Ajuda com a analógica do Maluf

Eliazer Kosciuk

to MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
Buenas, pessoal!

Prosseguindo com a minha saga tentando colocar para funcionar minha placa Expert3, consegui uma alma caridosa que me vendeu uma placa analógica do Maluf (a placa analógica do Expert 1.1 que está fazendo a doação do corpo estava com vazamento de capacitor e ia ser difícil de recuperar...).

A questão agora é: será que alguém que tenha a dita cuja [placa analógica do Maluf] instalada em algum Expert da vida poderia fazer o grande favor de enviar umas fotos dela instalada? De preferência ao menos uma foto mostrando o conector de alimentação também... porque nem o pai da criança lembra de como eram as ligações, e não achei nada na internet.

O conector de alimentação é um conector padrão de fonte de PC... será que precisa de todos os fios para funcionar? Porque eu tinha desmontado toda a fonte de PC que estou adaptando no Expert, deixando somente os 4 fios que precisava para a alimentação, além do outro chicote para alimentar algum HD/CD/Floppy...

Obrigado pela ajuda!

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Creio que isso possa de ajudar...

É o que tenho dessa placa quando PALMAL
fabricou essa placa....

Abraços

CCI_000017.jpg
CCI_000018.jpg

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
12711247_1000192056726185_6702366234458951313_o.jpg

Eliazer Kosciuk

to msx...@googlegroups.com
São informações importantes, nem lembrava que essa parte poderia ser diferente. Mesmo assim, o que estou precisando agora é como ligar o conector de alimentação da fonte.

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)

--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).

Eliazer Kosciuk

to msx...@googlegroups.com
Essa mesmo! Muito obrigado!

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)

Em qui, 10 de set de 2020 22:55, Marcos Antonio Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:
[...]

Marcos A Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Nesse caso um mini fonte atx ajudara bastante...

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+un...@googlegroups.com.

Marcos A Oliveira

to msx...@googlegroups.com

Edson Kadoya - Listas

to msx...@googlegroups.com
Aproveitando sobre essa analogica.
Há tempos comprei a placa parcialmente montada mas me falta uma lista de peças pra continuar.
Alguém tem por favor? E esquema elétrico? Porque pra se fazer essa placa deve-se ter o esquema .
O próprio Maluf não lembra mais. Já perguntei a ele.

Obrigado.

[...]

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Não prometo nada... quando retornar para
São Paulo, vejo o que tenho dessa placa, principalmente
fotos, na época PALMAL, não divulgava as informações
necessárias (esquema elétrico), não está sendo fácil
encontra-las....

Abraços
Marcos Antonio

Marcos A Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Estão aqui.... Espero ter ajudado.
Abraços

Em seg, 14 de set de 2020 17:06, Marcos A Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:
Estão aqui... Espero que ajude...
Abraços
20200914_171507.jpg
20200914_171457.jpg

Rudolf Gutlich

to msx...@googlegroups.com
Conseguiu colocar o conector RCA sem estuprar as trilhas inferiores?

Abs

Rudolf Arthur Frans Gutlich

Marcos A Oliveira

to msx...@googlegroups.com

Em seg, 14 de set de 2020 17:34, Marcos A Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:

Em seg., 14 de set. de 2020 às 17:32, Marcos A Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:

Em seg., 14 de set. de 2020 às 17:30, Marcos A Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:

Em seg., 14 de set. de 2020 às 17:29, Marcos A Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:
--
Marcos Antonio

== ::MSX Sampa:: ==

--
Marcos Antonio

== ::MSX Sampa:: ==

--
Marcos Antonio

== ::MSX Sampa:: ==

--
Marcos Antonio

== ::MSX Sampa:: ==

20200914_173609.jpg

Marcos A Oliveira

to msx...@googlegroups.com

Rudolf Gutlich

to msx...@googlegroups.com
no meu caso os terminais do conector eram maiores, ficou uma m...

[s]

Rudolf Arthur Frans Gutlich

Edson Kadoya - Listas

to msx...@googlegroups.com

Marcos Antonio

to 'Marcelo Silveira' via MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
Estamos aqui para ajudar .....

Marcos A Oliveira

to msx...@googlegroups.com
20200914_175404.jpg
20200914_175419.jpg

Marcos Antonio

to 'Marcelo Silveira' via MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
Estamos aqui para ajudar .....

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Demais fotos estão aqui .....

http://bit.ly/PlacaAnalogica

Valeu ......

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Em uns dos email do PALMAL na época.....

Bom dia.

Tem no google + , a listagem dos componentes e fotos ..

Advinham o que aconteceu com o Google+.....

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Segue a lista dos componentes ....

Paulo Maluf
28 de nov de 2014

R1 10K
R2 100R
R3 2K7
R4 10K
R5 3,32K (NTSC) 2,61k (Pal-M)
R7 4K7
R8 4K7
R9 220K
R10 2K2
R11 2K2
R12 100K
R13 680K
R14 4K7
R15 10K
R16 1K
R17 470K
R18 2K7
R20 100K
R21 4K7
R22 4K7
R23 100K
R24 470R
R27 1K
R29 10K
R30 220K
R37 1K
R38 1K
R84 75R
R85 75R
R89 75R
R90 75R
R93 75R
R94 75R

C20 - 22pF
C15 - 22pF
C6  - 22pF
C10 - 22pF

C11 - 3,3nF
C3  - 47pF
C5  - 4p7
C67 - (102)

C43 - 220nF
C44 - 220nF
C47 - 220nF
C62 - 220nF
C70 - 220nF

C56 - 100nF
C18 - 100nF
C17 - 100nF
C16 - 100nF
C13 - 100nF
C1  - 100nF
C34 - 100nF
C2  - 100nF
C19 - 100nF
C53 - 100nF
C54 - 100nF
C55 - 100nF
C69 - 100nF
C28 - 100nF
C9  - 100nF
C8  - 100nF
C28 - 100nF
C14 - 100nF

TR2 - (104)
TR3 - (104)
TR4 - (104)
TR5 - (104)
TR6 - (104)

D1  -

D10 - IN4148
D7  - IN4148
D9  - IN4148
D5  - IN4148
D8  - IN4148
D6  - IN4148

C57 - 220uF X 16v
C58 - 220uF X 16v
C59 - 220uF X 16v
C60 - 220uF X 16v
C64 - 220uF X 16v
C63 - 220uF X 16v

c10 - 10uf
C12 - 100uF x 16v
C21 - 1uf
C66 - 47uf
C68 - 10uf
C22 - 10uf
C7  - 10uf
C61 - 100uf
C46 - 470uF x 25V
C51 - 470uF x 25V
C52 - 470uF x 25V

Marcos Antonio Oliveira

to msx...@googlegroups.com
Se houver mais informações me avisem....

Grato....

Edson Kadoya - Listas

to msx...@googlegroups.com
Obrigado a todos pela ajuda.
Acho que agora sai.
Depois postarei o resultado.

[]S

Em seg, 14 de set de 2020 21:20, Marcos Antonio Oliveira <marde.oli...@gmail.com> escreveu:
[...]

Eliazer Kosciuk

to MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
Me arriscando a ser eliminado da lista de contatos do Maluf, pois postei esse esquema no facebook e levei uma "corsa"... acabei tirando de lá. Vou postar ele por aqui e não vou contar quem me passou para não envolver mais outras pessoas na encrenca.
Segue o esquema da placa analógica e a relação corrigida dos componentes, essa me passada pelo próprio Maluf. Só evitem de divulgar fora daqui, por favor. E, se divulgarem, não fui eu quem compartilhou, ok?

Espero que ajude...

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)

[...]

Componentes Analogica Maluf.xlsx
Placa analógica.pdf

Eliazer Kosciuk

to MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
E, por falar em ajuda, fui montar a minha analógica para fazer funcionar a minha Expert3, e me dei conta que faltava os fio que fazem a conexão dos sinais de vídeo e de som entre as duas placas. Na minha placa tem uma "espera" com um conector macho de 10 pinos. Pelo que entendi do esquema, esse conector deve ser o que está na primeira página, bem no canto esquerdo inferior... alguém sabe me dizer qual a equivalência na placa do Expert3? Teoricamente seria com o CN11, mas não sei a ordem dos pinos... E o CN5 da placa do Expert3 (aparece ao lado do CN11)... onde ele é ligado?

Obrigado pela ajuda!

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)
P_20201006_215654.jpg
P_20201006_215617.jpg

Marcos Antonio

to msx...@googlegroups.com
Em 06/10/2020 22:30, Eliazer Kosciuk escreveu:
> [...]
> equivalência na placa do Expert3? Teoricamente seria com o CN11, mas
> não sei a ordem dos pinos... E o CN5 da placa do Expert3 (aparece ao

Dê uma "olhada" aqui, a ordem das pinagens!!!

http://bit.ly/PlacaAnalogica

Abraços

Eliazer Kosciuk

to MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
Valeu pelo link. Ontem de noite, depois de muito matutar sobre os esquemas, entendi que deveria conectar com o CN11. O que eu não estava conseguindo entender é que, apesar desse conector existir na placa do Expert normal, ele não é usado (ao menos nunca vi um conectado). Aí, como no esquema do Expert3 se refere a um conector de 16 pinos, o tico e o teco não entendiam que era esse conector de 10 pinos do CN11! (:facepalm:)

Agora é montar o cabo para fazer essa conexão...

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)

[...]

Edson Kadoya - Listas

to msx...@googlegroups.com
Obrigado por compartilhar a lista de peças e esquema.
Pretendo começar a montar a minha, finalmente.

[]s

[...]

Edson Kadoya - Listas

to msx...@googlegroups.com
Só uma pergunta.
O que faz essa PIC ao lado do conector AT?

Raimundo Nonato Pimenta Filho

to msx...@googlegroups.com
Se o PIC não veio gravado com código, não faz nada.
Mas eu chutaria que é um Rapid Fire.
[]s

Em qua., 7 de out. de 2020 às 08:58, Edson Kadoya - Listas

Eliazer Kosciuk

to MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX
Era para vir gravado com o código, e a função dele é implementar um mouse no MSX (como o projeto existente na MSXPró). Eu só não consegui descobrir ainda como é que se faz a ligação para o plug do conector PS2.

[ ]s,

Eliazer Kosciuk (Klax)

[...]

É só comparar os esquemas, o da analógica com o do adaptador.
http://www.anikun.net/hardware/image/ps2m2tmc.png
E obrigado pela informação.

[]s

Em qua., 7 de out. de 2020 às 12:02, Eliazer Kosciuk
<elia...@gmail.com> escreveu:
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
> [...]

Marcos Antonio

to msx...@googlegroups.com
Não sabia dessa aplicação...
Valeu e anotado....

Abraços

Fernando Gallego Dias

to msx...@googlegroups.com
Pessoal, hoje fui limpar e dar uma avaliada na análogica do Maluf instalada no meu Expert 3, e achei vários arquivos que tenho para a mesma, os quais posto aqui.

Outro detalhe, na minha, eu substituí o CXA por um THS7314, conforme foto final (miauuuu). Ficou excelente. Melhora muito grande principalmente nas jailbars.

foto6.jpg
foto1.jpg
foto4.jpg
foto5.jpg