Pesquisas DZone - Adoção do Java e Containers

Jonathan Maia

to javace, CEJUG
Pessoal, essa semana a DZone disponibilizou dois excelentes materiais.

O primeiro é o To Java or Not to Java: What the Stats Show.
Nele, são apresentados números relacionados à adoção do Java no Jelastic (mais um Paas Plataform as a Service):
https://dzone.com/articles/to-java-or-not-to-java-what-the-stats-show

Me chamou muito a atenção a adoção do Tomcat em 87% das aplicações.
Os servidores de aplicação (Jboss, Wildfly, GlassFish, Jetty, ...) só correspondem aos 13% restantes. Pelo jeito, o pessoal está de saco cheio dos servidores de aplicação pesados e aderindo apenas aos servidores web mais leves (por vezes internos à própria aplicação).

O crescimento das bases MongoDB e MariaDB também chamam a atenção: 20% das aplicações.

Já o segundo material é o Guide to Orchestrating and Deploying Containers , que possui uma pesquisa sobre a adoção de containers, além pequenos guias de várias ferramentas envolvidas.
https://dzone.com/storage/assets/6159195-dzone-guidetoorchestratinganddeployingcontainers.pdf

65% das empresas que responderam à pesquisa já adotam ou estão avaliando soluções de container e orquestração.

Leituras recomendadíssimas.

Um forte abraço.

--
Jonathan Maia - PMP, PSM I
Discípulo de Jesus

Charles Gleison

to CEJUG, javace
Jhonatan, bom já trabalhei com JBoss, Wildfly e Tomcat/toner.
Mas assim, na primeira empresa na qual eu passei o arquiteto preferiu utilizar uma versão do Tomcat 6 "tunado" com o que ele precisava.
Ao meu ver há muitas questões envolvidas na escolha e utilização de um servidor, e dentre elas estão:
- Adequação da tecnologia ao problema a ser solucionado.
- As características das aplicações (localidade temporal e espacial dos dados, requisitos funcionais...)
- O domínio da tecnologia envolvida (não é porque saiu uma versão nova de uma solução que se vai migrar para ela!)
Isso ao meu ver.
É muito bom utilizar as novas features mas lembre-se ao mesmo tempo você também estará surfando nos últimos problemas da tecnologia!
Por tudo isso acho natural o Tomcat estar em primeiro.
Abraços

Jonathan Maia

to CEJUG, javace
Olá, Charles.

Muito bem observado, concordo com o que você elencou.:-)

Mas veja, minha surpresa não está relacionada à adoção de novas features. Acho que eu que estou ficando velho. Rsrsrsrs. Explico: houve uma época em que a adoção de JBoss ou Glassfish era muito alta, em especial por causa dos diversos serviços que a stack JEE pura oferece (EJB, JMS, ...) . O Spring já existia na época e sempre foi bem mais inovador que a especificação JEE, entretanto, muitas empresas grandes ou organizações preferiam JEE pela existência da especificação (e também por causa do EJB).

A pesquisa me chamou atenção exatamente por mostrar que essa preferência pelo JEE puro (com a necessidade dos servidores de aplicação) já é mínima. Rest e microserviços chegaram com força, além dos backends nas mais diversas plataformas (spring, node, rails, etc).

Forte abraço e bom final de semana. :-)