Duvidas Iniciais

Jeferson Rosas

to Node.js Brasil
Ola Pessoal

    Estou comecando a trilhar os caminhos do node.js. Como de costume pra quem inicia, tenho muitas duvidas.
    Agradeco quem puder me ajudar a resolver as seguintes questoes:
    1 - Qual interface posso usar no front-end? Estou estudando a respeito do Backbone.js
    2 - Como posso escalar verticalmente o node.js no back-end, uma vez que vou desenvolver uma aplicacao pra rodar em nuvem e pretendo atender varios clientes com um mesmo produto.
    3 - Estou usando o banco de dados postgresql. Existem alguma opcao mais recomendada em banco de dados relacional para usar com o Node.js???
    4 - Em qual ponto eu fa=E7o a integracao do front-end com o back-end?? na view?? no model??
    5 - Qual o melhor servico de nuvem para usar?? Amazon, Google ou Azure???

    A quem puder me ajudar meus agradecimentos e conforme eu for aprendendo e ganhando experiencia vamos nos ajudando.

Jeferson

Vander 'imerso' Nunes

to nod...@googlegroups.com
Oi,

Vou dar a minha opinião no intuito de ajudar, mas como praticamente tudo na internet, pode conter imperfeições, não é escrito em pedra, e provavelmente vai mudar de no futuro.

1 - Atualmente os mais da modinha são o React.js e o Vue.js;
2 - Todos os principais servidores de nuvem têm recursos para escalabilidade horizontal e vertical, melhor ver a documentação do que você escolher;
3 - Acho o Postgresql suficiente para praticamente todos os casos, porém em termos de informação online há muito mais informação sobre Mysql;
4 - Depende do framework, no React.js por exemplo em geral vc integra na View mesmo (mas pode separar também, se quiser/precisar);
5 - Todos esses três são excelentes e poderosos, eu particularmente gosto mais do Google Cloud - pelo menos por enquanto.

Boa sorte.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Node.js Brasil" dos Grupos do Google.

DaneiL

to nod...@googlegroups.com
Essa resposta contém apenas minha opinião, do que eu considero uma boa configuração para uso do node.
1. Usaria React. (não o nativo)
2. basta colocar o mesmo projeto pra atender em outras portas. uma configuração simples. Basicamente vc vai rodar uma instancia na porta 3000, outra instancia na porta 3001, outra instancia na porta 3002.... etc, não existe restrição de porta, isso foi apenas um exemplo.
3. ötima escolha
4. apenas via endpoints, no front-end
5. eu usaria o digital ocean, pois creio que todo dev pode administrar, escalar e cuidar de  suas instâncias.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Node.js Brasil" dos Grupos do Google.

[]'s

Jeferson Luis Rosas

to nod...@googlegroups.com
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Node.js Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nodebr+un...@googlegroups.com.

Bruno Kuhlmann Cechet

to Node.js Brasil
Bom dia Jeferson,

Bem vindo ao mundo do node! Vou tentar te ajudar:

1 - Qual interface posso usar no front-end? Estou estudando a respeito do Backbone.js
Essa ja ficou no passado. Qual sua intenção? Tem muito mercado pro React, de uma pesquisada nela.

2 - Como posso escalar verticalmente o node.js no back-end, uma vez que vou desenvolver uma aplicacao pra rodar em nuvem e pretendo atender varios clientes com um mesmo produto.
Voce pode criar clusters de aplicações node. De uma olhada no PM2 que me ajuda bastante.

3 - Estou usando o banco de dados postgresql. Existem alguma opcao mais recomendada em banco de dados relacional para usar com o Node.js???
Se Postgre atende a sua necessidade, não vejo problemas. Pessoal costuma relatar que tem boas experiencias também com Mysql/Mariadb

4 - Em qual ponto eu faço a integracao do front-end com o back-end?? na view?? no model??
Voce pode trabalhar com Server Side Render (SSR) para devolver ao seu frontend o seu html ja parseado e deixar a aplicação mais leve para o navegador se for o caso.
Geralmente a sua requisição entra por uma rota, trabalha com seus dados e persiste ela no model.

5 - Qual o melhor servico de nuvem para usar?? Amazon, Google ou Azure???
Não sei qual é a sua necessidade, mas fica o meu conselho: de uma olhada em serverless. As vezes voce está criando toda uma aplicação gigantesca que pode ser menor, menos complexa e mais facil de manter.

Bons estudos!

Bruno Cechet / Desenvolvedor Web
bruno...@gmail.com / (47) 9 9925-3523

BlumenauSanta Catarina

Facebook  LinkedIn  Skype  Github  Soundcloud

Jeferson Luis Rosas

to nod...@googlegroups.com
Boa tarde, Bruno

    Valeu mesmo pela resposta, vou verificar as dicas e links que me passou.

    Obrigado

Jeferson Luis Rosas