Dúvidas de iniciante

Jeniffer Diniz

to WordPress Brasil Lista
Boa tarde pessoal.
Sou bem iniciante na ferramente Wordpress, tenho a seguinte dúvida. Quais tipos de plugins não deve faltar na construção de um site com o Worpdress?
Há  algum canal, documento para que eu possa estudar que vocês indiquem?
Estou fazendo um curso de Wordpress do Guanabara gratuito, para familiarizar com essa ferramente.
Desde já desculpem se eu falei alguma besteira, sou nova ainda nos estudos de Wodpress e agradeço quem puder me ajudar.

Andrei Macedo

to WordPress Brasil Lista
Boa noite.

Plugins essenciais são aqueles que utilizamos para garantir a visibilidade de suas páginas nos resultados de pesquisa dos principais buscadores.
  • SiteKit by google
  • Schema
  • Yoast SEO
Quando você consegue atrair usuários, além de seu conteúdo, é necessário ter uma boa interface, por isso, é recomendável que tenha temas premium. Geralmente os melhores temas já possuem dezenas de plugins incríveis que servem para deixar sua página totalmente personalizada e de acordo com o conteúdo que você apresenta. Tenho um tema excelente que comprei no Themeforest, entre em contato que te mando.

Outros plugins essenciais são aqueles deixam o site mais profissional e melhor visto aos olhos dos usuários:
  • Custom Permalink
  • Comentários Disqus
Lembre-se sempre de manter suas páginas leves, a velocidade de carregamento é muito importante.

Espero ter ajudado um pouco. Abraço.

Marco Andrei Kichalowsky

to wordpress-brasil
Jeniffer,

Tudo bem? Primeiramente, fica à vontade em fazer perguntas, estamos aqui para ajudar uns aos outros! :-)

Passo abaixo um apanhado de plug-ins que podem complementar teu trabalho, para torná-lo mais robusto. A lista é baseada em minha experiência como programador WordPress nestes últimos anos.

Bom proveito!
Marco Andrei

--

Sobre os plug-ins, já deves saber que são complementos ao WordPress que adicionam funcionalidades que não estão no "core", no "núcleo" do WordPress. Ou seja, não estão embutidas na sua instalação básica.

Os plug-ins que "não devem faltar" estão ligados ao objetivo do teu projeto. Normalmente a gente considera três tópicos que não estão cobertos totalmente pelo núcleo do WordPress:

- segurança
- velocidade
- SEO

Todos os plug-ins têm suas vantagens e desvantagens, não pretendo me estender nisso, porque é muita coisa para considerar. Minha ideia é listar plug-ins que me são conhecidos por tópico e funcionalidade para que possas fazer teus próprios testes. Todos listados são muito bem recomendados e são gratuitos pelo menos em suas funcionalidades básicas, que servem para a maioria dos projetos.

Para segurança, temos vários plug-ins que procuram ser um "canivete suíço", com várias funcionalidades. Te listo três:

iThemes Security: https://br.wordpress.org/plugins/better-wp-security/
Wordfence Security: https://br.wordpress.org/plugins/wordfence/
Defender Security: https://br.wordpress.org/plugins/defender-security/

Pessoalmente, eu uso o iThemes Security. Acho completo e sempre está sendo atualizado. Todos já têm um "assistente de iniciação", que faz uma configuração básica do plug-in.

Para velocidade, normalmente usamos a técnica de "cache" para tornar mais rápido o acesso, mas existem outras técnicas, como a redução dos tamanhos de arquivos de imagens e de código (JavaScript, CSS etc.) e a compressão destes no envio dos arquivos pelo servidor. Há plug-ins específicos e há plug-ins que tentam reunir diversas funcionalidades.

Compressão de imagens:

reSmush.it: https://br.wordpress.org/plugins/resmushit-image-optimizer/
Imagify: https://br.wordpress.org/plugins/imagify/
Smush: https://br.wordpress.org/plugins/wp-smushit/
Imsanity: https://br.wordpress.org/plugins/imsanity/
ShortPixel Image Optimizer: https://br.wordpress.org/plugins/shortpixel-image-optimiser/

Eu uso o reSmush.it. Foi um dos primeiros plug-ins de compressão que conheci, é gratuito e fácil de usar.

Cache:

Fastest Cache: https://br.wordpress.org/plugins/wp-fastest-cache/
LiteSpeed Cache: https://br.wordpress.org/plugins/litespeed-cache/
WP Super Cache: https://br.wordpress.org/plugins/wp-super-cache/
W3 Total Cache: https://br.wordpress.org/plugins/w3-total-cache/

Eu uso o Fastest Cache por ser simples e fácil de usar, mas os outros têm mais opções para controlar como está sendo feito o cache e podem ser importantes para otimizar ao máximo tua hospedagem.

Otimizadores em geral ("tudo em um"):

Autoptimize: https://br.wordpress.org/plugins/autoptimize/
Hummingbird: https://br.wordpress.org/plugins/hummingbird-performance/
WP-Optimize: https://br.wordpress.org/plugins/wp-optimize/

Estes procuram juntar em um só lugar várias técnicas para tornar teu website mais rápido. Eu uso de acordo com o projeto, às vezes, não uso nenhum. O mais "querido" da comunidade é o Autoptimize.

SEO:

Yoast SEO: https://br.wordpress.org/plugins/wordpress-seo/
Rank Math: https://br.wordpress.org/plugins/seo-by-rank-math/
All in One SEO: https://br.wordpress.org/plugins/all-in-one-seo-pack/
SmartCrawl: https://br.wordpress.org/plugins/smartcrawl-seo/

SEO é uma técnica para tornar teu website mais fácil de ser indexado pelos mecanismos de busca, especialmente o Google. O Yoast SEO é o meu preferido, por ser muito didático e completo. Sua versão básica serve para a maioria dos projetos e, para projetos maiores, há plug-ins pagos que cobrem problemas específicos.

--
Marco Andrei Kichalowsky, diretor de marketing
Email: man...@arsnova.digital

---- Ativado Seg, 04 jan 2021 14:47:10 -0300 Jeniffer Diniz <jeniffe...@gmail.com> escreveu ----
> --
> Regras do Grupo: http://bit.ly/1lOeYqs
>
> Projeto WordPress: http://br.wordpress.org/
> Temas: http://wordpress.org/extend/themes/
> Plugins: http://wordpress.org/extend/plugins/
> Grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/wordpress.brasil/
> ---

Jeniffer Diniz

to WordPress Brasil Lista
Boa tarde pessoal.
Muito obrigada pela disponibilidade de vocês em me responder.
Foi de muita valia todas as informações, agora volto aos meus estudos e pesquisar tudo o que foi citado.
Indicam algum canal para auxiliar nos estudos ou site?

Jeniffer Diniz

to wordpres...@googlegroups.com
Nossa, quanta informação que eu não sabia. Muito obrigada pelas dicas, foi de muita valia.

Daniel Ngovene

to wordpres...@googlegroups.com
BOA noite gostaria de saber se tem um plugins  para guardar documentos pessoas, queria guardar os dados pessoais dos meus inquilinos.

Sem vírus. www.avast.com

Sem vírus. www.avast.com

Marco Andrei Kichalowsky

to wordpress-brasil, danielalexandrengovene
Daniel,

Abre outro tópico, por favor.

Obrigado
Marco