Gostaria de entrar em contato com quem usa lua para app de celular

Armando Staib

to lua...@googlegroups.com
Bom dia!

Alguém nesse seleto grupo usa o LUA como Solar2D(corona sdk) ou outro
que utilize Lua para app de celular?

Att
Armando

Fernando Jefferson

to lua...@googlegroups.com, Armando Staib

Oi Armando.

Tenho alguma experiência com isso.

Inclusive estamos com um curso no CCE/PUC onde os alunos aprendem Lua e, em seguida, desenvolvem aplicativos no Corona. Ver abaixo.

Como posso lhe ajudar?

Fernando Jefferson
CCE-PUC-Rio - Professor
Projeto UpLua - Coordenador
PUC Endowment - Diretor de Tecnologia e Inovação
Cel: +55 21 99763-2135

=====CURSO "Tecnologias para o Século 21 - Primeiros passos"

O video a seguir mostra depoimentos de alunos, assim como o público que queremos atingir:

VIDEO: https://youtu.be/CuD86g0nQMk

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: http://bit.ly/PUC-TS21

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lua-br+un...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/lua-br/CAOB%2BzfmNE1qRyaKyoXbFZSh_i%2BdzGWiVcOW%3DRX0xpcWk4MDgQQ%40mail.gmail.com.

Armando Staib

to Fernando Jefferson, lua...@googlegroups.com
Fernando, bom dia!  Gostaria primeiro de parabenizar pelo curso, vi o video e gostei. Sucesso!

Meu objetivo com o Lua - CoronaSDK(Solar2D) é produzir app para meus alunos da graduação em licenciatura de física e matemática (em matemática).
E tb app para minhas netas (e coleguinhas) no estilo do app Duolingo(conhece!?) e, claro, meus alunos poderiam usar no futuro com seus alunos.

Minha dificuldade no momento é que gostaria de que meus app "conversassem" com arquivos externos onde poderia inserir textos e resgatar esses textos, assim como qdo usamos io.open() no nosso disco HD  ou do celular.

Estava vendo o network.download() e consegui pegar imagens.

Mas não tenho ideia de como ler e escrever textos em um servidor ou coisa parecida.

Eu percebo que ter esse domínio nos app é essencial.

Obrigado, qq ajuda será muito bem vinda.

Abraços

Armando

Fernando Jefferson

to lua...@googlegroups.com

Assim, de pronto, não consigo lhe ajudar.

Mas vou consultar a minha equipe e lhe retorno.

Abs

FJ

PS: qual a idade das netas? Elas poderiam fazer omeu curso, que começa em 07/julho ...

Armando Staib

to lua...@googlegroups.com
Agradeço e aguardo ansioso uma ajuda desta minha demanda.

Agradeço com relação às netas mais não somos do Rio

E elas são crianças, por isso os app tipo duolingo

Att
Armando

Fernando Jefferson

to lua...@googlegroups.com, Armando Staib

O curso é EAD ... e aceita alunos do Ensino Médio ...

Agradeço se puder ajudar a divulgar.

Abs

FJ

Armando Staib

to lua...@googlegroups.com
  Manda o folder, eu ja tenho o filmete mas prefiro um folder para divulgar pode ser?

Eduardo Sousa

to lua...@googlegroups.com
Armando, eu não sei se entendi bem o que vc pretende ou o cenário.

[...]

Vc quer ler textos em algum formato específico? Tipo HTML, Json e etc.... Ou texto puro.
Eu já fiz alguns apps quando ainda era o CoronaLabs, atualmente, depois que virou Solar2D não usei mais. Alguns deles (App totalmente offline por exemplo) usei banco de dados local com sqlite onde eu gravava textos sem formato juntamente com outros atributos em tabelas.
Com o sqlite pode ter um campo do tipo TEXT para gravar textos formatados também como um Json por exemplo.
Já fiz outros tipos de apps buscando HTML (exibindo em WebView) e Json (dados de APIs) de servidor também.

Para sqlite com BD local veja:

Para armazenar os arquivos localmente no celular e saber o path ou do BD sqlite dê uma olhada nos tópicos para saber qual se adequa mais ao seu cenário:
system.ResourceDirectory, system.DocumentsDirectory, system.ApplicationSupportDirectory, system.TemporaryDirectory, or system.CachesDirectory

--
Atc,
Eduardo Sousa

Armando Staib

to lua...@googlegroups.com
Obrigado

to no momento usando o FTP (faço download trabalho nele e devolvo com upload)

vou olhar com atenção os links que enviou

vc tá fazendo app com outro programa? Posso ver os  trabalhos que fez para android?

Abraços

Eduardo Sousa

to lua...@googlegroups.com
Via FTP em App nunca usei. Se seu arquivos estão no servidor acredito que via htpp(s) vc possa resolver, dependendo do volume, tipo de arquivo, formato dos dados e outros requisitos.
Como eu não conheço o objetivo e cenário do seu App não tenho como opinar qual seria a melhor alternativa.
Caso seja necessário mesmo trabalhar com FTP, entender essa parte seja o caminho inicial: system.ResourceDirectory, system.DocumentsDirectory, system.ApplicationSupportDirectory, system.TemporaryDirectory, or system.CachesDirectory.

No googleplay tem um App mais simples que fiz com um amigo meu, chama RecadosApp. Fizemos só para Android, O ícone dele é um pinguim de geladeira e é gratuito. Esse App trabalha 100% offline, ele é tipo um bloco de notas e grava os dados em um BD sqlite local. Não sei meu amigo ainda está atualizando ele.
A parte que lida com arquivos é a leitura de um Json que tem o nome dos ícones das imagens (já vão como recursos do app) e o sqlite (criado via script na app caso não exista) onde gravamos Título, Data e o Texto (sem formato) em um registro depois fazemos leitura dos registros para exibir em uma lista.
Os outros Apps que trabalham com API, WebView e etc... não adianta te passar aqui porque são exclusivos para os clientes da empresa, tem que ser cadastrado no sistema para ter login+senha.

De uns 2 a 3 anos pra cá não estou trabalhando mais com Apps com nenhuma ferramenta. Estou muito envolvido em outros tipos de projetos/desenvolvimento por isso que abandonei essa parte de App.

--
Atc,
Eduardo Sousa