Sair do Citrix XenServer: Proxmox ou XCP?

hamacker

to xen...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Aqui na empresa sempre usamos o XCP, depois ele morreu por ocasião do licenciamento gratuito do xenserver e então fomos para o xenserver e agora com as últimas mudanças no licenciamento vamos ter de sair. A dúvida é voltar XCP ou trocar de vez para o proxmox?

Estando no XCP eu provavelmente aproveitarei tudo que já sei com a linha de comando 'xe' da vida e também backup, snapshots, etc...
Mas olhei os videos do proxmox e gostei da ideia de abandonar também a linha de comando, me parece que tudo ou quase tudo é via web, mas tenho receios das migrações e backup.
O que acharam no XCP?
Aqueles que foram para o proxmox, como estão se dando agora?

Marcio Eduardo Luz

to xen...@googlegroups.com
Eu uso o XCP-ng e não precisei fazer nada, apenas o backup e a
importação. Muda nada em relação ao antigo XenServer. Até a interface
de linha de comando é igual. Nesse quesito sou satisfeito, mas os
recursos como migração a quente eu não testei.

--
Márcio Eduardo Luz
Bacharel em Sistemas de Informação

André Favoretto

to xen...@googlegroups.com
Boa tarde,

Sem dúvida, se a questão for economizar com o licenciamento do Citrix Hypervisor (XenServer), ou se não tiver orçamento, a versão 8 do XCP é completa, inclusive com suporte a CBT (change block tracking) para backup.

Como solução de backup, tanto para XenServer, como para XCP-NG, estou trabalhando com o VINCHIN BACKUP (www.vinchin.com), que é um fabricante da China com representante no Brasil  (www.virtualone.com.br). Solução extramente simples, suporte a CBT, faz backup de servidor de arquivo por agente(se for necessário), se não tiver suporte a CBT, a propria ferramenta faz o controle dos blocos a fim de otimizar o backup incremental, etc. Preço bom, mais barato que a antiga solução que trabalhava (Unitrends).

Abs!

[...]

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "xen-br" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para xen-br+un...@googlegroups.com.

--
______________________________
André Favoretto

DinoDo_Acre

to xen...@googlegroups.com
Rapaz @hamacker eu estava usando de boa proxmox no meu antigo trabalho tava funcionando de boa, não tenho o que reclamar não.
Att: Weverton Rodrigues.

Gustavo

to xen...@googlegroups.com
Uso o proxmox em um cliente, usava o xenserver antes, estou preferindo, nada a perder, a interface web para admin é show,  muito melhor que xenclient.

No YouTube tem um vídeo de como migrar as vms, trabalhoso mas tranquilo.

Enviado do meu Galaxy

to xen...@googlegroups.com
Estava usando o XCP-ng também, sem problemas.
Na verdade, tive uma bronca com o multipath pra um storage 3PAR.
De dois servers com XCP-ng 8.1 um ficou de boa e outro deu ruim no multipath.
Tirando isso, é de boa demais trabalhar com ele.

--
Jesus is the better thing of my life!!!

Helder Neres

to xen-br
A análise de uma solução de virtualização depende, e muito, do ambiente/empresa e dos requisitos para os quais ela foi instalada.

Conheço muito pouco o proxmox mas o XCP,  para minha realidade, de cerca de 10 servidores, é muito bom. Faço backups com o XenOrchesta, solução muito boa, desenvolvida pela mantenedora do XCP.
O XCP habilita vários recursos de HA disponíveis no XenServer e está alinhado às releases XenServer. Se for necessário suporte, eles disponibilizam, mas acredito que as equipes sejam americanas.
A comunidade de usuários do XenServer é muito ampla e até o momento, tudo que precisei fazer no XCP que era baseado no XenServer, funcionou normalmente.

Pontos negativos estão mais relacionados a alguns trabalhos que precisam ser feitos manualmente, sendo que poderiam ser automáticos. No entanto, a ferramenta vem evoluindo, seguindo o XenServer.

hamacker

to xen...@googlegroups.com
Eu uso scripts para um disco externo.
Também estou satisfeito porque apesar de ser uma forma lenta, é a forma como estou familiarizado.
Aqui não é um provedor de serviços é uma empresa e matenho algumas maquinas virtuais para consumir serviços de rede(proxy, dns, email,... e legados);