Projeto Rest + Web (Angular) + Mobile

Fred Farias

to ce...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Estou começando um projeto pessoal o qual inicialmente será Web, mas futuramente também terá uma versão mobile.

Criei um projeto no maven que segue mais ou menos essa estrutura:

Parent
|__módulo server (Contém minha regra de negócio e Serviços Rest)
|__Módulo Web (Angular e talvez algumas coisas com JSF)
 pom.xml

Porém estou com algumas dúvidas pertinentes a essa arquitetura:
  1. Seria interessante separar o "módulo server" em dois, um com as regras de negócios e outro apenas para os Rest Controller?
  2. Será que o web, já que a view será em angular, deveria ser um projeto totalmente separado? Mas e se eu quiser algo híbrido, tipo a maior parte em Angular, mas algo mais específico em JSF?
  3. Como fica a segurança no meu projeto Web? Eu irei usar Spring Security, vou proteger o negócio e a camada de acesso a ele, no caso, os meus serviços rest. Mas como ficam a segurança no meu projeto Web? Será necessário me preocupar com isso já que só terei html, js?
  4. Como seria o controle caso eu só queira deixar o usuário acessar a página X, caso ele tenha a permissão Y? Irei controlar com javascript apenas?
  5. Futuramente vou ter uma versão mobile e integração com redes sociais. Como eu modularizo isso? (PS: Não tenho experiência em desenvolvimento Mobile, nem integrações com redes sociais).
Resumindo, minha dúvida é: Qual a boa prática para um projeto Rest + Angular + Mobile + Social (Integração com redes sociais) preocupando-se com a segurança.

Desde já, obrigado!

Att,
Fred Farias

Charles Gleison

to CEJUG
Cara, você que escolhe se vai ser em serapado o Front ou não.
Isso depende de vários critérios em especial a Arquitetura da Aplicação, mas existem também outras questões que influenciam como: Requisitos dos Funcionais, o Modelo de Dados e até alguns Requisitos Não Funcionais que exigem, por exemplo, Time-To-Live da sessão e interação com o usuário com execução do lado do cliente.

Caso queira algo misto tipo Angular e JSF, apesar de serem paradigmas diferentes, um é server-side o outro client-side, há um projeto chamado AngularFaces: http://angularfaces.com/#/

Charles Gleison

Especialização em Arquitetura, Design e Implementação de Sistemas - FA7
Bacharel em Ciência da Computação - FFB
Analista de Sistema

"Em terra de sapo, mosquito não dá rasante"