Jogo para explicar criptografia

Sheila Uberti

to thackday
Oi pessoals!

Estou aqui tentando montar um jogo físico pra usar (por enquanto) numa atividade que vai abordar privacidade e segurança pra pessoas que não estão habituadas com essas noções. A ideia central é explicar e mostrar como funciona a criptografia, usando chave pública e chave privada.

Vi uma refrência legal nesse jogo online da Mozilla https://codemoji.org

Porém, preciso que seja algo offline e físico, usando materiais como cartões/cartelas, canetas...

Na saudosa biblioteca do escoteiro mirim tinha uma explicação de como "criptografar" mensagens - acho que na verdade era codificar - mas ainda muito simplificada pro uso que quero dar, já que essa mesma lógica não se mostra muito segura no meio digital.

Aliás, meio atrasada eu vi que esse manual teria sido uma inspiração pro 'menino do Acre' codificar algumas de suas mensagens hahahahah.

Enfim, quero montar um jogo que possa ser usado e guardado, no qual as pessoas consigam montar seus métodos de criptografia e escrever seus algoritmos....

Alguma ideia?

Abraços!

Alex Salgado

to thac...@googlegroups.com
Oi  Sheila...

Não sei se você é desenvolvedora, mas o SCRATCH(scratch.mit.edu) é uma ferramenta de programação lúdica e bem democrática. Acho que dá para prototipar esse Game de forma rápida. Se quiser te dou uma ajuda.

Abs
Alex

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Ludmila Nascy

to Transparência Hacker
Interessante sua proposta, se precisar de alguém para ilustrar, ando interessada em montar um portfólio na área visual de games. Sobre o jogo em si, não tenho conhecimentos em criptografia: sou da área da comunicação, vou ler seus links com calma mais tarde.

Osvaldo Badi

to Transparência Hacker
boa tarde gostava de saber se alguem me consegue explicar como funciona a criptografia , e oque tenho de saber e nao saber sobre a programção

Yumi Ambriola

to thac...@googlegroups.com
Eu dei uma oficina de criptografia para crianças.

Fizemos a cifra de Cesar, contei um pouco da história e em dois discos impressos presos com perna de bailarina, fizeram alguns discos.
Com scratch fizemos alguns códigos de substituição de letras de forma não sequencial e também abordamos algumas outras formas de croptografia.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

--
Yumi