TCU fiscaliza dados abertos na educação

Fernanda Campagnucci

to thackday, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, dadosem...@googlegroups.com
Prezados,

O TCU conclui uma fiscalização da política de dados abertos na área de Educação do Governo Federal (MEC, INEP, FNDE).

(ver aqui ou buscar ACÓRDÃO 3022/2015 em http://portal.tcu.gov.br/

"A presente fiscalização, que tem por objetivo avaliar a efetividade das iniciativas de abertura de dados governamentais conduzidas pelo MEC, pelo FNDE e pelo Inep, está alinhada à linha de ação 6.1 do Plano de Controle Externo, que trata da avaliação do acesso à informação ofertado pela Administração Pública Federal (APF), com vistas a fomentar a utilização de dados em formato aberto".

Interessante um órgão de controle externo se debruçar sobre a efetividade (alcance, impacto) de uma política pública de transparência ativa e trazer à tona os parâmetros de dados abertos. Num contexto em que temos um marco legal ainda frágil para a questão dos formatos, me parece um grande avanço.

Ainda não pude ler todo, mas destaco os principais achados da auditoria, que já dão ideia da profundidade com que o tema foi abordado no relatório:

Achado 1: Insuficiência de atuação da alta administração em prol da abertura de dados

Achado 2: Inexistência de planejamento de abertura de dados

Achado 3: Inexistência de catálogo de dados abertos

Achado 4: Falhas na atualização dos dados publicados

Achado 5: Dados publicados somente em formatos não abertos

Achado 6: Ausência de fomento institucional ao uso, pela sociedade, dos dados abertos

Achado 7: Informações de relevante interesse coletivo não publicadas na forma de dados abertos

Abraços,
Fernanda

andre luiz

to dadosem...@googlegroups.com, thackday, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos
Fernando
muito bom
Abraços
andré
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Dados e acesso à informação na educação" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dadosemeducac...@googlegroups.com.

--
Enviado do Gmail para celular

André Stábile

to Transparência Hacker, okf...@lists.okfn.org, dadosem...@googlegroups.com
Olá Fernanda, bom dia ! Posso copiar e colar os achados do TCU em minha página do Facebook ? Bjs - obrigado !

andre luiz

to thac...@googlegroups.com, okf...@lists.okfn.org, dadosem...@googlegroups.com
André

Abraços
andré
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Fernanda Campagnucci

to dadosem...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com, okf...@lists.okfn.org
Valeu, André e André ;-)

Não se desculpe por perguntar, Eder! Mas não sei se entendi a questão: você se refere a dados fechados do TCU (e, nesse caso, pergunto quais), ou está questionando o que pode ter ficado de fora da avaliação (também, nesse caso, pergunto de que sentiu falta). Em ambos os casos, acho que vale ler e citar o relatório para aprofundarmos a discussão!

Abraços

[...]

André Stábile

to Transparência Hacker, dadosem...@googlegroups.com, okf...@lists.okfn.org
Pessoal boa noite...

Existe algum grupo de pessoas interessadas em se aprofundar um pouco mais neste campo de pesquisa ?

Qual seja "Dados e Acesso à Informação na Educação ?"

Obrigado !

André Stábile...
São Caetano do Sul / SP

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/thackday.

andre luiz

to thac...@googlegroups.com, dadosem...@googlegroups.com, okf...@lists.okfn.org
André

Qual a proposta?

Abraços
andré

André Stábile

to Transparência Hacker, dadosem...@googlegroups.com, okf...@lists.okfn.org
Olá André...

Sinto que poderíamos inicialmente reunir pessoas interessadas no tema;

Depois fazermos juntos um levantamento das informações já disponibilizadas;

Em seguida relacionarmos tudo aquilo que ainda não é suficientemente transparente em relação à Dados Abertos da Educação;

Por fim, iniciar as demandas em várias frentes, para conseguirmos acessar e disponibilizar tais conhecimentos;

Fui secretário municipal de Educação, sou Membro ativo-fundador do Movimento pela Base Nacional Comum e

Em 2016 fui convidado para integrar um GT de pesquisas avançadas sobre Educação junto ao Todos pela Educação...

Já sabemos que este é um dos principais problemas do país e provavelmente a maior demanda atual da sociedade brasileira...

Me atrevo à dizer que honestidade e transparência são os fatores mais importantes e urgentes hoje para promover...

O Desenvolvimento Integral do Ser para a humanidade...

Estou nisso e é minha missão de vida...

Entre vcs estou encontrando ressonância daquilo que sinto...

Recebam meu abraço fraterno...

André Stábile...
São Caetano do Sul / SP...

Fernanda Campagnucci

to thackday, dadosem...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos

Oi, André,

Este grupo dadosemeducacao@googlegroups.com reúne pessoas interessadas no tema. Foi formado a partir de um grupo de trabalho para discutir dados educacionais puxado pela Ação Educativa em 2012, mas não está ativo. De qualquer maneira, as pessoas continuam na lista e você pode entrar e escrever para ver se animam reativar, também.

A W3C Brasil também organizava um grupo desses com o tema educação, não sei se continua ativo.

Abraços!

André Stábile

to thac...@googlegroups.com, dadosem...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos
Obrigado Fernanda !
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/CAEkhN_M0ukBgMr7U5yV1NE_hr2FoHZ1SRHLEe-mzSUEp8KP5uA%40mail.gmail.com.

andre luiz

to thac...@googlegroups.com, dadosem...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos
Me lembro e estive em um dos encontros na ação educativa que a Fernanda promoveu e que tinha uns caras feras em dados educacionais.

Estavam desenvolvendo um site dinâmico muito bom.

Resgatar seria um bom recomeço....

andré

Peter Krauss

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos // Open Knowledge discussion list for Brazil, thac...@googlegroups.com, dadosem...@googlegroups.com
Bom dia e bom 2016,
Valeu Fernanda pelo informe e pela análise preliminar, itemizando os achados. Ótimas colocações, André, André e Renata ao se aprofundarem e trazerem mais subsídios para quem deseja participar.

Sou a favor da proposta do Stable de formar um grupo de interesse, ou mesmo da Renata de juntarmos esforços ao grupo MDEBrasil. Demandaria talvez um pouco mais de foco... Que tal votarmos nos itens listados pela Fernanda?
Eu reforço um pouco a colocação do Eder,  e voto no achado-7,

   Achado 7: Informações de relevante interesse coletivo não publicadas na forma de dados abertos

me parece o ponto de partida, se concordarem que vale a pena ter um inicio de trabalho/discussão mais focado. Uma primeira contribuição do grupo de interesse seria selecionar exemplos relevantes, além de verificar se já existem "curadorias" para isso.

Andre Luiz, vendo agora sua resposta: acho que o "bom recomeço" com o site de dados educationais também é joia, e pode ser enriquecido com os dados da planilha da Renata , conforme o enfoque (tem um link do site?)... Antes, de qualquer forma, que acha de "votar os achados"?  :-)

PS: o link oficial e transparente desse Acórdão do TCU (tribunal de contas da uniao) de 2015, o 3022, é

André Stábile

to Transparência Hacker, okf...@lists.okfn.org, dadosem...@googlegroups.com, ppkr...@gmail.com
Queridos amigos...

Me desculpem se serei extenso, mas minha mente confusa e espalhada demanda um pouco de organização ( rs )...

As coisas começaram aqui, num email sobre a Auditoria do TCU junto ao MEC, FNDE e INEP...

Como estive por dois anos na posição de Secretário e Sub-Secretário de Educação em meu município ( São Caetano do Sul ) e consegui a façanha administrativa de sair sem carregar nas costas NENHUM processo judicial ( rs ) na minha experiência, nesta temática, duas frentes me chamaram à atenção...

1) Como é difícil encontrar dados sobre os sistemas e redes educacionais públicos brasileiros e 2) Não localizei, nem aqui nem em outras cidades a cultura de uso de dados abertos para tomar decisões baseadas em evidências...

Me sinto entrando num desafio oceânico com as indicações de Fernanda quando ela nos conta que as conclusões do TCU forma estas:

[...]

Depois contribuiu a Renata com os informes do MDEBrasil:

Olá

Já existe um grupo que realiza algo bem aprofundado

MDEBrasil - Mineração de Dados Educacionais

Grupo que apresentou no CBIE LACLO 2015

https://groups.google.com/forum/#!forum/mdebrasil

E tem juntado artigos sobre o tema

https://docs.google.com/spreadsheets/d/16jAFH-lCgJ3luG6rIR5wo4VicWCtPwbEOe2_jlAbmwM/edit#gid=0

Na sequencia, Fernanda nos trouxe novas luzes:

[...]

Em continuidade Peter Kraus fez a proposta de focarmos no achado 7:

[...]

Por fim, Otavio Ritter veio enriquecer o diálogo com seus conhecimentos e vontade de cooperação:

Caro André, estou interessado em fazer parte deste grupo sobre transparência e educação.
Não sou da área de educação, sou da área de TI, trabalho no governo federal em uma agência reguladora e por isso tenho a percepção das questões internas e técnicas sobre liberação e uso de dados governamentais. E também sou apaixonado por educação, anos atrás tive uma ONG de inclusão digital em uma comunidade carioca.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Bem amigos...

Vou resumir minha estória...sou filho de professora, tenho educação no sangue, no DNA e na alma, tenho tido a honra de participar de incontáveis projetos importantes, grandes e pequenos, ao lado de ilustres educadores tais como Rubem Alves ( falecido ), Celso Vasconcelos, Tião Rocha, José Pacheco, Sen. Cristóvam Buarque, além de jornalistas, juízes, promotores, educadores, professores, pesquisadores, famílias, empresas e comunidades em alguns estados...apesar de ser funcionário do Poder Judiciário à 22 anos...

Na visão que consigo enxergar, o mundo está dividido em países, os países são mais ou menos bem administrados por governos e em todos os governos do mundo, as maiores máquinas de políticas públicas públicas construídas pela humanidade são os Sistemas Públicos de Educação. Existem mais escolas no mundo do que hospitais, presídios, estádios, delegacia, teatros, cinemas, shoppings ou qualquer outra criação humana...

Também sinto que a grande transição pela qual a humanidade está e precisa passar, mergulha profundamente nos Sistemas Públicos de Educação, que precisam ser enriquecidos...e daí vem o nosso ponto. Sem Transparência, a corrupção vai continuar drenando os recursos que precisariam chegar nas salas de aula para os professores e para as crianças, bem como para alimentação escolar, transporte, recursos, insumos, infra-estrutura e etc...

Meu interesse nos dados é exatamente este; qual seja, conhecer como o sistema funciona, quanto se perde, quanto não chega, quanto se esvai, quanto some, porque não conseguimos pagar salários competitivos e criar um carreira estimulante e promissora no Magistério, etc. e tals ? Conhecer os dados seriam uma ponte inicial para começarmos à desmontar a caixa preta da Educação, que como diz o TCU, está repleta de "áreas de sombra"...vocês não acham? ......

Porém confesso minha incompetência em lidar com tantas coisas, pois há mais de 3 anos sou ainda membro efetivo e fundador do Movimento pela Base Nacional Comum e agora estou ingressando num grupo de altos estudos sobre Justiça e Educação que poderá ser útil para nós. Além disso estou em Pós-Graduação sobre Gestão de Cidades e estou como coordenador geral de uma campanha à prefeitura do município onde resido...Como vou encontrar tempo ? Estou pedindo ajuda...precisando de ideias de vocês...

Não tenho pretensão de nada...preciso aprender muito...e sinto que antes de continuarmos queria ouvir de vocês sobre a DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS de cada um, porque sinto que isso nos dará alinhamentos para que o nosso grupo possa ser DIRIGIDO POR VALORES e isso vai motivar nosso trabalho, facilitar e tornar tudo mais objetivo, rápido, prático e concreto...o que vcs pensam sobre ?

Bjs - mais uma vez, me desculpe porque me estendi...rs...Abraços !

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/CAAZNw81uk%2BoAdPpqAFyAWem49GfY8GqNNUiE-sbRov2jH6P1eA%40mail.gmail.com.

[...]

andre luiz

andre luiz

to thac...@googlegroups.com, okf...@lists.okfn.org, dadosem...@googlegroups.com, ppkr...@gmail.com
Estamos juntos

Peter Krauss

to okf...@lists.okfn.org, thac...@googlegroups.com, dadosem...@googlegroups.com
Sobre interesses pessoais de cada um, acho mais interessante mante-los numa página ... qualquer um pode criar sua página pessoal numa Wiki, alias numa Wiki podemos iniciar/colaborar com um texto de projeto (!)...
A dificuldade que o André Stábile indicou de  ver as coisas mais organizadas aqui no e-mail, pode ser contornada se usarmos uma Wiki...  Aí está, tentei (seguindo o modelo do Andre) consolidar o básico da discussão em

Que acham? A Wiki é bem fácil de editar (experimentem!), e todos nós podemos ir agregando e revisando.

Bom, acho que estamos caminhando... Mas ainda sinto falta de fixarmos um foco consensual  para começar a debater :-)

Ah, seguindo a sugestão de exposição dos interesses, os meus estão na página pessoal da mesma Wiki (pt.Wikiversity.org).

- - -
PS: acho que bastaria respondermos para okf...@lists.okfn.org, mas na dúvida estou mantendo cópias  para as listas "thackday" e "dadosemeducacao", avisem se não for para copiar.

André Stábile

to Transparência Hacker, okf...@lists.okfn.org, dadosem...@googlegroups.com
Olá Peter...bom dia !

Sinto que agora devemos ler com calma, tudo que vc já nos preparou, na Wiki ( ambiente que desconheço e sei que vou lhe pedir ajuda, para aprender como me compor dentro dele, estou engatinhando ainda...kkk )...

Agora vejo em minha tela à direita a Fernanda, o André, o Peter, a Renata, mas não vejo o Otavio Ritter...

Enfim, concordo total com Peter e sinto assim: para começarmos é importante termos uma Declaração de Propósitos, que cada um diga de sua disponibilidade e seus focos de interesse...

Vou tentar fazer isso esta semana, que começou à mil por hora aqui...rs...

Obrigado à todos por seu tempo, interesse e cooperação, por um mundo melhor...

André Stábile...
São Caetano do Sul / SP...

Rodrigo Travitzki

to thac...@googlegroups.com
Muito boa a iniciativa!
Também me interesso pelo tema, sou professor e pesquisador e trabalho principalmente com os dados do INEP via linguagem R. Meu interesse é a melhoria da educação pública em geral, recentemente tenho trabalhado mais com indicadores de qualidade escolar. No que puder ajudar, tamos aí!

abraços
Rodrigo

Ricardo Matheus

to thac...@googlegroups.com
Rodrigo, passa os links dos seus trabalhos para a gente dar uma olhada.

Abs!

Ricardo Matheus
PhD Candidate
Delft University of Technology (TUDelft)
The Netherlands
+55 (11) 9 7227-7521

Rodrigo Travitzki

to thac...@googlegroups.com
Opa, pra quem interessar, aí vão uns links de trabalhos usando R e dados do INEP:

Sobre a "proposta de reorganização" das escolas de SP
http://educacao.estadao.com.br/blogs/paulo-saldana/analise-reorganizando-a-reorganizacao-de-escolas/

Sobre o ENEM (minha tese):
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062013-162014/pt-br.php

Ainda sobre o ENEM:
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4877263

Sobre cotas no Ensino Superior:
http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/2010

Deste estudo disponibilizei também o script com a análise dos dados, aqui:
http://rizomas.net/rodrigo_travitzki/

Abraços
Rodrigo