Fwd: [BrasilJUGs] Encontro Técnico SouJava Novembro

0 views
Skip to first unread message

Cesar Augusto Nogueira

unread,
Nov 16, 2016, 11:55:33 AM11/16/16
to camp...@soujava.java.net, Campinasjug
Olá Galera tudo bem?

No encontro de novembro, o SouJava terá a participação do Rodrigo Cândido ele é especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software e falará sobre micro-serviços com Spring Cloud.

O evento acontecerá no dia 17 de Novembro, quinta-feira, a partir das 19:30.

Título: Construindo micro-serviços auto-curáveis com Spring Cloud

Descrição: Micro-serviços tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software durante o ano passado, e muito pode ser dito sobre os seus benefícios. No entanto, é importante compreender que ao começar a decompor o monolito, entramos no reino de sistemas distribuídos lidando com cenários de transparência de localização, recuperação à falhas, escalabilidade, autonomia, fácil atualização, etc. E quando endereçamos toda essa complexidade, conseguimos definir aplicações que rodam “eternamente”, tornando-se auto-curáveis (self-healing) e escaláveis. O projeto Spring Cloud promove ferramentas para facilmente implementar estes conceitos, definindo padrões de implementação para sistemas distribuídos com suporte para gerenciamento de configuração, descoberta de serviços, circuit breakers, roteamento, distribuição de sessão, barramento de controle, dentre outros. Ele ainda pode ser combinado com plataforma Netflix OSS que oferece ótimos componentes para combinação em um ambiente de micro-serviços, como por exemplo: Eureka (serviço de registro), Ribbon (localização), Hystrix (tolerância a falhas), Zulu (roteamento). Nesta palestra serão demonstrados os conceitos destas ferramentas, bem como os desafios e lições aprendidas baseados em casos reais na utilização de uma arquitetura de micro-serviços implementada com o projeto Spring Cloud e com o suporte da plataforma do Netflix OSS.

Mini-bio: Especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participate frequente de conferências de software pelo Brasil.



--
Otávio Gonçalves de Santana
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages