[a little off-topic] apagao de TI

Marcelo Valle

to Python Brasil
Pessoas,

Eu moro fora do Brasil há quase 7 anos, mas trabalhei 15 anos com programação no Brasil antes de sair. Eu recentemente assisti a esse vídeo:

E me chamou muito a atenção o que foi dito.

No vídeo, basicamente ela relata que com o COVID, muitas empresas globalmente aderiram ao trabalho remoto e se tornaram mais flexíveis, e o número de vagas para programadores no Brasil para trabalhar remotamente aumentou muito, com programadores ganhando valores de até 50 mil reais por mês, convertendo. Esse fato, aliado com a flexibilização das leis trabalhistas no Brasil, faz programadores terem pouca vantagem em trabalhar para uma empresa nacional, mesmo que como CLT, ao invés de trabalharem remotos para uma empresa estrangeira.

Como consequência, fica extremamente complicado para empresas brasileiras conseguirem contratar profissionais, pois a demanda por esse tipo de profissional é global e não local. Isso poderia levar a um problema sério no futuro para empresas brasileiras, pois os custos com TI tornaria muitos negócios com receita em R$ inviáveis.

Em contrapartida, isso talvez faça as empresas se adaptarem e começarem a investir mais em treinamento, ou então se tornarem mais propensas a aceitarem programadores sem experiência, pois com os programadores experientes se tornando muito caros, o jeito pode ser dar oportunidades para quem quer entrar na área.

Como eu estou fora do Brasil, não faço ideia de como está o mercado atual para programadores ai. No meu tempo, as empresas que mais contrataram e pagaram melhor eram dos setores bancário/financeiro, telecom e seguros. Hoje, vejo um número maior de startups no Brasil.

Queria saber da galera que está aí no Brasil hoje, quais as impressões de vocês a respeito... A maior parte das vagas bem pagas de trabalho realmente vem de fora? Como está o mercado interno? Pagam muito pior? Especificamente com PYTHON, que é muito mais usado aqui fora que no Brasil por empresas que pagam bem, imagino que isso faça muita diferença.

Eu agradeceria qualquer informação a respeito nessa thread.

Abraços,
Marcelo.

Demiraldo Santos

to python...@googlegroups.com
Boa noite, Marcelo;

Recentemente fui contatado por um recrutador "gringo" e consegui até entender o que ele estava dizendo. Mas, o meu maior problema por não ter ido adiante com o contato até uma possível entrevista, foi o fato de me comunicar em outra língua, o inglês.
Apesar de entender bastante o que eu leio, mas na hora de falar e me expressar em inglês, aí o "bicho pega".

Só foi por causa disso(ou, foi por tudo isso) que não consegui dar continuidade ao processo. Creio que muitos aqui no Brasil pode estar sofrendo com esse problema.... não sei... fica aí um assunto aberto para outras opiniões.

Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil

python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/CABKQidvZa1b30Sn4qfpQFpDGG7KhEV4L-uNKkO%3D9-v_zSg7%2BTg%40mail.gmail.com.

--
Um forte abraço,

Demiraldo Alaim Alves dos Santos

Marcelo Valle

to Python Brasil
Poxa, tah outra coisa que eu nao tinha pensado! Apesar da flexibilizacao das leis do trabalho, lingua e fuso horario sao 2 possiveis impeditivos para ser contratado por empresas de fora...
Obrigado pelo comentario Demiraldo

Felipe Rodrigues

to python...@googlegroups.com
Marcelo,

Trabalho no Brasil pra uma empresa de fora e concordo com os pontos que você levantou.

Recrutar profissionais experientes nunca foi fácil, mas recentemente eu fui ajudar
em alguns processos seletivos de amigos recrutando no mercado BR e as coisas parecem piores sim.

Por outro lado, no Brasil, tá acontecendo nesse momento uma explosão de "ed techs", tanto nacionais quanto de empresas internacionais entrando no mercado. Eu mesmo tenho montado aulas pra uma delas. Muita gente tem mudado de carreira pra TI

Vamos ver o que vai sair disso...