Sobre o ERP Stoq

391 views
Skip to first unread message

mateu...@gmail.com

unread,
Apr 10, 2021, 8:00:57 AM4/10/21
to Python Brasil
Olá a todos, não sei se é o melhor local para dúvidas sobre o ERP Stoq:

Alguém sabe link de algum fórum específico do Stoq?

A Magazine Luiza comprou o Stoq no meio do ano passado. Parece que de lá pra cá o pouco que existia de divulgação deste sistema parou. Por exemplo, a página do Stoq no Face vinha postando timidamente algumas coisas até que o último post é "Magazine compra o Stoq" e nada mais depois disto. O Site https://www.stoq.com.br/ tem apenas uma tarja "O Stoq é da Magalu", tem um vídeo, e nada mais. Qual seria o plano da magazine? Afogar o Stoq? Criar uma versão comercial dele? Ao menos no Git a movimentação continua.

Eu preciso descobrir se é possível no estoque pagar uma conta com mais do que um caixa. Por exemplo, para pagar uma conta, metade do dinheiro foi da Conta A e outra metade da Conta B. No sistema padrão isto não é possível, mas não sei se é possível ativar esta funcionalidade em algum módulo.

Alguém indicaria outra opção Open ao Stoq? Uma que eu conheço e tenho considerado o Odoo.




Demiraldo Santos

unread,
Apr 10, 2021, 8:11:10 AM4/10/21
to python...@googlegroups.com
Olá Mateus;

Não sei se aqui é o melhor fórum para esse tipo de dúvida, por ser fórum de Python e não conheço o Stoq, se ele foi feito em Python ou não. Mas, visto que perguntou e mencionou o Odoo, na minha opinião, esse é um ótimo ERP Open e pretende usar um ERP no lugar do Stoq, então o Odoo seria a saída.
Vai nessa!

--
--
------------------------------------
Grupo Python-Brasil
https://wiki.python.org.br/AntesDePerguntar
 
<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
http://groups.google.com/group/python-brasil
 
<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
python-brasi...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para python-brasi...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/python-brasil/de37341d-daaf-4886-a966-1070f010e35fn%40googlegroups.com.


--
Um forte abraço,

Demiraldo Alaim Alves dos Santos

Linux - Junior Polegato

unread,
Apr 11, 2021, 9:04:32 AM4/11/21
to Python Brasil
Olá!

Depois que o Magazine Luiza comprou o Stoq, o mesmo foi transformado em ERP para os vendedores afiliados que não possuem ERP, tanto do marketplace como os "Magazine Você". Mas isso foi "o que fazer com o resto?", pois compraram mesmo o Stoq para usufruir do SmartPOS e Self-Checkout.

Em suma, ninguém fez fork e o projeto como Open Source Python morreu.

Se procura por um ERP Open Source, a saída era o Open ERP com PyGTK (desktop), mas uma empresa Belga que trabalhava com o Tiny ERP e o Axelor ERP, juntou tudo e então criou o Odoo Web, com licenças comerciais extremamente baratas, mesmo fazendo a conversão, e manteve o projeto em OpenSource, cortando é claro o suporte deles e alguns desenvolvimentos de que não abrem mão, possibilitando assim que qualquer um baixe e instale o Odoo, que ofereça como SaaS, que contrate representantes (homologados ou não pela Odoo SA) para implantar, personalizar, integrar com outros softwares e dispositivos, e manter (crucial), principalmente a parte tributária, integração com bancos, folha, eSocial, geração de arquivos fiscais e contábeis, dentre outros dependendo da sua necessidade. Também existe uma comunidade que desenvolve módulos/templates para o Odoo, onde estes vendem ou distribuem no formato "loja de aplicativos".

Hoje, ao meu ver, o Odoo é a melhor saída para ERP Open, você pode até lucrar vendendo seus desenvolvimentos, contribuir para melhorias e vender o Odoo como se fosse seu, mantendo os devidos créditos e transparência para com o cliente.


[]'s

Junior Polegato

Em sáb., 10 de abr. de 2021 às 09:01, mateu...@gmail.com <mateu...@gmail.com> escreveu:

mateu...@gmail.com

unread,
Apr 11, 2021, 10:20:19 AM4/11/21
to Python Brasil
Demi, o Stoq é desenvolvido em Python. Ele gera um aplicativo desktop para linux ou windows. Me parece que não tem versão web.

Junior Polegato, obrigado pelas informações. Andei testando o Odoo e de fato achei ele bem interessante e a localização brasileira parece ser bem ativa. Outro que parece muito interessante é o Openbravo. 

Como estou pesquisando o assunto vou postar aqui a lista dos ERPs Open Source que eu já encontrei:

odoo
openbravo
stoq
weberp
erpnext
dolibarr
ofbiz
xTuple


A lista acima está +- em ordem crescente do que eu achei mais interessante. O odoo me parece o mais interessante. Uma observação de uma coisa que achei fantástico é que o "ofbiz" tem um eCommerce integrado, achei isto fantástico. Não sei se os outros têm e ressalto aqui que a pesquisa que fiz ainda é muito superficial, esta ordem que coloquei acima são critérios bem imediatos.

Se alguém souber de fórums que discutam o assunto "ERPs Open source"  por favor compartilhe 

Obrigado. 

Linux - Junior Polegato

unread,
Apr 11, 2021, 10:41:44 AM4/11/21
to Python Brasil
Olá!

É, são as opções, acho que o Odoo também tem e-commerce integrado, se não for nativamente, tem alguém que desenvolveu e vai encontrar na OCA, inclusive para integrar com marketplaces. Somaria Disoft e YetiForce, mas a escolha de um deles vai depender do seu negócio, aderência, você deve conseguir colocar em planilha seus requisitos e apontar se e como são atendidos por cada um, além da relevância e escolher o que te atende.

Ainda com API aberta tem milhares, mas alguns que no Brasil relevam um pouco do conceito de open e se mantem atualizados conforme legislação e destacaria: Tiny ERP; Conta Azul ERP; ERP Bling.


[]'s

Junior Polegato
   

Maxwell Morais

unread,
Apr 11, 2021, 10:42:43 AM4/11/21
to python-brasil
@Matheus, eu trabalho com ERPNext desde 2010

Além dele tem o Tryton, que é um fork do openerp https://www.tryton.org/
O ERP5 (Que é mais completo ERP em Python que eu conheço) https://www.erp5.com/

O ERPNext também possui um ECommerce integrado com ele.
O maior problema do ERPNext está no fato de que ele não está pensado para suportar coisas como o SPED, e os impostos são um pouco inflexíveis, apesar de haver uma alinhamento recente da comunidade, para resolver questões impositivas.
A maior vantagem do projeto está na flexibilidade do core, se diferenciando muito de qualquer outro ERP que eu conheça, ele utiliza um modelo de Documentos "NoSQL", porém o ORM dele realiza tudo isso, sobre uma base de dados Mariadb, além de usar o framework https://frappeframework.com/, que é um low code framework  open source que dá vida ao projeto.

O Tryton possui suporte para desktop e web, e eu particularmente gosto de algumas decisões de UI deles, e com exceções de algumas funcionalidades mais recentes do Odoo, muito do código do Odoo, pode ser backported para o Tryton com pouco esforço.

O ERP5 (esse é o SAP open source), financiado por empresas como a Bombardier (no ramo da aeronáutica), a Mitsubishi (no setor automobilístico) é o ERP mais extensível em termos de funcionalidades, e aparentemente eles possuem módulos de NFe, (vi isso no portal do software público). O core dele está feito em Zope e Plone. o que mais me assusta neste projeto, é o tamanho do codebase +1 Milhão LOCs. Em contrapartida à ser literalmente o elefante dos ERPs open-source, ele entrega tudo que você precisa para gestão de uma grande corporação. A UI dele deixa um pouco a desejar, por se assemelhar muito ao SAP para desktop.



Em dom., 11 de abr. de 2021 às 11:20, mateu...@gmail.com <mateu...@gmail.com> escreveu:


--

Best Regards.

Maxwell Morais
Python Developer powered by Frappé frameworks <3
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages