Controllers não estão sendo inicializados Tomcat 7/8

Carlos Spohr

to caelum-vraptor
Boa tarde senhores,

Estou me batendo uns dias com um erro muito chato e estranho, a aplicação é iniciada porém nenhum dos meus controllers é detectado, isso quando eles estão num determinado pacote no projeto.

Aqui tem um log do start do tomcat 8.5.9 no eclipse:

O que pega é que se o controller estiver no caminho 'br.inf.carlos.dindin.web' ele não é encontrado, porém se eu crio um no pacote 'br' por exemplo, aí vai. Outra coisa, caso eu mova a classe do controller pro pacote 'br', e reiniciar, aí ele já não encontra esse controller.

O projeto é um maven padrão, que aponta pra alguns projetos maven locais, tenho uns 40 projetos que rodam da mesma forma, porém esse resolveu dar esse problema.

Estou certo que não é um problema com o vraptor (RC5), mas sim, alguma lepra do eclipse mesmo, lembrando que é a versão neon com o último update liberado por eles.

Algum de vocês já passou por um problema parecido pra dar uma luz aí.

Abraços.

Rodrigo Turini

to caelum-vraptor
Oi Carlos

E como está a configuração do seu beans.xml? Tem algum exclude/etc, e o discovered mode está all?

O unico problema é que nao funciona em um pacote especifico, mas nos outros sim? nao tenho certeza se entendi

abracos

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "caelum-vraptor" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para caelum-vrapto...@googlegroups.com.

Carlos Spohr

to caelum-vraptor, rodrigo...@caelum.com.br
Buenas Rodrigo,

Então cara, fiquei numa campanha pra tentar entender, e pelo que vi esse problema no scan dos controllers se deu pelo fato de que os projetos que são vinculados pelo maven como jars estavam com uma configuração errada...estavam com o plugin maven-war ao invés de maven-jar ..

O engraçado é que com as três aplicações que tinha na minha workspace, somente nesta dá problema. Por fim eu consegui resolver mas não tive tempo de avisar aqui.

Sobre a solução do meu caso

Por algum motivo, o processo scans dos controllers eram afetados por um problema de resolução de dependências não resolvidas, quando removi as referências para os projetos auxiliares (só com lógicas), o scan dos controllers ficavam OK, indo projeto a projeto e testando ajustei o item quando ao plugin padrão do maven de compilação para 'maven-jar-plugin'.

Os beans.xml estavam normais, sem exclusões e todos dentro de src/java/resources/META-INF/beans.xml.

@Rodigo, existe alguma forma para que no futuro, para quem tiver um enrosco semelhante a esse meu, pudesse ativar um log de debug pesado na inicialização do vraptor ou do processamento do weld por exemplo? O log com debug atual deixa as coisas meio vagas.

Se quiser posso auxiliar em alguns commits até mesmo testes.

Se quiser mais detalhes de como resolvi mando alguns gists ou até posto um exemplo.

Abraços.

Rodrigo Turini

to Carlos Spohr, caelum-vraptor
oi Carlos

mil perdões pela demora! faz todo sentido sim, melhorar o debugging do framework.

você cria uma issue lá?
e se quiser contribuir com sugestões de logs, ou ainda fazendo os commits, melhor ainda.

abracos

Rodrigo Turini

to Carlos Spohr, caelum-...@googlegroups.com
maravilha, Carlos! muito obrigado

Em ter, 10 de jan de 2017 às 15:59, Carlos Spohr <carlos...@gmail.com> escreveu:
Opa, certo Rodrigo.

Hoje a noite vou tirar um tempo pra abrir uma issue bem detalhada, tentando explicar direito isso. Não sei se vou conseguir colaborar com algum commit usável, porém vou estudar as formas ou por vivência (minha e da comunidade) com esses erros comuns causados por alguma configuração de maven, ambiente, etc.
Carlos Alberto Junior Spohr Poletto

Carlos Spohr

to caelum-vraptor, carlos...@gmail.com, rodrigo...@caelum.com.br
Estava dando um confere aqui Rodrigo, e acredito que poderia ter uma entrada padrão no log4j.xml para o Weld, igual a que tem no music-jungle, como INFO mesmo...Quando alterno para o modo DEBUG, consigo ver algumas exceptions referente aos scans feitos nos projetos amarrados através do maven nesse projeto web assim como problemas dos scans em todas as classes nas sources desses projetos (no caso de projetos legados que não usam CDI).

Talvez na página da documentação 'Dependências e pré-requisitos' poderia se dar um destaque para esse tipo de situação, onde o projeto não inicia, algum listener do weld dando piti ou então não faz scan dos controllers por exemplo...poderia ser tipo uma FAQ de erros comuns saca?

Outro ponto, quando digo no plugin 'maven-compiler-plugin' que irei usar tanto o source como o target sendo '1.8', aí nem usando o plugin do vraptor-java8 o projeto roda...muito estranho, no entanto, especificando source como 1.7 e target 1.8 o projeto roda perfeitamente tanto no dev como produção.

Por enquanto é só, vou montar um texto legal, e talvez colocar ele lá nos cookbooks.

[]s