Sobre Blogs do Parana e afins

1 view

Vitor Hugo

to blogs-l...@googlegroups.com
Pessoal,

No primeiro NoCL que fui comentei com o tefo sobre o pessoal de
Curitiba, que eles fazem o EBC (encontro de blogueiros curitibanos -
se bem que deram uma mudada no nome, mas é a mesma coisa) praticamente
toda sexta-feira.

Além disso tem a lista deles e tudo o mais. A principio havia pensando
que a idéia era bacana, tinha ficado de falar com eles e tudo o mais.

Na semana passada, eles lançaram o http://www.curitiblogs.com.br/ que
reúne esse pessoal todo… isso somado com outras coisas que andei
observando achei o projeto um tanto quanto tendencioso. Até aí tudo
bem, mandei um mail para o adm do site para tirar umas dúvidas e
confirmar algumas coisas.

Pode ser mimimi ou o diabo que for. Mas percebo uma certa
elitização/prepotência por partes deles, poder não ser de todos, mas
de uma boa parte. Ou seja, panelinha, uuuhhuuu. Nada contra panelinha
ou networking que tá na moda, heheheh. Em todo lugar existe, isso eu
sei. O grande detalhe é tentar pina-lá como se não existisse, enfim.
Isso acontece na blogolandia toda e não é novidade.

Os últimos incidentes mostram isso, o boicote ao blocampBA já deu uma
balançada nas máscaras! :D

Bom, essa semana vou para Curitiba e pro BlocamPR… vamos ver se
confirmo ainda mais tudo o que disse. heheheheheh

Vitor Hugo
PratoFundo - http://pratofundo.com
V|T - http://vitortsuru.com
Twitter - http://twitter.com/vitorhugo
Skype - vhtsuru

dirs

to blogs-l...@googlegroups.com
Não tenho dúvidas que existe sim. Mas cara, vou te dizer como se formam essas panelinhas: você vê ela de longe e não chega perto, o pessoa fica cada vez mais juntos e você não tem lugar. Metaforinha besta, mas tá velendo.

É bom tentar aproximar com o pessoal. Já que tão montando networking, tentem fazer o seus com o pessoal do Paraná. Não vão brigar entre cidades, ou vocês acham mesmo que sozinha uma cidade do Paraná pode tentar algo maior?
Só cuidado nas redes que vão entrar ein... pesquisem antes.

Man... esse Primeiro Comando de Blogueiros daqui a pouco sai na TV... PPB, ahaha.

Sr Manoel Netto pode explicar mais sobre essas agência e redes em volta dos blogs pra gente?

2008/11/27 Vitor Hugo <vitor...@gmail.com>

--
Dirceu Pauka Jr.
I write code

Stéfano Torres

to blogs-l...@googlegroups.com
huhuhuhuae

Adoro lenha na fogueira ;D
Realmente, soube dessa elitização da blogosfera, e não só dos curitibanos que já se elitizam pelo simples fato de serem curitibanos (existem varias exceções das quais sou amigo) e serem mais fechados que o pessoal de Londrina e o resto do Brasil.

Um exemplo disso é o BlogBar e os BlogCamps
Se não me engano, começou a ficar muito restrito e elitizado, portanto criaram os genéricos que são a mesma coisa e mudam o nome, como foi o caso do EBC.

Podemos começar sim a criar uma "panela" ou network paranaense de contato, mas tenho medo de que fique como outras redes onde só alguns participam e o não abre espaço para sei lá...

@dirs, concordo que unidos temos força para algo bem maior. Mas se tivermos uma rede integrada em cada cidade,que a galera saia, converse e troque opiniões fica mais facil de interagir com outras redes que só podem atuar de forma online, e essa ainda é limitada (droga :/).

Podemos integrar as pequenas redes de cada cidade e planejar algo grande. Para isso é óbvio que não podemos brigar, e seria até legal criar algo juntos. Mas querer atuar em toda a abrangência do paraná de uma vez só é despedício de esforços.

E mais uma, relaxem galera :D
é "SÓ" blogs :D
#mimimi

2008/11/27 dirs <dir...@gmail.com>

--
Stéfano Torres
http://pomoti.com

Celular: 55 + 43 9122 7732

dirs

Stéfano Torres

to blogs-l...@googlegroups.com
Hahhua
é o que eu disse, é possível... online.

Mas não é a mesma coisa de você sair com a galera da sua cidade que também tem blog.
As redes online que eu falei, podem unir essas pequenas redes que realmente se encontram, tomam café, bebem e jogam WoW.

=)

Manoel Netto

to blogs-l...@googlegroups.com
Vitor Hugo,

Não houve boicote ao BlogCampBA. O que houve foi falta de tempo e esquecimento da minha parte. No entanto, compensados por patrocínio e LiveStream de última hora. O que a galera da Bahia (alguns poucos) está tentando fazer é usar isso para gerar polêmica vazia e #mimimi desnecessário.

Já me manifestei publicamente no blog do BlogCampBR e não o farei novamente em outros blogs.

PS: Também não estou boicotando o BlogCampPR, é só muita coisa a fazer.

Abraço

2008/11/27 Vitor Hugo <vitor...@gmail.com>

--
Manoel Netto
manoe...@gmail.com

dirs

to blogs-l...@googlegroups.com
Eu entendo a posição do Manoel Netto. Se eu tivesse muito dinheiro e nada para fazer também ficaria viajando o Brasil de BlogCamp em BlogCamp. Acontece que o dinheiro só vai vim depois de muito trabalho :)

2008/11/27 Manoel Netto <manoe...@gmail.com>

--
Dirceu Pauka Jr.

Manoel Netto

to blogs-l...@googlegroups.com
Vamos por partes...

1. panelas vão existir sempre, em qualquer área. Cada um de nós tem pelo menos 1 panela pessoal. A diferença é que panelas da Internet geralmente estão sem tampa ;-) É fácil entrar. E como já disseram, só reclama de panela quem não está dentro.

2. existe uma rixa antiga entre norte e sul do Paraná, certo? Bahia vs Vitória, Fla x Flu, etc. O que não dá é perpetuar o vício. Existem, acredite, argentinos gente boa ;-). Curitiblogs não é uma tentativa de diminuir as outras cidades, apenas levantar os de Curitiba. O nome dessa lista não é Blogs-Paraná, é?

3. Agências são aproveitadoras do alheio. Nenhuma agência de "midia social" que eu conheço está interessada na evolução da blogosfera. Eles querem é que você tenha uma boa visitação para que possam comprar mídia baratinho e vender caro para o cliente. A média do CPM em SuperBanner da Riot é R$ 7, uma mixaria. Eles vendem por, pelo menos, R$ 16 ao cliente. Então, muito cuidado ao confiar em agencias.

Dicas?

Se encontrem mais, saiam pra tomar um chopp juntos, criem conteúdo relevante, saiam mais de Londrina (no início eu banquei todas as minhas viagens pra Sampa pra participar de eventos), entrem em contato com assessorias de imprensa para participar de eventos dentro e fora de Londrina, falem de coisas que não sejam necessariamente Londrinenses, leiam mais sites que não são blogs, leiam mais blogs internacionais, pesquisem formatos de redes de anuncio do exterior, organizem palestras-oficinas sobre midia social na cidade, em faculdades, escolas, ensinem pras pessoas o que é isso ...

Abraço

2008/11/27 dirs <dir...@gmail.com>

--
Manoel Netto
manoe...@gmail.com

Alessandro Martins

to Blogs Londrina
Victor,

tenho ido regularmente aos EBCs e posso garantir que você está
enganado.

Você será tão recebido por mim aqui, na sexta-feira, como seria por
qualquer um dos participantes do Curitiblogs.

E, além disso, faço questão de levá-lo a uma das reuniões.

Abraços, meu caro!

Stéfano Torres

to blogs-l...@googlegroups.com
Concordo com a visão do Manoel

Não podemos esperar que algum dia vamos ser uma blogosfera bonitinha e de mãos dadas em todo o paraná ou no Brasil.
O que eu defendo é essa integração local
criar uma rede facilitada pela internet, e não baseada nela para variar.
fortalecendo essa rede podemos interagir e "competir" saudavelmente com outros redes de outras cidades, mas espero que mesmo com as provocações a parte, possamos nos relacionar perfeitamente bem não com curitiba apenas, ou Bahia ou Abudab (mais alguem assistia Garfield?).

O desenvolvimento da blogosfera depende da gente levantar e parar de esperar alguma iniciativa pipocar na nossa porta (ou na caixa de email).

Trabalhei durante um ano facilitando o relacionamento de comunicações entre curitibanos, londrinenses e maringaenses. O que é claro é que cada um tem as características sociais da cidade em que vivem, mesmo sendo no mesmo estado. E sim, tendem a se relacionar melhor com a própria cidade, e sim, há exceções. Não quer dizer que são panelas, apenas estão mais relacionados com o pessoal da própria cidade, como é o ideal de ser.

Porém, ficar no mesmo grupo sem abertura para a troca e crescimento desse circulo/rede/network/whateva é murro em ponta de faca/dar de cara no muro/ M*** no ventilador.

O NoCl foi uma iniciativa, vários NoB e NoCl mesmo virão para agitar um pouco mais a blogosfera londrinense. Espero que torne-se algo frequente como os EBC, e até cresça e se torne maior, mais foda e com cerveja mais gelada (aqui entra a competição amigavel) haha. ;)
Mas toda vez que for para curitiba, ou sp, brasilia ou rio, espero ter a oportunidade e abertura de participar mesmo que perdido de uma boa discussão do perfil da blogosfera, do ultimo episódio de The big bang theory, startups do valley, e como assimilar o (1000+) diário.

=)

bejosmetwitta.

Bruno Marques de Mendonça

to blogs-l...@googlegroups.com
Eu tava quieto, como intruso aqui. Conversei em PVT com Vitor Hugo para entender o por quê de ele achar que nós, o Curiblogs e #ebc, somos mais um exemplo de panelinha ou "umbigosfera". Em vez de defender, e pregar no deserto mostrando que nosso grupo está longe de ser uma ostentação de egos inflados, convido vocês a quando estiverem no #BlogCampPR a conhecer todos do #ebc. Ou até mesmo, se um dia tiverem de bobeira numa sexta a noite em Curitiba, participem de nossas "reuniões".

Mais do um grupo de blogueiros, o Curitiblogs é um grupo de amigos, pessoas que tem uma paixão em comum: blogar. O fato de criar um portal para ancorar todos os blogs curitibanos, não exclui ou diminui os blogs de fora. Nos denominamos "Curitiblogs" e não Paraná blogs. E o dia que Londrina fizer algo parecido, daremos todo o apoio.

Recordo, por exemplo, que entrei nessa lista para tentar fechar uma caravana para a Campus Party. Na época não tive resposta nenhuma.

--
Bruno Mendonça
http://www.salvearainha.com

Alessandro Martins

to blogs-l...@googlegroups.com
E nada impede que, no futuro, Curitiblogs e Londrinablogs e outras cidades se unam um ParanáBlogs. Quanto mais fortemente os blogs próximos geograficamente se unirem - e isso é mais fácil devido à presença física (é mais dificil mal-entendidos acontecerem), mais facilmente blogs geograficamente afastados poderão se aproximar. É preciso agregar. Não separar.

2008/11/27 Bruno Marques de Mendonça <obrunom...@gmail.com>

--
http://www.alessandromartins.com
http://www.cracatoa.com.br

Manoel Netto

to blogs-l...@googlegroups.com
Falaram muito bem. É isso mesmo.

Vale lembrar também que associações regionais existem justamente para facilitar a comunicação entre pessoas/entidades próximas. Senão não precisaríamos de prefeituras, o presidente mandava em tudo .... pensando bem, melhor não dar idéia :P

Abraço

2008/11/27 Alessandro Martins <alessan...@gmail.com>

--
Manoel Netto