Ambiente automatizado de desenvolvimento

Fabrício Cabral

to ce...@googlegroups.com
Olá todos!

Por motivos diversos, gostaria de criar um ambiente automatizado de
desenvolvimento para vários desenvolvedores. Este ambiente consistiria
de linux ubuntu + java 8 + maven + git + mysql+ eclipse.O esperado é que o
desenvolvedor utilize esse ambiente de desenvolvimento ao invés de ter
que instalar tudo em sua própria máquina.

Assim, estava pensando em usar o Vagrant ou Docker para esta tarefa.
Entretanto, minhas dúvidas são:

1) Qual dos dois utilizar, haja vista que posso ter desenvolvedores utilizando
Linux ou Windows como host (acredito que a grande maioria será Windows)?

2) Qual dos dois funcionará de maneira mais transparente para o desenvolvedor
uma vez que eles irão utilizar o ambiente gráfico (eclipse)?

3) Qual dos dois propiciará um melhor desempenho (principalmente da parte gráfica)?

4) Alguma consideração que eu deva ter que eu não tenha listado?

Agradeço a atenção!

--
--fx

carlos timoshenko rodrigues lopes

to ce...@googlegroups.com
Olá, eu não estou efetivamente respondendo as suas perguntas, mais gostaria de lhe expor minha opinião.

Eu uso o Vagrant ha bastante tempo, usei o docker mais não posso dizer que sou experiente no mesmo, bem, entenda que o Vagrant precisa de um sistema de emulador, ou o Virtual Box ou VmWare, então questões de desempenho dependerão estritamente das máquinas hospedeiras. Não adianta querer emular o windows 10 numa vm com 2gb de memória.

eu não uso o Vagrant para máquinas windows justamente devido ao grande consumo de recursos em máquinas com este SO, agora nos projetos Linux é muito tranquilo, O que eu recomendo é que não deixe todo o ambiente de desenvolvimento, você vai precisar de bastante recurso nas máquinas hospedeiras para não ter um desempenho medíocre.

eu uso o Vagrant pois não queria ter de instalar "mil e um": bancos de dados/ Servidores de Aplicação/outros na minha máquina. Então para cada core de projeto eu monto o servidor que vai me permitir subir o projeto, mais ferramentas de desenvolvimento:eclipse, visual studio, Android Studio e outros tools, não ficam dentro da vm.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CEJUG" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cejug+un...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ce...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/cejug.

Fabrício Cabral

to ce...@googlegroups.com
Olá Carlos,

agradeço por sua atenção!

Realmente, as questões levantas por você são bastante pertinentes e concordo com elas.
No entanto, pelo cenário que eu tenho, há muitos desenvolvedores iniciantes e a maioria
peca por uma ou outra configuração ou instalação. Assim, gostaria de ter a coisa mais
prática possível, do tipo: "Baixe tal coisa, dê o play e comece o desenvolvimento. Se der
algum problema, é seu código e não a configuração."

No mais, acredito que se a máquina hospedeira tiver um Windows 7, 8 ou 10 e pelo menos
uns 4GiB de ram, acredito que o ambiente vá funcionar a contento.

At.te.
--
--fx

Leonardo

to ce...@googlegroups.com

4GB no hospedeiro é menos que suficiente, mesmo num equipamento rodando tudo corretamente instalado eclipse+jboss+postgresql vão pesar.

Se o treinamento da equipe não for opção de modo algum eu sugiro máquinas com pelo menos 8GB no hospedeiro.

No mais, vagrant é mais estável e faz muito bem o papel de ambientes pré-configurados, ao passo que o docker dá ênfase a rodar um serviço dedicado.

Rafael Ponte

to ce...@googlegroups.com
Oi,

Máquina hospedeira com 4gb de RAM para emular uma VM com Virtual Box + ferramentas Java? Sinceramente, não é nada produtivo nem justo. Um ambiente de desenvolvimento Java requer idealmente 8gb ou mais. Na minha opinião, creio que ter um ambiente minimo (git, jdk, git-bash, eclipse, tomcat etc) juntamente com um bom README.md no projeto já abre diversas portas e elimina muita dor de cabeça na configuração do ambiente. Maven e/ou Gradle ajudam a configurar o projeto e o Eclipse de forma automatizada.

Enfim, eu deixaria Vagrant ou Docker para os casos onde configurar um servidor usado pela aplicação seja delicado, como um banco de dados, mensageria, web services etc. Ainda assim, seria necessário tê-los instalados na máquina como +1 requisito minimo!

Um abraço,
Rafael Ponte
TriadWorks | Formação Java
http://cursos.triadworks.com.br

Rafael Uchôa

to CEJUG
Eu tenho em torno de umas 5 VM's com ambiente diversos de vários clientes, entre centos, vários debians, windows server, com eclipse's para jee e cdt. Preciso, porque tenho algumas bibliotecas nativas, e preciso testar e desenvolver em cima de cada ambiente.

Estou com i7 com 8g de memória usando o VMware e não fica lento não. Você pode criar as VM e usar só o VMPlayer x64, que é gratuito. Como ele instala o VMWare Tools na máquina guest, ele fica bem rápido.

Docker eu só uso pra criar servidores.

Tem outras opções como o c9 e o codiad. Usei o c9 com java/groovy por um tempo, e achei interessante.

https://c9.io/

Rafael Uchôa
www.naskar.com.br