Nova representação da sociedade civil no Comite Gestor da INDA

Gisele S. Craveiro

to ogp-br, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, thackday, Ricardo Augusto Poppi Martins
Car@s,

Envio essa mensagem para avisar que meu mandato como representante
da sociedade civil ( a única cadeira e sem suplente) no Comitê Gestor
da Infraestrutura Nacional de Dados Aberto se encerrará em outubro.

Em princípio não pretendo me candidatar novamente, a não ser que nenhum
nome se apresente. Então gostaria muito de estimular que várias candidaturas
e  debate sobre a situação da INDA e dos dados abertos no Brasil ocorressem
nas próximas semanas.

Quanto ao processo de escolha, em princípio seria pela manifestação
nas listas de discussão. Tanto a apresentação dos nomes, como as manifestações
de apoio. Em contato informal com a Sec Geral da Presidência houve a confirmação
que a mesma endossará a escolha feita. Ricardo Poppi (SNAS-SGPR) está copiado
poderá confirmar e dar outras informações necessárias.

Fico à disposição e peço que ajudem a difundir essa mensagem amplamente.

Abraços,

Gisele Craveiro
Rep. Soc. Civil - CG INDA

Diego Rabatone

to Transparência Hacker, Ricardo Augusto Poppi Martins, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, ogp-br

Gisele,  acho que se você pudesse falar um pouco sobre o trabalho a ser feito e as "rotinas" poderia ajudar, não?
Abraços,
Diego

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Everton Zanella Alvarenga

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Transparência Hacker, ogp-br, Ricardo Augusto Poppi Martins
Olá,

concordo com o Diego que um breve relato sobre as responsabilidades e compromissos com a INDA pode ser uma boa para outros interessados manifestarem-se. :)

Acho importante um rodízio desse tipo de representação e inclusive formas de acompanharmos o trabalho feito. A Gisele sempre reportou detalhadamente sua participação, defendeu e trouxe mais transparência ao comitê (por isso a importância de termos alguém da sociedade civil, a INDA é um exemplo!), entre muitas outras coisas que fez (o que já dá para ter uma ideia), mas, suponhamos que alguém se comprometa a fazer esse trabalho, mas não faz o combinado?

Precisamos também estabelecer o que fazer em casos como esse - e. g., se a pessoa nunca pode ir para Brasília por causa da sua agenda ou falta a duas reuniões, então terá que ter alguém para substituí-la (exemplo hipotético sugestivo ;).

Se ninguém quiser se comprometer como representante da sociedade civil, torço para que a Gisele tenha tempo para continuar para não ficarmos sem ninguém no comitê.

Vale também fazermos um balanço sobre o que deu certo e o que não deu sobre nossa participação. Algumas demandar foram levadas, mas não gerou o impacto desejado (e. g., o caso da consultoria sobre a licença dos dados no Brasil).

Tom

andre luiz

to Parceria para Governo Aberto, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Transparência Hacker, Ricardo Augusto Poppi Martins
colegas,

acredito que o rodízio é saudável...
sempre é bom termos vários interlocutores...

a Gisele fez um bom trabalho...

adianto que escrevo esta mensagem mas não é porque eu queira me candidatar, devido as muitas obrigações que tenho, eu não sou candidato.

mas apoio muito a ideia de rodízio... alternância

se a Gisele puder escrever sobre o que é a coisa

e esperarmos alguns inscritos...

e no caso de não aparecer, ai sim seria o caso de dizer em continuidade, caso a Gisele queira.

da forma colocada, a Gisele deu a informação e em seguida a turma começou a apoiar a continuidade, no meu ponto de vista isto atrapalha a provável iniciativa de alguém que queira...

e a democracia sofre...

abs
andré

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Parceria para Governo Aberto" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ogp-br+un...@googlegroups.com.

Everton Zanella Alvarenga

to Parceria para Governo Aberto, Iara Pietricovsky, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Transparência Hacker, Ricardo Augusto Poppi Martins
Neide, eu não tenho interesse em participar no momento. :)

Eu acho que a Iara seria um bom nome e ela já está em Brasília!

Tom

Em 17 de setembro de 2014 17:40, Neide De Sordi <nso...@gmail.com> escreveu:
Everton,
Caso a Gisele não continue, indico você.
Att.
Neide

Enviado via iPad

Em 17/09/2014, às 15:48, Iara Pietricovsky <ia...@inesc.org.br> escreveu:

Tom,
Acho que tem todo sentido suas observações. Como fazer o debate?

abs
Iara Pietricovsky
Colegiado de Gestão do INESC
Instituto de Estudos Sócioeconômicos
ia...@inesc.org.br
www.inesc.org.br

--
[...]

Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
http://br.okfn.org

Neide De Sordi

to ogp...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Transparência Hacker, Ricardo Augusto Poppi Martins
Pessoal,
Manifestei-me pela recondução da Gisele por conta das peculiaridades da atividade, que requer conhecimentos técnicos de TI e por conta do quanto ela está conseguindo trabalhar bem sendo a única representante da SC, mas apoio o que o que a maioria definir.
Att.
Neide

Enviado via iPad

Neide De Sordi

to ogp...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, thackday, Ricardo Augusto Poppi Martins
Oi Gisele,
Manifesto-me pela sua recondução.
Atenciosamente,
Neide De Sordi

Enviado via iPad

Neide De Sordi

Iara Pietricovsky

to ogp-br@googlegroups.com Aberto, Iara Pietricovsky, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, thackday, Ricardo Augusto Poppi Martins
Concordo com A Neide.

Abs

Iara Pietricovsky
Colegiado de Gestão do INESC
Instituto de Estudos Sócioeconômicos
ia...@inesc.org.br
www.inesc.org.br

Iara Pietricovsky

INESC

to Everton Zanella Alvarenga, Parceria para Governo Aberto, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Transparência Hacker, Ricardo Augusto Poppi Martins
Everton agradeço a indicação, mas acho que o melhor nome ainda é a Gisele. Além disso meu tempo está bem  escasso para assumir esta responsabilidade.  Abs. Iara

Enviada do meu iPhone

Gisele S. Craveiro

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Transparência Hacker, ogp-br, Ricardo Augusto Poppi Martins
Olá Diego e demais amigos,

Em primeiro lugar desculpas pelo longo período sem respostas. Eu tive que participar de alguns
eventos recentemente (um deles vou relatar em proximo email) e isso prejudicou a minha
rotina e organização.

Agradeço todas as manifestações de reconhecimento pelo trabalho desempenhado até aqui e o apoio
para minha recondução. Gostaria que isso de forma alguma inibisse candidaturas, muito pelo contrário.
Coloco-me à disposição para dar todo o apoio para quem se dispor a tocar a representação.

- O que significa estar no Comitê Gestor da INDA?

Em termos práticos estar nas reuniões ordinárias (que idealmente ocorreriam a cada dois meses) e eventuais
reuniões extra-ordinárias. É possível que a participação se dê via vídeo conferencia, mas isso deve ser bem
coordenado para que o espaço alocado para reunião tenha a infra necessária.

Existe um acordo que os itens de pauta incluídos deve ter todo o material disponível para consulta aos
membros com a antecedência mínima de uma semana, caso contrário o item não pode entrar na pauta.

Também entendo que o representante da sociedade civil deve sempre consultar (dentro das atuais possibilidades)
o maior número de interessados em dados abertos no Brasil. Deve sistematizar as demandas e sugestões recebidas e
apresentá-las durante as reuniões e/ou via emails para a lista do comitê gestor.

Após as reuniões e/ou deliberações entendo que deve compartilhar relatos sobre o processo de tomada de decisão
e as posições adotadas.

Espero que essa mensagem tenha dados mais elementos.  Gostaria também que, além da gente falar de candidaturas,
também discutisse como poderia ser o processo e datas.

Quanto a demanda que o Tom apresentou sobre o que já foi feito e o que falta fazer, vou buscar o estágio atual de alguns documentos
para mandar em uma próxima mensagem.

Espero responder agora com mais brevidade e fico no aguardo de sugestões de como podemos
caminhar com esse processo de escolha da representação da sociedade civil na INDA.

Abs,

Gisele

Glória Celeste Fui obrigada

to thac...@googlegroups.com
Sugestão: (com muitos erros de portugues, me desculpem. )

CHAMADA: Convocar candidatos e definir a representação da sociedade civil organizada que irá compor o Comitê Gestor da INDA (Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos). http://dados.gov.br/instrucao-normativa-da-inda/
A vaga (uma) será direcionada a candidatos que tenham interesse por este eixo temático e/ou desenvolva trabalhos e articulará estes grupos com representantes do Comitê.

Rotinas, responsabilidades e compromissos do representante:

Disponibilidade para comparecer às reuniões ordinárias em Brasília (a cada dois meses) e eventuais reuniões extra-ordinárias.

O representante da sociedade civil sempre consulta o maior número de interessados em dados abertos no Brasil. Deve sistematizar as demandas e sugestões recebidas e apresentá-las durante as reuniões e/ou via emails para a lista do comitê gestor.

Existe um acordo que os itens de pauta incluídos deve ter todo o material disponível para consulta aos
membros com a antecedência mínima de uma semana, caso contrário o item não pode entrar na pauta.

Após as reuniões e/ou deliberações deve-se compartilhar relatos sobre o processo de tomada de decisão e as posições adotadas.

 Secretaria XXXX, através da Subcoordenadoria de XXXXX, convida a todas as entidades e grupos nesta área a participarem. Para assegurar que a composição do comitê seja a mais democrática possível, a maioria dos presentes (definir quem poderá votar?) fará a escolha dos representantes.
Candidaturas: 10 a 17 de outubro
Votação: 19 a 27 de outubro
A votação acontecerá a partir das 9h da sexta-feira XXX outubro de 2014 até 27 de outubro (virtual?).  A escolha será realizada da seguinte forma (formuário virtual com prazo e candidatos, dizendo qual atuação, etc??).

me baseei aqui

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.