|
AVISO |
|
CURSOS / WORKSHOPS / PALESTRAS / OFICINAS |
O professor Marco Elizio de Paiva realiza a palestra “Caravaggio e a Invenção do Barroco” em 21/06/12 e visita guiada à mostra “Caravaggio e Seus Seguidores” em 28/06/12, das 19h às 21h. Os dois encontros custa R$ 90 e disponibiliza 25 vagas. Inscrições pelo e-mail rduar...@terra.com.br e tel.: (31) 9362-4609. A palestra, que ocorre no Atelier Lúcia Castanheira, aborda as pinturas de Caravaggio do ponto de vista de seus significados simbólicos, em comparação com fontes clássicas da antiguidade e dos mestres do renascimento que o artista admirava; e ainda as obras dos caravaggescos, artistas que passaram a imitar sua pintura e seus truques expressivos. A exposição, em cartaz até 15/07/12 na Casa Fiat de Cultura (Belvedere: r. Jornalista Djalma Andrade, 1250) é a maior exposição já realizada no hemisfério sul do grande mestre da pintura barroca [Michelangelo Merisi da Caravaggio] (1571-1610), e conta com mais 18 obras de pintores seguidores do mestre, entre os quais o espanhol José Ribera, os italianos Mattia Preti, Orazio Gentileschi e Giovanni Battista Caracciolo e o francês Simon Vouet. Destaque para as obras “Narciso” (1599), “Medusa” (1596) e “São João Batista” (1603). Marco Elizio de Paiva é mestre em história da arte pela University of Texas (EUA). - Mais informações: Atelier Lúcia Castanheira – Sion: rua São Pedro da União, 106.
de Redação
De 2 de agosto a 6 de dezembro, a Fundação Getúlio Vargas vai promover o curso Economia Criativa e Cidades Criativas, em São Paulo. Entre os objetivos estão decifrar os conceitos, colocando-os em contexto e demonstrando como se dá a convergência de objetivos econômicos, sociais, culturais e urbanos, em uma nova lógica mundial.
A coordenação do curso é da economista Ana Carla Fonseca Reis e da administradora Inês Pereira. As aulas serão ministradas por professores da FGV e especialistas em economia criativa e cidades criativas. Entre os docentes convidados estão Graça Cabral (São Paulo Fashion Week), Caio Luiz de Carvalho (ex-ministro do Turismo), Fernanda Feitosa (SP Arte), Emiliano de Castro (Abragames) e Lidia Goldenstein.
As discussões se darão conciliando fundamentos conceituais e estudos de caso nacionais e de outros países. A carga horária será de 60 horas.
As inscrições terminam no dia 23 de julho.
Clique aqui para mais informações.
*Com informações do site Criaticidades
Fonte: Cultura e Mercado
Crianças e adolescentes de Jundiaí (SP) têm uma opção durante as férias. Isso porque a Secretaria de Cultura da cidade realiza no mês de julho o projeto Oficina de Férias, que vai proporcionar atividades culturais durante o recesso escolar, como mostra a reportagem do Bom Dia Cidade.
Serão oferecidas oficinas de desenho, decoração com material reciclável escrapbook (álbum com dobraduras). As aulas são gratuitas e realizadas na Casa da Cultura.
Para se inscrever, é preciso apresentar comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG e o responsável (com mais de 18 anos) para preenchimento da ficha de inscrição na Casa da Cultura, que fica na Rua Barão de Jundiaí, 868, Centro. Outras informações pelo telefone (11) 4521-6922. As aulas começam no próximo dia 4 (quarta-feira).
Férias Cemec JULHO 2012
Negócios Culturais Sustentáveis
O Cemec preparou uma programação especial para as férias de julho. Mais um passo em direção ao nosso plano original: oferecer conteúdos de qualidade superior, atrelados a um ambiente de troca, propício à realização de negócios criativos. Os módulos podem ser feitos em conjunto ou individualmente, garantindo mais autonomia e economia aos participantes. Para fechar a programação, preparmos imersões nos finais de semana, para complementar os conteúdos oferecidos durante a semana.
Até lá!
Leonardo Brant
Jornada Políticas Culturais
Coordenação: Leonardo Brant
Dia: 02/07 a 5/07
Horário: das 19h30 às 22h30
Conduzida por quatro expoentes do pensamento aplicado em políticas culturais contemporâneas, Jornada Políticas Culturais explora todas as potencialidades do planejamento cultural, público ou privado, bem realizado. Com as ferramentas que a ciência e a experiência prática já comprovaram, o programa levanta os novos paradigmas conceituais e sua aplicabilidade para os agentes culturais do presente e do futuro.
Mais Detalhes:
Jornada Gestão Cultural
Coordenação: Leonardo Brant
Dias: 10/07 a 13/07
Horário: das 19h30 às 22h30
O mercado no Brasil mudou sensivelmente nos últimos anos. As novas tecnologias, o avanço das políticas culturais e o cenário econômico ditam um novo cenário, que exigirá dos gestores uma nova visão dos negócios culturais e criativos. Jornada Gestão Cultural busca compartilhar esse cenário positivo e suas implicações para o dia-a-dia do novo profissional da economia criativa, com ferramentas e modelos de negócios contemporâneos, que facilitam a sua relação com investidores e público em geral.
Mais Detalhes:
Inscrições:
Jornada Projetos Culturais
Coordenação: Leonardo Brant
Dias: 16/07 a 19/07
Horário: das 19h30 às 22h30
O projeto cultural ocupa um lugar central na produção cultural brasileira. As leis de incentivo, o patrocínio e até mesmo os empreendimentos criativos funcionam dentro de sua lógica. Jornada Projetos Culturais traz os elementos mais sensíveis para quem desenvolve, gere e comercializa projetos. Com presença de alguns dos mais renomados nomes da produção cultural brasileira, a Jornada pretende introduzir ferramentas e conhecimentos aplicados ao mercado de projetos culturais.
Mais Detalhes:
Inscrições:
Jornada Financiamento à Cultura
Coordenação: Leonardo Brant
Dias: 23/07 a 26/07
Horário: das 19h30 às 22h30
O financiamento à cultura no Brasil passa por um momento de grande transformação. Estamos em pleno processo de mudança do sistema nacional, que deverá revogar a Lei Rouanet e criar o Procultura, com mudanças importantes para o empreendedor criativo e o produtor independente. A Jornada Financiamento à Cultura visa antecipar esse cenário, preparando produtores e gestores a aproveitar as grandes oportunidades do mercado e das políticas de cultura para ativar negócios na área.
Mais Detalhes:
Inscrições:
Mais cursos:
Show Business
O direito do entretenimento
http://www.redecemec.com/curso/show-business?utm_source=MediaPost&utm_medium=EmailMarketing&utm_campaign=326%2B-%2BAgenda%2BAbril%2Be%2BMaio
Plano de Negócios Criativos
Transformando o sonho em realidade
http://www.redecemec.com/curso/plano-negocios-criativos?utm_source=MediaPost&utm_medium=EmailMarketing&utm_campaign=326%2B-%2BAgenda%2BAbril%2Be%2BMaio
Prestação de Contas
Oficina prática e legislação atualizada
Não perca em Setembro
Seminário #direitoautoral
Mais informações
+55 (11) 2389.5708
atend...@redecemec.com
Cemec | Creative Business School | Rua Prof. Frontino Guimarães 302, São Paulo - SP - 04017-050 | (11) 2389-5708
de Redação
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) abriu matrículas para seu curso de especialização em arte, crítica e curadoria, oferecido por intermédio da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE).
Dirigido a graduados em Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Letras, Ciências Sociais, Filosofia e outros profissionais que comprovem experiência na área, o curso aborda a relação arte e estética, políticas públicas e privadas, papel e responsabilidade da ação do crítico-curador no atual contexto, entre outros assuntos.
As disciplinas dão ênfase à formação teórica e à construção de um modo de pensar e perceber as produções artístico-culturais novas e diferenciar novos direcionamentos artísticos, valor de mercado e modismos contemporâneos.
As aulas têm início no dia 13 de agosto.
Mais informações estão disponíveis no site da COGEAE.
VEJA ANEXOS
|
SALÕES / CONCURSOS / EXPOSIÇÕES/ OPORTUNIDADES |
Estão abertas, até o dia 15 de julho, as inscrições para o 1º Concurso de Logotipo “Paulo Setúbal” em Tatuí (SP). O trabalho eleito fará parte de toda a comunicação visual do evento realizado em comemoração ao maior expoente da literatura tatuiana, Paulo Setúbal, cuja semana que relemebra sua obra chega à 70ª edição neste ano. O logotipo será utilizado em ofícios, etiquetas e demais materiais gráficos.
Segundo o regulamento, o desenho, figurativo ou abstrato, deverá ser acompanhado pelos dizeres “70 Anos da Semana Paulo Setúbal”. O concurso é aberto a qualquer interessado (além de designers, artistas plásticos, desenhistas). Os concorrentes poderão participar individualmente ou em equipe e apresentar até três trabalhos.
Um júri composto por publicitários, artistas pessoas ligadas ao meio cultural fará a seleção. Os prêmios serão de R$ 1 mil para o vencedor e de menção honrosa para o segundo ao quinto lugar. Todos os participantes receberão certificado.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis desde a data na internet, por meio do site: www.tatui.sp.gov.br.
Fonte: Mapa das Artes
Artistas e artesãos que queiram participar da 1ª Semana Regional de Artes Afrodescendentes em Formiga, no Centro-Oeste, podem procurar a Secretaria de Cultura da cidade. O evento reunirá trabalhos relacionados à cultura afro - música, artesanato, culinária, teatro, pintura - em uma exposição no Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca. A mostra está prevista para os dias 21 a 27 de julho.
Mais informações pelo telefone (37) 3322-5660.
CONVITE PARA ARTISTA PLÁSTICO (A)
Este é um CONVITE ESPECIAL para VOCÊ do MAM CAMPINAS - Museu de Arte Moderna de Campinas.
Catalogue GRATUITAMENTE suas OBRAS.
Envie para o CURADOR Dimas Garcia
E-mail: CON...@MAMCAMPINAS.COM.BR
As informações que segue:
1) Um arquivo contendo seu currículo artístico (o mais completo possível).
2) Até TRÊS fotografias de TRÊS de suas mais recente OBRAS (quadros e ou esculturas).
IMPORTANTE: A CURADORIA ESTARÁ REALIZANDO UM SALÃO COM TRABALHOS DOS ARTISTAS SELECIONADOS, ORIUNDOS DA CATALOGAÇÃO.
Conheça, saiba mais sobre o MAM CAMPINAS:
Venha fazer parte integrante do acervo do MAM CAMPINAS.
Aguardamos vossas informações.
Editais Programa de Ação Cultural
Os editais funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para cada edital, uma comissão de avaliação analisa e escolhe os projetos vencedores, que então recebem um valor – também pré-determinado no edital – que deve ser utilizado exclusivamente na realização do projeto.
Este ano, a publicação dos editais começa em abril, e os temas contemplados no primeiro semestre são: teatro, dança, festivais de arte, artes cênicas para crianças, circo, literatura, inclusão cultural, artes visuais, cinema e audiovisual, patrimônio cultural e museus. Em julho serão publicados os editais de música.
Programa de Ação Cultural
Secretaria de Estado da Cultura
Rua Mauá, 51 - Luz - CEP: 01028-900 - São Paulo - SP
Contatos:
(11) 2627-8275
(11) 2627-8226
Edital ProAC nº 14/2012 - DIFUSÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS
- Vigência: 18/06/2012 a 15/08/2012n
Prazo de envio dos trabalhos do número 16 até 30 de junho
1) Serão aceitas contribuições nas seguintes formas
a) Artigos - (trabalhos científicos originais e inéditos) – Deverão conter entre 9 e 12 páginas de 30 linhas e 70 toques (até 25 mil caracteres), incluindo-se bibliografia, resumo e abstract (até 1.500 caracteres) e de quatro a seis palavras-chave e keywords. Para fotos e ilustrações o limite é de até 7 por artigo, com alguma tolerância dependendo das características do artigo (decisão a cargo do editor)
b) Resenhas - Poderão ter de1 a 3 páginas (máximo 6 mil caracteres). O autor da resenha deve enviar a capa da obra resenhada digitalizada em alta resolução
c) Artigos breves - (sobre temas e discussões da atualidade, posição acadêmica ou ponto de vista): Poderão ter de3 a 5 páginas (máximo 10 mil caracteres)
2) Forma de apresentação dos trabalhos
Os originais deverão ser entregues conforme as seguintes indicações:
a) Utilizar processador de texto WORD 6,0 ou superior;
b) Não serão aceitos artigos em PDF;
c) No caso de imagens eletrônicas, deverão ser entregues em arquivos separados e estar em alta resolução a partir de
· 400 DPI
· formato tiff ou jpeg
· tamanho mínimo10 cmde largura máximo16 cm
· Mapas serão publicados somente coloridos (custos por conta do autor) ou que estejam com legendas nítidas, desde que, seja possível a visualização e identificação na escala de cinza.
d) Tabelas, Quadros e Gráficos deverão ser elaborados e enviados em Excel
As palavras Figura, Tabela, Quadros e Anexo que aparecerem no texto deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e acompanhadas do número (Figuras, Tabelas, Quadros e Anexos) a que se referirem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Os títulos deverão ser concisos. Informar o local do estudo e o ano.
e) Folha de rosto com identificação dos autores, contendo
- Título completo em português: Deverá ser conciso e evitar palavras desnecessárias e/ou redundantes;
- Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não excedendo cinco palavras;
- Título completo em inglês, compatível com o título em português;
- Nome de cada autor, por extenso, seguido por afiliação institucional. Não abreviar os prenomes;
- Todos os dados da titulação e afiliação deverão ser apresentados por extenso, sem nenhuma sigla;
- Indicação dos endereços completos de todas as universidades às quais estão vinculados todos os autores;
- Indicação de endereço para correspondência com o editor para a tramitação do original, incluindo fax, telefone e endereço eletrônico.
3) Outras informações
a) Os autores terão direito a dois exemplares do fascículo em que estiver sido publicado o trabalho.
b) A revista será publicada em branco e preto. Os custos de eventuais ilustrações coloridas serão custeados pelo autor.
c) Todo material recebido será submetido ao Conselho Editorial, ao qual cabe a responsabilidade de recomendar ou não a publicação, considerando-se, para tanto, a qualidade, a pertinência do tema face à linha editorial e o espaço disponível. Os pareceres do Conselho Editorial não serão divulgados.
d) Serão publicados apenas artigos inéditos, exceção feita à republicação de textos clássicos, conforme projeto editorial.
e) Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) deve(m) incluir uma declaração assinada em que afirma(m) que o texto é inédito em português, e que autoriza(m) a PUC-Campinas a publicá-lo na Internet.
f) A submissão de trabalhos deverá ser feita mediante o envio de uma cópia por meio eletrônico.
Edital de Pauta SIM 2012 - Belém (PA)
O Edital de Pauta SIM 2012, que recebe inscrições até 29/06/12, seleciona 16 projetos de artes de artes visuais para ocuparem os espaços culturais de Belém (PA): Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra e Museu do Estado do Pará
Confira o regulamento:
1. DO OBJETIVO
1.1. Selecionar 16 projetos de artistas visuais e/ou curadores para realização de exposições individuais e/ou coletivas, nos espaços museais do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secult a saber: 04 projetos para o Laboratório das Artes e 04 projetos para a Sala Gratuliano Bibas do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas; 04 projetos para a Sala Augusto Fidanza do Museu de Arte Sacra; 04 projetos para a Sala Manoel Pastana do Museu do Estado do Pará;
1.2. A divulgação dos selecionados dar-se-á por meio de Portaria, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará e nos sites www.pa.gov.br e www.secult.pa.gov.br
1.3. As exposições deverão contemplar artistas e/ou curadores inscritos em todo o território nacional, cabendo à Comissão de Seleção, em conjunto com o SIM por meio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, selecionar as propostas inscritas, obedecendo ao seguinte critério:
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 30 de abril a 29 de junho de 2012, após a publicação deste Edital no Diário Oficial do Estado do Pará;
2.2. Poderão se inscrever artistas e/ou curadores de todo o Brasil;
2.3. Na hipótese de inscrição de trabalhos em grupo, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição em que ele será identificado como proponente. Os demais integrantes do grupo deverão preencher o formulário de inscrição como participantes. Caso o grupo seja selecionado, tanto o proponente quanto os participantes deverão firmar o termo previsto no item 8.1 letras “a” e “b”, deste edital;
2.4. A inscrição deverá ser efetivada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Praça Frei Caetano Brandão s/nº, Cidade Velha, CEP 66020-310 ou por meio do envio do material de inscrição pelos Correios, e deverá ser postada até o dia 29 de junho de 2012, considerando-se para esse fim a data registrada no carimbo dos Correios ou serviço de entrega;
2.5. Serão desconsideradas as inscrições postadas fora do prazo e aquelas cujo material estiver incompleto;
2.6. A inscrição deverá ser enviada em envelope com nome completo do profissional e escrito: EDITAL DE PAUTA - SIM 2012/Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Os dossiês remetidos pelos Correios deverão ser registrados ou, se possível, enviados por Sedex, e incluir um envelope já sobrescrito com o endereço para devolução e com os selos referentes ao valor de carta registrada em anexo;
2.7. Os artistas e/ou grupos receberão a confirmação de suas inscrições somente via e-mail;
2.8. Os artistas e/ou curadores poderão inscrever até 03 (três) trabalhos ou projetos que se adeqüem aos espaços museais do SIM, conforme plantas disponíveis no regulamento, sendo que a comissão decidirá qual trabalho será exposto;
2.9. Os artistas e/ou curadores deverão apresentar suas propostas especificando o espaço que pretendem utilizar (Laboratório das Artes e Sala Gratuliano Bibas do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Sala Augusto Fidanza do Museu de Arte Sacra, Sala Manoel Pastana do Museu do Estado do Pará);
2.10. Para os espaços: Sala Gratuliano Bibas, Sala Augusto Fidanza, Sala Manoel Pastana, não serão aceitos projetos que visem a mudança da cor de suas paredes fixas através do uso de tintas PVA e acrílica, devido as mesmas serem recobertas com tintas especiais visando a preservação da integridade física de suas estruturas. Ficando permitido para os referidos espaços, somente a alteração de cor das divisórias móveis e dos painéis existentes nos mesmos. E quando da alteração de cor das divisórias e dos painéis, o artista ou curador, ao término da exposição, se responsabiliza em devolver a cor original aos mesmos. Ressalta-se que o Laboratório das Artes, por seu caráter experimental, permite a alteração de cor de suas paredes fixas;
2.11. O SIM, através do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas rejeitará as inscrições que não estejam de acordo com os termos deste edital, cuja inscrição implica na automática e plena concordância das normas estabelecidas no mesmo;
2.12. Os artistas e/ou curadores poderão obter o edital e regulamento com as distintas especificações dos espaços e suas respectivas plantas através do e-mail onzej...@gmail.com
3. DA SELEÇÃO
3.1. A seleção dos trabalhos será feita pelo exame de dossiê, em etapa única, por comissão composta por 03 (três) membros, a serem escolhidos pelo Secretário de Estado de Cultura;
3.2. A Comissão se reunirá no Espaço Cultural Casa da Onze Janelas/SIM quando será lavrada a ata da sessão, sendo soberanas as suas decisões de mérito, não cabendo recurso;
3.3. Caberá à Comissão de Seleção definir o número de exposições em cada espaço conforme o calendário de pautas do regulamento;
3.4. O dossiê deve obedecer às seguintes especificações:
a) conter fotos, coloridas ou PB, ou CDs, ou DVDs, em conjunto com as propostas de desenvolvimento do trabalho. Os artistas e/ou curadores poderão também enviar croquis, plantas impressas, CD, DVD, memoriais descritivos que melhor julgarem para entendimento de suas propostas;
b) indicar em todas as fotos, no verso, o nome do autor e a indicação das medidas das obras. Os CD, DVD e todo o material devem também estar devidamente identificados;
c) o dossiê deve permitir entendimento claro das propostas apresentadas, por meio de texto com especificações de manuseio e montagem;
d) fornecer dados curriculares, restritos a sua formação artística e as suas atividades culturais, com nome e endereço completo, telefone e e-mail;
e) apresentar uma relação com as informações: autor, título, data, técnica ou materiais utilizados, dimensões (medida máxima na vertical x medida máxima na horizontal x profundidade) e outros dados julgados necessários pelo artista ou curador; 3.5 Todos os artistas e/ou curadores selecionados terão direito a serviços de montagem, convite, coquetel e divulgação da exposição;
3.6. A seleção somente será feita por meio das fotos, projetos, CD e DVD, não sendo aceitas obras originais ou maquetes para esta finalidade;
3.7. Todos os artistas e/ou curadores selecionados serão comunicados logo após a seleção das obras, por e-mail ou telefone, e através da publicação no Diário Oficial do Estado;
3.8. Os dossiês dos artistas e/ou curadores selecionados ficarão sob a guarda do SIM/Espaço Cultural Casa das Onze Janelas;
3.9. Os artistas e/ou curadores não selecionados deverão receber os projetos pelos Correios, desde que mandem o envelope para devolução com os selos referentes ao valor de carta registrada, anexados separadamente (sem colar). Caso contrário, os dossiês serão mantidos pelo SIM até seis meses após a data de início das inscrições, não se responsabilizando pelos mesmos após este prazo.
4. DAS EXPOSIÇÕES
4.1. Caberá ao SIM, de comum acordo com os artistas e/ou curadores selecionados em conjunto com a direção dos espaços museais envolvidos, o plano de execução da montagem das exposições, assim como a adequação do número de obras por artista e/ou grupo e sua disposição nos espaços expositivos (Laboratório das Artes e Sala Gratuliano Bibas do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Sala Augusto Fidanza do Museu de Arte Sacra, Sala Manoel Pastana do Museu do Estado do Pará);
4.2. As dimensões dos trabalhos deverão levar em conta as proporções dos referidos espaços acima citados. Plantas disponíveis no regulamento impresso e através do e-mail onzej...@gmail.com. Os artistas poderão também visitar os espaços museais.
5. DO CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES
ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS
Laboratório das Artes
12 de setembro a 14 de outubro de 2012
11 de dezembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013
05 de fevereiro a 10 de março de 2013
19 de março a 21 de abril de 2013
Sala Gratuliano Bibas
12 de setembro a 14 de outubro de 20121
11 de dezembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013
05 de fevereiro a 10 de março de 2013
19 de março a 21 de abril de 2013
MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ
Sala Manoel Pastana
07 de agosto a 02 de setembro de 2012
06 de setembro a 01 de outubro de 2012
08 de janeiro a 10 de fevereiro de 2013
19 de fevereiro a 24 de março de 2013
MUSEU DE ARTE SACRA
Sala Augusto Fidanza
02 de agosto a 02 de setembro de 2012
06 de novembro a 02 de dezembro de 2012
10 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013
21 de fevereiro a 24 de março de 2013
6. DO TRANSPORTE
6.1. Os trabalhos selecionados deverão chegar ao espaço da exposição com 07 (sete) dias antes da abertura da mesma;
6.2. Os artistas e/ou curadores selecionados deverão retirar seus trabalhos até 05 (cinco) dias após o término da exposição. A não observância deste prazo permitirá ao SIM adotar as providências que melhor lhe aprouver;
6.3. Os artistas e/ou curadores, que utilizarem transportadora para entrega das obras, deverão apresentar comprovante de contrato da transportadora para a sua devolução após o término da exposição;
6.4. O SIM não se responsabilizará por eventuais extravios ou danos causados a obra durante o percurso do transporte, cabendo ao artista e/ou curador providenciar o seguro, se for de seu interesse.
7. DA MONTAGEM
7.1. Caberá ao SIM a montagem em comum acordo com o artista e/ou curador selecionado, obedecendo ao detalhamento, a ser enviado juntamente com a documentação, o conceito de montagem e o local onde serão apresentados os trabalhos;
7.2. A montagem será feita com a supervisão e apoio da equipe do SIM juntamente com os artistas e/ou curadores. As obras que não se enqua¬drarem nos suportes tradicionais serão montadas de acordo com os projetos enviados pelos artistas e/ou curadores. Trabalhos que exijam instalações e montagens especiais só serão exibidos de acordo com a dis¬ponibilidade técnica dos locais ou com instalações e montagens fornecidas pelo artista e/ou curador;
7.3. Equipamentos especiais necessários à apresentação deverão ser for¬necidos pelos artista e/ou curadores.
8. DAS OBRIGAÇÕES DOS ARTISTAS
8.1. Cabe aos artistas e/ou curadores selecionados:
a) assinar o Termo de Compromisso da exposição da qual participa;
b) comunicar, por escrito, eventuais mudanças de endereço ao SIM/Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, além de fornecer e-mail atualizado;
c) entregar, nos prazos estipulados pelo SIM logo após a seleção, o material destinado à produção das peças gráficas (convites) e divulgação, como fotos coloridas ou PB, que garantam melhor reprodutibilidade, com as especificações das fotos que serão destinadas ao convite e à divulgação, acompanhadas de ficha técnica completa (nome, título, técnica, dimensões,
ano), currículo resumido, e texto sobre o trabalho que será apresentado;
d) autorizar por escrito a reprodução do material destinado à produção da peça gráfica para divulgação e promoção do projeto em todo e qualquer veículo de comunicação, bem como autorizar a veiculação de imagens das obras expostas e textos via Internet;
e) enviar, para as exposições coletivas e/ou individuais, os trabalhos apresentados no dossiê que foram indicados pela Comissão de Seleção, não sendo permitido substituí-los por obras com características diferentes;
f) pagar as despesas de molduras, embalagem e transporte das obras (ida e volta) e fornecer equipamentos especiais (TV, DVD, datashow, proje¬tores e outros);
g) cumprir os prazos estipulados para a entrega das obras;
h) não retirar seus trabalhos antes do encerramento do evento;
i) usar o recurso do looping, no caso de exibição de DVD, a não ser que a proposta do artista exija forma de apresentação especial e esteja justificada no encaminhamento do projeto;
j) se responsabilizar por todos os custos, encargos e operacionalização de possível execução do projeto;
8.2. A inscrição efetuada implica a plena aceitação de todas as condições nos termos deste edital.
9. DAS OBRIGAÇÕES DA SECULT/SIM
9.1. Obriga-se o SIM:
a) devolver com frete a pagar as obras dos artistas selecionados residentes fora de Belém, nas mesmas condições de recebimento, ou seja, devidamente identificadas e adequadamente embaladas;
b) imprimir os convites para as exposições no formato cartão-postal e em policromia;
c) fornecer o coquetel para as exposições;
d) fornecer serviço de montagem;
e) divulgar as exposições;
f) garantir a segurança das obras durante o período da exposição.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As decisões finais da Comissão de Seleção são irretratáveis e irrevogáveis;
10.2. Os casos omissos e controversos serão resolvidos pelo Secretário de Estado de Cultura.
Mais informações: http://www.secult.pa.gov.br/
CRONOGRAMA
Término das inscrições
29 de Junho de 2012
Fonte: Mapa das Artes
28 March–1 April 2013
Opening: 27 March 2013
Grand Palais
Avenue Winston-Churchill
75008 Paris, France
www.artparis.fr
The springtime event for modern and contemporary art
T +33 (0) 1 56 26 52 13
F +33 (0) 1 47 55 19 31
con...@artparis.fr
CEO: Julien Lecêtre
Fair Director: Guillaume Piens
Director of Communications and Partnerships: Catherine Vauselle
Press liaison: 2e bureau
18 rue Portefoin, 75003 Paris
T +33 (0) 1 42 33 93 18
F +33 (0) 1 40 26 43 53
Sylvie Grumbach: sylvie....@2e-bureau.com
Martial Hobeniche: m.hob...@2e-bureau.com
Fonte: Art-Agenda
Lucerne Applied University
of Sciences and Arts
Application deadline: July 10, 2012
Lucerne Applied University
of Sciences and Arts
School of Art & Design
Werftestrasse 4, P.O. Box 2969
6002 Lucerne, Switzerland
www.hslu.ch
|
NOTÍCIAS |
Conheça o novo site desenvolvido pelo MIS
A nova sede do museu já nasce sustentável
Coincidindo com a realização da Rio + 20, foi lançado hoje o site que proporciona um passeio pelo Projeto de Sustentabilidade do Museu da Imagem e do Som. O endereço é www.missustentavel.org.br.
Fonte: Secretaria de Cultura – Governo do Estado do Rio de Janeiro
Redação
Maior site de financiamento coletivo do mundo, o Kickstarter dedica uma seção inteira a projetos que serão licenciados via Creative Commons e estarão disponíveis para a reprodução, depois de financiados. As informações são do blog de Tatiana de Mello Dias, no caderno Link do Estadão.com.
Entre os projetos estão jogos eletrônicos, livros, discos, filmes, animações, entre outros. A fotógrafa Jung Kim, por exemplo, pede ajuda para financiar um álbum e exibições em Asutin, Nova Iorque e Los Angeles (EUA) com suas imagens do trabalho do músico Daniel Johnston. A artista promete disponibilizar muitas das fotografias em licença Creative Commons.
Alguns projetos já conseguiram o investimento inicial, caso do documentário sobre o site de compartilhamento Pirate Bay, que alcançou duas vezes o valor pedido. O Musopen, projeto que busca doações para comprar músicas clássicas e disponibilizá-las em domínio público, já arrecadou mais de US$ 68 mil – seis vezes o que havia sido inicialmente proposto.
Clique aqui para acessar a página.
*Com informações do blog de Tatiana de Mello Dias, no caderno Link (Estadão.com)
Fonte: Cultura e Mercado
Dear Colleagues,
We are writing to inform you about a new development that will have a serious impact for art practitioners, institutions of art, and art publics world wide.
The structure of the internet is about to shift in such a way that most information pertaining to food will be found in a .food domain, while most information on cars will likely be found in a .car domain, and so forth. While at the moment this may appear to be a small technical modification, it may have very significant consequences in the long run. For many people, the internet has already become a major educational tool. And while the internet is the first place we look to when we seek to learn something, it also has a capacity that goes beyond this: as millions of people around the world use the internet to find answers to questions about art, the results they get will, over time, shape their conception of art.
The authority that controls the internet by managing the database of addresses of every website and webpage (ICANN), has accepted applications and announced the list of companies who have applied to open and manage new top-level domain names—what comes after the dot in the web address: .com, .org, .uk and so forth. The application process is now closed; nearly 2000 applications were submitted and more than 500 new internet domains will be approved within a year, ranging from .baby to .berlin and .art.
A full list of new domains that will come into existence in a few months can be viewed here.
It is incredibly important for all of us that the Art domain on the internet be developed by a knowledgeable and responsible party, and in a focused and accessible way. e-flux has applied for the rights to develop and administer the .art domain, with the hopes of maintaining and distributing such a domain in a way that emphasizes the quality, content, and educational and ethical values of the art community—something we have been able to achieve with the e-flux announcement service for over a decade. Should we get the rights to develop the Art domain, an advisory board of artists, art historians, and curators will be formed to oversee the policies of this important resource. We have also pledged to return a significant part of the income produced by this service back to the art community, in the form of grants and funding for art institutions and projects in places where art funding is insufficient or entirely lacking.
Beginning in 1999 as an informal mailing list, e-flux is an artist-run organization that has grown tremendously over the past ten years, largely due to your involvement. In 2008 we were able to start a free monthly journal whose readership now extends to many parts of the world. We have published books and realized many projects, exhibitions, lectures, and seminars, all of which were made available to audiences internationally. Most importantly, we have been able to develop and maintain a truly independent resource for information on contemporary art that is trusted, highly regarded, and accessible to readers for free. We envision the Art domain as an important resource for art professionals, educators, institutions, and especially the public at large.
e-flux is the only applicant from the art community and we feel that it's extremely important that the Art domain be managed from within our community. The process of evaluating our application has started and we are up against corporate investors and commercial interests, some of whom have many millions to spend, and who have secured high power law firms, etc.
For those of you who would like to learn more about e-flux's plans and commitment to the art community as it regards to .ART TLD, please review our application at here.
We need your support to keep the domain of Art in the community of people who make, study, present, and love art. ICANN is now accepting public comments, which can be made via this link. The comments will be considered by independent evaluators and will make a difference, and your endorsement would be deeply appreciated.
Sincerely,
e-flux
A draft endorsement comment could look like this:
Dear ICANN,
Our organization/individual practitioner, (insert name), is an active member of the art community since (insert date / year). Our activities consist of (briefly describe your organization or your professional activity), as can be seen on our website (insert URL).
We fully support and endorse e-flux's application for the .ART TLD, and share their forward-looking vision for this innovative name space.
Sincerely,
(insert name of representative)
(insert name of individual/ company / organization)
Fonte: E_Flux / Art-Agenda
|
CONVÊNIOS / PARCERIAS |
Prezado(a) Artista Associado (a),
Para informações sobre convênios visite a página do SINAP-ESP (www.sinapespaiap.com.br) . São benefícios que incluem previdência privada, lojas de materiais artísticos, instituições de ensino, clínicas em diversas especialidades tais como: oftalmologia, odontologia, psicologia, nutricionistas e etc. Há ainda serviços como hotéis e agências de viagens entre outros.
IMPORTANTE: Para usufruir das parcerias/convênios é necessária a apresentação da carteira atualizada do SINAP-ESP.
A Faculdade Santa Marcelina – FASM concederá aos associados e/ou aos respectivos dependentes, pelo período total de duração do curso escolhido, um desconto de vinte (por cento) nos cursos de graduação e dez (por cento) nos cursos de pós graduação, conforme anexo tabela 1 e 2, nas parcelas referentes ao custo deste.
O desconto de 20 (por cento) a ser fornecido pela CONVENIADA aos colaboradores do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e/ou aos respectivos dependentes compreenderá os cursos de graduação em:
Tabela 1:
Unidade de ensino Perdizes
ü Artes Visuais
ü Licenciatura em Artes Visuais
ü Licenciatura em Música
ü Bacharelado em Música
ü Relações Internacionais
Unidade de Ensino Itaquera
ü Administração
ü Ciências Contábeis
ü Enfermagem
ü Fisioterapia
ü Nutrição
ü Tecnologia em Radiologia
O desconto de 10 (por cento) a ser fornecido pela CONVENIADA aos colaboradores do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e/ou aos respectivos dependentes compreenderá os cursos de pós graduação em:
Tabela 2:
Unidade de ensino Perdizes
ü A Cultura do Perfume – Essência e Ciência
ü Design de Acessórios de Moda
ü Moda e Criação
ü Linguagens Artísticas Contemporâneas
ü Práticas Curatoriais e Gestão Cultural
ü Orientação e Projetos em Práticas Artísticas
ü Audiovisual: Criação de Projetos
ü MBA em Gestão Estratégica de Negócios
ü Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance
Unidade de Ensino Itaquera
ü Gestão Econômico Financeira de Empresas
ü Formação Pedagógica de Docentes para o Ensino Profissionalizante na Área da Saúde
ü Enfermagem em Cuidados Intensivos
ü Gerenciamento de Unidades de Serviços de Enfermagem
ü Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética
Não será concedido qualquer desconto por parte da CONVENIADA em taxas referentes ao Certificado de Conclusão, bem como de reabertura de matrícula após o período de trancamento solicitado durante a realização do curso.
O desconto não será concedido em caso de atraso no pagamento da respectiva mensalidade.
O desconto supra referido destina-se a novos alunos e não é cumulativo aos demais descontos regularmente concedidos pela Faculdade Santa Marcelina em promoções específicas, cabendo ao beneficiário do desconto optar por um ou outro, segundo melhor lhe aprouver.
|
CONVITES / DIVULGAÇÕES |