Caros colegas hackeRs,
estava hoje conversando com Pato, que quer muito marcar outra reunião, mas se nega a dar o seminário só porque defende o doutorado na semana que vem. Então ele propôs que eu apresentasse algo.
Eu estava pensando em trocar uma ideia sobre organização de código, dados e documentação de um projeto, especialmente sobre minha estratégia de criação de pacotes de R com a finalidade de organização de tarefas do dia-a-dia, ao invés de (apenas) voltada a desenvolver uma ferramenta a ser usada por outros usuários. E ao mesmo tempo, ouvir a estratégia que vocês adotam para o mesmo fim.
Criar um pacote e manter no GitHub é muito útil para organizar funções que reutilizo em vários scripts, dados processados e a documentação de ambos (a qual ajuda muito quando esqueço o funcionamento das próprias funções que crio). E acho que isso pode ser uma prática que ajudaria iniciantes a manter sua programação mais organizada. Mas, para muitos, o custo de manter a estrutura do pacote não vale a pena como estratégia de organização.
Eu gostaria de apresentar como o devtools torna a criação de pacotes uma tarefa simples, e de repente sugerir algo para que essa reunião seja mais de mãos no teclado. Acho que o tema é uma boa continuação do seminário do Ogro, pois teria algo de git/GitHub mas já indo mais pro mundo do R.
Digam o que pensam, se tem uma ideia mais apropriada pra a reunião, se estão morrendo de vontade de falar de outra coisa, ...
Abraços,
Vitor