Problemas para autenticar Wireless Wi-fi em captive portal (web portal)

Leonardo Fell

Prezados,

A rede wireless que utilizo é no estilo captive portal (or web-portal). Você precisa conectar na rede wireless, abrir o navegador, tentar acessar um site e então será direcionado para uma página de autenticação onde deverá colocar o seu usuário e senha. Somente a partir deste momento a internet irá funcionar.

O problema que estou enfrentando é que quando conecto na wireless e também estou com a rede de dados (3G ou 4G) ligada, o captive portal (ou web-portal) não aparece e não consigo dessa forma autenticar na wireless. Se desligo a rede de dados e abro um browser, o captiva portal aparece rapidamente.

Parece que o Android identifica que aquela rede wireless, mesmo conectada no ponto de acesso Wi-Fi com endereço IP tudo certo, não tem conectividade com a Internet e acaba utilizando somente a rede de dados. A questão é que ele precisa usar a rede wireless para ser direcionado para o portal de autenticação.

Alguém sabe como contornar isso sem ter que ficar desativando a rede de dados ?

OBS: MOTO G com Android 5.0.2

Daniel da Veiga

Você pode colocar o site de autenticação (que deve ser um IP interno) nos favoritos, por exemplo (ou qualquer forma fácil de acessar). Já vi isso acontecer, mas depois de acessar o portal de autenticação e autenticar, funcionou normal. Claro que para ter o endereço vais ter que, uma vez ainda, desativar os dados móveis...

--
Daniel da Veiga

Grupo Android Brasil
Regras da Lista: http://goo.gl/pK1qNU
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Thiago Mendonca

Exatamente... O que notei no Android 5.0 (e eu gostei mto) é que mesmo se vc conecta numa rede Wifi, mas nao tem conectividade (provavelmente se nao conecta com os servicos google), ele continua usando a rede de dados moveis, mesmo mostrando q vc esta com wifi ligado e conectado...

mas ai em casos com o  seu é ruim, ja que nao consegue abrir a pagina certa... Recomendo fazer como o Daniel sugeriu mesmo...

Leonardo Fell

Obrigado pelas dicas, pessoal!

Fod* é que eu trabalho na área de redes aqui da empresa, e os usuários estão questionando se a rede está com problema. Pro pessoal mais leigo é complicado ter que ficar explicando essa situação.

Vocês sabem qual o canal para eu reportar esse "problema" diretamente pro Google/Android ?

Obrigado novamente!

Felipe Mendes

Aqui é assim. Como eu tenho feito:
1. Deixo wifi ligado direto.
2. Chego à empresa.
3. Quando vou usar a internet, tem um ícone de wifi com exclamação e uma notificação pedindo autenticação de rede.
4. Ao clicar na notificação, a tela é meio incompleta, mas tem o botão do menu (três pontinhos).
5. Clicando no menu, escolho a opção "usar rede como está".
6. Ao abrir o browser, sou automaticamente redirecionado à página de login.
7. Aceito as condições, e dali pra frente é normal.

Leonardo Fell

Show! Porém aqui não está aparecendo a notificação pedindo autenticação de rede. Será alguma configuração ?

Em tempo, aquela ideia de deixar o IP interno favoritado parece não funcionar, pois se estou com a rede de dados ligada, não consigo acessar o captive portal nem mesmo diretamente pelo IP interno.

Obrigado!

Daniel da Veiga

Cara, sempre achei essa forma de autenticação tosca. O mais correto é implantar um método de autenticação tipo 802.1x, WPA2 Enterprise, com cadastro e autenticação direta via LDAP.

No meu caso, temos 3 redes, 1 delas é aberta e autentica via portal, e eu não vejo como contornar (ou como isso seria um problema para o Android, que quer fazer você navegar). Afinal de contas, se você colocar um endereço interno, vai funcionar, o que não funciona é capturar qualquer endereço e redirecionar para o interno (método que sempre considerei ruim).

Fora o bookmark, acho que só mantendo um link para a autenticação no site da empresa por exemplo.

--
Daniel da Veiga

Leonardo Fell

Daniel, concordo com você. Porém, por motivos de força maior, o método escolhido aqui para autenticação foi o web portal.

O que não consegui fazer foi acessar o web portal com a rede de dados ligada, nem mesmo direto pelo IP interno. Só consigo após desativar a rede de dados. Parece que o Android simplesmente descarta a wireless se a mesma não possui conectividade para a Internet, não a usa nem para possíveis conexões dentro da mesma rede IP.

Abraço!

Daniel da Veiga

Putz, acabei de testar aqui e realmente, não consigo navegar por ela.

O Android oferece autenticar para essa rede, mas a página fica em branco. Consegui acessar o autenticador colocando o endereço, no entanto, mas ele não funcionou.

Primeiro bug que vejo no L.

--
Daniel da Veiga

Felipe Mendes

Como eu falei, a página fica em branco. Tem que ir no menu (três pontinhos), depois em "Usar rede como está". Finalmente vá ao browser. Não sei se é um bug ou uma função implementada de maneira pouco intuitiva.

Leonardo Fell

Pois é, mas no meu Moto G não aparece nem a notificação que possui os três pontinhos..

Eu apostaria que vão alterar isso, por mais que não seja uma solução ideal, esses web portals são largamente utilizados, até por operadoras que possuem hotspots pelas cidades, aeroportos, etc. Geralmente é a solução adotada em estabelecimentos também.. sei não se isso ficou legal hehe

Abraço!

Andreza Zanre

to Android Brasil
Boa tarde pessoal, desde ontem estou com esse problema no Xperia Z3 Compact (vs 5.1.1)
A rede é reconhecida automaticamente qdo chego na empresa e qdo tento me autenticar da falha no captive portal e fecha a pagina de autenticação.
Tentei usar a opção "Usar a rede como está", mas funciona apenas por alguns momentos, em seguida pede autenticação novamente e falha no captive portal.

Alguém consegui solucionar em definitivo esse problema??

Obrigada!