Acervo

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá pessoal, boa noite!

Gostaria de saber se existe algum site com acervo gratuito de partituras para violão clássico, escritas por meio do código Lilypond?

Grata!

Paula Pinhoni
paulapinho...@gmail.com

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Mutopia.org

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.

Mauricio da Cruz Rodrigues

to Lilypond-Brasil

Mauricio da Cruz Rodrigues

to Lilypond-Brasil

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá pessoal, bom dia!

Hugo e Maurício, muito obrigada pelas indicações!
Gostaria de tirar uma dúvida com relação à algumas partituras que baixei do site Mutopia.
Notei que as vozes estão escritas separadamente, e não em uma mesma linha, agrupadas com <<{} \\{}>>.

Existe um motivo para que elas fiquem separadas ao invés de agrupadas?

Grata!

Paula Pinhoni
paulapinho...@gmail.com

> Em 10 de jun de 2020, à(s) 05:42, Mauricio da Cruz Rodrigues <mmor...@gmail.com> escreveu:
>
> http://pt.cantorion.org/search?linksearch=&q=estudos+prel%C3%BAdios+iniciante+e+intermediario+pdf+violao+classico
>
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
> [...]

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
qual exemplo que isso ocorre?

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá Hugo, bom dia!

Esse exemplo em que as vozes ficam agrupadas, encontrei em um site onde havia um tutorial básico em português, mas que era um tanto antigo.
Fui procurar agora e não encontrei. Só tenho então o arquivo que baixei com a explicação.
Quanto às vozes escritas separadamente, é possível visualizar nos links abaixo:

Grata!!!

Em 14 de jun de 2020, à(s) 12:53, Hugo Leonardo Ribeiro <hugo...@gmail.com> escreveu:

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Agora entendi. Isso é o que, em programação, se chama de variáveis. Você dá um nome qualquer, por exemplo:

ut = {
  \change Staff = "down" \stemUp
}

Nesse caso, a variável se chama "ut" e sempre que se utilizar ela no meio da partitura do lilypond, ela vai substituir o código " \change Staff = "down" \stemUp". Isso serve para deixar o código mais limpo.

Um exemplo bem básico de uso de variáveis vai abaixo.
*************************************
Exemplo simples 1
**************************************
\version "2.18.2"
\new Staff
  <<
    \relative c' { c d e f}
    \\
    \relative c' {a b c d}

*************************************
Exemplo simples 2 (com variáveis)
**************************************
\version "2.18.2"

ParteA = \relative c' { c d e f}
ParteB = \relative c' { a b c d}

\new Staff << \ParteA \\ \ParteB   >>

No exemplo com variáveis eu criei duas variáveis (ParteA e ParteB), depois, eu chamei elas com a sintaxe \ParteA e \ParteB.

Num exemplo pequeno parece besteira, mas num exemplo grande e complexo, o uso de várias variáveis deixa o código mais limpo, apesar de parecer confuso numa primeira vista.

Segue em anexo um exemplo mais longo.

01.png

02.png

Citamorhc.ly

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá Hugo, boa tarde!
Agora entendi!
Muito obrigada!
Gostaria só de perguntar mais algumas coisas.
Vi no site Lilypond'org que existem alguns conversores de outros formatos para o 'ly.
Estes conversores funcionam de verdade?
Existe algum para converter do Musescore para 'ly?
Caso não tenha, existem voluntários dispostos a fazer transcrições para 'ly?
Estou perguntando, pois sou deficiente visual e percebi uma facilidade muito grande em ler as partituras 'ly no formato Braille.

Grata!

Em 16 de jun de 2020, à(s) 11:16, Hugo Leonardo Ribeiro <hugo...@gmail.com> escreveu:

[...]

Caio Barros

to lilypon...@googlegroups.com
Olá, Paula!

O Musescore antigamente conseguia exportar as partituras para o formato do Lilypond, mas hoje em dia (desde a versão 2) ele não faz mas isso automaticamente. Infelizmente para fazer isso seria necessário, como você diz, bastante tempo de trabalho dedicado por voluntários. Pelo que vejo hoje em dia os usuários de Lilypond tendem a usar somente o Lilypond mesmo.

Uma maneira de converter arquivos do Musescore para Lilypond é, primeiramente, exportar para o formato MusicXML e depois converter esse arquivo de MusicXML para o formato .ly. Eu nunca tentei fazer isso, então não sei te dizer nada sobre a qualidade do resultado.

O Lilypond já vem com um programa de linha de comando chamado musicxml2ly que faz essa conversão. Você pode ler o manual desse programa aqui (somente em inglês): http://lilypond.org/doc/v2.20/Documentation/usage/invoking-musicxml2ly, mas se precisar de alguma ajuda vai mandando suas dúvidas aqui pra lista que a gente tenta te ajudar.

Caio

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Oi Paula. Que interessante saber que o código Lilypond está auxiliando você nesse processo. Isso é algo que podemos até conversar mais, pois a conversão de partituras para Braille não é algo tão simples de fazer mas, se usar um programa como Lilypond para aprender a ler partitura, já facilita muito. Eu já tive um estudante de graduação que era cego e me ensinou a escrever partituras em Braille. Isso foi em 2002. Depois eu auxiliei uma professora da UFBa na confecção de uma apostila para escrever partituras em Braille. O nome dela é Brasilena Pinto Trindade. Vou anexar um texto que ela escreveu e eu ajudei criando as figuras que simbolizam o uso das células e o que elas representam em termos de figuras musicais. Mas, o código do Lilypond é muito mais simples nesse sentido.

Também entendo que, para você, o uso de variáveis só iria complicar mais a leitura. No seu caso, a escrita com todos os símbolos na ordem que aparecem é muito melhor. Nesse caso, se você tiver alguém que te ajude e conheça um pouco de Lilypond, essa pessoa pode fazer somente esse processo de copiar e colar e deixar o código completo para você.

Sobre o Musescore, o Caio Barros explicou bem o processo. Eu já usei várias vezes. Abro a partitura no Musescore, salvo com MusicXML. Depois eu uso o software Frescobaldi para importar o arquivo MusicXML e converter para o formato Lilypond. Funciona muito bem. Quanto mais simples o exemplo, melhor funciona. Mas já usei em partituras antigas minhas, bastante complexas, que eu criei usando o software Finale. Eu abri numa versão gratuita do Finale, salvei como MusicXML e depois importei com o Frescobaldi e deu bastante certo.

Experimente e depois diz o resultado aqui.

Outra coisa, qual o software que você usa para editar os arquivos de Lilypond? Quem te introduziu ao Lilypond? Vou linkar aqui um site meu com alguns tutoriais em português sobre o Lilypond. Boa sorte e bons estudos. Estamos sempre aqui para te ajudar.

Hugo Ribeiro

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá Hugo e Caio, muito obrigada pelas respostas e explicações!
Então, quanto ao programa, eu estava usando o bloco de notas mesmo, e apenas compilando com o Lilypond, mas não me lembro agora a versão.
Uso o bloco de notas pela facilidade com os leitores de tela.
Mas já ouvi muito falar sobre o Frescobaldi, preciso testar aqui para ver a interação.
Quanto às partituras Braille convencionais eu, até o momento, não havia conseguido entender…
Acho um sistema muito complexo, mas vou ler o arquivo que você me enviou, Hugo, para ver se compreendo.
Agora, quanto à minha introdução ao Lilypond, foi por conta própria.
Eu, no ano retrasado, estive procurando por formas de ler e escrever partituras de maneira mais simples e encontrei informações sobre o código.
Desde então comecei a estudar e até a escrever algumas coisas, mas o meu intuito é usar para leitura.
Daí acabei nem me aprofundando muito no código em si, e sim nas notas, pausas, e demais informações com relação à notação.

Mas fico muito feliz e agradecida por toda a ajuda que estão me dando.
Vou testar a conversão aqui usando o Musescore e o Frescobaldi, e logo posto aqui as o resultado.

Hugo, quanto à deixar a escrita com todos os símbolos na ordem que aparecem ao invés de trabalhar com variáveis, é para que todas as notas e vozes escritas fiquem, por exemplo, em uma única linha?

Muito obrigada a todos!

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá pessoal, boa noite!

Fui tentar converter de music xml para 'ly com o Frescobaldi, mas não estou conseguindo. O Frescobaldi mostra a seguinte mensagem de erro:

"Iniciando python'exe Impossível iniciar Python'exe. Verifique o caminho e permissões".

Com o formato midi também deu o mesmo erro.

Caio Barros

to lilypon...@googlegroups.com
Hum. Isso tem cara de que o Windows não está conseguindo entender o que tem que fazer para abrir o Frescobaldi.

No site do Frescobaldi está escrito que à vezes é necessário instalar esse módulo da Microsoft aqui: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=29. Tenta instalar esse módulo e veja se funciona.

Caio Barros

to Paula Pinhoni, lilypon...@googlegroups.com
Oi, Paula. Vou adicionar o resto do grupo aqui na conversa para ver se alguém mais pode te ajudar. Eu uso Linux no meu computador, então não tenho muita experiência resolvendo esse problema.

Você tentou instalar o Frescobaldi a partir do link na página do GitHub do projeto? O link de instalação para Windows é esse aqui: https://github.com/frescobaldi/frescobaldi/releases/download/v3.1.2/Frescobaldi.Setup.3.1.2.exe

Caio

Em ter., 23 de jun. de 2020 às 19:16, Paula Pinhoni <paulapinho...@gmail.com> escreveu:
Olá Caio, boa noite!

Muito obrigada pela dica!
Instalei o complemento aqui, mas continua dando o mesmo erro.
Meu Windows é uma máquina virtual, será que é por esse motivo que não está dando certo?

Muito obrigada!

Paula Pinhoni

to Caio Barros, lilypon...@googlegroups.com
Oi Caio, boa noite!

Não foi por esse link não!
Na verdade tentei pelo site do Frescobaldi mesmo, mas não consegui. Então peguei de um outro site que não me lembro o nome agora.

Você sabe se tem o Frescobaldi para Mac OS Catalina?

Muito obrigada! Vou tentar baixar novamente pelo link que você me passou!

Marcos da Silva Sampaio

to Lilypond-Brasil
Olá, Paula.

Existe Frescobaldi para Mac Catalina. Contudo você precisará instalar o Lilypond 64-bits. Você pode ver aqui, como fazer:

Marcos Sampaio

--
Marcos da Silva Sampaio

James Correa

to lilypon...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Uso o lilypond com frescobaldi tanto no macOS Catalina quanto no linux. A versão 2.20 64 bits está disponivel aqui: https://bintray.com/marnen/lilypond-darwin-64

James

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá Caio, James, Marcos e Maurício, bom dia!

Muito obrigada!
Baixei aqui essa versão do Lilypond, mas não estou conseguindo instalar devido às configurações de segurança…
Os ajustes de privacidade estão para instalação de aplicativos da Appstore e de desenvolvedores identificados, mas ele bloqueia a instalação…
É preciso ter o Lilypond instaladas para utilizar o Frescobaldi ou por ele eu já consigo visualizar o código das partituras?
Porque o meu intuito a princípio é apenas ler e não escrever.
Quero na verdade converter para Music xml pelo Museescore e depois para .ly pelo Frescobaldi…

Grata!

James Correa

to lilypon...@googlegroups.com
Olá Paula, se voce quer apenas ler o arquivo do lilypond voce pode abrir no frescobaldi ou qualquer outro editor de texto. Voce vai precisar do Lilypond para renderizar a partitura em pdf.

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Oi James, muito obrigada!
Você sabe onde eu consigo encontrar o Frescobaldi para o Mac OS?
Tentei baixar pelo site oficial mas não estou conseguindo!

Muito obrigada!

James Correa

to lilypon...@googlegroups.com

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
É galera, agradeço o empenho de todos em me ajudar!
Instalei o Frescobaldi aqui no MAC, mas também não consegui converter de Music xml para .ly…

Muito obrigada pelos esforços!

Um excelente final de semana a todos!
Fiquem com Deus!

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Oi Paula, diante de seu problema e sua intenção, eu me proponho a te ajudar a transformar os arquivos de Musescore para Lilypond. Você me envia no particular para hugo...@gmail.com o arquivo do Musescore e eu te respondo com o código Lilypond.

Mande um de cada vez, aos poucos, e eu vou fazendo.

Um abraço,

Hugo Ribeiro

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com