Olá Lista,
Há quanto tempo :-D Eu tenho usado tanto Telegram que as vezes esqueço da velha lista de emails e de quantas pessoas participam ativamente dela, minhas desculpas. Muitas boas lembranças daqui.
Há dois dias, eu enviei essa mensagem no grupo Python Brasil - Mesa de Bar no Telegram e também no PyNorte e no grupo do Eduardo Mendes (Live de Python).
Eu gostaria de pedir ajuda de vocês para enviar a outros grupos e mesmo outras listas. E claro, que também participem da pesquisa, caso ainda não tenham preenchido o formulário. A pesquisa deve cobrir a comunidade Python inteira e não apenas quem faz parte do grupo do Telegram. Então, se você conhece outras pessoas que usam Python, peça por favor 10 minutos do tempo delas para preencher a pesquisa.
Segue a mensagem original, enviada pelo Telegram:
Pessoal, faz tempo que precisamos conhecer melhor quem usa Python no Brasil (ou brasileiros que usam Python no mundo). Eu fiz uma pesquisa usando o Google Forms. Não estou coletando emails para marketing nem nada disso. No fim da pesquisa, tem um campo opcional se e somente se você quiser ser contactado (pode deixar em branco). Eu gostaria de ter 500 respostas para termos uma boa amostra. As perguntas são sobre seu nível de educação, emprego, salário, editor de textos preferido, etc. Com ela, teremos uma ideia dos salários pagos por estado e por formação. É a primeira pesquisa, vamos aprender e fazer a segunda ainda melhor.
Vou atualizar diariamente quantas pessoas já responderam para dar uma ideia de progresso. No final, posto os resultados para todo mundo. Você pode voltar e editar suas respostas quantas vezes quiser até o fechamento da pesquisa que deve ocorrer em 31/03/2022. Os resultados serão divulgados na semana seguinte.
https://forms.gle/XqxrJrYU98jTMLEn7
Eu devo publicar os dados em CSV e também criar páginas no Google Data Studio para que as pessoas possam consultar os dados por estado. Hoje temos 199 pessoas que responderam a lista. Eu imaginei a meta de 500 devido ao grupo do Telegram ter +/- 5000 membros, logo 10% me pareceu razoavel.
Eu vou precisar de ajuda para normalizar os dados, algumas pessoas foram realmente criativas, como nível de cargo Zé e outras mais simples como Mei = PJ.
Se alguem manjar do Google Data Studio, eu vou precisar de ajuda. :-D
Eu gostaria de publicar os resultados em páginas que as pessoas possam mudar os filtros e detalhes dos gráficos. Se vocês conhecem outra forma de deixar os dados mais acessíveis, fico a disposição.
Atenciosamente,
Nilo Menezes