Problemas com jsp e sessionScoped

Lucas Kenji

to caelum-...@googlegroups.com
Bom dia

Estou testando o vraptor4,  e estou com dificuldades para acessar component com o escopo de sessão,

mas mesmo colocando @Named no component a jsp não consegue acessar e não gera nenhum
erro.

baixei o vraptor-blank... e estou utilizando tomcat7, segui os passos https://github.com/caelum/vraptor4/wiki/17-Dependências-e-pré-requisitos mas nada..

Alguma ideia??

Grato pela atenção

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
Oi Lucas! A app está subindo sem erros, você só não está conseguindo acessar o
componente mesmo, certo? Sua classe só possui o @Named? Qual o nome dela
e como você está tentando acessar essa classe pela jsp? Aparece algum erro? []'s

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Lucas Kenji

to caelum-...@googlegroups.com
Bom dia,

Não apresenta nenhum erro, ela está anotada @Named("userInfo") e com
@SessionScoped
Bom rodando pelo maven não tive sucesso (tomcat7:run)
mas rodando diretamente ele funciona normalmente. Talvez o context.xml
(não saberia dizer exatamente o que é)
--
Lucas Kenji
Analista de Sistemas

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
e como você está tentando acessar pela jsp?
Se puder, manda sua classe session scoped e como você está acessando.

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Lucas Kenji

to caelum-...@googlegroups.com
No momento não tenho acesso a classe.. mas ela esta como

@SessionScoped
@Named("userInfo")
public class UserInfo implements Serializable{
private User user;

//get and Sets

}

na jsp ${userInfo.user.email}

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
se na jsp você exibir o ${userInfo} sozinho, ele printa alguma coisa?

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Lucas Kenji

to caelum-...@googlegroups.com
Não imprimi nada. Eu tentei isso. Se injeto na controller está OK.

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
O import da anotação de escopo é: javax.enterprise.context.SessionScoped?
Isso porque se for do jsf (javax.faces.bean.SessionScoped) não funciona mesmo.

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Não imprimi nada. Eu tentei isso. Se injeto na controller está OK.

Lucas Kenji

to caelum-...@googlegroups.com
A importação é javax.enterprise.context.SessionScoped

Acabei de baixar o blank... adicionei o context dentro da pasta META-INF;
criei a mesma classe userInfo com @session... @named..

chamei mvn tomcat7:run e a jspnão encontra ${userInfo} mas a
indexController chama normal

Rodrigo Turini

to caelum-...@googlegroups.com
que estranho Lucas, tentei reproduzir esse problema baixando o blank e fazendo
o mesmo teste, mas aqui funcionou sem problemas. Você consegue compartilhar
esse código de teste com o seu blank-project? Assim dá pra ver o que está diferente

Rodrigo Turini
Caelum | Ensino e Inovação
www.caelum.com.br

Rafael Viana

to caelum-vraptor, rodrigo...@caelum.com.br
Estou com o mesmo problema.
Algum caminho para debugar este problema?

Rodrigo Turini

to Rafael Viana, caelum-vraptor
Oi Rafael

na epoca desse topico eu não consegui reproduzir
se você puder, crie um projeto em branco reproduzindo esse problema e manda o link do github ou até mesmo de um dropbox da vida, que eu baixo e testo

outra coisa que você pode experimentar antes disso é subir o projeto com log ligado em debug
isso normalmente entrega bastante coisa.
tem um how to aqui:

Rafael Viana

to caelum-vraptor, rfl....@gmail.com, rodrigo...@caelum.com.br
Já rodei em debug e não ache nada...

Para fazer a injeção na View através do @Named passa por alguma classe do VRaptor?
Lembro de ter visto em um tópico aqui, que precisava do @Named para conseguir acessar o objeto na View. Sabe me dizer se tem algo no VRaptor que posso debugar ou se fica tudo por conta do CDI?

Rodrigo Turini

to Rafael Viana, caelum-vraptor
oi Rafael

o @Named é uma feature do CDI mesmo, o VRaptor não interfere em nada nesse ponto

como você está acessando a classe na view?

Rafael Viana

to caelum-vraptor, rfl....@gmail.com, rodrigo...@caelum.com.br
Rodrigo,

Dá uma olhada nesse fork que tenho do vraptor-musicjungle:

Olha o print em anexo.
A view está assim (conforme projeto original)

<h1>${userInfo.user.name}: <fmt:message key="your_musics"/></h1>

Mas, não mostra o nome do usuário logado.

Subindo o projeto através do plugin do tomcat7 do maven.

Att,

Captura de Tela 2016-04-27 às 13.17.59.png

Rafael Viana

to caelum-vraptor, rfl....@gmail.com, rodrigo...@caelum.com.br
Fiz o deploy da aplicação no ambiente de homologação com o Tomcat7 e funcionou.
O problema tá no contexto que tava rodando, acho que o plugin do maven, sobe um servidor Jetty, né?

Att,

Rodrigo Turini

to Rafael Viana, caelum-vraptor
depende da forma que vc estava subindo, da pra subir com tomcat tb
o código não parece ter nenhum problema mesmo