Debugger para imxRT105x

Bruno Fernandes

to Sistemas Embarcados
Boa tarde!

Alguém trabalha com essa bagaça aí (i.MXRT105x) e teria um debugger para esse micro sobrando, pra me vender? Se sim, chama no PVT para não perturbar o pessoal aqui.

Peguei um J-link V8 (claramente xing-ling) emprestado para testar e a IDE diz que a versão não suporta Cortex-M7.

Att,
Bruno C. Fernandes

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Bruno,
Geralmente o firmware do J-Link é atualizado automaticamente pelo software da Segger, mesmo o mais xing-ling dos J-Link, passa na atualização.
Atualize o pacote da Segger que está no seu computador e tente de novo.

[]s,
André M de Oliveira

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

Karina Buhr

to sis_emb...@googlegroups.com
Sei não, heim ? As vezes que atualizei o Jlink Chines, ele não voltou mais.

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Sério? Faz tempo que não uso um desses, mas os que usei, até pelo menos uns 2 anos atrás, atualizavam numa boa!

[]s,
André M de Oliveira

Marcio Montenegro

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá Bruno,
Se for J-Link EDU esse funciona. Ao ligar pela primeira vez já faz uma atualização.

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá André,

O problema segundo a Segger é de HW dos Probes J-Link mais antigos
(anteriores a 2017) não suportam o firmware novo que tem suporte para
os ARM Cortex-M7.

Isso é o que eles dizem, sinceramente creio que isso é apenas uma
limitação que eles colocaram para vender novos J-Links. Vai saber né?

Eu passei por este problema em 2020 quando estava ajudando no porte do
NuttX para o iMXRT105x e iMXRT106x. Tive que comprar um J-Link novo,
que na época custou mais de 500 Bidens...

O ideal seria se a NXP adicionasse suporte no OpenOCD, assim teriámos
outra opção. O OpenOCD até consegue debugar os iMX10xx, mas não
consegue gravar na flash porque não tem suporte para o controlador
dela ainda.

Infelizmente eu só tenho um J-Link V11 aqui, se tivesse dois eu vendia
um para o Bruno.

Att.,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
> um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.
> Para ver esta discussão na web, acesse
> https://groups.google.com/d/msgid/sis_embarcados/CAJneuJA25%2B9VtqPUdzPUZnqvb_S2tpk9oP0v8cCGAr%3DqCLwc%3Dg%40mail.gmail.com.

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Oi Marcio,

Então, eu tinha um J-Link EDU oficial antes de comprar o J-Link Base,
ele não atualizava para a versão V11 porque era antigo:
https://acassis.wordpress.com/2015/05/28/my-j-link-edu-updated/

Se o J-Link EDU vendido na China tiver HW mais atual, então pode ser
que funcione com a versão V11, aí seria perfeito!

Pela foto parece que já usa o HW novo!

Se você tiver um aí e puder testar, basta tentar programar um MCU ARM
Cortex-M7 (STM32H7xx por exemplo), isso iria ajudar várias pessoas
aqui que queriam comprar um J-Link pra programar os chips mais novos.

Infelizmente os preços da Segger são um pouco salgados pra quem quer
usar apenas pra hobby, olha aí:

https://shop-us.segger.com/product-category/debug-probes/jlink/

Um abraço,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Acho que nem precisa fazer o teste gravando, basta olhar a versão do HW, se for:

"Hardware: V8.00"

Ou menor que versão V10.0 não vai funcionar :-/

On 9/14/22, Marcio Montenegro <mtu...@gmail.com> wrote:

> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
> um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Certo Alan,
Eu posso nem ter percebido essa transição em 2017, os meus JLink morrem em acidentes de operação, não de velhice...

OpenOCD resolve em muitos casos, mas depende do fabricante querer implementar, honestamente, eu que estou do lado do fabricante, acho um saco [rs]. O suporte da comunidade não é superfantástico, e acabam sobrando perguntas cabeludas para o suporte do fabricante, tipo compilador GNU...

[]s,
André M de Oliveira

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Nem vai atualizar...

[]s,
André M de Oliveira

Marcio Montenegro

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá Alan,
Ainda estou assustado 😳 com os preços Segger.
Não tenho cortex m7 infelizmente. Não achei  aqui nenhuma versão de hardware.
Vou mandar uma foto da caixinha dele.
Abraços

Bruno Fernandes

to sis_emb...@googlegroups.com
Bom dia Pessoal!

Antecipadamente, agradeço a todos por todos os comentários. Todos foram muito úteis.

Vou responder a todos aqui pra não poluir com uma resposta para cada e-mail.

@Alan,
Obrigado por ter se dado ao trabalho de conferir a versão de hardware e firmware. Existe essa questão mesmo e pela sua atualização, ocorreu o mesmo problema aqui: acha o processador, mas não tem suporte para debugá-lo. Fico muito agradecido pela divulgação do evento do Nuttx. Inscrito.

@André,
Há relatos de pessoas que tentaram atualizar os xing-ling e eles "brickaram". Como o que eu tenho é emprestado, não vou arriscar.

@Karina,
Isso mesmo. Há muitos relatos em fóruns de que a atualização inutilizou o debugger.

@Márcio,
Não é J-link EDU, e como já comentei, não é um debugger meu, não posso arriscar. Cogito adquirir um no Ali-express (além do MCU-Link) para testar. Mas pelo que li nos fóruns, existem diferenças de hardware, e não apenas de firmware. E sim: os preços dos debuggers da SEGGER são muito elevados. Eu não uso todos aqueles recursos. Só gravar e ver RAM ou variáveis em watch, em determinados breakpoints.

@Alan novamente,
Exatamente. Isso confirma o que eu havia encontrado nos fóruns: o hardware não tem suporte ára a atualizaçao de firmware que dá suporte aos Cortex-M7.

Os preços dos debugger da Segger são muito elevados para mim.
Vou só confirmar com a NXP se consigo gravar e debugar com o MCU-Link e seguir em frente.

Valeu, pessoal!

Att,
Bruno C. Fernandes

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Bom dia André,

Concordo contigo, o suporte da comunidade deveria ser melhor, mas a
maioria dos contribuidores trabalha nas empresas que fabricam os chips
como podemos ver pelos emails dos caras que mais contribuem patches
lá.

Eu também estou do lado do fabricante e fiquei cutucando eles para
submeterem o suporte pro mainline, exatamente porque quando uso o
chapéu de usuário acho um saco ter que ficar baixando uma versão
específica de cada fabricante.

Creio os projetos open-source precisam trabalhar em conjunto com as
fabricantes ou senão precisa ter uma comunidade muito motivada. O
OpenOCD é um projeto que deveria ser mais reconhecido e valoridado
pelas fabricantes, deveria ser como um GCC: fez um novo chip adiciona
suporte pra ele! Rs

Um abraço,

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Oi Márcio,

São carinho né? Isso porque hoje temos concorrência!

No passado JTAG custava mais caro que um computador! Lembro que
trabalhei numa empresa e compramos um BDI-3000 por mais de U$ 2.000,00
porque era o único que tinha suporte para o chip que estávamos usando
na época.

BR,

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

jose inacio serafini

to sis_emb...@googlegroups.com

Bruno Fernandes

to sis_emb...@googlegroups.com
Obrigado pela dica @Jose!
MAS
Não encontrei nenhuma informação dizendo que funcionará com Cortex-M7. Fala de Cortex M, mas deixa vago se alcança os Cortex-M7.
Não tenho kit ST, só um ST-link Clone. Com clone não funciona.
É ilegal usar o firmware da J-link para programar micros não-ST (imxRT105x, no meu caso), conforme os termos de uso (bom, não é problema pois eu uso ST-link clone... Ninguém é perfeito).
De qualquer forma, vou deixar o link anotado aqui.
Obrigado novamente!

Att,
Bruno C. Fernandes

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Valeu Bruno!

Pessoal, a título de informação: o modelo que o Márcio Montenegro
passou no email anterior (J-Link EDU Mini V11/8.08.91) suporta sim o
ARM Cortex-M7 e alguns modelos Cortex-Ax, porém não suporta os modelos
antigos (ARM7, ARM9 e ARM11) e nem os chips de outras fabricantes.

A lista completa com quais arquiteturas/chips que cada modelo de
J-Link suporta está aqui:

https://www.segger.com/products/debug-probes/j-link/models/model-overview/#supported-cores

Parece que o J-Link EDU V11/8.08.90 (não o Mini), que suporta muito
mais chips, custa quase quase U$ 200 (aprox. R$ 1.000,00 no
Aliexpress).

Não é investimento muito barato, mas vale a pena pra quem trabalha com
sistemas embarcados!

BR,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Sim, mas o problema é mais do lado do fabricante mesmo, nenhum fabricante quer abraçar a causa e investir muito em algo que vai ser usado pela concorrência.
O GCC é diferente, vale a pena o fabricante investir, o investimento é baixo e o retorno é grande!

[]s,
André M de Oliveira

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Barato! Eu já usei um full in-circuit emulator, que eram aquelas caixas de sapato que substituem o micro na placa usando um pod e uma penca de soquetes adaptadores.
Só a unidade de controle custava $10.000,00, para adicionar suporte para uma família de MCU, entre pod, adaptadores, cabo, expansões de memória e coisa e tal, ia mais uns 3000.

Pra quem nunca viu algo do tipo...

[]s,
André M de Oliveira

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Mas se a fabricante envia suporte para o próprio chip e para o
controlador de flash do próprio chip, não estará ajudando os
concorrentes! ;-)

A mesma coisa vale para o GCC: se a Renesas contribui código genérico
para o ARM estará ajudando os concorrentes, se contribui suporte para
o próprio chip não estará ajudando o concorrente.

Esta discussão de Debugger é interessante, veja: uma fabricante que
tenha suporte no OpenOCD e que funcione com qualquer programador de
baixo custo terá vantagem competitiva sobre as demais que exigem o uso
de um programador caro. A barreira de entrada é menor!

Olha que ideia genial: "E se ao invés de exigir um programador ou ter
que colocar um chip externo na placa pra emular um programador
JTAG/SWD a gente colocasse um USB dentro no chip que fosse detectado
automaticamente como um USB CDC e permitisse debugar o chip
diretamente?"

Já tem fabricante fazendo isso:
https://docs.espressif.com/projects/esp-idf/en/latest/esp32c3/api-guides/jtag-debugging/configure-builtin-jtag.html

Seria como se as fabricantes de chips ARM tivessem um USB CDC
conectado direto ao DAP pra permitir debugar o chip sem precisar usar
um programador externo. Muito mais simples de usar e reduz custo na
BOM da placa.

Vamos torcer para que outras fabricantes copiem a ideia logo, assim o
usuário não vai precisar gastar tanto com um debugger.

BR,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alan,
Eu me expressei porcamente... deixa eu tentar explicar melhor.
O fabricante precisa investir para colocar o suporte no próprio chip, mas isso é um projeto aberto, então, se ele adicionar uma feature linda de morrer, o concorrente pode copiar sem peso na consciência.
É melhor deixar a Segger investir nisso, ela vai cobrar bem pelo trabalho, coisa que o fabricante de chip não consegue fazer.

No fim do dia, se o cliente tiver problema com o OpenOCD, ele primeiro vai pedir suporte para o fabricante, não para comunidade, na cabeça do usuário, quem vendeu o chip é o dono de todos os problemas!
Eu nem te conto quantos tickets eu pego relativos a GCC support, e muita coisa, eu simplesmente tenho que ralar para descobrir porque o suporte da comunidade está obrando e andando.

Enfim, eu gosto das coisas open source, mas dar suporte para isso é um pé no saco!

[]s,
André M de Oliveira

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Oi André,

Ok, entendi o problema... É realmente pra usar open-source a
fabricante tem que estar disposta a contratar desenvolvedores que
trabalhem e conheçam o projeto.

Não existe almoço grátis, a empresa ganha ao usar o projeto
open-source, mas precisa contratar os desenvolvedores certos, que
entendam e contribuam com o projeto.

Pra funcionar bem precisa ser uma via de mão dupla né? Não é fácil!

Um abraço,

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alan,
É bem por aí, mas veja, os micro também estão ficando mais complexos, por exemplo, a Renesas está usando o Arm® TrustZone® em vários micros, isso implica em usar um modo de boot proprietário para configurar a segurança do micro.
Não consigo imaginar um futuro onde a Renesas abra tudo sobre essa configuração, então, já quebra a ideia do OpenOCD.

Leitura do final de semana:

[]s,
André M de Oliveira

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Oi André,

Claro, tem coisas que as fabricantes preferem manter fechado por
questão de segurança, embora tenho minhas dúvidas se segurança por
"obscuração" seria uma boa solução.

Valeu pelo link do TrustZone, a propósito teremos uma apresentação
sobre isso no NuttX International Workshop:

"Integrating NuttX and TrustedFirmware-M"

O palestrante é o cara que adicionou suporte ao ARMv8 no NuttX e ele
trabalha numa empresa que desenvolve soluções pra máquinas de cartões
de crédito. Fica o convite pra você e para todos aqui:

https://nuttx.events/2022/09/05/apply-to-attend-nuttx-online-workshop-2022/

Um abraço,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

Flavio Castro Alves Filho

to sis_emb...@googlegroups.com
Eu acho que uma coisa é incluir um recurso. Outro é incluir o suporte ao hardware.

Talvez um 'simples' suporte a hardware a Segger poderia fazer.

Mas eu acho que a Segger é mais antiga que o openocd, não? Diferente da ARM, que é mais nova do que o GCC.

O certo mesmo é o fabricante do chip se virar pra funcionar no Segger. Ahahaha. E o openocd tb. Ahahaha.

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Creio que é estratégia pra vender novos hardwares. Se ela fizesse um hardware que sempre atualizasse pra ter suporte a novos chips ela só venderia uma única vez! :-D

A ARM é mais velha que o GCC: 1985 vs 1987 respectivamente.

As fabricantes não conseguem adicionar recursos nos dongles da Segger, só pagando! Foi o caso do suporte ao NuttX awareness pela Segger, um cliente teve que pagar.

Felizmente depois de muita negociação conseguimos convencer a Segger a liberar o suporte para todos da comunidade usar, inclusive foi incluído no mainline do NuttX, só precisa ter a versão certa de J-Link pra usar!

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.

Allef Pablo Araujo

to sis_emb...@googlegroups.com
@Alan, não encontrei a agenda do workshop no site do evento. Você pode compartilhar conosco, por favor?

Att,
Allef

--
Allef

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Oi Allef,

Devem colocar no site esta semana ainda, de qualquer forma vou mandar
a listagem preliminar com as palestras:

* Simpler, safer LVGL Touchscreen Apps with Zig and NuttX from Lup Yuen Lee

* NuttX licenses: NuttX license status and options from Alin Jerpelea

* Using TCP/IP sockets as IPC in NuttX to manage multiple LPWAN
applications and one LPWAN transceiver from Flávio Ipiranga, Pedro
Bertoleti

* Creating a Natural Interface Game with NuttX from Alan Carvalho de Assis

* Meadow, a NuttX powered .NET Development System from Mark Stevens

* Running NuttX with MMU on QEMU from Masayuki Ishikawa

* How to manage your Distributed Electronic Architecture? from Nicolas Rabault

* Offloading processing using Sony Spresense ASMP framework under
NuttX from Felipe Neves

* Visual Programming with Zig and NuttX Sensors from Lup Yuen Lee

* Porting LuaJIT on Cortex M7 and Nuttx from Jernej Turnsek

* Async scripting with Lua and libuv from Michael Mogenson

* NuttX on Microchip Polarfire SoC FPGA from Jukka Laitinen

* RPTUN framewrok & services between multi-CPUs (IPC) from Guiding1 Li

* Programming with Nuttx Sensor and uorb from JiuZhuDong(Donny)

* Safe Rust bindings to NuttX's POSIX APIs from Dan Gohman

* NuttX, Lua & Laser Gaming from Rob Voisey

* Integrating NuttX and TrustedFirmware-M from Michael Jung

* NuttX on a RISC-V IoT Gadget: PineDio Stack BL604 from Lup Yuen Lee

* Best Practices about NuttX Audio framework from Koizumi Takayoshi

Att.,

Alan

> [...]
> Allef
>
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo

Allef Pablo Araujo

to sis_emb...@googlegroups.com

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Muito bom! Vou tentar participar!

[]s,
André M de Oliveira

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alan,
Mais uma coisa que fiquei sabendo hoje [rs], se você tem um Segger velho, eles pegam de volta e te dão desconto em um novo:

[]s,
André M de Oliveira

Laercio Barbosa

to sis_emb...@googlegroups.com
Any shipping costs, duties, taxes, or related fees are carried by the Trade-in requester.

Tem representante aqui no BR?

Laercio Barbosa
leoab...@hotmail.com
laercio...@usp.br
(11) 97248-3024 cel.|mob.

to sis_emb...@googlegroups.com
Diz a lenda que é a Farnell, então, tenta a Avnet!

[]s,
André M de Oliveira

Alan C. Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Interessante!

"Aceitamos seu JLink velho na troca por um novo!" :-)

Será que aceitariam os JLink queimados, como os que você disse que
queimaram contigo?

BR,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Segundo o texto...

For each new unit purchased, only one Trade-in unit can be credited.
The returned unit is less than 10 years of age.
The returned unit may be in working or non-working condition.
Any unit, to take advantage of this program, must first be approved by SEGGER for return.

Any shipping costs, duties, taxes, or related fees are carried by the Trade-in requester

Os que eu torrei eram da Renesas, a gente já manda de volta tudo para eles, temos desconto sempre.

Agora, o que eu tenho um monte e quase nunca uso são as ferramentas da IAR... o famigerado I-Jet.

[]s,
André M de Oliveira

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alain,
Você que gosta... open source JTAG!

[]s,
André M de Oliveira

Alan C. Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Valeu André!

Eu gosto dos BlackMagic Probe (BMP), são open-source também e tem uma
comunidade grande em torno dele: https://black-magic.org

Inclusive dá pra transformar uma BluePill num BMP:

https://embarcados.com.br/convertendo-o-stm32-blue-pill-em-uma-black-magic-probe/

BR,

Alan

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

Alessandro Ferreira da Cunha

to sis_emb...@googlegroups.com
Nem AVNET nem Farnell farão esse trade, infelizmente.

--
Alessandro F. Cunha
(11) 995 - 363 - 828

Alessandro Ferreira da Cunha

to sis_emb...@googlegroups.com
Sim, aceitam. Eles não testam para receber os antigos.