz de Medeiros

to dug...@googlegroups.com
Boa tarde,

Uso o RaveReport a algum tempo, e percebo que algumas funções tem alguns bugs, exemplo quando se precisar utilizar a linguagem do Rave acontece alguns erros, mas a minha pergunta é:
Vale a pena adotar o FastRepot? ele é melhor que o Rave?

Grato:

 Jose Luiz de Medeiros
-----------------------------------
Programmer & TI Professional
:: delphi - php - firebird - mysql ::
(31)9628-4764

Gustavo Luis Hinterholz

to dug...@googlegroups.com
Ja usei o rave , mas não o FastReport ...
Hoje utilizo o ReportBuilder e nao troco mais ...
hehehe

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no "DUG-RS -
Delphi Users Group Rio Grande do Sul" em Grupos do Google.

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Já usei o Rave (em uma das suas primeiras versões), usei o Crystal Reports, o QuickReport, FastReport e finalmente o ReportBuilder.

Também não troco o ReportBuilder por nenhum outro :-)

[ ]s

Samuel Natali Junior
NatSam Consultoria Ltda
Fone: (11) 4688-1000
Skype: Hipercusto
www.natsam.com.br
www.hipercusto.com.br
Conheça o Hipercusto e veja como ele pode ajudar sua indústria.
Faça um download e avalie o produto gratuitamente durante 20 dias.

www.tr7.com.br o seu site de buscas na web

Jose Luiz de Medeiros

to dug...@googlegroups.com
Colegas,

Como numca usei o ReportBuilder, o esquema de uso dele e parecido com o Rave?

Grato:
 Jose Luiz de Medeiros
-----------------------------------
Programmer & TI Professional
:: delphi - php - firebird - mysql ::
(31)9628-4764

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Sim, ele é parecido como os demais.

Ele tem algumas particularidades que "pegam" a gente no começo, pois todo o desenho do relatório é feito dentro do utilitário de formatação/desenho, mas depois que se habitua acaba-se percebendo que acaba sendo bem mais produtivo e que relatórios "complicados" podem ser montados sem nenhuma programação em Delphi.

O "Construtor" de SQLs (Visual Data Access) dele também é muito bom e permite, inclusive, obter parâmetros para os SQLs ou para emissão dos relatórios sem necessidade de programação adicional.

Uma das principais vantagens é a estabilidade (nunca tive problema com bugs do ReportBuilder), a possibilidade de "programar" em Delphi "dentro" do próprio relatório, criar relatórios multi-dimensionais (Cross Tab) e permitir que o usuário crie seus relatórios através de um "dicionário de dados" (o usuário só acessa as tabelas e campos que você permitir).

Se quiser conhecer mais, acesse o endereço deles: http://digital-metaphors.com

Mas, todos são bons, e cada um tem sua preferência. Acho que os dois melhores atualmente são o ReportBuilder e o FastReport.

[...]

Mauricio Vieira

to dug...@googlegroups.com

Rave parou no tempo, era muito promissor quando foi lançado no Delphi 7 (ou 6?) mas parou por aí.

Os bugs que tinha não resolviam, documentação muito escassa, e nas versões seguintes introduziram mais bugs ainda, e quase nenhum recurso adicional.

Na versão q veio no Delphi 2010 veio com um bug terrível de textos RTFs, que saiam com caracteres estranhos, típico problema de conversão para Unicode feita de forma incompleta, já que o Delphi 2010 foi o primeiro com suporte a Unicode e todos os componentes tiveram q ser reescritos !!

Após essa versão, lançaram mais uma que veio com o Delphi XE (se não me engano) e com os mesmos problemas.

Demoraram tempo demais insistindo no Rave como ferramenta oficial do Delphi.

Saldo final: migramos para FastReport e  tivemos um trabalho do cão pra migrar todos os 800 relatórios da empresa, mas no fim deu tudo certo e nossa produtividade cresceu pois paramos de ter de contornar problemas de eventos simples (típico do Rave).

Meu conselho é, fuja do RAVE, pois os fabricantes são incomunicáveis e só te respondem algum email se vc mandar pro Sa...@nevrona.com, pq será ?????

Mauricio Vieira.

Paulo Aquino

to dug...@googlegroups.com
Qual vc´s acham melhor: FastReport ou ReportBuilder?

Paulo Aquino

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Eu acho o ReportBuilder melhor, mas o FastReport também é bom.

[ ]s

Samuel

Anderson Dapper

to dug...@googlegroups.com
Cara,
Eu ainda não tinha usado o FastReport, mas nesse final de semana utilizei ele em um projeto pessoal!

De cara achei estranho estava acostumado com o Rave e o QuickReport, mas logo a coisa começou a deslanchar e montei relatórios bem legais com o mínimo de conhecimento.

Já tinha trabalhado com o ReportBuilder na época do Delphi 7, é bem completo, mas sem ter noções a dor de cabeça aparece ligeirinho.

Eu voto no FastReport pela facilidade de desenvolvimento, ainda não posso dizer pela qualidade do componente...

Att,
Anderson Dapper Rocha

Jair Roberto Silva

to dug...@googlegroups.com
Eu uso o FastReport há uns 5 anos. Cheguei a testar o ReportBuilder na época.
Considero o FR bem mais simples e intuitivo. Eu destacaria a possibilidade de manter o mecanismo de geração de relatórios independente da aplicação, a criação visual de relatórios "matriciais", o script em pascal integrado ao designer (fast-script), a possibilidade de estender as funções disponíveis no designer com rotinas criadas no Delphi, dentre tantas outras características interessantes... Além disso, o designer é muito produtivo e a qualidade dos relatórios gerados é excelente, tanto na visualização quanto na impressão, sem falar nas diversidade de opções de exportação disponíveis. E ainda tem versão para .NET e CGI para acesso via web.

Um abraço,
Jair

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Bom, o ReportBuilder possui todos esses recursos que você citou, inclusive uma versão server para WEB.

Mas, como eu falei anteriormente, é tudo gestão de gosto :-)

Rafael Santos de Lima

to dug...@googlegroups.com
Já usei Report Builder, mas acho bem mais fácil montar relatórios com mais de um dataset no Fast Report.

Jair Roberto Silva

to dug...@googlegroups.com
Olá, Samuel!

Talvez não tenha ficado claro da forma como escrevi (pressa...), mas não mencionei as características do FR como diferenciais para o RB, e sim para outros geradores de relatórios comumente mencionados por quem está procurando alternativas (como Quick, Rave e outros). Comparei apenas quando mencionei que o FR me pareceu mais simples e intuitivo que o RB.

Mas, agora comparando, não lembro de uma solução específica para relatórios matriciais no RB. Quando testei, ele orientava a utilizar o recurso de selecionar as fontes de uma impressora matricial instalada no computador de desenvolvimento, o que limitava bastante a aplicação prática em ambientes variados. Mas, como eu disse antes, testei há uns 5 anos, e não procurei mais informações sobre o RB desde então.

De qualquer forma, não trocaria o FR. A propósito, nem mencionei o preço. Na época, o FR era muito mais barato. Hoje, ele acompanha o Delphi.

Mesmo assim, considero essa escolha muito pessoal. Cada desenvolvedor tem que testar para escolher a ferramenta que mais lhe agradar.

Um abraço,
Jair

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Jair,

Acho que o grande "problema" do ReportBuilder é que a documentação do produto deles deixa a desejar e isso acaba dificultando conhecer todos os recursos que ele possui.

Mas ele também trabalha com impressoras matriciais sem grandes dificuldades e acredito que faça tudo o que o FR faz.

Não sei se o fato do FR acompanhar o Delphi significa alguma coisa. Uma época o Delphi vinha com o BugReport (QuickReport) e outra ele vinha com o RAVE e os dois são péssimos.

Homesoft Informática

to dug...@googlegroups.com
Bom dia, vou dar meu pitaco.

ja trabalho com frreport a anos e nao troco por nada, pela simpres razao que ate meu cliente altera e cria os proprios relatórios.
com simples dicas pra ele, eu nao achei isso em nenhum dos outros, nao digo que nao tem, mas eu nao achei.

o fr é simples e ajuda muito na hora que o cliente pede coisas mirabolantes, que eu faço no proprio cliente sem precisar recompilar o sistema

abraços.
Reginaldo Costa
Homesoft Informática

Sent: Wednesday, November 16, 2011 10:57 AM
Subject: Re: [dug-rs] FastReport ou RaveReport

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Idem no ReportBuilder, com a vantagem eu no ReportBuilder você pode criar um "dicionário de dados" renomeando os nomes das tabelas e dos campos, o que acaba facilitando que o próprio usuário gere seus relatórios.

Assim, coisas como: TBVDAMV.IDNF podem ser vistas pelo usuário como "Movimento de Vendas" e "Número da NF".

A imagem do endereço ao lado exemplifica isso: http://digital-metaphors.com/image/screenshots/eureportsolution.png

Acho que uma das únicas "vantagens" do FR é que ele custa apenas US$ 249,00 enquanto que o RB custa US$ 349,00 na versão Standard, US$ 595,00 na versão Professional, US$ 849,00 na Enterprise e US$ 1.099,00 na versão Server.

Jair Roberto Silva

to dug...@googlegroups.com
Hehehe, parece que não estou conseguindo mesmo me expressar bem... Mencionei o fato do FR acompanhar o Delphi quando mencionei o fator "custo". Nesse sentido, que foi o que referi, o fato dele integrar o Delphi significa alguma coisa.

Não sou usuário do RB, apenas fiz alguns testes com ele há uns 5 anos, por isso só me referi a ele comparativamente ao FR em relação à simplicidade e facilidade de uso.

Se você, que é usuário do RB, está dizendo que hoje ele faz relatórios matriciais da mesma maneira que o FR, eu acredito.

Acho importante destacar esse aspecto porque vários sistemas ainda dependem de impressão matricial em algumas situações específicas. Muitas pessoas só começaram a usar o Fortes Report, por exemplo, devido a essa necessidade. Cheguei a avaliar o Fortes também na época, mas acabei optando pelo Fast.

Um abraço,
Jair

Jair Roberto Silva

to dug...@googlegroups.com
Olá, Samuel!

Só para continuar equilibrando as coisas, no FR também é possível definir nomes amigáveis para tabelas e campos. ;)

Sem dúvida, ReportBuilder e FastReport são muito semelhantes em termos de recursos e funcionalidades (por isso testei os dois).

Minha opinião pessoal: considero o FR mais simples e intuitivo que o RB; e gosto mais do jeito como ele trata os relatórios matriciais :)

Um fato: como você mesmo destacou, o FR é mais barato que o RB; sendo que, na versão XE2, o FR acompanha o Delphi, o que o torna ainda mais barato :)

Continuo achando fundamental que o próprio desenvolvedor teste as ferramentas de relatórios disponíveis para uso com o Delphi antes de tomar qualquer decisão. Eu daria atenção especial aos testes com essas duas ferramentas: ReportBuilder e FastReport. E também ficaria de olho no que surgirá para acompanhar o Firemonkey.

Um abraço,
Jair

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Jair,

Como já dissemos, é tudo questão de gosto. Tem gente que chega até a gostar do QuickReport :-)

Realmente o FR é mais "amigável" e só se percebe a potencialidade do RB ao utilizá-lo frequentemente, o que demanda tempo pois, como eu disse, a documentação deles deixa a desejar.

Mas o suporte deles é excelente. Sempre que tive dificuldade em fazer algo enviei uma e-mail para o suporte e em poucas horas recebi uma resposta. E sempre fiquei com vergonha pois o solução era extremamente fácil.

Outro dia enviei um e-mail para o pessoal da Digital-Metaphors perguntando como ficaria o RB com o Firemonkey e eles me informaram que já estão começando a desenvolver um produto para esse ambiente. Por enquanto a última versão é compatível apenas com o DXE2 Win 32bits e Win 64 Bits (e com as versões anteriores do Delphi).

Será que alguém do grupo já está desenvolvendo em FMX ? Gostaria de saber o que estão achando. Tentei fazer alguma coisa mas tive dificuldades em montar um ambiente no OS-X e acabei parando os testes.

No Windows o programa FMX roda "direto" porém o OS-X parece que tem que instalar o FireMonkey, XCode, FreePascal e mais um monte de coisas para ele rodar. Alguém sabe se é possível gerar aplicações que rodem no OS-X sem ter que instalar tanta coisa nele ?

[ ]s

Samuel

Jair Roberto Silva

to dug...@googlegroups.com
Também só brinquei um pouquinho com o Firemonkey, Samuel. Me concentrei em testes no Windows. Tive dificuldades em rodar uma aplicação simples no WinXP. Fiz mais alguns testes rápidos com os recursos de binding no Win7, pensando em usá-lo como cliente DataSnap, mas acabei parando por aí...

Mas, pelo que já vi em relação ao uso do Firemonkey no OS-X, considerando que a aplicação gerada é nativa, entendo que seja mesmo necessário ter no Mac o XCode (que irá gerar a aplicação nativa), o FreePascal (que será acoplado ao XCode para interpretar os fontes escritos em Delphi) e a API FMX (também acoplada ao XCode/Freepascal para encontrar essas referências feitas nos fontes) instalados.

Um abraço,
Jair

João Carlos Cordeiro

to dug...@googlegroups.com
Prezados colegas, n�o � o meu caso, mas estou com um amigo chamado
Rafael Vieira, que tem que ler o Registro do Windows 7 e se depara com o
problema da UAC. A quest�o � que o software dele � um pacote e o cliente
que adquiri, geralmente, n�o sabe lidar no Windows.

Sugeri � ele que, na venda, j� informasse ao usu�rio que um t�cnico
precisaria fazer a libera��o da UAC no Windows 7.

Sinceramente n�o sei se h� outra solu��o, tipo, diretametne via Delphi.
Ele me falou que j� tentou at� mesmo um manifesto via Delphi mas n�o
consegue ler no Registro.

Agrade�o quem puder responder para eu encaminhar a resposta para o Rafael.

Vlw

Jo�o Carlos

Eder Gusatto

to dug...@googlegroups.com
Opa,

Não entendi completamente o problema, ele desenvolve um  software que está tentando acessar o registro é isso? Se sim, qual versão do Delphi?

______________________________

Éder Gusatto
msn, twitter, gmail, skype: egusatto

On Qui 17/11/11 15:49 , João Carlos Cordeiro jccor...@globo.com sent:
Prezados colegas, não é o meu caso, mas estou com um amigo chamado
Rafael Vieira, que tem que ler o Registro do Windows 7 e se depara com o
problema da UAC. A questão é que o software dele é um pacote e o cliente
que adquiri, geralmente, não sabe lidar no Windows.

Sugeri à ele que, na venda, já informasse ao usuário que um técnico
precisaria fazer a liberação da UAC no Windows 7.

Sinceramente não sei se há outra solução, tipo, diretametne via Delphi.
Ele me falou que já tentou até mesmo um manifesto via Delphi mas não
consegue ler no Registro.

Agradeço quem puder responder para eu encaminhar a resposta para o Rafael.

Vlw

João Carlos

--
[...]
Para postar neste grupo, envie um e-mail para dug-r...@googlegroups.com

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
dug-rs-unsub...@googlegroups.com

João Carlos Cordeiro

to dug...@googlegroups.com
Olá Eder,

O problema não é acessar o registro em si. O programa dele faz isso normalmente no Windows XP.

A barreira é a UAC do Windows 7 que bloqueia o acesso à leitura e escrita do Registro.

A dúvida é se existe alguma solução em Delphi para essa barreira do UAC ....

Obrigado,

Abçs,

João Carlos
Para postar neste grupo, envie um e-mail para dug...@googlegroups.com

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para

José Alencar Philereno

to dug...@googlegroups.com
Talvez a solução mais prática seria a execução do aplicativo como administrador... Só uma ideia

José Alencar Philereno
Bacharel em Sistemas de Informação 2009

João Carlos Cordeiro

to dug...@googlegroups.com
Olá José,

Como Admin o Win7 não bloqueia o acesso ao Registro ?

Desculpe a pergunta, mas é que só uso o XP e os meus clientes tb ....

Abçs e obrigado

João Carlos

José Alencar Philereno

to dug...@googlegroups.com
Bah, não sei te afirmar. Sugiro criar uma VM  instalar um Win 7 para teste.

Alencar
Jose Alencar Philereno
Bacharel em Sistemas de Informacao
Fit - Faccat    Taquara/RS  2009
Skype: alencar
MSN: ale...@philler.com.br

“Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, de me expressar, de
debater com autonomia, de acordo com minha consciência.”
John Milton

João Carlos Cordeiro

to dug...@googlegroups.com
hauahauua

vlw Alencar, Ab�s

Jo�o Carlos

Em 17/11/2011 20:15, Jos� Alencar Philereno escreveu:
Bah, n�o sei te afirmar. Sugiro criar uma VM� instalar um Win 7 para teste.

Alencar
Jose Alencar Philereno
Bacharel em Sistemas de Informacao
Fit - Faccat� � Taquara/RS� 2009
Skype: alencar
MSN: ale...@philler.com.br

�Acima de todas as liberdades, d�-me a de saber, de me expressar, de
debater com autonomia, de acordo com minha consci�ncia.�
John Milton

2011/11/17 Jo�o Carlos Cordeiro <jccor...@globo.com>
Ol� Jos�,

Como Admin o Win7 n�o bloqueia o acesso ao Registro ?

Desculpe a pergunta, mas � que s� uso o XP e os meus clientes tb ....

Ab�s e obrigado

Jo�o Carlos

Em 17/11/2011 19:02, Jos� Alencar Philereno escreveu:
Talvez a solu��o mais pr�tica seria a execu��o do aplicativo como administrador... S� uma ideia

Jos� Alencar Philereno
Bacharel em Sistemas de Informa��o 2009

Jo�o Carlos Cordeiro <jccor...@globo.com> escreveu:

�� � Ol� Eder,

O problema n�o � acessar o registro em si. O programa dele faz isso normalmente no Windows XP.

A barreira � a UAC do Windows 7 que bloqueia o acesso � leitura e escrita do Registro.

A d�vida � se existe alguma solu��o em Delphi para essa barreira do UAC ....

Obrigado,

Ab�s,

Jo�o Carlos

Em 17/11/2011 17:38, Eder Gusatto escreveu:
Opa,

N�o entendi completamente o problema, ele desenvolve um� software que est� tentando acessar o registro � isso? Se sim, qual vers�o do Delphi?

______________________________

On Qui 17/11/11 15:49 , Jo�o Carlos Cordeiro jccor...@globo.com sent:
[...]

Voc� recebeu esta mensagem porque est� inscrito no "DUG-RS -

[...]
Para cancelar a sua inscri��o neste grupo, envie um e-mail para
dug-rs-unsub...@googlegroups.com
Para ver mais op��es, visite este grupo em
[...]

Eder Gusatto

to dug...@googlegroups.com
João Carlos,

A questão do UAC se chama elevação de privilégios. Ser Admin ou não, não faz diferença, o UAC é uma política de segurança a parte.
Qualquer aplicativo que precise sair fora da pasta do usuário, precisará solicitar a elevação de privilégios, que é aquela tela que você tem que dar OK quando o aplicativo executa.
Para o Delphi 7 e 2006, que são os que eu utilizo atualmente, há uma solução inserindo um código no XPMan que faz com que o programa solicite a elevação quando necessário.
Posso te passar as instruções se for isso o que você precisa, pois ainda não entendi. Smiley piscando

Abraço.

Sent: Thursday, November 17, 2011 10:48 PM
Subject: Re: [dug-rs] UAC Windows 7

hauahauua

vlw Alencar, Abçs

João Carlos

http://ahr0cdovl2dyb3vwcy5nb29nbguuy29tlmjyl2dyb3vwl2r1zy1ycz9obd1wdc1cug==/
Twitter: @dugrs

--
[...]

wlEmoticon-winkingsmile[1].png

João Carlos Cordeiro

to dug...@googlegroups.com
� isso sim, Eder.

na verdade � para um amigo meu.

Quando ele vai ler/gravar o registro do Windows a tela da UAC abre e impede a a��o.

Se vc puder me passar instru��es agrade�o, pq repasso para o Rafael ( meu amigo ) e tamb�m me preparo para quando acontecer comigo.

Obrigado e ab�s...

Jo�o Carlos

Em 18/11/2011 01:27, Eder Gusatto escreveu:
Jo�o Carlos,
�
A quest�o do UAC se chama eleva��o de privil�gios. Ser Admin ou n�o, n�o faz diferen�a, o UAC � uma pol�tica de seguran�a a parte.
Qualquer aplicativo que precise sair fora da pasta do usu�rio, precisar� solicitar a eleva��o de privil�gios, que � aquela tela que voc� tem que dar OK quando o aplicativo executa.
Para o Delphi 7 e 2006, que s�o os que eu utilizo atualmente, h� uma solu��o inserindo um c�digo no XPMan que faz com que o programa solicite a eleva��o quando necess�rio.
Posso te passar as instru��es se for isso o que voc� precisa, pois ainda n�o entendi. Smiley
              piscando
�
Abra�o.

Gustavo Segalla

to dug...@googlegroups.com
Olá, bom dia a todos

Também estou interessado, ultimamente tenho orientado clientes a tirar o UAC, mas sei que não é o recomendado.

Realmente não sei usar o XPManifest, apenas coloco ele na aplicação.

Já vi programas escritos em delphi com uma especie de assinatura, ou seja, ao executar o programa aparece software fornecido por tal tal... aprovar.....

Abç. a todos

Samuel N. Junior

to dug...@googlegroups.com
Bom dia,

Para aparecer a mensagem "software fornecido por" ao instalar/executar um programa no Windows é preciso comprar uma Assinatura Digital de Código (Code Signing) e custa +/- R$ 540,00 por ano.

Tinhamos muitos problemas de usuários que faziam o download do nosso programa e quando iam instalar aparecia a mensagem "Produtor não identificado" o que fazia com que desistissem da instalação. Depois que colocamos a assinatura digital nos programas isso não ocorreu mais.

Nós adquirimos a nossa da Comodo (maiores informações em http://www.comodo.com.br/produtos/certificado_codesigning.php
).