Projeto Tela Cidadã

Hudson Lupes Ribeiro de Souza

to thac...@googlegroups.com
Boa tarde e bom domingo à todos!

Gostaria de apresentá-los o Projeto Tela Cidadã, que é um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo mantido pelo Programa de Extensão Núcleo de Cidadania Digital, que além de promover palestras e pesquisas, mantem o site www.telacidada.org.

Assumi a coordenação há alguns dias e estamos à procura de projetos que utilizam formas e ferramentas de coletar dados nos sites de transparência pública, principalmente os da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, do Senado Federal e da Câmara Legislativa.

Estamos também aberto à novas parcerias e troca de ideias.

Desde já agradeço.

Att,

Hudson L. R. de Souza.
Graduando em Eng. de Computação @ UFES
Coordenador do Tela Cidadã @ NCD
Ouvidor Estudantil @ CAI

Rogelio

to thac...@googlegroups.com
Oi, Hudson!

Fui responsável pela área de transparência no governo Casagrande e estou desenvolvendo minha pesquisa no mestrado, na UFES, também nessa área.

Tivemos excelentes resultados com nosso trabalho no governo. Estou à disposição se precisar trocar uma ideia.

Abs.

Rogelio Pegoretti Cetano Amorim

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Hudson,

Aqui em Brasília demos um enfoque as emendas parlamentares que que dispõe de uma verba bem representativa que de certa forma pode ser feito um controle social preventivo. No caso das emendas federais vão girar em torno de uns 9.7 bilhões, sendo mais de 16 milhões por deputado federal em que metade vão para ações de saúde. E em seu estado, quando é destinado para cada deputado estadual?  Imagine todo esse valor podendo ter sua destinação  acompanhada pelo cidadão?

Iniciamos um projeto de acompanhamento que está precisa  de atualização, aperfeiçoamento, engajamento e acompanhamento pela sociedade em que a aplicação seja geolacalizada. É o ONE - Olho nas Emendas  de verbas distritais, mas que já tem uma plataforma de deputados federais que também está para ser disponibilizada assim que conseguirmos o total detalhamento de sua aplicação.

Luiz Carlos

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

coord...@telacidada.org

to thac...@googlegroups.com
Olá Rogelio,

Muito bom! Gostaria sim, podemos marcar aqui pela UFES mesmo?

Att,

coord...@telacidada.org

to thac...@googlegroups.com
Olá Luiz Carlos,

Realmente não faço ideia de como esses gastos são aplicados aqui no ES. Pode me dizer onde são disponibilizados esses dados?

Parabéns pelo site e boa sorte!

Att,

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Hudson,

Os dados referentes as emendas parlamentares deveria ser disponibilizado pela própria Assembleia Legislativa. Vi algo referente a emendas parlamentares no documento LOA 10.164 no Portal de Transparencia do Governo do Espírito Santo em http://www.transparencia.es.gov.br/menu_orcamento/orcamentos.asp , mas está dando erro no link. Acessei o Portal da Transparência com o Xenu e tem uma porção de links quebrados.

Já deu para notar a dificuldade de se encontrar os dados necessários para se trabalhar com transparência!

Luiz Carlos

Hudson L R de Souza

to thac...@googlegroups.com
Olá Luiz,

Grato pelos links! Verificarei.

Pois então, desse problema infelizmente nos conhecemos bem. Por exemplo, entre os sites governamentais de transparência que trabalhamos, o da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) é disparado o pior!

Aproveitando o ensejo, por acaso alguém tem contato com responsáveis pelos sites da ALES? Seria de grande ajuda!

Att,

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.