Bora falar na Tribuna da Câmara!

Liane Lira

to thac...@googlegroups.com

Pessoal,

Alguns aqui já sabem que o Pedro Markun e eu começamos uma mobilização para botar em dia os dados abertos da Câmara Municipal (apesar do Pedro não ter mandado aqui pra lista, né?): bit.ly/dadosemdia

Eis que, tentando falar diretamente com o presidente da Câmara - e não conseguindo - para cobrar uma resposta dele, voltou a ideia de ocupar a Tribuna Popular, aquele espaço para fala da sociedade que em tese existe na primeira terça-feira de cada mês. Daí podemos ter 5 pessoas, com 15 min cada, para dar o recado diretamente!

Seria na próxima terça, 02/12, só que a secretária da Mesa disse que estarão votando o orçamento, o que dura até à noite e que o presidente disse que poderá ser na quinta ou na próxima terça. Mas precisamos protocolar sexta-feira (28/11) mesmo!

Esse espaço só será aberto se tiverem pelo menos 5 pessoas inscritas e elas precisam ter um CNPJ de São Paulo!

Mais detalhes aqui: http://multitude.nossascidades.org/tasks/58

Quem vamos? :D

Beijos,

Liane Lira

andre luiz

to ftcs-sa...@googlegroups.com, <ftcsbr@googlegroups.com>, ftc...@googlegroups.com, Mtnos Calil, Transparência Hacker
Pedro e Liane, valeu...

De: Liane Lira <lian...@gmail.com>
Data: 27 de novembro de 2014 22:07
Assunto: [thackday] Bora falar na Tribuna da Câmara!
Para: thac...@googlegroups.com

Mtnos Calil

to ftcs-sa...@googlegroups.com, ftc...@googlegroups.com, ftc...@googlegroups.com, Transparência Hacker

Ok.

Eu tenho CNPJ de São Paulo.

Tive inclusive nesta semana uma reunião com um vereador, para falar sobre o combate à corrupção. Ele me surpreendeu perguntando de que maneira ele poderia ajudar.

Mtnos Calil

www.maoslimpasbrasil.com.br

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "FTCS São Paulo" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ftcs-sao-paul...@googlegroups.com.

Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.

Haydee Svab

to thac...@googlegroups.com

Li,
Me estranhou um tribuna p/ o povo requisitar cnpj r nao cpf... sabe de algum boa explicacao p/ isso?
Eu tenho um cnpj p/ entrar no bolo e engrossar o caldo - qq coisa me liga durante o dia?
Bjs

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/007b01d00ac4%243ea36db0%24bbea4910%24%40com.br.

Liane Lira

to thac...@googlegroups.com

Oba!

Seguinte: preciso que imprimam e assinem o requerimento de vocês. Tem um modelo aqui: https://docs.google.com/document/d/19zfEvC4tcbDBnhgSvOyr5mjCRciAurM7xWDHkiqqKxI/edit?usp=sharing

Ser não puderem ir pessoalmente protocolar na Câmara, me mandem uma mensagem (sms/wtapp) com o endereço que dou um jeito de buscar: 97553-8307

Vamos conseguir!

E, sim Haydeé, também questiono os critérios. Próximo passo é refazer isso.

Beijos

Henrique Rangel

to thac...@googlegroups.com
Se fosse CPF eu conseguiria ajudar. Mas não tenho CNPJ. Posso ir terça que vem Pra engrossar o caldo.

Henrique Rangel

to thac...@googlegroups.com
Liane, falando nisso, de quais dados estamos falando?

Na câmara já tem alguns dados abertos não tem?

Abs

Pedro Markun

to thackday
Haydee,

não pede CNPJ, pede uma entidade legalmente constituída ou um 'movimento popular' que é qualquer pessoa subscrita por um mínimo de 500 assinaturas.

Eu, na real, achei esse um dos espaços de participação oficial (ainda em uma lógica representativa, claro)  mais abertos que tenho registro.

Não tem - a priori - processo seletivo ou indicação da própria casa... é basicamente se inscreveu, seu movimento/organização fala - seguindo a ordem de inscrições.

abs,
Pedro Markun

Liane Lira

to thac...@googlegroups.com, Paula Martins, t...@okfn.org.br, Bruno Gola, Tiago F. Pimentel
Pessoal, a princípio, deu tudo certo! Protocolamos 6 requerimentos \o/:
  • Laboratório Brasileiro de Cultura Digital;
  • OKFN
  • Artigo 19
  • Actantes
  • Datacell Informática
  • Bruno Gola MEI :)
Agora que passou a correria, vamos trabalhar melhor o assunto. Lembrando que, até o dia da Tribuna, é bom mostrar que não estamos dando folga e aumentar a pressão por aqui: bit.ly/dadosemdia

> Por que usar a Tribuna Popular?
  1. Falar frente a frente com o Zé Américo (presidente da Câmara e alvo da mobilização) e obter uma resposta pública para os 470 emails enviados pelo bit.ly/dadosemdia;
  2. Passar o recado para o sucessor (seja lá quem for) do presidente de que a abertura dos dados precisa de continuidade. A eleição é agora em dezembro;
  3. O mais legal: vamos desenterrar um recurso de participação popular e, claro, aproveitar para questionar toda essa dificuldade pra fazer uso dele, neham?

> Que dia vai ser afinal?

Falei por cima sobre a mudança da data da Tribuna e vou explicar melhor agora.

Segundo a secretária da Mesa, o Américo gosta da ideia, mas pediu o adiamento para a outra semana, já que no dia destinado à Tribuna Popular (1ª terça-feira do mês), os vereadores estarão votando a lei orçamentária, o que faz a sessão ordinária durar até à noite - nós teríamos que esperar até umas 21h pra falar :P

Estamos esperando uma confirmação para a terça da semana que vem, 9/12. De qualquer jeito, eu estarei lá amanhã. Quero ouvir pessoalmente essa promessa de realização no outro dia.

> O que temos que fazer?

Quem se inscreveu para falar pode ir preparando o gogó ou fazendo uma procuração para dar a palavra a outra pessoa (não sei se isso pode, mas...).

Quem não se inscreveu vai fazer toda a diferença colando junto e mostrando o valor desse movimento de cavar um espaço democrático na Câmara Municipal, dar apoio aos coleguinhas que vão pro microfone e, claro, cobrar a resposta sobre os dados abertos!

Para jornalistas, (quem tem contatos?) temos duas matérias possíveis daí: um evento que marca a retomada de um espaço popular ou os vereadores dando o vexame de não escutar seus eleitores depois desse grande esforço para vencer obstáculos burocráticos de uma ferramenta oficial de participação escondida!

E bora mandar nossa mensagem todo o dia: bit.ly/dadosemdia

Beijos!

Liane Lira

Henrique Rangel

to thac...@googlegroups.com, Pa...@article19.org, t...@okfn.org.br, brun...@gmail.com, fulanod...@gmail.com
Eu já confirmo minha presença.
O dia que for estarei lá, e o sr. Presidente receberá meus emails diariamente.

Pedro Markun

to thackday, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, t...@okfn.org.br, Bruno Gola

Vale lembrar que ao mudar a data eles estão descumprindo o regimento interno.

Eu entendo os motivos e até concordo com eles.

Mas regimentalmente o presidente e a secretária geral não precisam gostar ou concordar :P

—— escrito no celular

Liane Lira

to thac...@googlegroups.com, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, t...@okfn.org.br, Bruno Gola
Estou meio desconfiada desse apoio + jeitinho e por isso vou colar lá amanhã - quem mais quiser, se sinta convidade.

Pois é. Já que a sessão ordinária vai até a noite e tals, se curtem tanto esse movimento, que interrompessem para garantir o nosso direito à fala. Enfim...

Liane Lira

Pedro Markun

to thackday, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, Everton Zanella Alvarenga, Bruno Gola
Não acho que tem muito jeitinho+apoio não, é negociação e política mesmo.

Pra eles é ruim fazer na primeira terça com tão pouco aviso prévio pq já tinha sido acordada uma agenda. Eu entendo e acho que faz sentido. Só pontuei aqui pra gente deixar as claras mesmo.

Mas colar lá é sempre bom.

andre luiz

to Transparência Hacker, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, Everton Zanella Alvarenga, Bruno Gola
parabéns,

daqui para frente o apoio de todos(as) é super importante...

manter a regularidade da Tribuna Popular, faça chuva faça sol...

abs
andré

Henrique Rangel

to thac...@googlegroups.com, pa...@article19.org, fulanod...@gmail.com, t...@okfn.org.br, brun...@gmail.com
Up pra apoiar!
Vamos lá galera, todo mundo mandando email para o presidente e inda lá na Câmara terça feira.

Henrique Rangel

to thac...@googlegroups.com, pa...@article19.org, fulanod...@gmail.com, t...@okfn.org.br, brun...@gmail.com
Liane,

Tudo confirmado?

Será amanhã que horas?

Abraços e estarei lá!

Liane Lira

to thac...@googlegroups.com, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, t...@okfn.org.br, Bruno Gola, Henrique Parra, Rodrigo Bandeira
Pessoal,

Está confirmado para amanhã mesmo. Será logo depois da sessão ordinária, que começa às 15h. Como ela tem duração incerta, não dá para saber que horas começamos a Tribuna, então o ideal é estar lá às 15h mesmo.

Criei um eventinho no facebookson :)

Um abraço a todos!

Liane Lira

Patrícia Cornils

to thackday, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, Everton Zanella Alvarenga, Bruno Gola, Henrique Parra, Rodrigo Bandeira
Botando o Tiago no loop. :)

Patrícia Cornils
11 98372-7473

Patrícia Cornils

to thackday, Paula Martins, Tiago F. Pimentel, Everton Zanella Alvarenga, Bruno Gola, Henrique Parra, Rodrigo Bandeira
EIta, ele já está no looop. \o/