Fwd: Concurso público para Design/ Design de Interação e de Mídias Interativas: Adjunto - UTFPR

45 views
Skip to first unread message

edson rufino de souza

unread,
Mar 18, 2014, 7:46:30 PM3/18/14
to
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Luiz Ernesto Merkle" <mer...@utfpr.edu.br>
Data: 18/03/2014 15:13
Assunto: [Ihc-l] Concurso público para Design/ Design de Interação e de Mídias Interativas: Adjunto - UTFPR
Para: <ih...@sbc.org.br>, <sb...@sbc.org.br>
Cc:

Olá,
Segue link de edital para concurso público para professor/a adjunto.
Abraços,
luiz merkle

Para o edital ver:
http://www.utfpr.edu.br/concursos/campi/ct/cpcp/0132014

Dentre outros detalhes:
Requisitos: Graduação em Design ou em Design de Produto ou em Desenho Industrial ou em Design Gráfico ou em Comunicação Visual ou em Design Digital ou em Design Web ou em Desenho ou em Arquitetura ou em Artes ou em Computação ou em Informática ou em Comunicação ou em Engenharia ou em áreas afins, todos com Doutorado em Design ou em área de formação correlata ou em Informática ou em área afim ou em Educação ou em Comunicação ou em Artes ou em Psicologia ou em Tecnologia ou em curso de programa caracterizado e avaliado pelo Comitê de área Interdisciplinar da CAPES, preferencialmente pela câmara temática de Social e Humanidades, preferencialmente com tese em tema de pesquisa claramente em Design de Interação, de Informação ou de Experiência, Interação Humano Computador, ou Usabilidade, Mídias Interativas, Humanidades Digitais, e áreas correlatas.

Área/ Subárea : Design/ Design de Interação e de Mídias Interativas

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA Tema : Design de Interação e de Mídias Interativas: contexto teórico e prático. Observação : a Prova Escrita será constituída por questões discursivas elaboradas a partir do tema proposto acima.

PROGRAMA PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
1. Teorias em Design de Interação: Contraste crítico entre as vantagens, desvantagens e contradições de entre diferentes ondas, teorias e técnicas de desenvolvimento de mídias e artefatos interativos.

2. Técnica s em Design de Interação frente a diferentes formas de participação de pessoas potencialmente interessadas (stakeholders). Comparação e análise de diferentes processos de projeto.

3. Implicações e desdobramentos históricos e sócio culturais do Design de Interação no contexto da circulação e apropriação de artefatos e mídias interativas em domínios como a educação, as comunicações, as artes, a indústria, o governo, o cotidiano, e na formação em Design.

4. Implicações e desdobramentos do Design de Interação no contexto de processos de inclusão em termos de Mobilidade, Acesso, Acessibilidade, Participação e/ou Cidadania .

5. Design de Interação, design aberto e oficinas de fabricação. Exploração de novos processos, ferramentas e plataformas aberta s de suporte à criação, à prototipação, à produção e a disponibilização de artefatos interativos, mídias interativas e ambientes interativos.

BIBLIOG R AFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados ele m entares, o que não impede que outros sejam utilizados. A relação a seguir apenas contempla algumas produções bibliográficas emblemáticas que tratam dos grandes tópicos que incluem os temas mencionados nas provas escrita e didática, o que não impede que outras sejam utilizados para a e laboração de questões.

BLIKSTEIN, Paulo. (2013). Digital Fabrication and ’Making’ in Education: The Democratization of Invention. In J. Walter - Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld: Transcript Publishers. Disp onível em https://tltl.stanford.edu/publications/papers - or - book - chapters/digital - fabrication - and - making - democratization - invention . Acesso em 09 de fevereiro de 2014.

BUXTON, Bill Sketching User Experiences, Morgan Kaufmann 2007.

LÖWGREN, Jonas; STOLTERMAN, Erik. T houghtful interaction design : A design perspective on information technology. Cambridge: Massachusetts: The MIT Press, 2004.

MOGGRIDGE, B. Designing interactions . Cambridge, MA: The MIT Press, 2007.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação . Al ém da Interação Homem - Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

PRIMO, Alex. Interação Mediada por Computador : Comunicação, cibercultura, cognição. PortoAlegre, RS: Editora Sulina. 2007.

ROGERS, Yvonne HC I Theory: Classical, Modern, and Contemporary. Synthesis Lectures on Human - Centered Informatics. Morgan & Claypool Publishers, 2012.

----------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi enviada pelo e-mail institucional da UTFPR.


_______________________________________________
Ihc-l mailing list
Ih...@sbc.org.br
http://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/ihc-l

Mauricio Campos

unread,
Mar 19, 2014, 3:57:55 AM3/19/14
to desin...@googlegroups.com

Qual o salário. Estou olhando o edital e não encontrei informação sobre esse “pequeno” detalhe.

 

Abraços

 

Mauricio Campos

--
--
::: Ao responder, elimine o texto não essencial de mensagens anteriores :::
***************************************************************************************
DesInterac - comunidade mantida pelo Instituto Faber-Ludens, uma entidade sem fins lucrativos que promove a integração do Design e da Tecnologia no Brasil.
 
Novidades em http://www.faberludens.com.br
Cursos em http://cursos.faberludens.com.br
Projetos abertos em http://www.corais.org
--
Você recebeu esta mensagem porque se cadastrou no Grupo "DesInterac" do Google Groups.
* novos tópicos pelo email desin...@googlegroups.com
* cancelar a inscrição http://bit.ly/a2Tfoo
* outras opções em http://groups.google.com/group/desinterac

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;DesInterac" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para desinterac+...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Taty Bortolan

unread,
Mar 19, 2014, 4:04:06 AM3/19/14
to desin...@googlegroups.com
Está bem grande no final após o tipo de graduação que cada um deve ter...pena que precisa ser doutor
--
Att,
Tatiane Bortolan
http://supertoxic.com.br/tatybortolan/ 
(41) 99353134 [tim]

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages