Algoritmo para Calculo de Volume para Superficies Irregulares

Jadir Souza

to ccppb...@googlegroups.com
Pessoal alguem sabe de um algoritmo eficiente para calculo de superficies irregulares.

Abracos.

--
Jadir

Michel Henrique Aquino Santos

to ccppb...@googlegroups.com
vc vai ter que fazer o calculo com integral...
mas acho muito dificil fazer um algoritmo geral para todas as funções...

--
Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:
http://www.ccppbrasil.org/wiki/Lista:AntesdePerguntar

--
Michel Henrique Aquino Santos
Bacharelado em Ciência da Computação

Alex Queiroz

to ccppb...@googlegroups.com
Hallo,

2010/2/8 Michel Henrique Aquino Santos <miche...@gmail.com>:

> vc vai ter que fazer o calculo com integral...
> mas acho muito dificil fazer um algoritmo geral para todas as funções...

Da' sim. O que ele tem que fazer e' calcular volumes bem pequenos
e soma'-los todos. Cada "patch" da superficie, se bem pequeno, pode
ser considerado um plano e o volume, um prisma.

--
-alex
@asandroq

José Luis Segatto Junior

to ccppb...@googlegroups.com
>Da' sim. O que ele tem que fazer e' calcular volumes bem pequenos
> e soma'-los todos. Cada "patch" da superficie, se bem pequeno, pode
> ser considerado um plano e o volume, um prisma.

Depende da precisão que se deseja. O artigo sobre calculo integral da
wikipedia em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/Integral)
tem duas imagens (não lí o artigo) bastante ilustrativas sobre esse assunto.

[]'s

Alex Queiroz

to ccppb...@googlegroups.com
Hallo,

2010/2/8 José Luis Segatto Junior <zuzes...@gmail.com>:

> Depende da precisão que se deseja. O artigo sobre calculo integral da
> wikipedia em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/Integral)
> tem duas imagens (não lí o artigo) bastante ilustrativas sobre esse assunto.

Desculpe, não entendi o que você quis dizer.

Thiago A. Corrêa

to ccppb...@googlegroups.com
Existem métodos numéricos para o calculo de integral, que é exatamente
assim que se computador que não consegue (facilmente) fazer calculos
com simbolos matemáticos e aplicar regras de calculo. Dê uma olhada no
Numerical Recipes, deve ter algo lá que te ajude.

Já faz muuuuito tempo que eu tive Calculo Numérico na faculdade, só me
lembro que isso existe. :)
É uma pena que algumas faculdades nem sequer ensinam isso...

Att.
Thiago A. Correa

Alex Queiroz

to ccppb...@googlegroups.com
Hallo,

2010/2/9 Thiago A. Corrêa <thiago...@gmail.com>:

> [...]
> lembro que isso existe. :)
> É uma pena que algumas faculdades nem sequer ensinam isso...

Mas não sou eu que estou com o problema. Eu dei uma sugestão, uma
que não envolve símbolos matemáticos.

Thiago A. Corrêa

to ccppb...@googlegroups.com
Hallo Alex,

2010/2/9 Alex Queiroz <asan...@gmail.com>:

>     Mas não sou eu que estou com o problema. Eu dei uma sugestão, uma
> que não envolve símbolos matemáticos.

Eu sei, estou respondendo ao tópico, não exatamente a sua mensagem em
especifico ;)
O que vc sugeriu é mais ou menos a noção básica de integrais. Em
matematica, seria o que vc disse, com numero de subdivisões (patches
como vc disse) tendendo a infinito.

Mit freundlichem Gruß,
Thiago A. Correa

Andre Fernandes

to ccppb...@googlegroups.com
> [...]

wikipedia em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/Integral)
tem duas imagens (não lí o artigo) bastante ilustrativas sobre esse assunto.

Complementando, nem sempre esse método converge ou converge mas tão lentamente que um algorítimo computacional se torna impossível ou no mínimo impraticável.
Temos muitos métodos distintos além desse para esses cálculos, mas cada método é melhor para alguns poucos casos, não existe um método perfeito. Talvez um deveras interessante seja o Monte Carlo.

--
André de Camargo Fernandes