Fwd: [organizacao] Eclipse Foundation e Java EE

Cesar Augusto Nogueira

to Campinasjug, noticias...@soujava.groups.io
De: Bruno Souza <br...@javaman.com.br>
Data: 21 de setembro de 2017 14:09
Assunto: [organizacao] Eclipse Foundation e Java EE

Ola pessoal,

Tive uma otima conversa com o Mike Milinkovich, da Eclipse Foundation, sobre a doacao do Java EE.

Conversamos sobre JCP, sobre propriedade intelectual, sobre as atitudes da Oracle, etc.

Resumo:
- muitos detalhes estao ainda no ar.
- propriedade intelectual: ele _espera_ que eles tenham o suficiente para evoluir as especificacoes, mas isso nao esta claro ainda
- JCP: ele parece ser o unico favoravel a continuar o trabalho no JCP, e nao acha que a Eclipse vai ativamente fazer isso. Ele espera que as decisoes amadurecam no projeto open source, e depois, se as empresas quiserem, eles darao toda a propriedade intelectual para submeterem no JCP, mas a Eclipse nao tem braco para fazer isso e nao vai se comprometer
- Ele nao havia pensando muito nas consequencias disso para o JCP, e conversamos um pouco sobre isso. Eu disse pra ele o que ja disse aqui: eu acredito que esse eh o inicio do fim do JCP, e ele concorda que esse eh um assunto importante para ser discutido.
- Participacao das empresas: IBM e RedHat estao trabalhando fortemente junto com a Oracle para tornar isso tudo possivel, ele confirmou que estao bem engajados. Ele espera que nas proximas semanas, essas conversas possam ser expandidas para mais empresas
- Ate semana que vem eles devem ter mais detalhes, para apresentar durante o JavaOne

Se alguem tiver alguma pergunta, estou aa disposicao para tentar esclarecer.

[]s,
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
     if I fail, if I succeed, at least I live as I believe