Fwd: [sbc-l] Chamada de trabalhos - ERCAS 2021 (virtual)

Marcia Ito

to sbi...@googlegroups.com

Chamada de Trabalhos - ERCAS 2021 Virtual

(site do evento:  https://sites.usp.br/sp-ercas2021/ )

A Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS) é um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2013. A ERCAS tem por objetivo disseminar, discutir as metodologias e promover a integração entre profissionais, professores, alunos de graduação e pós-graduação em cursos de computação e engenharia, e  da área da saúde como a Medicina, Biomedicina, Neurologia, Cardiologia, Radiologia, Gestão Hospitalar, Enfermagem, entre outros. A escola tem papel importante na formação interdisciplinar de profission ais destas áreas, fomentando a colaboração entre as mesmas.

A oitava edição da ERCAS 2021 acontece de forma virtual de 26 a 28 de Agosto de 2021 na Universidade de São Paulo. Na escola  pretende-se desenvolver atividades voltadas a diversos temas aplicados à saúde, dentre os quais destacam-se: inteligência artificial aplicada à saúde,  processamento de sinais imagens médicas para diagnóstico auxiliado por computador, sistemas de apoio à decisão clínica, sistemas de apoio à reabilitação, Internet das Coisas aplicada à Saúde, entre outros.

Datas Importantes

  • Prazo para submissão: 31 de Maio de 2021

  • Prazo para notificação aos autores: 12 de Julho de 2021

  • Prazo para entrega da versão final: 26 de Julho de 2021

  • Prazo para inscrição dos autores: 02 de Agosto de 2021

  • Datas do ERCAS: 26 - 28 de Agosto de 2021

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse da ERCAS incluem (mas não estão restritos a):

  • Acessibilidade e tecnologia Web aplicadas à saúde humana

  • Bioinformática

  • Casas inteligentes para o cuidado da saúde

  • Ciência de dados aplicada à saúde

  • Ensino à distância em saúde (e-learning)

  • Engenharia de software aplicada a sistemas em saúde

  • Gestão de informação em saúde

  • Inteligência Artificial aplicada à Saúde

  • Internet das Coisas aplicada à Saúde

  • Internet das coisas aplicada à saúde

  • Interação Humano Computador para sistemas em saúde

  • Interoperabilidade para sistemas em saúde

  • Jogos sérios em saúde

  • Modelos de diagnóstico, prognóstico ou propagação de doenças

  • Processamento e análise de imagens médicas

  • Processamento e análise de sinais biológicos

  • Realidade aumentada e realidade virtual aplicadas à saúde humana

  • Recuperação da informação para aplicações clínicas

  • Redes de sensores e sistemas pervasivos em saúde

  • Segurança em sistemas de informação em saúde

  • Sistemas computacionais de alto desempenho aplicados à saúde

  • Sistemas de apoio à decisão clínica

  • Sistemas de apoio à reabilitação

  • Sistemas de informação em saúde

  • Sistemas multimídia aplicados à saúde

  • Tecnologias assistivas

  • Telessaúde e telemedicina

  • Uso de mídias sociais aplicados à saúde

  • Visualização de dados biomédicos

  • Web semântica e Ontologias

Submissão de trabalhos

O evento aceitará a submissão em duas trilhas:

  • Artigos curtos (short-papers) de no máximo 4 páginas

  • Demos de no máximo 2 páginas.

Os artigos técnicos curtos devem apresentar trabalhos de graduação ou pós-graduação relacionados à computação aplicada à saúde. Os artigos curtos aceitos serão apresentados oralmente em sessões técnicas durante a ERCAS-SP 2021.

As demos devem descrever soluções computacionais a serem demonstradas durante a ERCAS-SP 2021, tais como apps, sistemas web, protótipos de equipamentos e soluções aplicadas à saúde, etc.

A submissão dos artigos será através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/) oferecido pe la SBC.

O formato dos artigos seguirá o modelo de publicação de artigos da SBC, disponibilizado pelo endereço: http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-mod elosparapublicaodeartigos

Publicação dos Trabalhos:

Os trabalhos aceitos na ERCAS-SP serão publicados (acesso aberto) na SBCOpenLib https://sol.sbc.org.br/index.php/anais

Contato

erc...@gmail.com

Organizadores

Fernando Xavier, Universidade de São Paulo - USP

Lina Garcés, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Márcia Ito, Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Fatec-SP

"...tomamos emprestado o slogan da Nike, 'Just do It'. Quer dizer, nao
se vanglorie, faca. E mostre ao mundo depois." (Linus Torvalds)
Marcia Ito, MD., PhD, SME in Health Informatics, IAHSI Fellow
Professora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP)
Centro Paula Souza (CPS)

Secretaria Regional Sao Paulo - Leste
Comite Gestor da Comissao Especial de Computacao Aplicada a Saude
Sociedade Brasileira de Computacao

Editora chefe
Journal of Health Informatics
Sociedade Brasileira de Informatica em Saude

linkedin: https://www.linkedin.com/in/marciaito/
CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4302456847507371

Sebastião Oliveira

to sbi...@googlegroups.com
Boa noite pessoal! Tudo bem? Espero que sim...

Me chamo Sebastião, sou formado em Redes de Computadores, possuo um MBA em Gestão de tecnologia da informação e estou finalizando uma pós em Segurança da Informação. Tenho um desejo de me formar em um curso superior ou de Pós-Graduação voltado para informática em Saúde. Estava analisando o site da Unifesp, vi que eles possuem cursos voltados nessa área.

Gostaria de saber se vocês no grupo,  possuem informações sobre o curso, quando terá uma nova turma ou como posso estar me candidatando.

Vocês sabe algum telefone para que eu possa sanar essas dúvidas?

Agradeço desde já.

Tenham todos uma excelente semana.

Abraço virtual.