Fwd: Transparência Brasil abre base de dados e promove concurso para aplicativos

Daniel Bramatti

to thac...@googlegroups.com

---------- Forwarded message ----------
From: Transparência Brasil <mai...@transparencia.org.br>
Date: 2014-08-04 12:10 GMT-03:00
Subject: Transparência Brasil abre base de dados e promove concurso para aplicativos

Transparência Brasil abre base de dados e promove concurso para aplicativos

A Transparência Brasil, organização independente dedicada a monitorar a integridade das instituições públicas, promove em agosto seu primeiro hackathon. A maratona de programação marca o lançamento de dois projetos: o da ferramenta Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014 (www.excelencias.org.br/quemquer), que reúne informações sobre os candidatos às eleições de outubro, e o de Open API, que permite a exploração dos dados do Quem Quer para a construção de aplicativos.

O objetivo do hackathon é estimular desenvolvedores a usar a tecnologia para aumentar o alcance e o impacto das informações coletadas pela Transparência Brasil e que estão sendo disponibilizadas pela primeira vez graças à API. Feito em parceria com a Sensedia, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, e com o apoio do Google, o evento reunirá, no dia 23 de agosto, equipes de desenvolvedores que terão 12 horas para criar aplicativos com foco nas eleições de outubro e no monitoramento do Congresso.

Ao final da maratona de programação, os participantes farão uma apresentação a um júri que escolherá o melhor projeto. Estarão na comissão julgadora: Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil; José Roberto de Toledo, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; José Papo, gerente de Relações com Desenvolvedores do Google; e Kleber Bacili, presidente da Sensedia.

A equipe vencedora ganhará Chromebooks e todos os participantes receberão Chromecasts. As inscrições podem ser feitas até 13 de agosto em http://dev.transparencia.org.br/hackathon.

API e “buscador”

O projeto de API foi desenhado pela Sensedia, empresa com base em Campinas (SP), especializada em design, exposição e gerenciamento de APIs. A companhia modelou as APIs em sua plataforma de gestão e criou um portal dedicado aos desenvolvedores de software e integrado aos dados oferecidos pela Transparência Brasil: http://dev.transparencia.org.br.

O Quem Quer conta com apoios parciais do Google e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Usa dados de dois projetos da Transparência Brasil: desempenho em eleições passadas, do Às Claras (www.asclaras.org.br); e desempenho de integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Excelências (www.excelencias.org.br), o qual tem apoio da revista Veja.

Para candidatos à Presidência da República, aos Governos Estaduais, à Câmara dos Deputados pelo Paraná e à reeleição ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado), a busca trará dados biográficos mais completos, como carreira pública e parentescos políticos, e a lista de ocorrências que apresentem na Justiça e nos Tribunais de Contas. Aos candidatos à reeleição ao Congresso, será acrescido um resumo gráfico de algumas características de seu desempenho parlamentar.

Serviço: Hackaton Google – Transparência Brasil 23 de Agosto, das 8h às 19h Inscrições (até 13 de Agosto): http://dev.transparencia.org.br/hackathon

API da Transparência Brasil http://dev.transparencia.org.br

Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014 (a partir de 15 de agosto) www.transparencia.org.br/quemquer

Mais informações: Transparência Brasil - (11) 3259-6986 / tbr...@transparencia.org.br Sensedia - (19) 3294-1359/ tma...@brsa.com.br

Release Hackaton TB.pdf

Pedro Markun

to thackday, Daniela B. Silva
Acho que foi em... setembro de 2009?

Quando a gente esteve lá, pré-primeiro transparência hackday, falando disso e recebeu uma resposta estupida do Claudio Abramo? =)

Mas enfim, que boa noticia! :)

[]'s
Pedro Markun

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com, Daniela B. Silva

Daniel Bramatti

to thac...@googlegroups.com

Claudio Abramo tem um jeito meio estourado às vezes. Acho que já tive que cortar 80% de umas entrevistas por causa dos palavrões. Mas eu faria uma estátua em homenagem ao sujeito só pelo projeto Às Claras (e outras estátuas pelo resto). Tomara que essa porta aberta resulte em aproximação com a comunidade aqui (a estátua de vocês também tá no forno).

Pedro Markun

to thackday

O galho é justamente essa mania de virar estátua.

A gente prefere virar verbete na wiki ;)

Mas, claro, sempre acho que pode ser um espaço de aproximação.

Eu mesmo topo um app usando os dados... bora?

—— escrito no celular

Renato Lima

to thac...@googlegroups.com
Olá pessoal, sou novo por aqui, acompanho as discussões a algum tempo mas essa é minha primeira participação no grupo.

Muito boa a iniciativa, já estou desenvolvendo um app para as eleições, pra ajudar na hora do voto. Será bem útil a abertura desses dados de transparência, provavelmente adicionarei no perfil dos candidatos.

Vamos juntar os esforços aí Pedro, pode contar comigo.

Renato Lima
@renattolima

Pedro Markun

to thackday
Seja bem vindo, Renato :)

Brainstormemos apps!

Pedro Markun

to thackday
Acabei de ver que vou estar em Floripa nessa data.

Nhé.

Mas vou ver se consigo montar uma integração do Excelencias com o Monitor Legislativo :)

[]'s
Pedro Markun

Felipe Cruz

to thac...@googlegroups.com
Eu não poderei participar mas tenho interesse em usar a API

As consultas que fiz não retornaram resultados. Os dados só sernão disponibilizados depois da hackaton?

At,

Renato Lima

to thac...@googlegroups.com
Valeu Pedro, espero poder somar muito a essa comunidade.

Cara, eu animo demais de pensar em alguma coisa. Já tenho algumas ideias de aplicativos, uma inclusive está no forno como falei.
Infelizmente não vai dar pra participar desse hackaton, mas se a galera aqui do grupo animar poderíamos fazer um hangout pra discutir algumas ideias do que pode ser feito, formar um time e desenvolver uma app utilizando essa API.

O que acha?

Abraço,

Renato Lima

to thac...@googlegroups.com
Felipe,

Fiz alguns testes aqui na API e ela retornou alguns dados sim. Tente isso:

Abraço,

Felipe Cruz

to thac...@googlegroups.com
Obrigado Renato!