Livros/Materiais

Emerson Diego

to thac...@googlegroups.com
Olá pessoal, eu sou um entusiasta do trabalho com dados abertos. No entanto, ainda estou buscando um caminho a trilhar...Gostaria de saber se vocês têm conhecimento de um bom livro/material sobre o assunto ou até mesmo sugestões de trabalho, que possam me inspirar.

OBS: Pretendo realizar esse trabalho no tempo livre, como hobby
OBS2: Não sei se o pessoal costuma usar mais a plataforma web ou mobile para desenvolver aplicações que fazem uso de dados abertos.

--
Atenciosamente,

Emerson Diego da C. Araujo

Mario Mol

to thackday
Ola.. se souber programar e estiver interesse em colaborar em projetos de dados abertos, acho q tem muita gente querendo pessoas pra botar a mão na massa..

se tiver interesso toco alguns web e mobile..

abs

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Emerson Diego

to thac...@googlegroups.com
Sei programar sim, o meu interesse é em cima disso. Desenvolver algo para benefício da sociedade.

Everton Zanella Alvarenga

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Caro Emerson,

bem vindo à transparência hackers! Minha sugestão é colocar a mão na massa num projeto em que envolva dados abertos ou abertura de dados.

Se quiser uma base teórica antes, sugiro o guia de dados abertos, desenvolvido pela Open Knowledge Internacional, organização líder mundial no assunto: http://opendatahandbook.org/guide/en/introduction/ (em português <http://opendatahandbook.org/guide/pt_BR/introduction/>).

Sobre projetos mão na massa, já que é programador, estamos abrindo os dados orçamento do município de São Paulo com o projeto Gastos Abertos <http://gastosabertos.org>. Aqui está o que fizemos <https://github.com/okfn-brasil/documents/blob/master/gastos_abertos/gastos_abertos.md>.

Fomos a primeira organziação a construir uma API de dados de orçamento numa cidade do país (no momento apenas da receita e, em breve, da execução orçamentária!). A partir da API, já fizemos algumas visualizações e tem muita coisa que podemos explorar. Se tiver interesse em saber mais, podemos marcar uma conversa ou ir discutindo mais assincronamente através da lista de e-mails do projeto <https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/gastosabertos>.

Abraços.

Tom
Open Knowledge Brasil

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Olá Emerson,

Aproveitando a deixa do Tom, mais dois projetos para engrossar a lista que você pode contribuir: o http://orcamento.inesc.org.br (https://github.com/okfn-brasil/orcamento.inesc.org.br/issues) e http://escolaquequeremos.org (https://github.com/vitorbaptista/escola-que-queremos). Ambos estão mais "finalizados" que o Gastos Abertos, mas também podem ser interessantes (especialmente o primeiro).

Qualquer dúvida, só mandar um e-mail ou falar lá pelo GitHub.

Abraços,
Vitor.

Emerson Diego

to thac...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Obrigado pelas dicas pessoal, com certeza tenho interesse em contribuir com estes projetos.

Vou primeiro dar uma olhada neles e depois entrarei em contato.

Diego Rabatone Oliveira

to Transparência Hacker
Opa, já que é pra dar sugestão de projetos que aceitam/precisam de colaboração, faço também o jabá do Radar Parlamentar ! =)

Source: http://github.com/radar-parlamentar
(Nos organizamos por uma lista de emails e fazemos a gestão do projeto no próprio github!

Abraços!

Diego Rabatone Oliveira
http://blog.diraol.eng.br
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Twitter: @diraol

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
oi cara,

que legal que voce está animado.
voce poderia contar como e porque decidiu escrever pra essa lista?
só de curiosidade.

um abraço!

Pedro Belasco
-656 945535

Emerson Diego

to thac...@googlegroups.com

Posso...rs. Faz tempo que estou na lista. Mas só agora estou com tempo para cobtribuir/tocar projetos.